PROGRAMAS
DAS PROVAS
LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA
ORIENTAÇÃO GERAL
O domínio da língua e o convívio com o
texto literário constituem o embasamento indispensável
à formação integral da personalidade, à
cultura geral e a um melhor grau de atuação do indivíduo
no campo profissional por ele escolhido. Espera-se, portanto,
que o candidato através deste programa possa:
- reconhecer no idioma nacional elemento de produção,
conservação e transmissão de cultura brasileira;
- inferir que, sob as variações pelas quais
uma língua se manifesta concretamente, há uma estrutura
comum que permite a intercompreensão de todos os falantes.
- reconhecer que há uma valorização
social da modalidade culta da língua, isto é, aquela
empregada nas situações formais de comunicação;
- identificar os padrões de desempenho verbal que
caracterizam a modalidade culta do idioma;
- utilizar-se do idioma com propriedade, clareza, fluência
e expressividade;
- classificar, descrever e relacionar adequadamente as formas
lingüísticas;
- ler e interpretar textos;
- reconhecer a Literatura como uma linguagem de características
formais específicas, que tem como matéria-prima
o idioma, em sua potencialidade expressiva;
- relacionar o fenômeno literário brasileiro
com os quadros da cultura nacional e internacional; e
- ampliar seu horizonte cultural e sua experiência
vital pelo desenvolvimento do hábito da leitura e pelo
aprofundamento dos conhecimentos lingüísticos e literários.
O tratamento a ser dado às unidades dos Programas
pressupõe o que acabamos de expor.
Na execução da prova de Redação
o candidato deverá ser capaz de:
- Inter-relacionar idéias e argumentar;
- Exprimir-se com vocabulário apropriado e em estruturas
lingüísticas adequadas e bem articuladas;
- Servir-se, com propriedade, das convenções
ortográficas da língua portuguesa.
PROGRAMA
Parte I - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO.
- Leitura e análise de texto.
- Identificação do gênero do discurso: narração,
descrição e dissertação.
Parte II - LÍNGUA PORTUGUESA.
- Língua Falada e Escrita; uso informal e formal da língua;
o nível culto da linguagem; adequação ao
contexto; o sistema ortográfico vigente.
- Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras;
classes de palavras; flexões de palavras; frase, oração,
período; estrutura da frase; classes de palavras e funções
sintáticas; período simples e período composto;
coordenação e subordinação; regência
nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação
dos termos na frase; pontuação.
- Teoria da Comunicação: elementos da comunicação;
noções de ruído e de redundância; funções
da linguagem.
- Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos,
homônimos e parônimos; denotação e conotação;
figuras de linguagem.
Parte III - LITERATURA BRASILEIRA.
- Teoria da Literatura: criação estética;
linguagem literária e não literária; gêneros
literários.
- Processo Literário Brasileiro: momentos do processo
literário brasileiro em conexão com a história
e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro
no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão
literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição
e modernidade dos procedimentos de expressão literária
cultos ou populares e do tratamento dado aos temas; classificação
de textos em dada época literária em função
de suas características temáticas e expressionais.
- Romantismo no Brasil: renovação e permanência
de temas e de meios de expressão da poesia romântica
relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características
temáticas e expressionais da poesia, da ficção
e do teatro romântico.
- Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção
do final do século XIX e início do século
XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção;
o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
- Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto
da cultura do século XX; o Modernismo comparado às
épocas literárias passadas; elementos de permanência,
oposição e transformação; características
renovadoras na ficção; principais tendências
da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências
pós-45.
REDAÇÃO
A Prova de redação constituirá de uma proposta
de produção de texto em prosa, em modalidade e limites
solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca
Examinadora.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
(ESPANHOL, FRANCÊS OU INGLÊS)
ORIENTAÇÃO GERAL
As provas serão inteiramente redigidas na língua
estrangeira. Para o caso de provas discursivas exigir-se-à
que as respostas sejam dadas também na língua estrangeira.
