Programas das Provas |
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História |
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Orientação geral
A
História existe como conhecimento vivo do passado. A busca incessante
desse conhecimento funda o reconhecimento da identidade individual em sua
relação direta com os lugares de memória, para que o homem possa
compreender o seu lugar no mundo. Essa condição de conhecimento deve
partir do estudo dos processos de desenvolvimento das sociedades modernas,
suas origens e movimentos de mudança. Neste aspecto, o estudo da
História caracteriza-se por ser aquele que, além de situar o homem nas
dimensões temporal e espacial, fornece-lhe elementos que permitem a
construção de uma visão crítica, fundadora da cidadania e
impulsionadora da ação. Para isso, entretanto, é necessário que o
conhecimento histórico possa dialogar com as outras áreas das Ciências
Humanas e Sociais, estabelecendo com elas parcerias que aprimoram os modos
de interpretação da história e, na sua própria esfera, motive o
candidato a estabelecer relações e comparações entre a História
Geral, a História das Américas e a História do Brasil. Só assim será
possível compreender os processos históricos e as instituições
sociais, políticas, econômicas e culturais que deles derivam, tanto
quanto as práticas sociais e políticas de cada um dos segmentos sociais
envolvidos.
Assim, os candidatos deverão identificar a história como um processo de construção humana no qual o conjunto de transformações sociais, que se verificam ao longo do tempo, em espaços definidos, são o produto da ação e do pensamento de grupos sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo histórico como articulações e combinações gerais e particulares dos níveis econômico, político, social e cultural. Espera-se, também, que os candidatos, a partir do processo de aprender a conhecer, tenham sido estimulados ao desenvolvimento da capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento através da interpretação de textos e documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar, no contemporâneo, as condições de correlação com o passado e o presente históricos. Nesse movimento de compreensão e conhecimento serão enfatizados o entendimento, reconhecimento e uso crítico das tecnologias contemporâneas, lugares privilegiados da informação. Programa Parte I - A Época Moderna (Século XV ao Século XVIII) - As críticas ao pensamento medieval; humanismos e renascimentos. - Expansão marítima e comercial: a crise do feudalismo e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas. - Estado Moderno e Absolutismo; estado moderno e mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas coloniais. - As colonizações portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e holandesa. - Brasil-Colônia: a economia colonial e a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja. - As reformas religiosas do século XVI; as revoluções científicas do século XVII. - A crise do Antigo Regime: economia e pensamento ilustrado. Parte II - O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80 - As revoluções burguesas: a crítica ao mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; os exemplos francês, inglês e americano. - Liberalismo e nacionalismo: as ondas revolucionárias européias de 1820, 1830 e 1848; as unificações italiana e alemã; nação e nacionalismo na Europa do século XIX. - Crise do antigo sistema colonial ibérico: o processo de independência da América espanhola; a interiorização da metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do século XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto (1820) e a independência do Brasil. - A Hispano-América: caudilhismo e a formação dos estados nacionais; os EUA e a Guerra de Secessão. - Brasil: centralização e descentralização política no primeiro reinado; o projeto centralizador e a economia escravista; o processo abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa na América. Parte III - O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945) - As transformações nas economias européias: do capitalismo liberal ao monopolista; a política imperialista: América Latina, África e Ásia. - A expansão norte-americana e sua política para a América Latina. - Liberalismo e democracia: o debate das idéias (liberalismo, conservadorismo, socialismo e anarquismo); política internacional na segunda metade do século XIX. - A crise da sociedade liberal: guerras mundiais, revoluções sociais e fascismos; a Grande Depressão de 1929 e a experiência americana. - Da monarquia à república (1870 – 1939): a transição do trabalho escravo para o trabalho livre; origens da indústria e da classe operária; a crise da monarquia: república federalista e coronelismo; literatura, política e pensamento social no Brasil. - A crise do estado oligárquico na Hispano-América: economia e sociedade. - Brasil: a crise dos anos 20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo no Brasil: continuidades e rupturas (a implantação das indústrias de base, a crise da economia agroexportadora e a política trabalhista; ideologia autoritária e centralização política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo. Parte IV – As Sociedades Atuais - A sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria e a bipolaridade; as modernizações européias e asiáticas e o modelo americano; sociedades afro-asiáticas contemporâneas: imperalismo, descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais dos anos 60 e 70. - A construção e crise do socialismo: o modelo soviético e as experiências nacionais da Europa Ocidental; a construção do socialismo na China: da Longa Marcha ao socialismo de mercado. - O mundo atual: as crises do Oriente Médio; as tensões raciais e o apartheid; a intolerância religiosa e a questão islâmica; neoliberalismo, globalização e novas estruturas políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias. - O mundo hispano-americano: a dependência econômica na América Latina; populismo, autoritarismo e socialismo; as experiências de democratização; os movimentos de guerrilha na América desde 1960. - O Brasil: redemocratização e populismo; a república populista e seus projetos econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais no campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda Grande Guerra ao nacional-desenvolvimento; a crise econômica dos anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista; capitalismo e autoritarismo: a construção e a crise do milagre econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a construção do estado autoritário e suas resistências: as organizações de direita e de esquerda; a reemergência do movimento social nos anos 70; cultura e arte no Brasil moderno. - O Brasil da Nova República: conciliação e resistências; a Constituição de 1988: conquistas democráticas e continuidades autoritárias; os movimentos sociais no campo e na cidade; a crise econômica brasileira dos nos 80 e 90; os novos projetos culturais. |
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