Tanto quanto possível, serão evitadas as questões de memorização. Serão usadas aplicações numéricas sempre quando fundamentais para a interpretação física dos fenômenos.
PROGRAMA
Parte I - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS.
- Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis e sua natureza escalar ou vetorial: operações sobre essas grandezas.
- Medidas dessas grandezas e suas limitações: ordens de grandeza; algarismos significativos.
- Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional.
- Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
- Dimensões das grandezas físicas: análise dimensional.
Parte II - MECÂNICA DA PARTÍCULA.
- Conceito de partícula.
- Cinemática escalar e vetorial.
- Conceitos de massa (aceitar-se-á a identidade entre massa inercial e massa gravitacional) e de forças.
- Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula; composição de forças.
- Leis de Newton: conservação do momento linear, reconhecendo seu caráter vetorial; colisões unidimensionais.
- Interação Gravitacional: lei de força; queda dos corpos e movimento dos projéteis em um campo gravitacional uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em órbitas circulares.
- Trabalho de uma força constante.
- Energia cinética: teorema do trabalho-energia-; conceito de força conservativa e energia potencial associada; aplicações no caso de forças elástica e gravitacional.
- Energia mecânica e sua conservação em sistemas onde só realizam trabalho as forças conservativas: potência de uma força.
Parte III - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS (SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES).
- Centro de massa de um sólido.
- Estática de sólido: momento de uma força; momento resultante; condições de equilíbrio de um corpo rígido.
- Massa específica: densidade.
- Conceito de pressão.
- Líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin; Princípios de Pascal e de Arquimedes.
- Equilíbrio dos corpos flutuantes.
- Estática dos gases perfeitos: processos quasiestáticos ou reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico); equação de estado dos gases perfeitos.
- Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
- Equilíbrios térmicos e lei zero da Termodinâmica: conceito macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
- Dilatação térmica dos líquidos e sólidos.
- Calor específico: calorimetria; mudanças de estados físicos; calor latente de mudanças de estado e influência da pressão na mudança de estado.
- Transformação de energia mecânica em energia térmica pelas forças de atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
- Princípio geral da conservação de energia: 1º Princípio da Termodinâmica; calor e trabalhos envolvidos nos processos termodinâmicos; energia interna de um gás perfeito; análise energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e adiabático.
Parte IV - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA.
-
Onda: conceito; classificação quanto à natureza e quanto à vibração.
- Propagação de uma onda periódica num meio não dispersivo: elemento da onda e equação fundamental.
- Propagação de um pulso em um meio não dispersivo unidimensional: reflexão, refração e superposição.
- Princípio da superposição: aplicações com ondas senoidais; ondas estacionárias.
- Ondas em mais dimensões: ondas na superfície de um líquido; aplicações simples com ondas sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
- Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz monocromática; velocidade de propagação; índice de refração de um meio.
- Óptica geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes delgadas (aproximadamente de Gauss).
- Instrumentos ópticos simples: lupa, luneta, microscópio e telescópio; óptica do olho humano.
Parte V - ELETRICIDADE E MAGNETISMO.
- Constituição da matéria: elétron, próton e nêutron.
- Condutores e isolantes.
- Processo de eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e potencial elétrico: conceitos fundamentais.
- Campo e potencial associados a uma carga puntiforme: Princípio da Superposição.
- Campo uniforme: superfícies eqüipotenciais de um campo uniforme; diferença de potencial entre dois pontos do campo; movimento de uma carga em um campo uniforme.
- Geradores: corrente elétrica; resistores lineares; lei de Ohm; associações de resistores em série e em paralelo; energia e potência; efeito Joule; lei de Joule.
- Circuitos elementares: amperímetro e voltímetro ideais.
- Forças magnéticas sobre uma carga pontual: campo magnético; campo magnético de um ímã; campo terrestre e bússola.
QUÍMICA
ORIENTAÇÃO GERAL
A Química é hoje, reconhecidamente, uma ciência de apoio em diversas áreas de conhecimento. Sendo assim, o domínio de seus princípios básicos é de fundamental importância não só para aqueles que vão buscar formação na área específica de química, mas também para uma variada gama de profissionais. Os estudantes deverão conhecer a linguagem e notação química e saber interpretar os fenômenos químicos qualitativa e quantitativamente. Serão usados cálculos numéricos sempre quando fundamentais para a interpretação de fenômenos, ou para aplicação dos princípios químicos aos fatos cotidianos.
