QUADRO I                 HABILIDADE ESPECÍFICA DE ARQUITETURA                





1. O candidato que optar pelo curso de Arquitetura e Urbanismo realizará verificação de Habilidade Específica. Este exame não é um teste de "conhecimentos". Ao invés de aferir noções adquiridas, ele tem como objetivo avaliar aptidões e detectar capacidades potencias dos candidatos relativos à expressão plástica. Considerando que o trabalho do arquiteto é na verdade a articulação de inúmeras variáveis, que se materializam e se configuram a partir da criação de uma forma plástica, é imprescindível para o indivíduo que pretende cursar arquitetura, que ele seja capaz de manipular os elementos que constituem as formas planas e volumétricas, com sensibilidade e inventividade.




2. Para a realização da verificação, os candidatos serão distribuídos em grupos, nos horários e locais estabelecidos pela COSEAC, obedecendo ao calendário definido. A escala, com data e horário, será afixada no dia 05 de outubro de 1995 na Escola de Enfermagem - Rua Dr. Celestino, 74 - Térreo - Niterói.




3. PROGRAMA




3.1. Percepção visual e capacidade de observação de formas e volumes,



suas dimensões aparentes e proporções



Será avaliada a capacidade do candidato de reproduzir as relações entre as formas, percebendo as variações de luz, proporção, textura, cor, etc, através da observação de modelos.




3.2. Expressão gráfica



Serão avaliadas as características de seu desenho, no que se refere à manipulação de recursos gráficos para obtenção de determinados resultados expressivos.




3.3. Conjugação de formas planas e volumétricas criando composições



Será aferida a intuição de equilíbrio visual e a capacidade de estabelecer relações harmônicas entre



superfícies e volumes.




3.4. Criatividade na solução de problemas relacionados a utilização dos espaços



Será avaliada a capacidade de gerar soluções inovadoras no tratamento dos espaços, seja utilizando recursos gráficos ou outros procedimentos.




3.5. Visão espacial



O candidato deverá possuir uma compreensão espacial que permita a concepção e manipulação



de estruturas tridimensionais.




3.6. Configuração plástica de aspectos conceituais



O candidato deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais, sociais, econômicos, etc, filtrados pela experiência pessoal, numa realização plástica coerente.





4. MATERIAL NECESSÁRIO



- lápis ou lapiseira com grafite macio (por exemplo: de 2B a 6B);



- borracha;


- apontador ou similar;



Obs: O papel será fornecido pela Instituição.



ATENÇÃO

Será eliminado do concurso o candidato que, não tendo feito uma segunda opção de carreira, falte ao Teste de Verificação de Habilidade Específica ou seja considerado inapto.