VESTIBULAR UFF/1998

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

    REDAÇÃO

    A Prova de redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca Examinadora.
    A prova de Redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca.
    Na execução da prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:
      Inter-relacionar idéias e argumentar;
      Expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas e bem articuladas;
      Servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da língua portuguesa.

    LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    O domínio da língua e o convívio com o texto literário constituem o embasamento indispensável à formação integral da personalidade, à cultura geral e a um melhor grau de atuação do indivíduo no campo profissional por ele escolhido.
    Espera-se, portanto, que o candidato através deste programa possa:
      - reconhecer no idioma nacional elemento de produção, conservação e transmissão de cultura brasileira;
      - inferir que, sob as variações pelas quais uma língua se manifesta concretamente, há uma estrutura comum que permite a intercompreensão de todos os falantes;
      - reconhecer que há uma valorização social da modalidade culta da língua, isto é, aquela empregada nas situações formais de comunicação;
      - identificar os padrões de desempenho verbal que caracterizam a modalidade culta do idioma;
      - utilizar-se do idioma com propriedade, clareza, fluência e expressividade;
      - classificar, descrever e relacionar adequadamente as formas lingüísticas;
      - ler e interpretar textos;
      - reconhecer a Literatura como uma linguagem de características formais específicas, que tem como matéria-prima o idioma, em sua potencialidade expressiva;
      - relacionar o fenômeno literário brasileiro com os quadros da cultura nacional e internacional; e
      - ampliar seu horizonte cultural e sua experiência vital pelo desenvolvimento do hábito da leitura e pelo aprofundamento dos conhecimentos lingüísticos e literários.

    O tratamento a ser dado às unidades dos programas pressupõe o que acabamos de expor. Na execução da prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:
      - Inter-relacionar idéias e argumentar;
      - Exprimir-se com vocabulário apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas e bem articuladas;
      - Servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da língua portuguesa.

    PROGRAMA

    Parte I - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

    • Leitura e análise de texto.
    • Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e dissertação.

    Parte II -LÍNGUA PORTUGUESA.

    • Língua Falada e Escrita; uso informal e formal da língua; o nível culto da linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente.
    • Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras; flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto; coordenação e subordinação; regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação.
    • Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem.
    • Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação; figuras de linguagem.

    Parte III - LITERATURA BRASILEIRA.

    • Teoria da Literatura: criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros literários.
    • Processo Literário Brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária cultos ou populares e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais.
    • Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
    • Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
    • Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.

    LÍNGUA ESTRANGEIRA (Espanhol, Francês ou Inglês)

    ORIENTAÇÃO GERAL

    As provas serão inteiramente redigidas na língua estrangeira. Para o caso de provas discursivas exigir-se-á que as respostas sejam dadas também na língua estrangeira.

    PROGRAMA

    As línguas Estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem função específica: são ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem, facilitando ao aluno universitário a compreensão de textos necessários a sua formação e o acesso a informações atualizadas.
    Espera-se do vestibulando o conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos, com conhecimento de estratégias (ex: compreensão do sentido global do texto, localização de determinada idéia no texto, palavras cognatas) verificados a partir de textos de padrão contemporâneo, em diferentes registros e provenientes de distintas fontes e níveis de dificuldades e selecionados a partir de critérios que privilegiem o texto autêntico, não traduzido nem adaptado.
    A prova exigirá do vestibulando o desenvolvimento de habilidades que mostrem uma competência de leitura em espanhol, francês ou inglês, tanto em nível de competência lingüística quanto em nível de competência discursiva, ou seja, reconhecendo os tipos de textos e suas intenções comunicativas.
    Em resumo, a prova de Língua Estrangeira trabalhará, fundamentalmente, os seguintes itens:
      - Compreensão de textos: textos de diversos tipos, de padrão contemporâneo, em diferentes registros e provenientes de diversas fontes e níveis de dificuldade, autênticos, não traduzidos nem adaptados.
      - Vocabulário fundamental.
      - Aspectos gramaticais básicos.
      - Estratégias de leitura: compreensão do sentido global do texto e localização de determinada idéia no texto.
      - Palavras cognatas.
      - Competência da leitura (lingüística e discursiva): reconhecimento de tipos de textos e suas intenções comunicativas.