PROGRAMA
As línguas Estrangeiras, no contexto de um Curso Superior,
possuem função específica: são ferramentas
de estudo e elementos de aprendizagem, facilitando
ao aluno universitário a compreensão de textos necessários
a sua formação e o acesso a informações
atualizadas.
Espera-se do vestibulando o conhecimento de um vocabulário
fundamental e dos aspectos gramaticais básicos,
com conhecimento de estratégias
(ex: compreensão do sentido global do texto, localização
de determinada idéia no texto, palavras cognatas) verificados
a partir de textos de padrão contemporâneo,
em diferentes registros e provenientes de distintas fontes e níveis
de dificuldades e selecionados a partir de critérios que
privilegiem o texto autêntico, não traduzido nem
adaptado.
A prova exigirá do vestibulando o desenvolvimento de habilidades
que mostrem uma competência de leitura em espanhol,
francês ou inglês, tanto em nível de competência
lingüística quanto em nível de competência
discursiva, ou seja, reconhecendo os tipos de textos e suas intenções
comunicativas.
Em resumo, a prova de Língua Estrangeira trabalhará,
fundamentalmente, os seguintes itens:
- Compreensão de textos: textos de diversos tipos, de
padrão contemporâneo, em diferentes registros e provenientes
de diversas fontes e níveis de dificuldade, autênticos,
não traduzidos nem adaptados.
- Aspectos gramaticais básicos.
- Estratégias de leitura: compreensão do sentido
global do texto e localização de determinada idéia
no texto.
- Competência da leitura (lingüística e discursiva):
reconhecimento de tipos de textos e suas intenções
comunicativas.
FÍSICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de Física serão elaboradas
dando ênfase à compreensão, análise
e aplicação dos fenômenos físicos visando
avaliar:
- o domínio de conhecimentos fundamentais que permitam
ao estudante entender os fenômenos físicos que ocorrem
na natureza;
- a preparação do estudante para desenvolver
estudos mais aprofundados dos fenômenos físicos.
Tanto quanto possível, serão evitadas as questões
de memorização. Serão usadas aplicações
numéricas sempre quando fundamentais para a interpretação
física dos fenômenos.
PROGRAMA
Parte I - GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES
ENTRE GRANDEZAS.
- Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis
e sua natureza escalar ou vetorial: operações sobre
essas grandezas.
- Medidas dessas grandezas e suas limitações:
ordens de grandeza; algarismos significativos.
- Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional.
- Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
- Dimensões das grandezas físicas: análise
dimensional.
Parte II - MECÂNICA DA PARTÍCULA.
- Cinemática escalar e vetorial.
- Conceitos de massa (aceitar-se-á a identidade entre
massa inercial e massa gravitacional) e de força.
- Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula;
composição de forças.
- Leis de Newton: conservação do momento linear
reconhecendo seu caráter vetorial; colisões unidimensionais.
- Interação Gravitacional: lei de força;
queda dos corpos e movimento dos projéteis em um campo
gravitacional uniforme; movimento dos planetas e dos satélites
em órbitas circulares.
- Trabalho de uma força constante.
- Energia cinética: teorema do trabalho-energia; conceito
de força conservativa e energia potencial associada; aplicações
no caso de forças elástica e gravitacional.
- Energia mecânica e sua conservação em
sistemas onde só realizam trabalho as forças conservativas:
potência de uma força.
Parte III - SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS
(SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES).
- Centro de massa de um sólido.
- Estática de sólido: momento de uma força;
momento resultante; condições de equilíbrio
de um corpo rígido.
- Massa específica: densidade.
- Líquido em equilíbrio no campo gravitacional
uniforme: Lei de Stevin; Princípios de Pascal e de Arquimedes.
- Equilíbrio dos corpos flutuantes.
- Estática dos gases perfeitos: processos quasiestáticos
ou reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico);
equação de estado dos gases perfeitos.
- Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
- Equilíbrios térmicos e lei zero da Termodinâmica:
conceito macroscópico de temperatura; escalas Celsius e
Kelvin; escalas arbitrárias.
- Dilatação térmica dos líquidos
e sólidos.
- Calor específico: calorimetria; mudanças de
estados físicos; calor latente de mudanças de estado
e influência da pressão na mudança de estado.
- Transformação de energia mecânica em energia
térmica pelas forças de atrito (tratamento fenomenológico
e macroscópico).
- Princípio geral da conservação de energia:
1o Princípio da Termodinâmica; calor e trabalhos
envolvidos nos processos termodinâmicos; energia interna
de um gás perfeito; análise energética dos
processos isobárico, isotérmico, isométrico
e adiabático.
Parte IV - FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA.
- Onda: conceito; classificação quanto à
natureza e quanto à vibração.
- Propagação de uma onda periódica num
meio não dispersivo: elemento da onda e equação
fundamental.
- Propagação de um pulso em um meio não
dispersivo unidimensional: reflexão, refração
e superposição.
- Princípio da superposição: aplicações
com ondas senoidais; ondas estacionárias.
- Ondas em mais dimensões: ondas na superfície
de um líquido; aplicações simples com ondas
sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
- Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo ondulatório da luz: luz branca; dispersão;
luz monocromática; velocidade de propagação;
índice de refração de um meio.
- Óptica geométrica: hipóteses fundamentais;
raio luminoso; leis da reflexão e da refração;
reflexão total; objetos e imagens reais e virtuais em espelhos
planos e esféricos e em lentes delgadas (aproximadamente
de Gauss).
- Instrumentos ópticos simples: lupa, luneta, microscópio
e telescópio; óptica do olho humano.
Parte V - ELETRICIDADE E MAGNETISMO.
- Constituição da matéria: elétron,
próton e neutron.
- Processo de eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e potencial elétrico: conceitos fundamentais.
- Campo e potencial associados a uma carga puntiforme: Princípio
da Superposição.
- Campo uniforme: superfícies eqüipotenciais de
um campo uniforme; diferença de potencial entre dois pontos
do campo; movimento de uma carga em um campo uniforme.
- Geradores: corrente elétrica; resistores lineares;
lei de Ohm; associações de resistores em série
e em paralelo; energia e potência; efeito Joule; lei de
Joule.
- -
- Circuitos elementares: amperímetro e voltímetro
ideais.
- Forças magnéticas sobre uma carga pontual: campo
magnético; campo magnético de um imã; campo
terrestre e bússola.
QUÍMICA
ORIENTAÇÃO GERAL
A Química é hoje, reconhecidamente, uma ciência
de apoio em diversas áreas de conhecimento. Sendo assim,
o domínio de seus princípios básicos é
de fundamental importância não só para aqueles
que vão buscar formação na área específica
de química, mas também para uma variada gama de
profissionais. Os estudantes deverão conhecer a linguagem
e notação química e saber interpretar os
fenômenos químicos qualitativa e quantitativamente.
Serão usados cálculos numéricos sempre quando
fundamentais para a interpretação de fenômenos,
ou para aplicação dos princípios químicos
aos fatos cotidianos.
PROGRAMA
Parte I - ESTRUTURA DA MATÉRIA.
- Aspectos macroscópicos; substâncias puras simples
e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas; processos
mecânicos de separação; processos de separação
de misturas.
- Teoria Atômico-molecular: evolução do
conceito atômico; modelo de Rutherford-Bohr; número
atômico e número de massa; elemento químico;
isotopia e isobaria; configuração eletrônica;
massas atômicas e massas moleculares; átomo-grama
e molécula-grama; número de Avogadro.
- Classificação Periódica dos Elementos:
princípios de ordenação; períodos,
grupos e sub-grupos; propriedades periódicas dos elementos
(raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade
e eletronegatividade).
- Ligações Químicas: ligações
iônicas e covalentes; ligações inter e intramoleculares;
propriedades dos compostos iônicos e covalentes; fórmulas
molecular, mínima, estrutural e eletrônica; número
de oxidação.
