MATEMÁTICA (Niterói)

Opções de trabalho crescem a cada dia

Desenvolver trabalhos e estudos com Matemática Aplicada em laboratórios, bancos, empresas de informática ou institutos de pesquisa. Estas constituem algumas das funções destinadas ao bacharel graduado em Matemática pela UFF. Ao fim de oito períodos, ele estará preparado para realizar estudos avançados na pós-graduação em Matemática Pura, Aplicada e áreas como computação gráfica, estatística, engenharia de produção, economia, informática e matemática financeira.

A coordenadora do curso, Cruz Sonia Quiroga de Caldas, lembra que a matemática financeira abre boas perspectivas de trabalho. "Temos alunos estagiando no Banco do Brasil, Receita Federal e Comissão de Valores Mobiliários, justamente nesta área. No início do estágio, eles perceberam que precisavam de mais conhecimentos de estatística e matemática financeira e se inscreveram nessas disciplinas optativas para melhorar a situação no trabalho", conta Cruz Sonia, doutora em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com a implantação do novo currículo, o curso de Matemática, em nível de bacharelado, pretende criar linhas de ênfase, para que os estudantes busquem disciplinas de acordo com sua área de interesse. Neste novo sistema, os estudantes poderão optar, por linhas de ênfase, como estatística e matemática aplicada à computação gráfica. Se quiserem prosseguir os estudos após a graduação, estarão aptos a cursar o Mestrado, em dois anos, e depois o Doutorado, feito em quatro anos.

De posse do título de mestre ou doutor, o profissional estará habilitado a se tornar um professor universitário e continuar atuando no campo da pesquisa acadêmica. Ele poderá trabalhar também com pesquisas no campo da Matemática Pura, buscando a resolução de problemas e equações abstratas. Isabel Lugão Rios, vice-coordenadora do curso e ex-aluna de licenciatura, adverte que muita gente acha que a Matemática está pronta há 2 mil anos. "Isso não é verdade. Grande parte da matemática que estudamos no curso é muito mais recente, desenvolvida nos últimos séculos, sendo que todos os dias novos problemas surgem e vários são resolvidos Há alguns anos, o professor Celso Costa conseguiu solucionar um problema de geometria que estava aberto há 200 anos", conta Isabel, doutora pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O curso também oferece a opção de licenciatura, para quem deseja tornar-se professor do Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série) e do Ensino Médio. O tempo médio é de oito períodos letivos, em que, além das disciplinas de Matemática, Física e Computação, o aluno tem aulas de Didática, Psicologia da Educação e Estrutura e Funcionamento do Ensino, todas na Faculdade de Educação.

O déficit de professores de Matemática no ensino médio tem aumentado a cada ano. Em 2000, havia apenas 2.700 profissionais habilitados para todo o estado do Rio de Janeiro. "É impossível que esta situação se mantenha num país em desenvolvimento", afirma o professor Paulo Trales, diretor do Instituto de Matemática.

Espaço no mercado de trabalho é o que não falta. "Quem faz licenciatura em Matemática não fica sem emprego. Pode não ganhar muito, mas não fica sem emprego", garante a vice-coordenadora Isabel Rios. Entre os 26 cursos de Matemática do Estado, o curso da UFF foi um dos que obtiveram quatro conceitos A consecutivos no Exame Nacional de Cursos, o Provão. "A taxa de aprovação dos alunos licenciados em Matemática nos concursos do Estado e do Município do Rio é de 100%", orgulha-se Trales.

José Carlos Gonçalves, 25 anos, ficou em quarto lugar no concurso estadual para professores de Matemática, na região de Caxias, em 2001. A boa colocação lhe permitiu escolher uma escola perto de casa, o Instituto de Educação Roberto Silveira, no centro de Caxias. Ele também leciona no Colégio Antares (particular), para turmas de 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, e no curso de técnico em computação de dados, de nível médio.

