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9.2 CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO Concepções de língua e metodologias de ensino. A língua
como prática social. Discurso e ideologia. Questões identitárias e
educação linguística em língua inglesa. Multiculturalismo e globalização.
Questões de multiletramentos e letramentos críticos. Estratégias de
leitura. Gêneros discursivos e ensino de leitura. O trabalho com textos
multimodais/multissemióticos. O ensino de inglês no contexto da escola
pública brasileira. A pesquisa da/na sala de aula: prática reflexiva,
prática exploratória e pesquisa-ação. Questões de conhecimento
linguístico/sistêmico: morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
Questões de linguística textual: coesão e coerência, referência endofórica
(anafórica e catafórica) e exofórica, substituição e elipse. Novas
tecnologias da informação e da comunicação.
9.3 SUGESTÕES
BIBLOGRÁFICAS
ALMEIDA, R. L. T. de. The teaching of English as a
foreign language in the context of Brazilian regular schools: a
retrospective and prospective view of policies and practices. Rev. bras.
linguist. apl., June 2012, vol.12, no.2, p.331-348. ISSN 1984-6398
ANDRÉ, M. (org) (2002). O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos
Professores. 2 ed. Campinas: Papirus. BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV)
(1929/1997). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
CORACINI, M. J. R. F. (org) (2002). O Jogo Discursivo da Sala de Aula de
Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. 2ª ed. Campinas: Pontes.
FAIRCLOUGH, N. (1992). Discourse and social change. Cambridge: Polity
Press. GEE. J. P. (2008). Social Linguistics and Literacies. New York:
Routledge. GEE, J.P.; HAYES, E.R. (2011). Language and Learning in
Digital Age. New York: Routledge. KLEIMAN, A. B. (org). (1995). Os
significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras.
KUMARAVADIVELU, B. (2003). Beyond Methods: Macrostrategies for Language
Teaching. New Haven & London: Yale University Press. LANKSHEAR, C.;
KNOBEL, M. (Eds.) A New Literacies Sampler. Nova Iorque: Peter Lang.
MOITA-LOPES, L. P.(org). (2006). Por uma linguística aplicada
indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. PENNYCOOK, A. (2007)
Global Englishes and Transcultural Flows. Nova Iorque: Routledge.
_______________. (2010) Language as a local practice. Nova Iorque:
Routledge. QUIRK, R. et al. (1985). A Comprehensive Grammar of the
English Language. London: Longman. SZUNDY, P.T.C. et al (orgs). (2011).
Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no
contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores. TILIO, R. Atividades de
leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o
panorama atual. Rev. bras. linguist. apl., 2012, vol.12, no.4, p.997-1025.
ISSN 1984-6398 ZILBERMAN. R. & SILVA., E.T. (orgs). (2002). Leitura.
Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática. |
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A
COSEAC (Coordenação de Seleção Acadêmica), vinculada à
PROGRAD
- Pró-Reitoria de Graduação, é o órgão
responsável pela organização, planejamento e execução de
concursos públicos, de processos seletivos e dos
concursos de seleção para ingresso nos cursos de graduação
da Universidade Federal Fluminense.
Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São
Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-350
Telefones: (21) 2629-2805/2629-2806
Atendimento: Segunda a Sexta, das 9 às 18 horas |
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