CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
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Consciência ecológica abre espaço para biólogo | ||||||||||||||||||
Se a preocupação com o meio ambiente ganha status de área estratégia no recém-nascido Terceiro Milênio, o curso de Ciências Biológicas - o caçula entre os de graduação da UFF - começa a dar os primeiros passos rumo à afirmação acadêmica e profissional. Consultor de empresas, analista de impactos ambientais de grandes obras, autor de projetos preservacionistas, fiscal de órgãos públicos ligados à ecologia; todos estes trabalhos traçam um painel sobre as amplas possibilidades de atuação do biólogo. Isso sem falar no magistério do ensino fundamental, como professor de Ciências, e no ensino médio, lecionando Biologia. O curso de Ciências Biológicas, nas titulações bacharelado e licenciatura, funciona no Instituto de Biologia, no campus do Valonguinho, nos turnos da manhã e da tarde. A duração mínima é de oito e máxima de 12 períodos letivos. A cada ano, 80 vagas são oferecidas aos futuros biólogos. O ciclo básico, nos quatro semestres iniciais, abrange disciplinas comuns ao bacharelado e à licenciatura, como Biologia Molecular e Celular, Botânica I, com estudos sobre algas, fungos, briófitas e pteridófitas e Zoologia. Depois de dois anos, quem optar pelo bacharelado pode direcionar os estudos para a área de Ciências Biológicas que mais lhe interessar. É o chamado bacharelado tutorial, em que, sob a orientação de um professor, o estudante seleciona uma grade de disciplinas oferecidas pela própria UFF ou por outras universidades. Após o bacharelado, os universitários que buscarem prosseguir na carreira acadêmica, como professores do ensino superior ou desenvolvendo trabalhos científicos, podem cursar o mestrado em Biologia Marinha ou em Neuroimunobiologia, também na UFF, feitos ao longo de dois anos. O vice-coordenador de Biologia, professor Edson Pereira da Silva, aponta como um aspecto positivo o fato de os dois cursos de pós-graduação serem anteriores à graduação. "Como as duas habilitações do bacharelado são muito ligadas à pesquisa, estabelecem conseqüentemente uma ligação com a pós. A integração entre os cursos é completa. Os professores são os mesmos, assim como o compartilhamento dos laboratórios", afirma. Na licenciatura, os alunos precisam cumprir disciplinas pedagógicas na Faculdade de Educação, no campus de Gragoatá. Outra forma de aprendizado, reconhecida pelo curso, consiste na participação dos alunos em congressos de Pesquisa em Ensino de Biologia e Ciências. O corpo docente do Instituto de Biologia conta com 80% de doutores, muitos deles ligados a projetos de pesquisa que oferecem bolsas de iniciação científica. São 47 laboratórios de pesquisa, cada qual com uma linha diferente. Cada aluno pode freqüentar até quatro laboratórios diferentes. "Esta oportunidade possibilita que os estudantes se integrem à realidade dos laboratórios e desenvolvam em conjunto o trabalho de pesquisa acadêmica", informa o vice-coordenador. A experiência incentiva os futuros pesquisadores. "Vários alunos já participaram de congressos importantes, como co-autores de projetos", diz Edson Silva. Apesar de ser um curso novo, começa a produzir resultados. O estudante Francisco José Guimarães, de 21 anos, do 4º período, ficou em terceiro lugar no prêmio Vasconcelos Torres com um trabalho sobre o sistema imunológico. Satisfeito, ele confirma sua identificação com o curso: "A Biologia abre um amplo horizonte e faz você permanecer em contato com outras áreas". Um atrativo na UFF é que o plano de estudo e o currículo são flexíveis. Ele valoriza a vocação do aluno e o torna um biólogo qualificado.
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OBJETIVOS DO CURSO |
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Este Curso pretende formar um profissional que tenha conhecimento abrangente da Biologia, com forte formação humanística. Um profissional capaz de buscar e de se apropriar do saber de forma autônoma e de transmiti-lo, no sentido de uma educação permanente. Nesta perspectiva, privilegiaremos mais a formação, com uma sólida vivência em biologia experimental, do que a informação. Para tanto, a ênfase do Curso é nas disciplinas e atividades que privilegiam a aquisição de habilidades formativas assentadas em três grandes pilares pedagógicos: saber-fazer, interdisciplinaridade e flexibilidade curricular. | ||||||||||||||||||
TITULAÇÕES | ||||||||||||||||||
Bacharel em Ciências Biológicas; Licenciado em Ciências Biológicas | ||||||||||||||||||
DURAÇÃO | ||||||||||||||||||
Mínima de 8 semestres e máxima de 12 semestres | ||||||||||||||||||
O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
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O Licenciado ministra disciplinas de Ciências e Biologia para os diferentes níveis de ensino; desenvolve pesquisas na área de ensino de ciências e biologia e adapta modelos teórico-experimentais às necessidades e habilidades dos alunos. Orienta os alunos e a comunidade em geral sobre o uso e conservação dos recursos ambientais. O Bacharel em Ciências Biológicas participa de pesquisa, prestação de serviços, consultoria e elaboração de planejamento de políticas públicas para soluções de problemas que envolvam sua área de conhecimento. O Bacharel em Ciências Biológicas poderá habilitar-se em Biologia do Desenvolvimento ou em Biologia Marinha. O Bacharel em Biologia do Desenvolvimento participa de investigações nas diferentes subáreas da biologia tais como: Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular, Imunologia, Neurobiologia etc. O Bacharel em Biologia Marinha participa de investigações científicas sobre os aspectos peculiares da biota marinha. Propõe soluções específicas para as áreas onde houver perturbações ambientais. Participa da elaboração, avaliação e monitoramento dos diferentes sistemas costeiros (manguezais, restingas, lagunas, recifes, praias arenosas e costões rochosos). Presta serviços de consultoria ao setor público e produtivo e à comunidade em geral sobre o uso de tecnologia moderna para extração e utilização dos recursos renováveis do mar. Postulamos ainda uma outra modalidade de bacharelado em que o aluno, dependendo de sua vocação e exercício de sua autonomia, possa percorrer vários outros caminhos acadêmico-profissionais, num amplo leque de campos do saber. Esta modalidade pretende dar conta das rápidas transformações do conhecimento e do mundo, do surgimento de novas demandas da sociedade, de novos programas e intervenções inter e transdisciplinares. |
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ONDE ATUA |
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O Licenciado atua em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior. O Bacharel atua em Centros de Educação e Pesquisa, de iniciativa privada ou estatal, tais como Universidades, Secretarias de Meio Ambiente, Fundações, Museus, Parques Naturais, Reservas Biológicas, Institutos de Pesquisas, FEEMA, Petrobrás etc. na qualidade de presidente, gerente, consultor, fiscal e técnico de nível superior. | ||||||||||||||||||
ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
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Instituto
de Biologia |
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LINKS RELACIONADOS |
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VESTIBULAR 2003 |
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