OBJETIVOS DO CURSO |
Formar profissionais com base humanística e técnica
para atuar no campo da comunicação social de modo responsável, crítico e criativo.
JORNALISMO - Oferecer ao estudante as informações técnicas e
teóricas necessárias para o exercício da profissão, em meios impressos ou
audiovisuais, além de inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das
novas tecnologias. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, bem como
proporcionar-lhe a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados
aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica), refletindo sobre a
técnica no momento mesmo da produção, permitindo-lhe formular projetos alternativos de
comunicação.
PUBLICIDADE e PROPAGANDA - Capacitar o aluno no campo da
comunicação em propaganda, tanto na área comercial quanto na social: marketing,
pesquisa, produção, criação, merchandising e outros conhecimentos ligados aos
modernos fenômenos de mercado. Embora valorize as atividades práticas, o curso, mais do
que um simples adestramento, pretende desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta
área da comunicação.
CINEMA - Formar profissionais para atuar nas áreas de
direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição, produção, animação e
crítica de Cinema e Vídeo.
O currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de
disciplinas de formação humanística e de disciplinas técnico-profissionais, com
estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de produção prática. O Curso oferece ao
aluno experiência na área de informática e de multimeios, hoje, indispensável em
Comunicação Social.
Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, informática,
fotografia e cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas práticas e
projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios em outras instituições de
comunicação e cultura através de convênios.
Para concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de
uma monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob orientação
de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na habilitação em Cinema é
obrigatória, também, a participação do aluno em, pelo menos, um projeto de
realização de filme.
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TITULAÇÃO |
Bacharel em Comunicação Social
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DURAÇÃO |
Mínima de 06 e máxima de 12 semestres
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O QUE FAZ O PROFISSIONAL |
Jornalismo - Exerce tradicionalmente as
funções de repórter, redator, editor e, nos meios impressos, programador visual. Cada
vez mais, porém, as duas primeiras funções vêm sendo realizadas por um único
profissional, assim como o editor também vem sendo levado a saber diagramar a página no
computador. O profissional polivalente é desejado pelas grandes empresas que, dessa
forma, reduzem custos; a versatilidade, porém, é ainda mais importante caso o jornalista
pretenda investir em alternativas a esse mercado, o que o obriga a ter o controle de todo
o processo de produção.
Publicidade e Propaganda - O graduado em Publicidade e
Propaganda formula planos práticos ou estratégicos de comunicação; pesquisa e
determina a criação de produtos e serviços; desenvolve o planejamento, a veiculação e
a produção de peças comerciais e não comerciais para as várias mídias; atua na
criação visual, gráfica, eletrônica e de textos. Lida com públicos internos e
externos às organizações, podendo administrar grupos, agências e produtoras.
Cinema - O graduado em Cinema poderá atuar nas áreas de
direção, roteiro, fotografia, iluminação, montagem ou edição, som, continuidade,
direção de arte, cenografia e produção de filmes ou vídeos de curta, média e longa
metragem; em documentários, ficção ou produções institucionais, inclusive de
publicidade; em animação; na utilização de recursos eletrônicos e de informática.
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ONDE ATUA |
O Jornalista - Nas empresas jornalísticas
tradicionais - jornal e revista impressos, rádio e televisão, em assessorias de imprensa
de empresas, sindicatos, partidos políticos, governos e organizações
não-governamentais, em pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no
chamado mercado alternativo, em particular o das rádios ou TV comunitárias.
O Publicitário - Em agências, institutos de pesquisa,
organizações e empresas privadas ou públicas, ou em assessorias de comunicação,
podendo atuar como editor de publicações e planejar eventos culturais, entre outras
aplicações profissionais.
O Cineasta - O mercado de trabalho em cinema, depois de um
período de recesso, vem se reativando e oferecendo novas oportunidades, valorizando o
estudante e o egresso das Universidades. Outras alternativas são a televisão (aberta ou
não) e a publicidade. Finalmente, o graduado em cinema pode trabalhar na área de ensino,
teoria, crítica e documentação cinematográfica e em instituições públicas ou
privadas, de produção cultural em geral.
Observação: Para propiciar uma formação mais ampla e diversificada,
o Curso permite aos alunos cursarem disciplinas de outras habilitações, complementando e
enriquecendo seu currículo.
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ONDE SE LOCALIZA A COORDENAÇÃO DE CURSO |
Instituto de Arte e
Comunicação Social
Rua Prof. Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói RJ - CEP: 24210-590
Tel.: (021) 620-6377 e (021) 620-8080 ramal 265
http://www.uff.br/cinema
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LINKS RELACIONADOS |
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C/V
Vest 1999 |
Niterói |
Cinema - 22/CSCI |
40 |
IN |
E
(Redação, LPLB e História) |
19,0 |
Jormalismo -
23/CSJO |
40 |
TN |
39,73 |
Publicidade -
24/CSPP |
40 |
TN |
35,8 |
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