- Funções Químicas: conceitos, classificações
e nomenclaturas de ácidos, bases, sais e óxidos;
teorias ácido-base.
- Estados da matéria: sólidos, líquidos
e gases; ligações entre as moléculas dos
sólidos, líquidos e gases; gases ideais; relação
entre pressão, volume e temperatura (Kelvin); princípio
de Avogadro; volume molar.
- Soluções: conceitos (soluto, solvente, coeficiente
de solubilidade, solução saturada e insaturada);
concentração, diluição e mistura de
soluções; unidades de concentração.
Parte II - TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.
- Combinações Químicas: reação
química; equação química; classificação
das reações químicas; ajuste dos coeficientes.
- Leis das Combinações Químicas: leis ponderais;
leis volumétricas; equivalente-grama; cálculo estequiométrico;
balanceamento das equações químicas.
- Efeitos Energéticos nas Reações Químicas:
calores de reação, de formação, de
combustão e de decomposição; entalpia; energia
de ligação; lei de Hess.
- Noções de Cinética Química: energia
de ativação; velocidade de reação;
lei da Ação das Massas; catalisadores.
- Equilíbrio Químico: constante de equilíbrio
em sistemas homogêneos e heterogêneos; deslocamento
do equilíbrio - princípio de Le Chatelier; equilíbrio
iônico (efeito do íon comum; produto iônico
da água; pH, pOH e solução tampão);
produto de solubilidade.
- Eletroquímica: reações de oxi-redução;
espontaneidade; células eletroquímicas e eletrolíticas;
estudo qualitativo e quantitativo da eletrólise.
- Radioatividade: leis da desintegração radioativa;
radioatividade natural e artificial; fissão e fusão
nucleares; uso de radioisótopos.
Parte III - QUÍMICA ORGÂNICA.
- Características gerais: átomo de carbono; cadeias
carbônicas; funções orgânicas (hidrocarbonetos,
haletos orgânicos e grupamentos funcionais para os compostos
mono-funcionais saturados: álcoois, fenóis, cetonas,
éteres, ésteres, ácidos carboxílicos,
sais carboxilados, aldeídos, aminas e amidas); tipos de
fórmulas (molecular, estrutural e espacial); nomenclatura
oficial (regras IUPAC) dos compostos acima mencionados e de radicais
monovalentes; tipos de ligação (sigma e pi); tipos
de reação (adição, substituição
e eliminação); acidez e basicidade (álcool,
fenol, ácido carboxílico, amina e amida).
- Isomeria: isomeria plana (cadeia, posição, função
e metameria); isomeria espacial (geométrica e óptica
de substâncias com 1 carbono assimétrico).
- Reações orgânicas: mecanismos; tipos de
cisão, reagentes eletrofílicos, nucleofílicos
e radicais livres; classificação das reações
segundo a atuação desses reagentes; reações
de adição de H2, HX, H2O e X2 a alcenos e alcinos;
reações de adição de HCN e RMgX a
aldeídos e cetonas; reações de substituição
de derivados halogenados e ácidos carboxílicos e
seus derivados; reações de X2, RX e HNO3 com benzeno
e tolueno; reações de eliminação de
álcoois e derivados halogenados; reações
de oxidação de hidrocarbonetos insaturados e álcoois
(Obs.: X = halogênios e R = radical orgânico).
- Produtos Naturais: características estruturais; uso
e importância de glicídios, lipídios saponificáveis,
aminoácidos, peptídios, proteínas e ácidos
nucleicos.
- Química do Petróleo: origens; tipos, obtenção
e uso dos principais derivados; reações de craqueamento;
octanagem da gasolina.
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de matemática envolverão idéias,
métodos e técnicas desenvolvidos no aprendizado
da disciplina, num contexto que seja lógico, indutivo e
analógico, demonstrando o potencial criativo e a imaginação
do candidato, sempre em nível adequado aos conhecimentos
adquiridos nos 1º e 2º graus. Serão evitados
a memorização e os cálculos e priorizadas
as questões que desenvolvam as capacidades de interpretação,
análise e dedução.
