Programas das Provas |
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Língua Portuguesa e Literatura Brasileira |
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Orientação geral
O domínio da língua portuguesa em seus vários usos e a capacidade de analisar, interpretar e aplicar seus recursos expressivos, situando textos em relação a seus contextos, constitui o embasamento indispensável à formação integral da pessoa e à conquista da cidadania. Espera-se, portanto, que o candidato através do programa possa: - reconhecer no idioma nacional elementos de produção de sentido, para que se concretizem a conservação, renovação e transmissão da cultura brasileira; - identificar a linguagem verbal e a não-verbal como um dos meios que o homem possui para representar, organizar e transmitir, de forma específica, o pensamento; - inferir que, sob as variações pelas quais uma língua se manifesta, concretamente, há uma estrutura comum que permite a intercompreensão de todos os falantes; - verificar que a abordagem da norma padrão deve considerar sua representatividade, como variante lingüística de determinado grupo social, e o valor atribuído a ela, no contexto das legitimações sociais; - discernir e valorizar determinada manifestação da língua, porque socialmente ela representa o poder de certos grupos sociais que autorizam sua legitimidade em situações formais de comunicação; - utilizar-se do idioma com propriedade, clareza, fluência e expressividade de acordo com a situação de produção do texto; - classificar, descrever e relacionar, adequadamente, as formas lingüísticas delimitadas pelas condições de produção/interpretação dos enunciados determinados pelos contextos de uso da língua; - perceber que o ato da fala pressupõe uma competência social de utilização da língua de acordo com as expectativas do jogo dialógico; - ler e interpretar textos em língua materna, considerando-a como geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade; - reconhecer a manifestação literária como uma linguagem de características formais específicas, que tem como matéria-prima o idioma, em sua potencialidade expressiva; - comparar os recursos expressivos da manifestação literária, em suas especificidades próprias de acordo com as diferentes épocas; - identificar a criação das estéticas que refletem, no texto, o contexto do campo de produção e as escolhas estilísticas geradas pelas lutas discursivas, em jogo em determinada época/local; - perceber o caráter intertextual e intratextual imanente aos textos literários; - relacionar o fenômeno literário brasileiro com os quadros da cultura nacional e internacional; - ampliar seu horizonte cultural e sua experiência vital pelo desenvolvimento do hábito da leitura e pelo aprofundamento dos conhecimentos lingüísticos e literários. Programa Parte I - Compreensão e Interpretação de Texto - Leitura e
análise de texto. Parte II - Língua Portuguesa - Língua falada e
escrita; uso informal e formal da língua; o nível culto da linguagem;
adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente. Parte III - Literatura Brasileira - Teoria da
literatura: criação estética; linguagem literária e não literária;
gêneros literários. |
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