PROGRAMA
Parte I - ESTRUTURA DA MATÉRIA.
- Aspectos macroscópicos; substâncias puras simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas; processos mecânicos de separação; processos de separação de misturas.
- Teoria Atômico-molecular: evolução do conceito atômico; modelo de Rutherford-Bohr; número atômico e número de massa; elemento químico; isotopia e isobaria; configuração eletrônica; massas atômicas e massas moleculares; átomo-grama e molécula-grama; número de Avogadro.
- Classificação Periódica dos Elementos: princípios de ordenação; períodos, grupos e subgrupos; propriedades periódicas dos elementos (raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade e eletronegatividade).
- Ligações Químicas: ligações iônicas e covalentes; ligações inter e intramoleculares; propriedades dos compostos iônicos e covalentes; fórmulas molecular, mínima, estrutural e eletrônica; número de oxidação.
- Funções Químicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de ácidos, bases, sais e óxidos; teorias ácido-base.
- Estados da matéria: sólidos, líquidos e gases; ligações entre as moléculas dos sólidos, líquidos e gases; gases ideais; relação entre pressão, volume e temperatura (Kelvin); princípio de Avogadro; volume molar.
- Soluções: conceitos (soluto, solvente, coeficiente de solubilidade, solução saturada e insaturada); concentração, diluição e mistura de soluções; unidades de concentração.
Parte II - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.
- Combinações Químicas: reação química; equação química; classificação das reações químicas; ajuste dos coeficientes.
- Leis das Combinações Químicas: leis ponderais; leis volumétricas; equivalente-grama; cálculo estequiométrico; balanceamento das equações químicas.
- Efeitos Energéticos nas Reações Químicas: calores de reação, de formação, de combustão e de decomposição; entalpia; energia de ligação; lei de Hess.
- Noções de Cinética Química: energia de ativação; velocidade de reação; lei da Ação das Massas; catalisadores.
- Equilíbrio Químico: constante de equilíbrio em sistemas homogêneos e heterogêneos; deslocamento do equilíbrio - princípio de Le Chatelier; equilíbrio iônico (efeito do íon comum; produto iônico da água; pH, pOH e solução tampão); produto de solubilidade.
- Eletroquímica: reações de oxi-redução; espontaneidade; células eletroquímicas e eletrolíticas; estudo qualitativo e quantitativo da eletrólise.
- Radioatividade: leis da desintegração radioativa; radioatividade natural e artificial; fissão e fusão nucleares; uso de radioisótopos.
Parte III - QUÍMICA ORGÂNICA.
- Características gerais: átomo de carbono; cadeias carbônicas; funções orgânicas (hidrocarbonetos, haletos orgânicos e grupamentos funcionais para os compostos mono-funcionais saturados: álcoois, fenóis, cetonas, éteres, ésteres, ácidos carboxílicos, sais carboxilados, aldeídos, aminas e amidas); tipos de fórmulas (molecular, estrutural e espacial); nomenclatura oficial (regras IUPAC) dos compostos acima mencionados e de radicais monovalentes; tipos de ligação (sigma e pi); tipos de reação (adição, substituição e eliminação); acidez e basicidade (álcool, fenol, ácido carboxílico, amina e amida).
- Isomeria: isomeria plana (cadeia, posição, função e metameria); isomeria espacial (geométrica e óptica de substâncias com 1 carbono assimétrico).
- Reações orgânicas: mecanismos; tipos de cisão, reagentes eletrofílicos, nucleofílicos e radicais livres; classificação das reações segundo a atuação desses reagentes; reações de adição de H2, HX, H2O e X2 a alcenos e alcinos; reações de adição de HCN e RMgX a aldeídos e cetonas; reações de substituição de derivados halogenados e ácidos carboxílicos e seus derivados; reações de X2, RX e HNO3 com benzeno e tolueno; reações de eliminação de álcoois e derivados halogenados; reações de oxidação de hidrocarbonetos insaturados e álcoois (Obs.: X = halogênios e R = radical orgânico).
- Produtos Naturais: características estruturais; uso e importância de glicídios, lipídios saponificáveis, aminoácidos, peptídios, proteínas e ácidos nucleicos.
