VESTIBULAR UFF/1998
A UFF ontem e hoje


COMO COMEÇOU

1960 Criação da Universidade pela Lei no 3.848, de 18/12/60, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Constituiu-se de cinco faculdades federais já existentes em Niterói - Faculdade de Direito de Niterói, Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade Fluminense de Odontologia e Faculdade de Medicina Veterinária. A ela agregaram-se três estabelecimentos de ensino estaduais - Escola de Enfermagem, Escola Fluminense de Engenharia e Escola de Serviço Social - e duas particulares - Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Ciências Econômicas.
1961 Incorporação dos estabelecimentos a ela agregados e respectiva federalização, conforme Lei no 3.958, de 13/12/61.
1964 Doação à Universidade pela Prefeitura de Niterói, do Hospital Municipal Antônio Pedro, criado em 15/01/51, hoje Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), cuja diretriz maior é integrar o ensino e a pesquisa à assistência médico-hospitalar.
1965 Homologação do nome, Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Lei no 4.831, de 05/11/65.

A LOCALIZAÇÃO

A UFF está sediada em Niterói-RJ, às margens da Baía de Guanabara. Devido à maneira pela qual foi constituída, suas unidades se localizam em vários bairros da cidade e em quatro "campi" distintos, a saber: Campus do Valonguinho, do Gragoatá, da Praia Vermelha e do Centro de Ciências Médicas.
A Universidade ministra, também, cursos de graduação em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Santo Antônio de Pádua, atendendo às comunidades do interior fluminense.
As demais instalações estão em São Pedro da Aldeia onde está sediado o Núcleo Experimental de Iguaba Grande; este desenvolve atividades de salina experimental, estação meteorológica, bovinocultura, caprinocultura, minhocultura e apicultura, propicia atividades práticas aos alunos do curso de Medicina Veterinária, bem como oferece assistência técnica aos produtores rurais. Em Pinheiral e Bom Jesus do Itabapoana, situam-se, respectivamente, o Colégio Agrícola Nilo Peçanha e o Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges que oferecem curso Técnico em Agropecuária no nível de 2º grau. Em Cachoeiras de Macacu, o campus rural - Fazenda Escola da Faculdade de Veterinária – serve como suporte para o ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nas áreas de Zootecnia e Patologia Clínica Veterinária. No Estado do Pará, em Oriximiná, através da Unidade Avançada José Veríssimo, são dinamizados projetos de extensão na Região Amazônica.

O ENSINO

Graduação

São ministrados na UFF 40 (quarenta) cursos de graduação, sendo 29 (vinte e nove) em Niterói e 11 (onze) em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, nas mais diversas áreas do conhecimento, desdobrando-se em 73 (setenta e três) habilitações conforme a especificidade de cada um. Estão matriculados 21.255 alunos, sendo 19.237 nos cursos ministrados em Niterói e 2.018 naqueles ministrados em Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Miracema, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Santo Antônio de Pádua.

Pós-graduação

Na UFF funcionam, atualmente, 65 cursos de Especialização, freqüentados por cerca de 600 alunos, em diversas áreas de concentração, acompanhando o panorama abrangente de atuação da Universidade. São ministrados também 36 cursos de Mestrado e 12 de Doutorado, com cerca de 1.100 alunos. A produção atinge 130 dissertações e 20 teses por ano.

A PESQUISA

A UFF possui programas de pesquisa para seus alunos através do oferecimento de Bolsas de Iniciação Científica com a participação, atualmente, das seguintes agências de fomento: Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e UNIBANCO.
A CAPES desenvolve o Programa Especial de Treinamento (PET), que concedeu 25 bolsas aos alunos de graduação para execução de pesquisas nas áreas de Engenharia de Telecomunicações, Ciências Econômicas, Geografia e Engenharia Mecânica. O CNPq possui o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que ofereceu aos alunos de graduação 2.371 bolsas de pesquisa, distribuídas em oito grandes áreas do conhecimento. Já o UNIBANCO distribuiu 20 bolsas de Iniciação Científica a alunos de graduação em um programa vinculado a cursos de pós-graduação de conceito A e B.
Além disso, a Universidade promove o "Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia" que, atualmente, premia os trabalhos de pesquisa dos alunos bolsistas, criando ainda a publicação "Série Futuros Cientistas" destinada a divulgar os trabalhos classificados entre os primeiros lugares de cada uma das oito áreas do conhecimento.

