ENGENHARIA CIVIL

Construindo casas, pontes, estradas e cidadanias

A faculdade de Engenharia Civil da UFF tem duas características marcantes: a qualidade da formação na área de edificações, o que garante a aprovação dos recém-formados na maioria dos concursos públicos e processos de seleção particulares, e os projetos voltados paraa comunidade. O curso conjuga a visão mercadológica com uma forte vertente social, ressalta a coordenadora Chou Sin Hwa. "Todo projeto deve objetivar a melhoria da condição de vida da comunidade. Tudo o que construímos é para o bem-estar da população".

O professor Justino Artur Ferraz Vieira, com especialização em Estruturas, que se formou na UFF em 1970, chama a atenção para a diferença da engenharia de 30 anos atrás para os tempos atuais. "Quando me formei havia pleno emprego. O interessante era a extrema facilidade com que se encontravam engenheiros com experiência em grandes obras. Você pedia currículo e normalmente era de alguém que havia trabalhado na Transamazônica, na Ponte Rio-Niterói, no Aeroporto Internacional do Galeão. Todos tinham experiência em grandes obras. O difícil era achar gente com prática em construções pequenas e que nem por isso são mais fáceis. Isso acabou junto com o chamado 'milagre econômico'. Hoje, existe exatamente a situação oposta".

Três décadas se passaram e o panorama do engenheiro modificou-se bastante. Grandes obras são cada vez mais raras e o campo da construção civil dá mostras de saturação. A coordenadora Chou Sin Hwa destaca a diversidade de conhecimentos na graduação, como saída para a instabilidade do setor.

- Pedem um levantamento topográfico? Nosso aluno faz. Projeto de cálculo estrutural? Ele também faz. Fiscalizam obras. Muitos atuam como autônomos.

Eles não estão restritos a uma empresa. Em certos casos, até se juntam para abrir sua própria firma. Por isso é que eu digo, mesmo que não tenham um grande mercado à espera, eles vão criar o seu espaço", frisa a coordenadora.

O professor Protásio Castro, da pós-graduação em Engenharia Civil, mostra-se preocupado com o perfil do engenheiro recém-graduado. "Estamos formando o profissional técnico que interessa ao País ou o técnico que interessa ao mercado, sem compromisso com fatores sociais? Será que a soberania nacional se restringe à preservação do território?"

Protásio faz experiências com o aproveitamento de resíduos industriais, como plásticos, forjas, sobras de mármore e pneus, para a construção de habitações populares. Ele se queixa de que, na maioria das vezes, as fundações e empresas estrangeiras que financiam pesquisas de ponta não se interessam em apoiar projetos que não tenham aplicação comercial em escala internacional.

A Engenharia Civil conta com três laboratórios específicos, o de Mecânica dos Solos, Materiais de Construção e Estruturas. A biblioteca tem um acervo que, mesmo sem ser completo, corresponde às expectativas dos alunos. Nas seis versões do provão, o curso mereceu o conceito A em cinco delas. "Essas notas comprovam o excelente nível da graduação. O único B que tiramos teve uma greve no meio do caminho", diz a coordenadora.

O conteúdo do curso abrange também estradas e transportes, portos e hidrovias, geotecnia, construções prediais e industriais, pontes, estruturas de concreto armado e protendido, metálicas e em madeira, barragens, instalações prediais e industriais, saneamento básico, drenagem, irrigação, abastecimento d'água, segurança do trabalho e gerenciamento da qualidade total. O tempo mínimo da graduação é de 10 semestres, mas a maioria dos alunos faz em 12 semestres.

Texto integrante da Revista Acesso UFF
(parte integrante do Kit Vestibular UFF 2003)

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais capazes de aplicar o método científico à análise e solução de problemas; desenvolver pesquisas e projetos; supervisionar a execução de projetos; desenvolver atividades criadoras com senso crítico, acompanhando e promovendo continuamente o progresso científico e tecnológico na área de Engenharia Civil, visando ao bem-estar da Sociedade, procedendo com ética e responsabilidade.

O aluno do curso estudará, nos três primeiros períodos, matérias científicas básicas, como Matemática, Física, Química, Computação, Geometria Descritiva e Desenho, matérias específicas da Engenharia Civil e matérias de formação geral nas áreas de Administração, Economia, Direito e Meio Ambiente.

A maioria das aulas das matérias científicas básicas é ministrada nos diferentes institutos da Universidade (Instituto de Matemática, Instituto de Física, Instituto de Química), sendo que das matérias profissionais, a maioria das aulas é ministrada na Escola de Engenharia.

TITULAÇÃO
Engenheiro Civil
DURAÇÃO
Mínima de 8 e máxima de 18 semestres

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

Compete ao Engenheiro Civil estudar, planejar, projetar, especificar, orçar, supervisionar, operar e executar serviços e obras relacionadas à construção e manutenção de estradas, túneis, pontes e viadutos, portos e aeroportos, edifícios em geral, barragens, irrigação agrícola e sistemas de transporte.

ONDE ATUA

O profissional está habilitado a atuar em empresas de projeto e consultoria em construção civil, empresas públicas e privadas de saneamento básico, construção e manutenção de estradas, portos e aeroportos, bem como na área de pesquisa e no ensino de nível superior.

ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO

Escola de Engenharia
Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – 24210-240 – Niterói – RJ
Tel.: (21) 2620-7070 ramal 215 – Telefax: (21) 2717-4446 –
tgc@vm.uff.br
http://www.engenharia.uff.br

LINKS RELACIONADOS

Escola de Engenharia
Niterói
  

VESTIBULAR 2003

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas na 2ª Etapa Relação C/V Vest 2002
Niterói 52/ECIV 60 IN I (Redação, Matemática e Física) 7,88

Fluxograma das disciplinas do curso - formato PDF

volta

próximo