- Química do Petróleo: origens; tipos, obtenção e uso dos principais derivados; reações de craqueamento; octanagem da gasolina.
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de matemática envolverão idéias, métodos e técnicas desenvolvidos no aprendizado da disciplina, num contexto que seja lógico, indutivo e analógico, demonstrando o potencial criativo e a imaginação do candidato, sempre em nível adequado aos conhecimentos adquiridos nos 1º e 2º graus. Serão evitados a memorização e os cálculos e priorizadas as questões que desenvolvam as capacidades de interpretação, análise e dedução.
PROGRAMA
Parte I - ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE.
- Noções de Lógica.
- Noção intuitiva de Conjuntos: operações com conjuntos.
- Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais (propriedades, operações, ordem, valor absoluto); complexos (formas trigonométrica e algébrica, representação e operações).
- Funções: gráficos e operações; inversa de uma função; função do 1º grau, do 2º grau, módulo, exponencial e logarítmica.
- Equações e inequações.
- Sistemas de equações e inequações.
- Polinômios: relações entre coeficientes e raízes; teorema fundamental da Álgebra.
- Seqüências: noções; limite de uma seqüência; progressões aritméticas e geométricas.
- Juros: simples e compostos.
- Análise Combinatória: noções; binômio de Newton; probabilidade.
Parte II - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA.
- Geometria Plana: figuras planas (caracterização e propriedades); teorema de Tales; semelhança; relações métricas.
- Geometria Espacial: posições relativas entre pontos, retas e planos. Poliedros, sólidos de revolução (cilindros, cones e esferas) e troncos: conceito, semelhança e relações métricas; inscrição e circunscrição.
- Trigonometria: arcos e ângulos (medida, relações entre arcos); funções trigonométricas.
Parte III - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA NO PLANO E NO ESPAÇO.
- Os espaços vetoriais R2 e R3.
- Operações com vetores: adição; multiplicação de um vetor por um escalar real, entre dois vetores (produto escalar e vetorial) e entre três vetores (produto misto).
- Reta e cônicas no R2.
- Reta, plano e esfera no R3.
- Matrizes: operações; inversa de uma matriz; determinantes de matrizes 2x2 e 3x3.
- Transformações lineares simples do R2 e R3 .
- Sistemas de equações lineares em duas e três variáveis.
BIOLOGIA
ORIENTAÇÃO GERAL
Pretende-se verificar o atendimento dos seguintes requisitos básicos pelo estudante:
- conhecimento de terminologia, convenções e classificações e capacidade de utilização desses conhecimentos para a compreensão dos fenômenos biológicos:
visão global do mundo biológicos, seu funcionamento e aplicação desses conhecimentos na vida prática;
- capacidade de interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas, resolvendo problemas e analisando experimentos, aplicando os conhecimentos adquiridos.
PROGRAMA
Parte I - SERES VIVOS.
- Características gerais.
- Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas; características gerais dos principais grupos; vírus.
Parte II - CÉLULA.
- Célula procariota e eucariota: características diferenciais.
- Célula animal e vegetal: componentes morfológicos; principais funções das estruturas celulares.
- Componentes químicos: importância funcional das substâncias químicas para a manutenção da homeostase celular.
- Inter-relação das funções celulares: relação com a evolução das estruturas celulares.
- Núcleo interfásico: código genético.
- Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte III - TECIDOS.
- Conceito estrutural e funcional.
- Classificação dos tecidos animais: critérios.
- Principais características e funções dos tecidos animais e vegetais.
Parte IV - FUNÇÕES VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAIS.
- Características e funções dos sistemas: nutrição e digestão; respiração e trocas gasosas; circulação e transporte; excreção; proteção; sustentação; locomoção; respostas aos estímulos ambientais e o sistema de integração.
- Reprodução: sexuada e assexuada (principais exemplos); evolução nos principais grupos de animais e vegetais; gametogênese, fecundação e desenvolvimento embrionário; reprodução humana.
Parte V - GENÉTICA.
- Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
- Mendelismo e Neomendelismo.
- Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; "crossing over"; anomalias cromossômicas.
- Conceitos básicos de engenharia genética.
- Fontes de variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
- Genética de populações.
Parte VI - EVOLUÇÃO.
- Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
- Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural.
- Evidências de evolução.
