MATEMÁTICA (SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA)

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática-Interiorização foi criado em1984, pela Resolução nº 141/84 de 26/12/84 do Conselho Universitário e reconhecido através da Portaria nº 1902, de 18/10/91, do Conselho Federal de Educação (CFE). Funciona no município de Santo Antônio de Pádua e se constitui como a primeira experiência da Universidade Federal Fluminense em interiorizar um curso de licenciatura.
Parceria melhora qualidade do ensino no noroeste fluminense

Quem conhece o interior sabe da importância de um curso universitário, sobretudo quando a clientela pertence ao lugar. Em 17 anos de existência, o curso de Matemática que a UFF mantém em Santo Antônio de Pádua formou 300 licenciados, a maioria trabalhando no magistério de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio de escolas públicas e particulares do noroeste fluminense.

Com duração de oito períodos letivos, o curso ocupa as instalações do Instituto de Educação Anaide Panaro Caldas, à tarde e à noite, e oferece 70 vagas por ano, 40 para o primeiro semestre e 30 para o segundo. São 300 alunos matriculados, que vêm de municípios fluminenses como Itaocara, Aperibé, Miracema, Laje de Muriaé, São Fidélis, Cambuci e Itaperuna, e também de Minas Gerais, como Volta Grande, Estrela D'Alva, Palmas, Laranjal e Rio Pomba.

O coordenador Francisco de Assis Alves da Silva afirma que o curso melhorou a qualidade do ensino de Matemática, desde as turmas de alfabetização. "Ë claro que a maioria dos professores dá aulas no ensino médio, mas temos alunos que lecionam no antigo primário. Estamos na segunda geração do curso. Muitos vestibulandos de hoje tiveram aulas com ex-alunos nossos. A gente nota uma diferença grande. Eles já chegam aqui com base em Matemática", garante Francisco de Assis, engenheiro formado pela UFRJ que leciona Física em Pádua desde 1987.

Dos 23 professores que integram o corpo docente, quatro se formaram na faculdade. Os demais vêm de Niterói, num convênio em que a UFF arca com os salários e a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, com a estadia. No último concurso para o magistério estadual, os formados em Pádua conquistaram o primeiro lugar em Itaperuna, Cambuci e São Fidélis. Na coordenadoria de Miracema, dos 30 candidatos aprovados em Matemática, 28 haviam-se formado em Pádua.

De acordo com o coordenador, o aproveitamento dos licenciados não se restringe ao magistério; envolve também órgãos públicos e instituições financeiras da região.

"Com um curso superior, a pessoa tem uma visão melhor da vida e do trabalho. Então muitos acabam sendo chamados para trabalhar em concessionárias de serviços públicos, bancos e são aprovados em concursos para a Justiça e as prefeituras. Estamos formando pessoal de nível universitário, o que contribui para o desenvolvimento da região".

Marcos Lázaro Gonçalves de Oliveira, de 27 anos, aluno do último período, chefia o setor de cobrança da agência Itaú no município vizinho de Aperibé. Ele é um dos casos de estudantes contratados por instituições financeiras pelos conhecimentos específicos em Matemática. "A universidade contribuiu muito para minha vida profissional, porque você começa a ver o mundo por outro ângulo. Aqui no interior o curso superior o coloca num patamar acima dos outros. O que eu aprendi de Matemática financeira me ajuda a resolver os problemas no trabalho".

Texto integrante da Revista Acesso UFF
(parte integrante do Kit Vestibular UFF 2003)

OBJETIVOS DO CURSO

Formar professores com nível superior que, podendo assumir o ensino de Matemática a partir da 5ª série do ensino fundamental, tenham, igualmente, condições legais e de formação especializada para atuarem junto às turmas dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental; contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para a melhoria da qualidade do ensino na região, habilitando e aperfeiçoando profissionais para o exercício do magistério.
TITULAÇÃO
Licenciado em Matemática
DURAÇÃO
Mínima de 6 e máxima de 14 semestres

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

A formação básica deste profissional é para o magistério. Os professores formados são qualificados para atuarem no ensino da Matemática no ensino fundamental e médio, possuindo condições legais e formação especializada para atuarem junto às turmas dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental.

ONDE ATUA

Em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

UFF/Pádua – Instituto de Educação Professora Anaíde Panaro Caldas
Rua Chaim Elias, s/nº - Centro – 28470-000 – Santo Antônio de Pádua – RJ – Tel.: (24) 3851-0994 - gmi@vm.uff.br

LINKS RELACIONADOS

PROAC - Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos
CEG - Centro de Estudos Gerais
Santo Antônio de Pádua
  

VESTIBULAR 2003

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas na 2ª Etapa Relação C/V Vest 2002
Santo Antônio de Pádua 86/MPAD 40 NO

G (Redação, LPLB e Matemática)

1,91

Fluxograma das disciplinas do curso - formato PDF

volta

próximo