PROGRAMA
Parte I - ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE.
- Noção intuitiva de Conjuntos: operações
com conjuntos.
- Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais
e reais (propriedades, operações, ordem, valor absoluto);
complexos (formas trigonométrica e algébrica, representação
e operações).
- Funções: gráficos e operações;
inversa de uma função; função do 1º
grau, do 2º grau, módulo, exponencial e logarítmica.
- Sistemas de equações e inequações.
- Polinômios: relações entre coeficientes
e raízes; teorema fundamental da Álgebra.
- Seqüências: noções; limite de uma
seqüência; progressões aritméticas e
geométricas.
- Juros: simples e compostos.
- Análise Combinatória: noções;
binômio de Newton; probabilidade.
Parte II - GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA.
- Geometria Plana: figuras planas (caracterização
e propriedades); teorema de Tales; semelhança; relações
métricas.
- Geometria Espacial: posições relativas
entre pontos, retas e planos. Poliedros, sólidos de revolução
(cilindros, cones e esferas) e troncos: conceito, semelhança
e relações métricas; inscrição
e circunscrição.
- Trigonometria: arcos e ângulos (medida, relações
entre arcos); funções trigonométricas.
Parte III - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
NO PLANO E NO ESPAÇO.
- Os espaços vetoriais R2 e R3.
- Operações com vetores: adição;
multiplicação de um vetor por um escalar real, entre
dois vetores (produto escalar e vetorial) e entre três vetores
(produto misto).
- Reta, plano e esfera no R3.
- Matrizes: operações; inversa de uma matriz;
determinantes de matrizes 2x2 e 3x3.
- Transformações lineares simples do R2 e R3 .
- Sistemas de equações lineares em duas e três
variáveis.
BIOLOGIA
ORIENTAÇÃO GERAL
Pretende-se verificar o atendimento dos seguintes requisitos
básicos pelo estudante:
- conhecimento de terminologia, convenções
e classificações e capacidade de utilização
desses conhecimentos para a compreensão dos fenômenos
biológicos:
- visão global do mundo biológico, seu funcionamento
e aplicação desses conhecimentos na vida prática;
- capacidade de interpretar e elaborar textos, gráficos
e tabelas, resolvendo problemas e analisando experimentos, aplicando
os conhecimentos adquiridos.
PROGRAMA
Parte I - SERES VIVOS.
- Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação;
regras de nomenclatura; conceito de espécie; categorias
taxonômicas; características gerais dos principais
grupos; vírus.
Parte II - CÉLULA.
- Célula procariota e eucariota: características
diferenciais.
- Célula animal e vegetal: componentes morfológicos;
principais funções das estruturas celulares.
- Componentes químicos: importância funcional das
substâncias químicas para a manutenção
da homeostase celular.
- Inter-relação das funções celulares:
relação com a evolução das estruturas
celulares.
- Núcleo interfásico: código genético.
- Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte III - TECIDOS.
- Conceito estrutural e funcional.
- Classificação dos tecidos animais: critérios.
- Principais características e funções
dos tecidos animais e vegetais.
Parte IV - FUNÇÕES VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAIS.
- Características e funções dos sistemas:
nutrição e digestão; respiração
e trocas gasosas; circulação e transporte; excreção;
proteção; sustentação; locomoção;
respostas aos estímulos ambientais e o sistema de integração.
- Reprodução: sexuada e assexuada (principais
exemplos); evolução nos principais grupos de animais
e vegetais; gametogênese, fecundação e desenvolvimento
embrionário; reprodução humana.
Parte V - GENÉTICA.
- Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
- Mendelismo e Neomendelismo.
- Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; "crossing
over"; anomalias cromossômicas.
- Conceitos básicos de engenharia genética.
- Fontes de variabilidade genética: mutação
e recombinação gênica.