- Evolução dos vertebrados e dos vegetais.
Parte VII - ECOLOGIA.
- Fluxo de energia e matéria na biosfera.
- Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades.
- Ciclos biogeoquímicos.
- Sucessão ecológica e grandes biomas.
- Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza.
Parte VIII - SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO.
- Conceito e princípios básicos de saúde, higiene e saneamento.
- Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil.
- Defesas do organismo: imunização.
HISTÓRIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O estudo da História nos dias de hoje visa fornecer informações aos estudantes que lhes permitam identificar a História como um processo de construção humana, no qual o conjunto de transformações sociais, que se dão ao longo do tempo, são o produto da ação de grupos sociais e não de indivíduos isolados. Assim, deve-se dimensionar a totalidade do processo histórico, articulando os níveis econômico, social, político e ideológico.
O processo de aprendizagem deve estimular a capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento, através da interpretação de textos e documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar no contemporâneo a base de problematização do passado, estabelecendo a correlação entre o passado e o presente históricos. Também é de vital importância a capacidade de elaborar uma visão articulada entre a História Geral e a História do Brasil.
PROGRAMA
Parte I - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA (SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII).
-
Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas e a crise do século XVI.
- Estado Moderno e Absolutismo: caracterização geral.
- Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e o antigo sistema colonial.
- Colonização européia na América: colonizações espanhola, inglesa e francesa.
- Brasil-Colônia: a economia (a grande lavoura, as atividades extrativas, a pecuária); a sociedade (a escravidão negra, a escravidão indígena, o homem livre pobre); a ação da Igreja (a catequese, as missões jesuíticas, o Santo Ofício); a ação político-administrativa (capitanias, governo-geral, municípios); a expansão territorial e a fixação dos limites.
- As manifestações culturais: Humanismo e Renascimento; a crítica do pensamento medieval; as Reformas Religiosas do século XVI; a Revolução Científica do século XVII; a "Ilustração".
Parte II - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1760/80 A 1870/80).
- Transformações econômicas: a Revolução Industrial inglesa e suas pré-condições; a crítica do Mercantilismo; a Fisiocracia e o Liberalismo; o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da França e da Alemanha).
- Revoluções liberais: a crítica do Absolutismo e a crise do Antigo Regime; a independência das treze colônias; a Revolução Francesa (suas diversas visões).
- Restauração e revolução: liberalismo e nacionalismo; os movimentos revolucionários de 1820, 1830 e 1848.
- Realismo e Nacionalismo: de 1850 a 1870; as Unificações.
- Crise do antigo Sistema Colonial Ibérico: o processo de independência da América Espanhola; os exemplos do Prata, da Nova Espanha e do Peru; o processo de independência do Brasil: o contexto sócio-cultural e as conjurações do século XVIII; a Corte Portuguesa no Brasil ( o Reino Unido e a Revolução Republicana de 1817); a Revolução Liberal do Porto (1820) e a Independência do Brasil.
- América após a Independência: a economia latino-americana e a sua inserção no quadro internacional; a Hispano- América (o Caudilhismo e a formação dos Estados Nacionais); os EUA (a formação da economia capitalista, a expansão territorial e a Guerra de Secessão).
- Brasil - da Independência ao apogeu do Sistema Monárquico: o Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a crise regencial; a consolidação da monarquia e a unidade territorial; o Ato Adicional de 1834; a economia primário-exportadora e escravista e suas "modernizações"; o quadro cultural; as relações internacionais; a Inglaterra e as questões platinas.
Parte III - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1870/80 A 1939/45).
- Auge da hegemonia européia e a expansão norte americana: as transformações econômicas; a concentração capitalista; a expansão imperialista; a dominação da América Latina e da Ásia; a partilha da África.
- Apogeu liberal: a democracia liberal (principais idéias e instituições); a crítica ao liberalismo (o anarquismo, o socialismo e a doutrina social da Igreja); as relações internacionais: o equilíbrio europeu e sistemas de alianças.
- Brasil - da Crise Monárquica à República Oligárquica (1870/1930): as transformações econômicas (o declínio da escravidão e a expansão de trabalho livre, o setor exportador, a política financeira e o setor industrial); a crise da monarquia (o predomínio oligárquico e o coronelismo, a Constituição de 1891); o quadro cultural; a política externa.
