MATEMÁTICA (Niterói) |
||||||||||||||||||
OBJETIVOS DO CURSO |
||||||||||||||||||
Formar licenciados (professores de Matemática do ensino fundamental e médio) e bacharéis em Matemática; preparar profissionais para realizarem estudos de pós-graduação em Educação Matemática, Matemática Pura, Matemática Aplicada ou em áreas afins à Matemática. O Curso de Matemática, além das atividades obrigatórias, oferece ao aluno a oportunidade de participar, como bolsista, de projetos de Iniciação Científica, projetos específicos para Licenciatura e Monitoria de diversas disciplinas, complementando sua formação profissional. |
||||||||||||||||||
INSTALAÇÕES ESPECIAIS OFERECIDAS PELO INSTITUTO DE MATEMÁTICA | ||||||||||||||||||
O Instituto de Matemática conta com uma Biblioteca Setorial, uma Sala de Estudos, um Laboratório de Ensino de Geometria e uma Sala de Licenciatura. A Biblioteca Setorial, além do acervo, oferece espaço para estudo individual. O Laboratório de Matemática possui vinte computadores para o ensino de Cálculo e/ou Geometria Analítica. O Laboratório de Ensino de Geometria é utilizado pelos licenciandos na consolidação de seu próprio conhecimento de geometria elementar e na produção de material didático-pedagógico. | ||||||||||||||||||
TITULAÇÕES | ||||||||||||||||||
Bacharel em Matemática; Licenciado em Matemática | ||||||||||||||||||
DURAÇÃO | ||||||||||||||||||
Mínima de 6 e máxima de 14 semestres | ||||||||||||||||||
O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
||||||||||||||||||
Na Educação Matemática, desenvolve novas metodologias para o Ensino de Matemática nos níveis fundamental, médio e superior; materiais didáticos, visando à interação da Matemática com as outras ciências, a realidade e o cotidiano do educando. Na Matemática Pura, trabalha com conceitos matemáticos abstratos e atua em questões relativas ao avanço do conhecimento matemático. Na Matemática Aplicada, desenvolve o conhecimento matemático para aplicá-lo na resolução de problemas e na realização de pesquisas em áreas das ciências físicas, biológicas e sociais. |
||||||||||||||||||
ONDE ATUA |
||||||||||||||||||
Nas instituições de ensino fundamental e médio, Universidades (formação de engenheiros, físicos, químicos, biólogos, economistas, administradores de empresas, atuários, farmacêuticos etc.), institutos de pesquisas científicas, empresas de processamento de dados. Em função da expansão do mercado de software e de várias atividades, nos quais os conhecimentos e modelos matemáticos são aplicados, há uma tendência de crescimento da demanda no mercado de trabalho de profissionais com formação na área de Matemática. |
||||||||||||||||||
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||
LINKS RELACIONADOS |
||||||||||||||||||
CEG
- Centro de Estudos Gerais
IMPA Niterói |
||||||||||||||||||
VESTIBULAR 2002 |
||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||
|