ADMINISTRAÇÃO

Presença do administrador aumenta eficiência

As mudanças da economia mundial nas últimas décadas transformaram o perfil de inúmeras profissões, entre elas a de administrador, guindado à posição de líder gerencial, responsável pela saúde, desempenho e competitividade das empresas. Mas não é só isso. Hoje qualquer organização, seja uma multinacional, uma ONG ou um condomínio, exige a presença do administrador.

Entre os papéis do administrador está o de planejar estratégias que aumentem a produtividade, a rentabilidade e a utilização eficaz de recursos e de mão-de-obra. Para esses fins, é indispensável o conhecimento de marketing, vendas, finanças, produção, tecnologia, recursos humanos, informática e planejamento. Além de uma visão abrangente da gestão, outras qualidades incluem liderança, iniciativa, capacidade de trabalhar em equipe e clareza na transmissão de idéias.

O curso de Administração surgiu nos Estados Unidos nos anos 40, com o crescimento das grandes corporações. As indústrias necessitavam de profissionais que, ao mesmo tempo, conhecessem a gestão da atividade-fim e tivessem noções de contabilidade, economia e direito. Com o desenvolvimento empresarial, a diversidade tomou conta do mercado e ampliou o leque de opções.

- O profissional que quiser disputar as melhores oportunidades no mercado precisa ser completo, ter uma visão ampla de gestão e da empresa. Não há mais espaço para meros burocratas". Assim o administrador Cláudio Fonseca vê a nova realidade de sua atividade. Formado pela UFF em 2000, ele vive atualmente a rotina de uma grande companhia do setor de telecomunicações.

Daniel Figueiredo, 30 anos, formado pela UFF em 1995, lembra que a administração é uma ciência aplicada e recomenda ao estudante aproximar-se do mercado desde o início do curso. "Não dá para ficar sentado no banco escolar e dedicar-se apenas à teoria. É preciso ter vivência com a realidade prática das organizações". A empresa júnior representa um importante campo de atuação que aproxima os alunos da prática.

Com experiência em diversos níveis de gestão, desde cadeias de fast-food a agências de turismo, Daniel vê otimista a ampliação do horizonte do administrador, que começa a ocupar espaço no chamado Terceiro Setor, formado por organizações não-governamentais e empresas com modelo auto-sustentável.

A UFF mantém cursos de Administração em três municípios fluminenses. Em Niterói, no campus do Valonguinho, no Centro, são abertas por ano 100 vagas no período noturno. Em Macaé e Itaperuna, no norte do Estado, a oferta do vestibular é de 50 vagas para cada cidade, com aulas também à noite. A duração prevista é de oito períodos, recebendo o formado o título de bacharel em Administração. Reconhecido pelo MEC desde 1976, o curso é um dos mais tradicionais do Estado e vem obtendo bons resultados nas avaliações nacionais, nunca tendo conceito inferior a B.

Nas salas de aula, os alunos são preparados para dominar as tecnologias de administração e os modelos conceituais referentes às organizações e aos processos administrativos. Assim, os novos profissionais se habilitam a atender às demandas do mercado de trabalho, tornando-se capazes de avaliar o contexto de atuação das empresas e de propor as modificações.

Daniel Figueiredo ressalta a importância das disciplinas chamadas Práticas Acadêmicas, que abordam sempre um tema em evidência nos estudos de administração. "Estas disciplinas fazem o link entre o acadêmico e o prático. Na minha época, aprendi muito sobre o conceito de qualidade total, que estava começando a ser adotado nas empresas aqui no Brasil".

Integram ainda o currículo disciplinas como Estatística, Contabilidade, Finanças Públicas, Macro e Microeconomia, Controle de Gestão, Organização, Métodos e Sistemas (OMS) e Marketing. Além dos estudos teóricos, exige-se pelo menos um período de estágio supervisionado, o que facilita o contato com a prática profissional ainda nos bancos da faculdade.
Texto integrante da Revista Acesso UFF
(parte integrante do Kit Vestibular UFF 2003)

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais capazes de atender às demandas do mercado de trabalho e da comunidade em geral, voltados para o conhecimento e a aplicação das tecnologias de administração das organizações, que conheçam e saibam aplicar, de forma coerente, modelos conceituais referentes às organizações e processos administrativos e reúnam condições não só para analisar e avaliar a realidade regional, mas também para propor as modificações que se fizerem necessárias.
TITULAÇÃO
Bacharel em Administração
DURAÇÃO
Mínima de 8 e máxima de 14 semestres

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

Planeja, organiza, comanda e controla o funcionamento da máquina administrativa, pública ou privada, procurando aumentar a produtividade, a rentabilidade e o controle dos resultados; determina os métodos gerais de organização e a utilização eficaz de mão-de-obra, equipamentos, materiais, serviços e capitais; orienta e controla as atividades de organização e efetua comparações entre as metas programadas e os resultados obtidos, a fim de corrigir distorções, avaliar desempenhos e replanejar o serviço administrativo; pode ocupar funções de direção, chefia intermediária ou superior, assessoramento em organizações do Serviço Público ou empresas privadas, cujas atribuições exijam a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração e organização; pode, ainda, lecionar disciplinas no ensino médio (com complementação pedagógica) e no ensino superior.

ONDE ATUA

Em órgãos de planejamento, bancos, indústrias, hospitais; instituições científicas e de pesquisa, de assistência social e de ensino; empresas agrícolas, de comunicação e transportes, de exploração natural de seguros, de contabilidade e de serviços em geral; serviços públicos federal, estadual e municipal, autarquias, sociedades de economia mista, empresas estatais e privadas, assessoria e consultoria.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - 7º andar
Campus do Valonguinho – Centro – 24020-150 – Niterói – RJ – Tel.: (21) 2719-6433 -
sga@vm.uff.br

Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel
Av. Amaral Peixoto, 555 – Miramar – 27943-400 – Macaé – RJ – Tel.: (24) 2772-3957 - macae@vm.uff.br

Instituto de Educação Jair Siqueira Bittencourt
Av. Zulamith Bittencourt, s/nº – Cidade Nova – 28300-000 – Itaperuna – RJ – Tel.: (24) 3824-3355 -
itaperun@vm.uff.br

LINKS RELACIONADOS

Escola Superior de Administração Fazendária
KPMG
Itaperuna
Macaé
Niterói
 

VESTIBULAR 2003

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas na 2ª Etapa Relação C/V Vest 2002
Niterói 37/ADMN 100 NO

G (Redação, LPLB e Matemática)

15,21
Macaé 83/AMAC 40 NO 6,8
Itaperuna 82/AITA 50 NO 6,8

Fluxograma das disciplinas do curso - formato PDF

volta

próximo