PRODUÇÃO CULTURAL |
||||||||||||||||||
OBJETIVOS DO CURSO |
||||||||||||||||||
Formar profissionais capacitados para atuarem no campo da Produção Cultural, em suas diversas áreas, atendendo, de forma crítica e consciente, às demandas da sociedade e da Indústria Cultural no país. A formação acadêmica do curso visa, ainda, a estimular a percepção da dinâmica que se manifesta em vários campos da cultura, não apenas em suas áreas hegemônicas e consagradas, mas também numa perspectiva de atenção a novos campos de atuação ligados a modos e produções emergentes na sociedade contemporânea. |
||||||||||||||||||
TITULAÇÃO | ||||||||||||||||||
Bacharel em Produção Cultural | ||||||||||||||||||
DURAÇÃO | ||||||||||||||||||
Mínima de 7 e máxima de 12 semestres | ||||||||||||||||||
O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
||||||||||||||||||
A área de atuação do Produtor Cultural é muito ampla. Em linhas gerais este profissional deverá, a partir de uma capacitação crítica, dirigir-se à produção e à organização de eventos e produtos artísticos, lidando com todas as etapas implicadas neste processo, a saber: pesquisa, promoção, captação de recursos e difusão de qualquer evento ou produto de interesse cultural. Na linha executiva, o Produtor Cultural cuidará da interface entre a criação artística e a gerência administrativa na produção de filmes, discos, CDs, telenovelas, obras literárias e teatrais que venham a surgir nesses setores da indústria cultural. O Produtor Cultural poderá atuar também na área de planejamento e gerência cultural, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e promoção da cultura, tanto no nível de instituições públicas como no de instituições privadas. Além do planejamento, este profissional deverá estar apto a incorporar em seu trabalho uma reflexão crítica acerca da produção da cultura no país, estimulando e contribuindo para a promoção de novos mercados e potencialidades criativas e expressivas no cenário cultural brasileiro. |
||||||||||||||||||
ONDE ATUA |
||||||||||||||||||
Em Centros Culturais, Fundações, Institutos, Universidades, Empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Escolas, Museus, Prefeituras, Secretarias de Cultura, Indústrias Cinematográfica e Fonográfica, Televisão, Rádio, Empresas Particulares e Escritórios de Direitos Autorais. | ||||||||||||||||||
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
||||||||||||||||||
Instituto
de Arte e Comunicação Social |
||||||||||||||||||
LINKS RELACIONADOS |
||||||||||||||||||
Curso
de Produção Cultural - UFF Niterói |
||||||||||||||||||
VESTIBULAR 2002 |
||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||
|