    FÍSICA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    As questões de Física serão elaboradas dando ênfase à compreensão, análise e aplicação dos fenômenos físicos visando avaliar:
      - o domínio de conhecimentos fundamentais que permitam ao estudante entender os fenômenos físicos que ocorrem na natureza; - a preparação do estudante para desenvolver estudos mais aprofundados dos fenômenos físicos.
    Tanto quanto possível, serão evitadas as questões de memorização. Serão usadas aplicações numéricas sempre quando fundamentais para a interpretação física dos fenômenos.

    PROGRAMA

    Parte I - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS.

    • Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis e sua natureza escalar ou vetorial: operações sobre essas grandezas.
    • Medidas dessas grandezas e suas limitações: ordens de grandeza; algarismos significativos.
    • Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional.
    • Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
    • Dimensões das grandezas físicas: análise dimensional.

    Parte II - MECÂNICA DA PARTÍCULA.

    • Conceito de partícula.
    • Cinemática escalar e vetorial.
    • Conceitos de massa (aceitar-se-á a identidade entre massa inercial e massa gravitacional) e de forças.
    • Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula; composição de forças.
    • Leis de Newton: conservação do momento linear, reconhecendo seu caráter vetorial; colisões unidimensionais.
    • Interação Gravitacional: lei de força; queda dos corpos e movimento dos projéteis em um campo gravitacional uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em órbitas circulares.
    • Trabalho de uma força constante.
    • Energia cinética: teorema do trabalho-energia-; conceito de força conservativa e energia potencial associada; aplicações no caso de forças elástica e gravitacional.
    • Energia mecânica e sua conservação em sistemas onde só realizam trabalho as forças conservativas: potência de uma força.

    Parte III - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS (SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES).

    • Centro de massa de um sólido.
    • Estática de sólido: momento de uma força; momento resultante; condições de equilíbrio de um corpo rígido.
    • Massa específica: densidade.
    • Conceito de pressão.
    • Líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin; Princípios de Pascal e de Arquimedes.
    • Equilíbrio dos corpos flutuantes.
    • Estática dos gases perfeitos: processos quasiestáticos ou reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico); equação de estado dos gases perfeitos.
    • Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
    • Equilíbrios térmicos e lei zero da Termodinâmica: conceito macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
    • Dilatação térmica dos líquidos e sólidos.
    • Calor específico: calorimetria; mudanças de estados físicos; calor latente de mudanças de estado e influência da pressão na mudança de estado.
    • Transformação de energia mecânica em energia térmica pelas forças de atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
    • Princípio geral da conservação de energia: 1º Princípio da Termodinâmica; calor e trabalhos envolvidos nos processos termodinâmicos; energia interna de um gás perfeito; análise energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e adiabático.

    Parte IV - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA.

    • Onda: conceito; classificação quanto à natureza e quanto à vibração.
    • Propagação de uma onda periódica num meio não dispersivo: elemento da onda e equação fundamental.
    • Propagação de um pulso em um meio não dispersivo unidimensional: reflexão, refração e superposição.
    • Princípio da superposição: aplicações com ondas senoidais; ondas estacionárias.
    • Ondas em mais dimensões: ondas na superfície de um líquido; aplicações simples com ondas sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
    • Difração (abordagem qualitativa).
    • Modelo ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz monocromática; velocidade de propagação; índice de refração de um meio.
    • Óptica geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes delgadas (aproximadamente de Gauss).
    • Instrumentos ópticos simples: lupa, luneta, microscópio e telescópio; óptica do olho humano.