Parte VI - EVOLUÇÃO.
- Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
- Mecanismos evolutivos: variação genética
e seleção natural.
- Evolução dos vertebrados e dos vegetais.
Parte VII - ECOLOGIA.
- Fluxo de energia e matéria na biosfera.
- Relações ecológicas nos ecossistemas:
estudo das comunidades.
- Sucessão ecológica e grandes biomas.
- Poluição e desequilíbrio ecológico:
conservação e preservação da natureza.
Parte VIII - SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO.
- Conceito e princípios básicos de saúde,
higiene e saneamento.
- Principais doenças do homem: doenças carenciais;
doenças infecto-contagiosas; doenças parasitárias;
principais endemias no Brasil.
- Defesas do organismo: imunização.
HISTÓRIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O estudo da História nos dias de hoje visa fornecer
informações aos estudantes que lhes permitam identificar
a História como um processo de construção
humana, no qual o conjunto de transformações sociais,
que se dão ao longo do tempo, são o produto da ação
de grupos sociais e não de indivíduos isolados.
Assim, deve-se dimensionar a totalidade do processo histórico,
articulando os níveis econômico, social, político
e ideológico.
O processo de aprendizagem deve estimular a capacidade de formulação
lógica e analítica do pensamento, através
da interpretação de textos e documentos, tabelas,
mapas, gráficos e ilustrações, bem como de
identificar no contemporâneo a base de problematização
do passado, estabelecendo a correlação entre o passado
e o presente históricos. Também é de vital
importância a capacidade de elaborar uma visão articulada
entre a História Geral e a História do Brasil.
PROGRAMA
Parte I - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA
(SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII).
- Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo
a partir do século XIII e a expansão marítima
e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas e a crise
do século XVI.
- Estado Moderno e Absolutismo: caracterização
geral.
- Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias
mercantilistas; mercantilismo e o antigo sistema colonial.
- Colonização européia na América:
colonizações espanhola, inglesa e francesa.
- Brasil-Colônia: a economia (a grande lavoura, as atividades
extrativas, a pecuária); a sociedade (a escravidão
negra, a escravidão indígena, o homem livre pobre);
a ação da Igreja (a catequese, as missões
jesuíticas, o Santo Ofício); a ação
político-administrativa (capitanias, governo-geral, municípios);
a expansão territorial e a fixação dos limites.
- As manifestações culturais: Humanismos e Renascimento;
a crítica do pensamento medieval; as Reformas Religiosas
do século XVI; a Revolução Científica
do século XVII; a "Ilustração".
Parte II - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO
(1760/80 A 1870/80).
- Transformações econômicas: a Revolução
Industrial inglesa e suas pré-condições;
a crítica do Mercantilismo; a Fisiocracia e o Liberalismo;
o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da França
e da Alemanha).
- Revoluções liberais: a crítica do Absolutismo
e a crise do Antigo Regime; a independência das treze colônias;
a Revolução Francesa (suas diversas visões).
- Restauração e revolução: liberalismo
e nacionalismo; os movimentos revolucionários de 1820,
1830 e 1848.
- Realismo e Nacionalismo: de 1850 a 1870; as Unificações.
- Crise do antigo Sistema Colonial Ibérico: o processo
de independência da América Espanhola; os exemplos
do Prata, da Nova Espanha e do Peru; o processo de independência
do Brasil: o contexto sócio-cultural e as conjurações
do século XVIII; a Corte Portuguesa no Brasil ( o Reino
Unido e a Revolução Republicana de 1817); a Revolução
Liberal do Porto (1820) e a Independência do Brasil.
- América após a Independência: a economia
latino-americana e a sua inserção no quadro internacional;
a Hispano- América (o Caudilhismo e a formação
dos Estados Nacionais); os EUA (a formação da economia
capitalista, a expansão territorial e a Guerra de Secessão).