A EXTENSÃO

A extensão na UFF, integrada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, vem concorrendo para melhor articulação da Universidade com a região em que está inserida e contribuindo para maior socialização do saber acadêmico e para as transformações da sociedade. Tem na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) seu órgão coordenador e é responsável pela política de ação definida neste campo, atuando com alunos e professores das diversas áreas de ensino, através de projetos de extensão - cursos, eventos, programas de caráter artístico, cultural, comunitário e de difusão científica e tecnológica; programas de apoio ao ensino de 1º, 2º e 3º graus - cursos, prestação direta de serviços, assessorias, consultorias e treinamento em serviço; projetos de apoio ao ensino técnico agrícola - cursos e assessorias aos "Campi" Agrícolas da UFF sediados em Pinheiral-Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Iguaba e Cachoeiras de Macacu e projetos de apoio à Unidade Avançada José Veríssimo, em Oriximiná, no Estado do Pará. Dentre esses projetos, destacam-se aqueles por meio dos quais a Universidade interage com as Associações de Moradores de Niterói (em torno de oitenta), com atuação em diversas áreas e envolvimento de cerca de 2.200 alunos de graduação, trazendo benefícios, principalmente, para a população carente. Ressaltam-se, ainda, os projetos "Universidade no Ar (Rádio MEC-AM/FM)" e "Universidade para a 3a Idade", que tiveram grande aceitação da comunidade e alcance significativo de público.

A CULTURA

O Centro de Artes UFF, localizado no prédio da Reitoria, é um complexo cultural que engloba o Teatro, Cine Arte, Galeria de Arte, Espaço de Fotografia, Espaço Aberto, Orquestra Sinfônica Nacional, Conjunto de Música Antiga, Quarteto de Cordas e Coral; vem se firmando como importante pólo de difusão de cultura da cidade de Niterói.
O Centro de Artes UFF desenvolve atividades de segunda a domingo, com uma atuação pautada pela busca incessante de produtos culturais de qualidade.

A EDITORA E LIVRARIA UNIVERSITÁRIA

Considerada uma das editoras universitárias mais atuantes e ocupando um lugar de destaque no mercado editorial brasileiro, a Editora da UFF (EDUFF) conta com mais de 100 títulos em catálogo. Possui uma linha editorial própria, voltada para os interesses da comunidade universitária em em permanente integração com a sociedade, publicando trabalhos de seus corpos docente e discente, editando também textos de autores externos à UFF, sob a forma de co-edição com diversos órgãos públicos e privados. Mantém uma Livraria Universitária, vinculada à EDUFF, com sede no prédio da Reitoria, tendo, ainda, postos de venda em suas diversas unidades de ensino.

AS BIBLIOTECAS

A UFF dispõe, em Niterói, de 20 bibliotecas que abrangem as seguintes áreas: médica (6), ciências exatas e tecnologia (7), ciências humanas e sociais (5), acrescentando-se a estas, duas outras situadas em Piraí, no Colégio Agrícola Nilo Peçanha e em Bom Jesus do Itabapoana, no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, coordenadas técnica e administrativamente pelo Núcleo de Documentação (NDC) . Este órgão mantém, ainda, o Arquivo Central, o Centro de Memória Fluminense, os Laboratórios de Microfilmagem e de Conservação de Documentos. Tem estabelecido convênios com outras Instituições visando ao aprimoramento dos serviços bibliográficos oferecidos aos seus usuários, destacando-se aquele mantido com a Fundação Getúlio Vargas para atualização da BIBLIODATA CALCO, que permite à UFF participar da rede de intercâmbio bibliográfico, com acesso a cerca de cem Instituições de Ensino e Pesquisa. Na busca contínua da qualidade do ensino, tem procurado, entre outras medidas, a melhoria dos serviços prestados por suas bibliotecas. Atualmente, tem em seu acervo um total de 119.449 títulos de livros pedagógicos, 12.499 títulos de periódicos, com 460.191 fascículos, e 4.292 títulos de teses.