    Parte V - ELETRICIDADE E MAGNETISMO.

    • Constituição da matéria: elétron, próton e nêutron.
    • Condutores e isolantes.
    • Processo de eletrização e Lei de Coulomb.
    • Campo e potencial elétrico: conceitos fundamentais.
    • Campo e potencial associados a uma carga puntiforme: Princípio da Superposição.
    • Campo uniforme: superfícies eqüipotenciais de um campo uniforme; diferença de potencial entre dois pontos do campo; movimento de uma carga em um campo uniforme.
    • Geradores: corrente elétrica; resistores lineares; lei de Ohm; associações de resistores em série e em paralelo; energia e potência; efeito Joule; lei de Joule.
    • Circuitos elementares: amperímetro e voltímetro ideais.
    • Forças magnéticas sobre uma carga pontual: campo magnético; campo magnético de um ímã; campo terrestre e bússola.

    QUÍMICA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    A Química é hoje, reconhecidamente, uma ciência de apoio em diversas áreas de conhecimento. Sendo assim, o domínio de seus princípios básicos é de fundamental importância não só para aqueles que vão buscar formação na área específica de química, mas também para uma variada gama de profissionais. Os estudantes deverão conhecer a linguagem e notação química e saber interpretar os fenômenos químicos qualitativa e quantitativamente. Serão usados cálculos numéricos sempre quando fundamentais para a interpretação de fenômenos, ou para aplicação dos princípios químicos aos fatos cotidianos.

    PROGRAMA

    Parte I - ESTRUTURA DA MATÉRIA.

    • Aspectos macroscópicos; substâncias puras simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas; processos mecânicos de separação; processos de separação de misturas.
    • Teoria Atômico-molecular: evolução do conceito atômico; modelo de Rutherford-Bohr; número atômico e número de massa; elemento químico; isotopia e isobaria; configuração eletrônica; massas atômicas e massas moleculares; átomo-grama e molécula-grama; número de Avogadro.
    • Classificação Periódica dos Elementos: princípios de ordenação; períodos, grupos e subgrupos; propriedades periódicas dos elementos (raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade e eletronegatividade).
    • Ligações Químicas: ligações iônicas e covalentes; ligações inter e intramoleculares; propriedades dos compostos iônicos e covalentes; fórmulas molecular, mínima, estrutural e eletrônica; número de oxidação.
    • Funções Químicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de ácidos, bases, sais e óxidos; teorias ácido-base.
    • Estados da matéria: sólidos, líquidos e gases; ligações entre as moléculas dos sólidos, líquidos e gases; gases ideais; relação entre pressão, volume e temperatura (Kelvin); princípio de Avogadro; volume molar.
    • Soluções: conceitos (soluto, solvente, coeficiente de solubilidade, solução saturada e insaturada); concentração, diluição e mistura de soluções; unidades de concentração.

    Parte II - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.

    • Combinações Químicas: reação química; equação química; classificação das reações químicas; ajuste dos coeficientes.
    • Leis das Combinações Químicas: leis ponderais; leis volumétricas; equivalente-grama; cálculo estequiométrico; balanceamento das equações químicas.
    • Efeitos Energéticos nas Reações Químicas: calores de reação, de formação, de combustão e de decomposição; entalpia; energia de ligação; lei de Hess.
    • Noções de Cinética Química: energia de ativação; velocidade de reação; lei da Ação das Massas; catalisadores.
    • Equilíbrio Químico: constante de equilíbrio em sistemas homogêneos e heterogêneos; deslocamento do equilíbrio - princípio de Le Chatelier; equilíbrio iônico (efeito do íon comum; produto iônico da água; pH, pOH e solução tampão); produto de solubilidade.
    • Eletroquímica: reações de oxi-redução; espontaneidade; células eletroquímicas e eletrolíticas; estudo qualitativo e quantitativo da eletrólise.
    • Radioatividade: leis da desintegração radioativa; radioatividade natural e artificial; fissão e fusão nucleares; uso de radioisótopos.

