ENGENHARIA MECÂNICA |
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Quem pensa que robô substitui o homem está com pilha fraca |
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A Engenharia Mecânica vive um dilema com o desenvolvimento da automação e da robótica. Esses núcleos de conhecimento e modernidade, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam, aceleram e barateiam a produção, desativam um número cada vez maior de postos de trabalho. A discussão não passa despercebida pelo curso, de acordo com o coordenador José Luiz Ferreira Martins. - A automação e a robótica são necessárias, mas o processo vem-se dando de forma inconseqüente. O crescimento desse setor não está sendo bem gerenciado e os profissionais da área não mostram preocupação social. Nós procuramos desenvolver um raciocínio diferente com nossos alunos". O engenheiro mecânico se insere em quase todas as atividades tecnológicas aplicadas a sistemas industriais, de prestação de serviços, pesquisa e ensino. Compete a este profissional desenvolver projetos de máquinas e instalações, gestão de processos de produção, desenvolvimento de processos assistidos por computador, automação de instalações, estudos técnicos e econômicos. Mas tudo isso, sob o prisma da ética e da responsabilidade social. Em
meio a um momento que exalta a superação tecnológica, as
atribuições do engenheiro mecânico tornam-se cada vez mais extensas e
requerem capacidade de atualização. A reforma curricular de 1994
estabeleceu três grandes blocos de disciplinas optativas, com o
objetivo de direcionar o aluno para as áreas de Fabricação Mecânica,
Projeto de Máquinas ou Termociências. O engenheiro mecânico tem como atividade básica a realização de projetos de máquinas, equipamentos e instalações. Ele se mostra habilitado a manusear, aperfeiçoar e criar componentes mecânicos. "Nós queremos usar essas máquinas de alta tecnologia e colocar gente para utilizá-las" Temos que adaptar o projeto ao local, clima e demais especificidades do país que vai fazer uso dele", assegura o coordenador. O conteúdo do curso encontra-se subdividido em dois campos: mecânica mole e dura. O primeiro trata de Transferência de Calor, Mecânica dos Fluidos, entre outras matérias. Já o segundo está voltado para disciplinas como Resistência dos Materiais, Fabricação e Usinagem, Dinâmica das Massas. - Quase todos os professores são doutores, com dedicação exclusiva à faculdade. Isso é bom porque eles podem se voltar para pesquisa e extensão. O problema é quando se perde o vínculo com o mercado. Às vezes, fica faltando essa troca de experiências", diz o coordenador José Luiz. O campo de trabalho tem-se mostrado receptivo aos formandos de Engenharia Mecânica. "Nossa garotada está sendo bem aceita e isso nos motiva muito. A boa qualidade da graduação fica evidente nos provões. Basta ver os nossos dois Bs e o A que conquistamos. Essa avaliação foi uma ferramenta que a gente malhou muito, mas ainda é a única forma de se projetar a situação do ensino superior", admite o coordenador. A maioria dos engenheiros mecânicos formados no campus da Praia Vermelha, em Niterói, assume papel de destaque no mercado. A pesquisa "Valeu a pena?"; realizada com ex-alunos da graduação da UFF, verificou que 76,5% dos formandos do curso estão empregados e 69,6% ocupam funções de liderança como executivos ou em cargos de coordenação e supervisão. Muita gente, que não entende a importância da graduação, questiona por que alguém deve passar anos se matando de estudar para fazer a mesma coisa que qualquer mecânico de oficina. "A maioria das pessoas liga Engenharia Mecânica ao mecânico de borracharia, mas está muito longe disso. Nós dominamos um número grande de conhecimentos, desde os diferentes tipos de materiais até dinâmica das máquinas, engrenagens, molas, passando pelo processo de transferência de calor", explica Marcelo Torres.
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OBJETIVOS DO CURSO |
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Formar profissionais capazes de resolver problemas de Engenharia Mecânica, não somente aplicando o conhecimento científico e tecnológico, mas também situando-os no contexto global; desenvolver pesquisas e projetos; desenvolver atividades criadoras com senso crítico, acompanhando e promovendo continuamente o progresso científico, tecnológico e humanístico na área de Engenharia Mecânica. O aluno do curso de Engenharia Mecânica estuda, nos três primeiros períodos, matérias científicas básicas, como Matemática, Física, Química, Computação, Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Com a separação dos cursos, o aluno começa a ter contato com a Engenharia Mecânica no 1º período através de palestras, visitas técnicas e iniciação aos projetos de engenharia. Fazem parte do curso de Engenharia Mecânica da UFF, além das matérias específicas, matérias de formação geral na área de Economia, Administração, Direito e Meio Ambiente. |
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TITULAÇÃO | |||||||||||||||||||||||
Engenheiro Mecânico | |||||||||||||||||||||||
DURAÇÃO | |||||||||||||||||||||||
Mínima
de 8 e máxima de 18 semestres - Eng.a Mecânica - Niterói |
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O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
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Compete ao Engenheiro Mecânico projetar, fabricar, manter, inspecionar e avaliar equipamentos, sistemas mecânicos e instalações industriais. A Engenharia Mecânica abrange diversos tipos desconhecimento, tais como: propriedades de materiais, integridade estrutural, robótica, sistemas de automação, comando numérico, processos de fabricação, metrologia e qualidade, fontes tradicionais e alternativas de energia, termodinâmica, mecânica dos fluidos, máquinas hidráulicas e térmicas, projeto de máquinas, sistemas dinâmicos, vibrações, componentes mecânicos, métodos numéricos e computação gráfica aplicada. |
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ONDE ATUA |
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O profissional está capacitado a atuar em qualquer empresa dos setores industrial, de serviços, de projetos e de consultoria, podendo ainda atuar no desenvolvimento de pesquisa e na docência de nível superior. Durante o Curso, a partir do estímulo de uma cultura empreendedora, os alunos são encorajados a desenvolver seus próprios empreendimentos, ocupando seu espaço no mercado de trabalho. | |||||||||||||||||||||||
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
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Escola
de Engenharia Escola
de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda |
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LINKS RELACIONADOS |
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Escola
de Engenharia Niterói |
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VESTIBULAR 2003 |
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