O ESPORTE

A UFF oferece atividades desportivas e físicas à comunidade universitária, utilizando-se de seu complexo esportivo situado no Campus do Gragoatá, com aproximadamente 80.000 m2, quase que inteiramente ao ar livre, constituído de três campos de futebol, sendo dois com dimensões oficiais; uma caixa de salto em altura, outra em distância e uma de salto triplo; duas quadras polivalentes para voleibol, basquetebol, handebol, futsal e tênis; um campo de futebol society; duas quadras de voleibol de praia; uma pista de atletismo oficial de 400 metros, com oito raias, a única do município de Niterói.

OS PROGRAMAS DE APOIO AOS ALUNOS

A UFF oferece aos seus alunos diversos programas com o objetivo de permitir a integração e a participação mais efetiva dos mesmos na vida universitária, contribuir para o enriquecimento do saber e o aprimoramento profissional e, ainda, proporcionar a assistência social.

Monitoria e Estágio

O Programa de Monitoria visa a que o aluno da UFF, regularmente inscrito em disciplinas, entre em contato com atividades de magistério no Ensino Superior. Com este fim, é realizado, anualmente, concurso para o preenchimento de vagas que são estabelecidas pela Comissão de Monitoria, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC) . No ano de 1997 foram concedidas, 828 vagas aos diversos Departamentos de Ensino da Universidade. O aluno monitor cumpre 12 horas semanais na disciplina para a qual prestar concurso e for aprovado, tem direito à bolsa remunerada e, no final do programa, cuja DURAÇÃO é de dois períodos letivos consecutivos, recebe um Certificado.
O Programa de Estágio tem como objetivo proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, sob o aspecto social, profissional e cultural, sendo planejado, executado, acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso a que o aluno está vinculado. O aluno estagiário deve dedicar ao programa 20 horas semanais, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas, por no mínimo um período letivo. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, e o estudante estagiário tem direito a seguro contra acidentes pessoais, podendo ter remuneração financeira, a critério da empresa conveniada, a título de bolsa de complementação educacional. Atualmente, a Universidade mantém convênios com cerca de 500 empresas que oferecem estágios extracurriculares em diversas áreas de formação profissional, a seus alunos de graduação.
Bolsa-Treinamento
O Programa de Bolsa-Treinamento tem por objetivo atender ao aluno de graduação de baixa renda, possibilitando auxílio financeiro para sua manutenção, por meio da iniciação profissional, preferencialmente, relacionada à sua área de estudos. Os bolsistas, atualmente em número de 231 alunos, desenvolvem suas atividades em órgãos da UFF, com carga horária de 15 horas semanais.
Bolsa-Alimentação
Este programa atende aos alunos que não dispõem de recursos financeiros suficientes para a sua alimentação. São duas as modalidades de bolsas: Tipo A (isenção do pagamento do bandejão/UFF) e Tipo B (50% de redução), atendendo, atualmente, a 560 alunos de graduação.
Assistência Médica, Odontológica, Psicológica e Social
A Universidade oferece ao seu corpo discente pronto atendimento e tratamento nas especialidades de Clínica Médica, Dermatologia, Psiquiatria, Cardiologia, Odontologia e Serviço Social.

 


volta para a página do VESTIBULAR UFF/98

Atendimento ao Candidato: Tel/Fax :(21)2629-9489 /(21)2629-9490/2629-9488 ou pelo nosso e-mail.

Copyright © 1997 COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense

Endereço:

Rua Dr. Celestino, 74 / 6º andar - Centro - Niterói / RJ - Brasil - CEP: 24020-091
Tels.:(21)2629-9490/2629-9488 - Tel/Fax:(21)2629-9489