    Parte III - QUÍMICA ORGÂNICA.

    • Características gerais: átomo de carbono; cadeias carbônicas; funções orgânicas (hidrocarbonetos, haletos orgânicos e grupamentos funcionais para os compostos mono-funcionais saturados: álcoois, fenóis, cetonas, éteres, ésteres, ácidos carboxílicos, sais carboxilados, aldeídos, aminas e amidas); tipos de fórmulas (molecular, estrutural e espacial); nomenclatura oficial (regras IUPAC) dos compostos acima mencionados e de radicais monovalentes; tipos de ligação (sigma e pi); tipos de reação (adição, substituição e eliminação); acidez e basicidade (álcool, fenol, ácido carboxílico, amina e amida).
    • Isomeria: isomeria plana (cadeia, posição, função e metameria); isomeria espacial (geométrica e óptica de substâncias com 1 carbono assimétrico).
    • Reações orgânicas: mecanismos; tipos de cisão, reagentes eletrofílicos, nucleofílicos e radicais livres; classificação das reações segundo a atuação desses reagentes; reações de adição de H2, HX, H2O e X2 a alcenos e alcinos; reações de adição de HCN e RMgX a aldeídos e cetonas; reações de substituição de derivados halogenados e ácidos carboxílicos e seus derivados; reações de X2, RX e HNO3 com benzeno e tolueno; reações de eliminação de álcoois e derivados halogenados; reações de oxidação de hidrocarbonetos insaturados e álcoois (Obs.: X = halogênios e R = radical orgânico).
    • Produtos Naturais: características estruturais; uso e importância de glicídios, lipídios saponificáveis, aminoácidos, peptídios, proteínas e ácidos nucleicos.
    • Química do Petróleo: origens; tipos, obtenção e uso dos principais derivados; reações de craqueamento; octanagem da gasolina.

    MATEMÁTICA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    As questões de matemática envolverão idéias, métodos e técnicas desenvolvidos no aprendizado da disciplina, num contexto que seja lógico, indutivo e analógico, demonstrando o potencial criativo e a imaginação do candidato, sempre em nível adequado aos conhecimentos adquiridos nos 1º e 2º graus. Serão evitados a memorização e os cálculos e priorizadas as questões que desenvolvam as capacidades de interpretação, análise e dedução.

    PROGRAMA

    Parte I - ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE.

    • Noções de Lógica.
    • Noção intuitiva de Conjuntos: operações com conjuntos.
    • Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais (propriedades, operações, ordem, valor absoluto); complexos (formas trigonométrica e algébrica, representação e operações).
    • Funções: gráficos e operações; inversa de uma função; função do 1º grau, do 2º grau, módulo, exponencial e logarítmica.
    • Equações e inequações.
    • Sistemas de equações e inequações.
    • Polinômios: relações entre coeficientes e raízes; teorema fundamental da Álgebra.
    • Seqüências: noções; limite de uma seqüência; progressões aritméticas e geométricas.
    • Juros: simples e compostos.
    • Análise Combinatória: noções; binômio de Newton; probabilidade.

    Parte II - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA.

    • Geometria Plana: figuras planas (caracterização e propriedades); teorema de Tales; semelhança; relações métricas.
    • Geometria Espacial: posições relativas entre pontos, retas e planos. Poliedros, sólidos de revolução (cilindros, cones e esferas) e troncos: conceito, semelhança e relações métricas; inscrição e circunscrição.
    • Trigonometria: arcos e ângulos (medida, relações entre arcos); funções trigonométricas.

    Parte III - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA NO PLANO E NO ESPAÇO.

    • Os espaços vetoriais R2 e R3.
    • Operações com vetores: adição; multiplicação de um vetor por um escalar real, entre dois vetores (produto escalar e vetorial) e entre três vetores (produto misto).
    • Reta e cônicas no R2.
    • Reta, plano e esfera no R3.
    • Matrizes: operações; inversa de uma matriz; determinantes de matrizes 2x2 e 3x3.
    • Transformações lineares simples do R2 e R3 .
    • Sistemas de equações lineares em duas e três variáveis.