- Brasil - da Independência ao apogeu do Sistema Monárquico:
o Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a crise
regencial; a consolidação da monarquia e a unidade
territorial; o Ato Adicional de 1834; a economia primário-exportadora
e escravista e suas "modernizações"; o
quadro cultural; as relações internacionais; a Inglaterra
e as questões platinas.
Parte III - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO
OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1870/80 A 1939/45).
- Auge da hegemonia européia e a expansão norte
americana: as transformações econômicas; a
concentração capitalista; a expansão imperialista;
a dominação da América Latina e da Ásia;
a partilha da África.
- Apogeu liberal: a democracia liberal (principais idéias
e instituições); a crítica ao liberalismo
(o anarquismo, o socialismo e a doutrina social da Igreja); as
relações internacionais: o equilíbrio europeu
e sistemas de alianças.
- Brasil - da Crise Monárquica à República
Oligárquica (1870/1930): as transformações
econômicas (o declínio da escravidão e a expansão
de trabalho livre, o setor exportador, a política financeira
e o setor industrial); a crise da monarquia (o predomínio
oligárquico e o coronelismo, a Constituição
de 1891); o quadro cultural; a política externa.
- Crise da sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações
internacionais; a revolução de 1917; os movimentos
e regimes fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande
Depressão".
- Hispano-América: a crise do Estado oligárquico,
os exemplos do México e da Argentina.
- Brasil - da crise da República Oligárquica ao
Autoritarismo Varguista (1930/1945): a crise dos anos vinte e
a Reforma Constitucional de 1926; a revolução da
Aliança Liberal em 1930 e a Constituição
de 1934; o impacto da "Grande Depressão" no setor
exportador e a política de industrialização;
a implantação e a desagregação do
Estado Autoritário (o Estado Novo e a Constituição
de 1937); a política externa; o quadro cultural e as políticas
educacionais.
Parte IV - O MUNDO CONTEMPORÂNEO:
AS SOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945).
- Crise da hegemonia européia: a "guerra-fria "
e a "bipolarização"; a reconstrução
da Europa Ocidental; os organismos internacionais.
- Sociedades capitalistas contemporâneas: EUA, Europa
Ocidental e Japão.
- Construção e crise do Socialismo: URSS, China
e Europa Oriental.
- O novo equilíbrio nas relações internacionais:
as relações Norte-Sul e a questão do desenvolvimento
sustentável.
- Sociedades afro-asiáticas contemporâneas: descolonização
e neocolonialismo; as crises do Oriente Médio; a questão
islâmica; o "apartheid".
- Hispano-América: a economia latino-americana e as transformações
no capitalismo internacional; o Populismo e Autoritarismo (problemas
da transição democrática); a experiência
chilena; as revoluções de Cuba e da Nicarágua.
- Brasil - da República Populista ao autoritarismo dos
Governos Militares: a redemocratização e a Constituição
de 1946; as alternativas políticas e econômicas da
República Populista; o movimento de março/abril
de 1964 e o autoritarismo modernizador dos Governos Militares;
a Constituição de 1967 e suas emendas; a legislação
autoritária, a resistência e a repressão;
a distensão, a abertura e a "transição
democrática"; a política externa; o quadro
cultural; as políticas educacionais.
- Brasil - dos Governos Militares aos tempos atuais: a "Nova
República" e a Constituição de 1988.
GEOGRAFIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O programa de Geografia busca solicitar dos candidatos ao ensino
superior o nível básico que envolve a reflexão
do conteúdo da disciplina, mantendo coerência com
o respectivo conteúdo ministrado a nível do 2º
grau e diz respeito aos seguintes objetivos:
- reconhecer que o espaço geográfico é,
simultaneamente, uma manifestação e um condicionamento
das relações sociais que se expressam no processo
de organização do território;
- analisar as relações entre sociedade e natureza
em sua dimensão espaço-temporal;
- localizar os fenômenos naturais, econômicos,
políticos e culturais, visando uma explicação
integrada da complexidade do espaço geográfico;
- interpretar as diversas formas de representação
dos fenômenos geográficos, enfatizando a relação
entre as diferentes escalas de análise; e
- avaliar as formas de apropriação e ordenação
do território pela sociedade e pelo Estado.
