HISTÓRIA |
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A arte de formar cronistas do cotidiano | ||||||||||||||||||
Quem não se lembra daquele professor de História ou de Estudos Sociais que nos ensinou a ler jornal, gostar de cinema e teatro e nos ajudou a entender melhor o mundo ao nosso redor? Através dos tempos, o curso de História transformou-se numa fábrica de formadores de opinião, que atendem pelo nome de professor do ensino fundamental e do ensino médio. Na UFF, a fábrica adquire contornos de excelência, já que o curso é reconhecido nacionalmente como um dos melhores do País. Há também a possibilidade de trabalho em museus, arquivos, bibliotecas, centros de pesquisa e prefeituras, diante do crescimento do interesse pela preservação da memória nacional, assim como tem-se ampliado o campo de atuação nos movimentos sociais e nas assessorias de grandes produções culturais, no cinema e na televisão. Um filme ou uma novela de época, por exemplo, requer uma pesquisa histórica, encomendada a um estudioso. - A maior parte dos ex-alunos é aprovada em concursos públicos", conta orgulhosa a professora Márcia Maria Menendes Motta, até recentemente coordenadora do curso. Um exemplo é o professor Carlos Henrique Ferreira de Oliveira, 35 anos, há seis lecionando História em três cursos pré-vestibulares e quatro colégios estaduais. Graduado pela UFF, registra em seu currículo a aprovação em dois concursos estaduais, um deles em primeiro lugar. Recentemente num concurso para professor do ensino fundamental, realizado pela Prefeitura de Niterói, 10 dos 15 candidatos mais bem colocados haviam-se formado na UFF. "Esta performance demonstra a qualidade e boa orientação do curso. A gente sabe que a marca da faculdade é a pesquisa, mas na verdade o magistério é a grande área de trabalho. Os alunos deveriam ser reorientados para isso", adverte Carlos Henrique Oliveira. Adriana Haissen Silva, 22 anos, bacharel e recém-licenciada em História pela UFF, leciona em cinco escolas de Niterói, quatro particulares e uma estadual: Salesiano, Gay Lussac, Acadêmico, Kattenpack e o Colégio Estadual Dalva de Oliveira. "A UFF me proporcionou grandes experiências. Participei de projetos de iniciação científica, pesquisa e fui bolsista. O currículo possibilita que o aluno construa seu próprio programa e transite livremente pelas áreas de seu interesse. O curso me habilitou a entrar muito bem no mercado de trabalho. Comecei a lecionar ainda recém-formada em grandes escolas de Niterói", relata Adriana Haissen. Dividido nas modalidades bacharelado e licenciatura, o curso de História tem a duração mínima de sete e máxima de 14 semestres. Funciona nos turnos da manhã e da noite, sendo que 60% a 65% dos alunos estudam a noite, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), que se divide entre os blocos N e O do campus do Gragoatá, no bairro São Domingos. Por ano, são oferecidas 180 vagas: 90 para cada turno. Após os quatro períodos do ciclo básico, os alunos escolhem uma das três linhas de pesquisa: História Econômica e Social, História do Poder e História das Culturas e da Mentalidade. "A cada semestre montamos um horário e um currículo de acordo com a demanda dos alunos. A história com a qual trabalhamos não é uma história tradicional. Cada graduando sai daqui com uma formação diferente. Assim, o aluno não fica com a ilusão de que se forma sabendo tudo", afirma a professora Márcia Motta, ex-coordenadora do curso. Este processo abrange tanto para os alunos do bacharelado quanto para os da licenciatura. A diferença é que o licenciando cumpre ainda disciplinas ligadas ao curso de Pedagogia, como Didática VI e VII e Prática de Ensino I e II, ministradas na Faculdade de Educação. No bacharelado, o currículo prevê a elaboração de uma monografia ao final do curso, algo semelhante a uma pesquisa historiográfica. Noventa por cento do corpo docente é formado por doutores, a maioria deles trabalhando em regime de dedicação exclusiva. Todos dão aulas tanto na pós quanto na graduação. "Isso é bom porque não aproxima o professor conceituado e o aluno da graduação", salienta Márcia Motta. Aqueles que desejam aprofundar-se na pesquisa acadêmica podem prosseguir os estudos na pós-graduação. A UFF oferece o mestrado e o doutorado em História Antiga e Medieval e em História Moderna e Contemporânea, que se subdividem nas linhas de pesquisa em Cultura e Sociedade, Poder e Sociedade e Economia e Sociedade. São os únicos cursos de pós-graduação que obtiveram o conceito máximo na avaliação da CAPES. - O diferencial do nosso curso é, acima de tudo, o fato de os professores levarem para a sala de aula as pesquisas em andamento. Não há distanciamento entre os dois. O aluno é colocado na crista da onda da discussão historiográfica. O interesse pelo assunto acaba se tornando de ambos e daí surgem as novas idéias. As chances de descoberta são maiores do que o estudo de uma história cristalizada", analisa Márcia Motta.
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OBJETIVOS DO CURSO |
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Formar profissionais qualificados na área de História, em sentido amplo, sem distinções entre professores e pesquisadores. A Licenciatura visa a dar ao aluno uma formação didático-pedagógica capaz de prepará-lo para a prática docente. O Bacharelado volta-se para o aprofundamento das áreas de conhecimento; o aluno do bacharelado confecciona uma monografia ao final do curso, cujo objetivo é cumprir a primeira etapa da formação do pesquisador em História. Por meio do programa de iniciação científica UFF/CNPq, a partir do 3º semestre há possibilidade de estágio como auxiliar nas diversas áreas de atuação dos professores. | ||||||||||||||||||
TITULAÇÃO | ||||||||||||||||||
Bacharel em História; Licenciado em História | ||||||||||||||||||
DURAÇÃO | ||||||||||||||||||
Bacharelado:
Mínima de 7 e máxima de 14 semestres Licenciatura: Mínima de 8 e máxima de 14 semestres |
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O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
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Realiza pesquisa histórica em entidades públicas e privadas, tais como: museus, bibliotecas, arquivos e centros de pesquisa e documentação. Produz conhecimento científico por intermédio da análise apurada de contextos histórico-sociais presentes e pretéritos utilizando, para tanto, um variado elenco de fontes históricas. Contribui com uma reflexão crítica para a formação de cidadãos plenos e conscientes. | ||||||||||||||||||
ONDE ATUA |
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Em centros de pesquisa e educação, arquivos, empresas, sindicatos. Pode, também, atuar em serviços de difusão artística e cultural e em órgãos de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural e estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior. | ||||||||||||||||||
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
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Instituto
de Ciências Humanas e Filosofia |
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LINKS RELACIONADOS |
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Pós-graduação
em História - UFF Niterói |
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VESTIBULAR 2003 |
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