    BIOLOGIA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    Pretende-se verificar o atendimento dos seguintes requisitos básicos pelo estudante:

      - conhecimento de terminologia, convenções e classificações e capacidade de utilização desses conhecimentos para a compreensão dos fenômenos biológicos: visão global do mundo biológicos, seu funcionamento e aplicação desses conhecimentos na vida prática;
      - capacidade de interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas, resolvendo problemas e analisando experimentos, aplicando os conhecimentos adquiridos.

    PROGRAMA

    Parte I - SERES VIVOS.

    • Características gerais.
    • Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas; características gerais dos principais grupos; vírus.

    Parte II - CÉLULA.

    • Célula procariota e eucariota: características diferenciais.
    • Célula animal e vegetal: componentes morfológicos; principais funções das estruturas celulares.
    • Componentes químicos: importância funcional das substâncias químicas para a manutenção da homeostase celular.
    • Inter-relação das funções celulares: relação com a evolução das estruturas celulares.
    • Núcleo interfásico: código genético.
    • Reprodução celular: mitose e meiose.

    Parte III - TECIDOS.

    • Conceito estrutural e funcional.
    • Classificação dos tecidos animais: critérios.
    • Principais características e funções dos tecidos animais e vegetais.

    Parte IV - FUNÇÕES VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAIS.

    • Características e funções dos sistemas: nutrição e digestão; respiração e trocas gasosas; circulação e transporte; excreção; proteção; sustentação; locomoção; respostas aos estímulos ambientais e o sistema de integração.
    • Reprodução: sexuada e assexuada (principais exemplos); evolução nos principais grupos de animais e vegetais; gametogênese, fecundação e desenvolvimento embrionário; reprodução humana.

    Parte V - GENÉTICA.

    • Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
    • Mendelismo e Neomendelismo.
    • Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; "crossing over"; anomalias cromossômicas.
    • Conceitos básicos de engenharia genética.
    • Fontes de variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
    • Genética de populações.

    Parte VI - EVOLUÇÃO.

    • Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
    • Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural.
    • Evidências de evolução.
    • Evolução dos vertebrados e dos vegetais.

    Parte VII - ECOLOGIA.

    • Fluxo de energia e matéria na biosfera.
    • Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades.
    • Ciclos biogeoquímicos.
    • Sucessão ecológica e grandes biomas.
    • Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza.

    Parte VIII - SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO.

    • Conceito e princípios básicos de saúde, higiene e saneamento.
    • Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no Brasil.
    • Defesas do organismo: imunização.

    HISTÓRIA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    O estudo da História nos dias de hoje visa fornecer informações aos estudantes que lhes permitam identificar a História como um processo de construção humana, no qual o conjunto de transformações sociais, que se dão ao longo do tempo, são o produto da ação de grupos sociais e não de indivíduos isolados. Assim, deve-se dimensionar a totalidade do processo histórico, articulando os níveis econômico, social, político e ideológico.
    O processo de aprendizagem deve estimular a capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento, através da interpretação de textos e documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar no contemporâneo a base de problematização do passado, estabelecendo a correlação entre o passado e o presente históricos. Também é de vital importância a capacidade de elaborar uma visão articulada entre a História Geral e a História do Brasil.

    PROGRAMA

    Parte I - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA (SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII).

    • Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas e a crise do século XVI.
    • Estado Moderno e Absolutismo: caracterização geral.
    • Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e o antigo sistema colonial.
    • Colonização européia na América: colonizações espanhola, inglesa e francesa.
    • Brasil-Colônia: a economia (a grande lavoura, as atividades extrativas, a pecuária); a sociedade (a escravidão negra, a escravidão indígena, o homem livre pobre); a ação da Igreja (a catequese, as missões jesuíticas, o Santo Ofício); a ação político-administrativa (capitanias, governo-geral, municípios); a expansão territorial e a fixação dos limites.
    • As manifestações culturais: Humanismo e Renascimento; a crítica do pensamento medieval; as Reformas Religiosas do século XVI; a Revolução Científica do século XVII; a "Ilustração".
    Parte II - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1760/80 A 1870/80).
    • Transformações econômicas: a Revolução Industrial inglesa e suas pré-condições; a crítica do Mercantilismo; a Fisiocracia e o Liberalismo; o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da França e da Alemanha).
    • Revoluções liberais: a crítica do Absolutismo e a crise do Antigo Regime; a independência das treze colônias; a Revolução Francesa (suas diversas visões).
    • Restauração e revolução: liberalismo e nacionalismo; os movimentos revolucionários de 1820, 1830 e 1848.
    • Realismo e Nacionalismo: de 1850 a 1870; as Unificações.
    • Crise do antigo Sistema Colonial Ibérico: o processo de independência da América Espanhola; os exemplos do Prata, da Nova Espanha e do Peru; o processo de independência do Brasil: o contexto sócio-cultural e as conjurações do século XVIII; a Corte Portuguesa no Brasil ( o Reino Unido e a Revolução Republicana de 1817); a Revolução Liberal do Porto (1820) e a Independência do Brasil.
    • América após a Independência: a economia latino-americana e a sua inserção no quadro internacional; a Hispano- América (o Caudilhismo e a formação dos Estados Nacionais); os EUA (a formação da economia capitalista, a expansão territorial e a Guerra de Secessão).
    • Brasil - da Independência ao apogeu do Sistema Monárquico: o Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a crise regencial; a consolidação da monarquia e a unidade territorial; o Ato Adicional de 1834; a economia primário-exportadora e escravista e suas "modernizações"; o quadro cultural; as relações internacionais; a Inglaterra e as questões platinas.
    Parte III - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1870/80 A 1939/45).
    • Auge da hegemonia européia e a expansão norte americana: as transformações econômicas; a concentração capitalista; a expansão imperialista; a dominação da América Latina e da Ásia; a partilha da África.
    • Apogeu liberal: a democracia liberal (principais idéias e instituições); a crítica ao liberalismo (o anarquismo, o socialismo e a doutrina social da Igreja); as relações internacionais: o equilíbrio europeu e sistemas de alianças.
    • Brasil - da Crise Monárquica à República Oligárquica (1870/1930): as transformações econômicas (o declínio da escravidão e a expansão de trabalho livre, o setor exportador, a política financeira e o setor industrial); a crise da monarquia (o predomínio oligárquico e o coronelismo, a Constituição de 1891); o quadro cultural; a política externa.
    • Crise da sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações internacionais; a revolução de 1917; os movimentos e regimes fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande Depressão".
    • Hispano-América: a crise do Estado oligárquico, os exemplos do México e da Argentina.
    • Brasil - da crise da República Oligárquica ao Autoritarismo Varguista (1930/1945): a crise dos anos vinte e a Reforma Constitucional de 1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e a Constituição de 1934; o impacto da "Grande Depressão" no setor exportador e a política de industrialização; a implantação e a desagregação do Estado Autoritário (o Estado Novo e a Constituição de 1937); a política externa; o quadro cultural e as políticas educacionais.

    Parte IV - O MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS SOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945).