- Crise da sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações internacionais; a revolução de 1917; os movimentos e regimes fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande Depressão".
- Hispano-América: a crise do Estado oligárquico, os exemplos do México e da Argentina.
- Brasil - da crise da República Oligárquica ao Autoritarismo Varguista (1930/1945): a crise dos anos vinte e a Reforma Constitucional de 1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e a Constituição de 1934; o impacto da "Grande Depressão" no setor exportador e a política de industrialização; a implantação e a desagregação do Estado Autoritário (o Estado Novo e a Constituição de 1937); a política externa; o quadro cultural e as políticas educacionais.
Parte IV - O MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS SOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945).
- Crise da hegemonia européia: a "guerra-fria " e a "bipolarização"; a reconstrução da Europa Ocidental; os organismos internacionais.
- Sociedades capitalistas contemporâneas: EUA, Europa Ocidental e Japão.
- Construção e crise do Socialismo: URSS, China e Europa Oriental.
- O novo equilíbrio nas relações internacionais: as relações Norte-Sul e a questão do desenvolvimento sustentável.
- Sociedades afro-asiáticas contemporâneas: descolonização e neocolonialismo; as crises do Oriente Médio; a questão islâmica; o apartheid.
- Hispano-América: a economia latino-americana e as transformações no capitalismo internacional; o Populismo e Autoritarismo (problemas da transição democrática); a experiência chilena; as revoluções de Cuba e da Nicarágua.
- Brasil - da República Populista ao autoritarismo dos Governos Militares: a redemocratização e a Constituição de 1946; as alternativas políticas e econômicas da República Populista; o movimento de março/abril de 1964 e o autoritarismo modernizador dos Governos Militares; a Constituição de 1967 e suas emendas; a legislação autoritária, a resistência e a repressão; a distensão, a abertura e a "transição democrática"; a política externa; o quadro cultural; as políticas educacionais.
- Brasil - dos Governos Militares aos tempos atuais: a "Nova República" e a Constituição de 1988
GEOGRAFIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O programa de Geografia busca solicitar dos candidatos ao ensino superior o nível básico que envolve a reflexão do conteúdo da disciplina, mantendo coerência com o respectivo conteúdo ministrado a nível do 2º grau e diz respeito aos seguintes objetivos:
- reconhecer que o espaço geográfico é, simultaneamente, uma manifestação e um condicionamento das relações sociais que se expressam no processo de organização do território;
- analisar as relações entre sociedade e natureza em sua dimensão espaço-temporal;
- localizar os fenômenos naturais, econômicos, políticos e culturais, visando uma explicação integrada da complexidade do espaço geográfico;
- interpretar as diversas formas de representação dos fenômenos geográficos, enfatizando a relação entre as diferentes escalas de análise; e
- avaliar as formas de apropriação e ordenação do território pela sociedade e pelo Estado.
PROGRAMA
Parte I - ESPAÇO DA NATUREZA.
- As inter-relações entre os diferentes componentes do quadro natural: principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese e evolução); grandes conjuntos clímato-botânicos; águas oceânicas e continentais e sua importância econômica.
- Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico; sensibilidade do meio ambiente à ação do homem e estratégias para seu uso e conservação.
Parte II - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.
- A transformação do espaço mundial: o espaço do capitalismo industrial; as disputas interimperialistas e a divisão internacional do trabalho; a transformação do espaço socialista e a formação dos grandes blocos de poder; a ação do Estado na economia e na sociedade dos países contemporâneos.
- A geopolítica mundial: noções gerais; caracteriza-ção geral dos sistemas político-econômicos contemporâneos e sua áreas de influência e disputa; o papel das grandes organizações político-econômicas internacionais; os conflitos geopolíticos recentes, suas inter-relações e especificidades; os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades.
- O espaço das contradições sócio-econômicas: o papel da acumulação de capital e do Estado como agentes estruturadores do espaço.
- Industrialização e acumulação: da produção manufatureira aos grandes complexos industriais modernos; processo de industrialização e repercussões na organização da economia e da sociedade; fatores responsáveis pela localização industrial; concentração espacial e concentração financeira da economia industrial.
- Urbanização e estrutura interna das cidades: metropolização e problemas urbanos; papel do setor de serviços; relação entre a indústria e a agricultura.
- Espaço agrícola: diferentes formas de organização da produção agrícola; importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário.
