Orientação geral
A prova de Redação do
vestibular da UFF tem sido, tradicionalmente, articulada à leitura
motivadora de textos verbais e não-verbais como forma de construção de
sentidos e de diálogo com a sociedade.
O ato da escrita implica,
necessariamente, o ato de leitura/interpretação do mundo e em vista disso
se procura valorizar a intertextualidade e a polifonia presentes na
linguagem.
As propostas de redação
buscam privilegiar a variedade discursiva que está presente no cotidiano,
nos meios expressionais encontrados no texto jornalístico (editorial,
reportagem, ensaio, crônica, cartas do leitor, charges, quadrinhos etc.),
no texto literário, no texto científico, no texto didático, no texto da
Internet, no texto publicitário - motivadores e acionadores do conhecimento
de mundo dos candidatos.
Espera-se, portanto, que o
candidato, através da reflexão sobre assunto atual e compatível com os
interesses da faixa intelectual presumível no final do ensino médio,
possa reconhecer no idioma, o traço do desenho e no humor elementos de
produção de sentido, para que se concretize a conservação, renovação e
transmissão da cultura brasileira.
O domínio da língua
portuguesa em seus vários usos (não só o formal) e a capacidade de
analisar, interpretar e aplicar seus recursos expressivos, situando textos a
seus contextos, constitui o embasamento indispensável à formação
integral da pessoa e a conquista da cidadania.
A prova de Redação
estará, pois, de acordo com o que se deseja de um aluno ao final do ensino
médio: que possa opinar sobre assunto compatível com seu conhecimento de
mundo, no registro de lingua adequada à situação contextualizada.
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