    • Crise da hegemonia européia: a "guerra-fria " e a "bipolarização"; a reconstrução da Europa Ocidental; os organismos internacionais.
    • Sociedades capitalistas contemporâneas: EUA, Europa Ocidental e Japão.
    • Construção e crise do Socialismo: URSS, China e Europa Oriental.
    • O novo equilíbrio nas relações internacionais: as relações Norte-Sul e a questão do desenvolvimento sustentável.
    • Sociedades afro-asiáticas contemporâneas: descolonização e neocolonialismo; as crises do Oriente Médio; a questão islâmica; o apartheid.
    • Hispano-América: a economia latino-americana e as transformações no capitalismo internacional; o Populismo e Autoritarismo (problemas da transição democrática); a experiência chilena; as revoluções de Cuba e da Nicarágua.
    • Brasil - da República Populista ao autoritarismo dos Governos Militares: a redemocratização e a Constituição de 1946; as alternativas políticas e econômicas da República Populista; o movimento de março/abril de 1964 e o autoritarismo modernizador dos Governos Militares; a Constituição de 1967 e suas emendas; a legislação autoritária, a resistência e a repressão; a distensão, a abertura e a "transição democrática"; a política externa; o quadro cultural; as políticas educacionais.
    • Brasil - dos Governos Militares aos tempos atuais: a "Nova República" e a Constituição de 1988

    GEOGRAFIA

    ORIENTAÇÃO GERAL

    O programa de Geografia busca solicitar dos candidatos ao ensino superior o nível básico que envolve a reflexão do conteúdo da disciplina, mantendo coerência com o respectivo conteúdo ministrado a nível do 2º grau e diz respeito aos seguintes objetivos:
      - reconhecer que o espaço geográfico é, simultaneamente, uma manifestação e um condicionamento das relações sociais que se expressam no processo de organização do território;
      - analisar as relações entre sociedade e natureza em sua dimensão espaço-temporal;
      - localizar os fenômenos naturais, econômicos, políticos e culturais, visando uma explicação integrada da complexidade do espaço geográfico;
      - interpretar as diversas formas de representação dos fenômenos geográficos, enfatizando a relação entre as diferentes escalas de análise; e
      - avaliar as formas de apropriação e ordenação do território pela sociedade e pelo Estado.

    PROGRAMA

    Parte I - ESPAÇO DA NATUREZA.

    • As inter-relações entre os diferentes componentes do quadro natural: principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese e evolução); grandes conjuntos clímato-botânicos; águas oceânicas e continentais e sua importância econômica.
    • Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico; sensibilidade do meio ambiente à ação do homem e estratégias para seu uso e conservação.

    Parte II - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.

    • A transformação do espaço mundial: o espaço do capitalismo industrial; as disputas interimperialistas e a divisão internacional do trabalho; a transformação do espaço socialista e a formação dos grandes blocos de poder; a ação do Estado na economia e na sociedade dos países contemporâneos.
    • A geopolítica mundial: noções gerais; caracteriza-ção geral dos sistemas político-econômicos contemporâneos e sua áreas de influência e disputa; o papel das grandes organizações político-econômicas internacionais; os conflitos geopolíticos recentes, suas inter-relações e especificidades; os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades.
    • O espaço das contradições sócio-econômicas: o papel da acumulação de capital e do Estado como agentes estruturadores do espaço.
    • Industrialização e acumulação: da produção manufatureira aos grandes complexos industriais modernos; processo de industrialização e repercussões na organização da economia e da sociedade; fatores responsáveis pela localização industrial; concentração espacial e concentração financeira da economia industrial.
    • Urbanização e estrutura interna das cidades: metropolização e problemas urbanos; papel do setor de serviços; relação entre a indústria e a agricultura.
    • Espaço agrícola: diferentes formas de organização da produção agrícola; importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário.
    • Ação do Estado: planejamento sócio-econômico e intervenção no espaço;
    • Especificidades nos mundos capitalista e socialista.
    • População: fatores condicionantes dos movi-mentos migratórios internos e internacionais; estrutura da população; crescimento demográfico (variações no tempo e no espaço); teorias demográficas.
    • Processo desenvolvimento/subdesenvolvimento: indicadores; origens; divisão internacional do trabalho.
    • Grandes conjuntos sócio-econômicos do mundo atual: questões regionais.

    Parte III - ESPAÇO BRASILEIRO.