- Ação do Estado: planejamento sócio-econômico e intervenção no espaço;
- Especificidades nos mundos capitalista e socialista.
- População: fatores condicionantes dos movi-mentos migratórios internos e internacionais; estrutura da população; crescimento demográfico (variações no tempo e no espaço); teorias demográficas.
- Processo desenvolvimento/subdesenvolvimento: indicadores; origens; divisão internacional do trabalho.
- Grandes conjuntos sócio-econômicos do mundo atual: questões regionais.
Parte III - ESPAÇO BRASILEIRO.
- Integração ao processo de internacionalização da economia: industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades sociais; fatores responsáveis pela localização das indústrias; concentração espacial e financeira da economia industrial; processo de industrialização e repercussões na organização do espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e políticas de conservação).
- Industrialização, urbanização e marginalização (um processo combinado): redes urbanas e processo de metropolização; estrutura interna das cidades brasileiras e problemas urbanos; poluição ambiental das grandes cidades.
- Transporte e organização do espaço: conexão entre locais de produção e de consumo, entre locais de moradia e de trabalho; papel do setor dos serviços na urbanização e sua importância na absorção de mão-de-obra.
- Relações entre indústria e agricultura: diferentes formas de organização da produção agrícola; importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário; objetivos da produção agrícola; desenvolvimento das relações de produção capitalista no campo e suas conseqüências; evolução da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo; dinâmica das fronteiras agrícolas.
- Crescimento populacional e políticas demográficas: processo de ocupação do território e distribuição da população; movimentos migratórios (reflexos espaciais e sociais).
- Ação do Estado e o planejamento sócio-econômico: instituições, medidas e políticas de intervenção no campo.
- Reprodução da dependência em nível nacional: divisão regional do trabalho; relações inter e intra-regionais; questões regionais.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
O candidato que optar pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo realizará, na segunda etapa do vestibular, Prova de Expressão Plástica. Esta avaliação não se constitui em teste de "conhecimentos". Ao invés de aferir noções adquiridas, a prova de Expressão Plástica tem como objetivo avaliar aptidões e detectar capacidades potenciais dos candidatos.
Considerando que a atividade profissional do arquiteto e urbanista envolve, na verdade, a articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se configuram a partir da criação de uma forma plástica, é imprescindível que o candidato ao Curso de Arquitetura e Urbanismo seja capaz de manipular os elementos constitu-tivos das formas planas e volumétricas com sensibilidade e inventividade.
PROGRAMA
Parte I - PERCEPÇÃO VISUAL E CAPACIDADE DE OB-SERVAÇÃO DE FORMAS E VOLUMES, SUAS DIMENSÕES APARENTES E PROPORÇÕES.
Será avaliada a capacidade do candidato de reproduzir as relações entre as formas, percebendo as variações de luz, proporção, textura, cor, etc., através da observação de modelos.
Parte II - EXPRESSÃO GRÁFICA
Serão avaliadas as características de seu desenho, no que se refere à manipulação de recursos gráficos para obtenção de determinados resultados expressivos.
Parte III - CONJUGAÇÃO DE FORMAS PLANAS E VOLUMÉ-TRICAS CRIANDO COMPOSIÇÕES
Será aferida a intuição de equilíbrio visual e a capacidade de estabelecer relações harmônicas entre superfícies e volumes.
Parte IV - CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Será avaliada a capacidade de gerar soluções inova-doras no tratamento dos espaços, seja utilizando recursos gráficos ou outros procedimentos.
Parte V - VISÃO ESPACIAL
O candidato deverá possuir compreensão espacial que permita a concepção e manipulação de estruturas tridimensionais.
Parte VI - CONFIGURAÇÃO PLÁSTICA DE ASPECTOS CONCEITUAIS
O candidato deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais, sociais, econômicos, etc., filtrados pela experiência pessoal, em uma realização plástica coerente.
Material Necessário:
-
lápis ou lapiseira com grafite macio (por exemplo: de 2B a 6B)
- borracha macia
- apontador ou similar
Observação: O papel será fornecido pela Instituição.
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Atendimento ao Candidato:
Tel/Fax :(21)2629-9489 /(21)2629-9490/2629-9488 ou pelo nosso e-mail.
Data da última atualização : 04/08/1997