Apesar de criticar a falta de um Colégio de Aplicação para a prática de ensino dos estudantes de licenciatura, José Carlos afirma que o curso de Matemática da UFF ainda é o melhor entre as universidades públicas. "Em termos teóricos, o ensino é 90% eficaz. Quando estudei, faltava um pouco mais de Estatística, que hoje já faz parte dos programas do ensino fundamental e do ensino médio. Claro que o assunto fica no nível básico, mas como professor eu preciso saber muito mais do que estou ensinando".

Monique Soriano Vital, 21 anos, licenciada em Matemática pela UFF e cursando mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), ensina o caminho das pedras aos interessados: "No 2º grau, nós costumamos pensar que a faculdade é um complemento daquilo que estudamos, mas é só um pontapé inicial para a quantidade de coisas novas e diferentes que se tem para aprender".

Mais de 80% dos professores possuem Doutorado. O Instituto de Matemática mantém um curso de Mestrado em Matemática autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Através da homepage www.uff.br/ggt, o curso mantém contato com ex-alunos, muitos deles hoje doutores, como Maria Amélia Novais Schleicher, professora na Universidade de Campinas (Unicamp), e Cláudio Chauke Nehme, diretor do curso de bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília.

Texto integrante da Revista Acesso UFF
(parte integrante do Kit Vestibular UFF 2003)

OBJETIVOS DO CURSO

Formar licenciados (professores de Matemática do ensino fundamental e médio) e bacharéis em Matemática; preparar profissionais para realizarem estudos de pós-graduação em Educação Matemática, Matemática Pura, Matemática Aplicada ou em áreas afins à Matemática.

O Curso de Matemática, além das atividades obrigatórias, oferece ao aluno a oportunidade de participar, como bolsista, de projetos de Iniciação Científica, projetos específicos para Licenciatura e Monitoria de diversas disciplinas, complementando sua formação profissional.

INSTALAÇÕES ESPECIAIS OFERECIDAS PELO INSTITUTO DE MATEMÁTICA
O Instituto de Matemática conta com uma Biblioteca Setorial, uma Sala de Estudos, um Laboratório de Ensino de Geometria e uma Sala de Licenciatura. A Biblioteca Setorial, além do acervo, oferece espaço para estudo individual. O Laboratório de Matemática possui vinte computadores para o ensino de Cálculo e/ou Geometria Analítica. O Laboratório de Ensino de Geometria é utilizado pelos licenciandos na consolidação de seu próprio conhecimento de geometria elementar e na produção de material didático-pedagógico.
TITULAÇÕES
Bacharel em Matemática; Licenciado em Matemática
DURAÇÃO
Mínima de 6 e máxima de 14 semestres

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

Na Educação Matemática, desenvolve novas metodologias para o Ensino de Matemática nos níveis fundamental, médio e superior; materiais didáticos, visando à interação da Matemática com as outras ciências, a realidade e o cotidiano do educando.

Na Matemática Pura, trabalha com conceitos matemáticos abstratos e atua em questões relativas ao avanço do conhecimento matemático.

Na Matemática Aplicada, desenvolve o conhecimento matemático para aplicá-lo na resolução de problemas e na realização de pesquisas em áreas das ciências físicas, biológicas e sociais.

ONDE ATUA

Nas instituições de ensino fundamental e médio, Universidades (formação de engenheiros, físicos, químicos, biólogos, economistas, administradores de empresas, atuários, farmacêuticos etc.), institutos de pesquisas científicas, empresas de processamento de dados.

Em função da expansão do mercado de software e de várias atividades, nos quais os conhecimentos e modelos matemáticos são aplicados, há uma tendência de crescimento da demanda no mercado de trabalho de profissionais com formação na área de Matemática.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

Instituto de Matemática
Campus do Valonguinho – Centro – 24020-150 – Niterói – RJ
Telefax.: (21) 2717-8269 –
ggt@vm.uff.br

Instituto de Matemática

LINKS RELACIONADOS

CEG - Centro de Estudos Gerais
IMPA
Niterói
  

VESTIBULAR 2003

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas na 2ª Etapa Relação C/V Vest 2002
Niterói 44/MATE 120 TN

I (Redação, Matemática e Física)

5,32

Fluxograma das disciplinas do curso - formato PDF

volta

próximo