    • Integração ao processo de internacionalização da economia: industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades sociais; fatores responsáveis pela localização das indústrias; concentração espacial e financeira da economia industrial; processo de industrialização e repercussões na organização do espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e políticas de conservação).
    • Industrialização, urbanização e marginalização (um processo combinado): redes urbanas e processo de metropolização; estrutura interna das cidades brasileiras e problemas urbanos; poluição ambiental das grandes cidades.
    • Transporte e organização do espaço: conexão entre locais de produção e de consumo, entre locais de moradia e de trabalho; papel do setor dos serviços na urbanização e sua importância na absorção de mão-de-obra.
    • Relações entre indústria e agricultura: diferentes formas de organização da produção agrícola; importância do quadro natural na estruturação do espaço agrário; objetivos da produção agrícola; desenvolvimento das relações de produção capitalista no campo e suas conseqüências; evolução da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo; dinâmica das fronteiras agrícolas.
    • Crescimento populacional e políticas demográficas: processo de ocupação do território e distribuição da população; movimentos migratórios (reflexos espaciais e sociais).
    • Ação do Estado e o planejamento sócio-econômico: instituições, medidas e políticas de intervenção no campo.
    • Reprodução da dependência em nível nacional: divisão regional do trabalho; relações inter e intra-regionais; questões regionais.

    EXPRESSÃO PLÁSTICA

    ORIENTAÇÃO GERAL


    O candidato que optar pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo realizará, na segunda etapa do vestibular, Prova de Expressão Plástica. Esta avaliação não se constitui em teste de "conhecimentos". Ao invés de aferir noções adquiridas, a prova de Expressão Plástica tem como objetivo avaliar aptidões e detectar capacidades potenciais dos candidatos.
    Considerando que a atividade profissional do arquiteto e urbanista envolve, na verdade, a articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se configuram a partir da criação de uma forma plástica, é imprescindível que o candidato ao Curso de Arquitetura e Urbanismo seja capaz de manipular os elementos constitu-tivos das formas planas e volumétricas com sensibilidade e inventividade.

    PROGRAMA

    Parte I - PERCEPÇÃO VISUAL E CAPACIDADE DE OB-SERVAÇÃO DE FORMAS E VOLUMES, SUAS DIMENSÕES APARENTES E PROPORÇÕES.

      Será avaliada a capacidade do candidato de reproduzir as relações entre as formas, percebendo as variações de luz, proporção, textura, cor, etc., através da observação de modelos.

    Parte II - EXPRESSÃO GRÁFICA

      Serão avaliadas as características de seu desenho, no que se refere à manipulação de recursos gráficos para obtenção de determinados resultados expressivos.
    Parte III - CONJUGAÇÃO DE FORMAS PLANAS E VOLUMÉ-TRICAS CRIANDO COMPOSIÇÕES
      Será aferida a intuição de equilíbrio visual e a capacidade de estabelecer relações harmônicas entre superfícies e volumes.
    Parte IV - CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
      Será avaliada a capacidade de gerar soluções inova-doras no tratamento dos espaços, seja utilizando recursos gráficos ou outros procedimentos.
    Parte V - VISÃO ESPACIAL
      O candidato deverá possuir compreensão espacial que permita a concepção e manipulação de estruturas tridimensionais.
    Parte VI - CONFIGURAÇÃO PLÁSTICA DE ASPECTOS CONCEITUAIS
      O candidato deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais, sociais, econômicos, etc., filtrados pela experiência pessoal, em uma realização plástica coerente.
    Material Necessário:
    • lápis ou lapiseira com grafite macio (por exemplo: de 2B a 6B)
    • borracha macia
    • apontador ou similar
    Observação: O papel será fornecido pela Instituição.

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    Atendimento ao Candidato: Tel/Fax :(21)2629-9489 /(21)2629-9490/2629-9488 ou pelo nosso e-mail.

    Data da última atualização : 04/08/1997

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