PROGRAMA
Parte I - ESPAÇO DA NATUREZA.
- As inter-relações entre os diferentes componentes
do quadro natural: principais formas e estruturas do relevo terrestre
(gênese e evolução); grandes conjuntos clímato-botânicos;
águas oceânicas e continentais e sua importância
econômica.
- Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico;
sensibilidade do meio ambiente à ação do
homem e estratégias para seu uso e conservação.
Parte II - ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.
- A transformação do espaço mundial: o
espaço do capitalismo industrial; as disputas interimperialistas
e a divisão internacional do trabalho; a transformação
do espaço socialista e a formação dos grandes
blocos de poder; a ação do Estado na economia e
na sociedade dos países contemporâneos.
- A geopolítica mundial: noções gerais;
caracterização geral dos sistemas político-econômicos
contemporâneos e suas áreas de influência e
disputa; o papel das grandes organizações político-econômicas
internacionais; os conflitos geopolíticos recentes, suas
inter-relações e especificidades; os conflitos étnicos
atuais e a questão das nacionalidades.
- O espaço das contradições sócio-econômicas:
o papel da acumulação de capital e do Estado como
agentes estruturadores do espaço.
- Industrialização e acumulação:
da produção manufatureira aos grandes complexos
industriais modernos; processo de industrialização
e repercussões na organização da economia
e da sociedade; fatores responsáveis pela localização
industrial; concentração espacial e concentração
financeira da economia industrial.
- Urbanização e estrutura interna das cidades:
metropolização e problemas urbanos; papel do setor
de serviços; relação entre a indústria
e a agricultura.
- Espaço agrícola: diferentes formas de organização
da produção agrícola; importância do
quadro natural na estruturação do espaço
agrário.
- Ação do Estado: planejamento sócio-econômico
e intervenção no espaço; especificidades
nos mundos capitalista e socialista.
- População: fatores condicionantes dos movimentos
migratórios internos e internacionais; estrutura da população;
crescimento demográfico (variações no tempo
e no espaço); teorias demográficas.
- Processo desenvolvimento/subdesenvolvimento: indica-dores;
origens; divisão internacional do trabalho.
- Grandes conjuntos sócio-econômicos do mundo atual:
questões regionais.
Parte III - ESPAÇO BRASILEIRO.
- Integração ao processo de internacionalização
da economia: industrialização dependente e aprofundamento
das desigualdades sociais; fatores responsáveis pela localização
das indústrias; concentração espacial e financeira
da economia industrial; processo de industrialização
e repercussões na organização do espaço;
recursos naturais (aproveitamento, desperdício e políticas
de conservação).
- Industrialização, urbanização
e marginalização (um processo combinado): redes
urbanas e processo de metropolização; estrutura
interna das cidades brasileiras e problemas urbanos; poluição
ambiental das grandes cidades.
- Transporte e organização do espaço: conexão
entre locais de produção e de consumo, entre locais
de moradia e de trabalho; papel do setor dos serviços na
urbanização e sua importância na absorção
de mão-de-obra.
- Relações entre indústria e agricultura:
diferentes formas de organização da produção
agrícola; importância do quadro natural na estruturação
do espaço agrário; objetivos da produção
agrícola; desenvolvimento das relações de
produção capitalista no campo e suas conseqüências;
evolução da estrutura fundiária e relações
de trabalho no campo; dinâmica das fronteiras agrícolas.
- Crescimento populacional e políticas demográficas:
processo de ocupação do território e distribuição
da população; movimentos migratórios (reflexos
espaciais e sociais).
- Ação do Estado e o planejamento sócio-econômico:
instituições, medidas e políticas de intervenção
no campo.
- Reprodução da dependência em nível
nacional: divisão regional do trabalho; relações
inter e intra-regionais; questões regionais.