Orientação geral
A História existe como
conhecimento vivo do passado. A busca incessante desse conhecimento funda o
reconhecimento da identidade individual em sua relação direta com os
lugares de memória, para que o homem possa compreender o seu lugar no
mundo. Essa condição de conhecimento deve partir do estudo dos processos
de desenvolvimento das sociedades modernas, suas origens e movimentos de
mudança. Neste aspecto, o estudo da História caracteriza-se por ser aquele
que, além de situar o homem nas dimensões temporal e espacial, fornece-lhe
elementos que permitem a construção de uma visão crítica, fundadora da
cidadania e impulsionadora da ação. Para isso, entretanto, é necessário
que o conhecimento histórico possa dialogar com as outras áreas das
Ciências Humanas e Sociais, estabelecendo com elas parcerias que aprimoram
os modos de interpretação da história e, na sua própria esfera, motive o
candidato a estabelecer relações e comparações entre a História Geral,
a História das Américas e a História do Brasil. Só assim será possível
compreender os processos históricos e as instituições sociais,
políticas, econômicas e culturais que deles derivam, tanto quanto as
práticas sociais e políticas de cada um dos segmentos sociais envolvidos.
Assim, os candidatos
deverão identificar a história como um processo de construção humana no
qual o conjunto de transformações sociais, que se verificam ao longo do
tempo, em espaços definidos, são o produto da ação e do pensamento de
grupos sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo
histórico como articulações e combinações gerais e particulares dos
níveis econômico, político, social e cultural. Espera-se, também, que os
candidatos, a partir do processo de aprender a conhecer, tenham sido
estimulados ao desenvolvimento da capacidade de formulação lógica e
analítica do pensamento através da interpretação de textos e documentos,
tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar, no
contemporâneo, as condições de correlação com o passado e o presente
históricos. Nesse movimento de compreensão e conhecimento serão
enfatizados o entendimento, reconhecimento e uso crítico das tecnologias
contemporâneas, lugares privilegiados da informação.
Programa
Parte I - A Época Moderna
(Século XV ao Século XVIII)
- As críticas ao
pensamento medieval; humanismo, renascimento, reformas e as revoluções
científicas.
- Expansão marítima e
comercial: a crise do feudalismo e a expansão marítima e comercial; as
conquistas ibéricas ultramarinas (África, Ásia e Novo Mundo).
- Estado Moderno e
Absolutismo; Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias
mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas coloniais.
- As colonizações
portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e holandesa.
- Brasil-Colônia: a
economia colonial e a escravidão (as formas de dominação
econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na
Colônia; a ação da Igreja.
- A crise do Antigo Regime:
economia e pensamento ilustrado.
Parte II - O Mundo
Ocidental de 1760/80 a 1870/80
- As revoluções
burguesas: a crítica ao mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; o exemplo
francês, inglês e americano.
- Liberalismo e
nacionalismo: as ondas revolucionárias européias de 1820, 1830 e 1848; as
unificações italiana e alemã; nação e nacionalismo na Europa do século
XIX.
- Crise do antigo sistema
colonial ibérico: o processo de independência da América espanhola; a
interiorização da metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do
século XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto (1820)
e a independência do Brasil.
- A Hispano-América:
caudilhismo e a formação dos estados nacionais; os EUA e a Guerra de
Secessão.
- A consolidação do
Estado Nacional brasileiro.
- Brasil: centralização e
descentralização política no primeiro reinado; o projeto centralizador e
a economia escravista; as formas de organização do trabalho, no contexto
histórico brasileiro da segunda metade do século XIX; o processo
abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa na América.
Parte III - O Apogeu da
Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945)
- As transformações nas
economias européias: do capitalismo liberal ao monopolista; a política
imperialista: América Latina, África e Ásia.
- A expansão
norte-americana e sua política para a América Latina.
- Liberalismo e democracia:
o debate das idéias (liberalismo, conservadorismo, socialismo e
anarquismo); política internacional na segunda metade do século XIX.
- A crise da sociedade
liberal: guerras mundiais, revoluções sociais e fascismos; a Grande
Depressão de 1929 e a experiência americana.
- Da monarquia à
república (1870 - 1939): a transição do trabalho escravo para o trabalho
livre; origens da indústria e da classe operária; a crise da monarquia:
república federalista e coronelismo; literatura, política e pensamento
social no Brasil.
- O Rio de Janeiro e as
Reformas Urbanas na 1ª República.
- A crise do estado
oligárquico na Hispano-América: economia e sociedade.
- Brasil: a crise dos anos
20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo no Brasil: continuidades e
rupturas (a implantação das indústrias de base, a crise da economia
agroexportadora e a política trabalhista); ideologia autoritária e
centralização política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e
corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte IV - As Sociedades
Atuais
- A sociedade capitalista.
Os anos 50: a guerra-fria e a bipolaridade; as modernizações européias e
asiáticas e o modelo americano; sociedades afro-asiáticas contemporâneas:
imperialismo, descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais
dos anos 60 e 70.
- A construção e crise do
socialismo: o modelo soviético e as experiências nacionais da Europa
Ocidental; China - da construção do socialismo ao socialismo de mercado.
- O mundo atual: as crises
do Oriente Médio; as tensões raciais e o apartheid; a intolerância
religiosa e a questão islâmica; neoliberalismo, globalização e novas
estruturas políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias.
- O mundo
hispano-americano: a dependência econômica na América Latina; populismo,
autoritarismo e socialismo; as experiências de democratização; os
movimentos de guerrilha na América desde 1960.
- O Brasil:
redemocratização e populismo; a república populista e seus projetos
econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais no campo e na
cidade; da economia brasileira da Segunda Grande Guerra ao nacional
-desenvolvimento; a crise econômica dos anos 60 e as reformas de base; a
crise do estado populista; capitalismo e autoritarismo: a construção e a
crise do milagre econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a
construção do estado autoritário e suas resistências: as organizações
de direita e de esquerda; a reemergência do movimento social nos anos 70;
cultura e arte no Brasil moderno.
- O Brasil da Nova
República: conciliação e resistências; a Constituição de 1988:
conquistas democráticas e continuidades autoritárias; os movimentos
sociais no campo e na cidade; a crise econômica brasileira dos anos 80 e
90; os novos projetos culturais.
- História e Cultura Afro-Brasileira
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