
|
Concurso de Seleção Transferência,
Mudança de Curso e Reingresso 1998/99
Programas dos Cursos |

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PROAC - PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS
COSEAC - COORDENADORIA DE SELEÇÃO
CES - CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ANEXO I - CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Campos dos Goytacazes)
Endereço: Rua José do Patrocínio 71- Centro - Campos dos Goytacazes
CEP: 28015-030/ Tel: (024) 722-0334 ramal 15
TRANSFERÊNCIA
DAS PROVAS:
Prova de Redação
A prova de Redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca.
Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:
- inter-relacionar idéias e argumentar;
- expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas e bem articuladas;
- servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da língua portuguesa.
Prova de CONTEÚDO ESPECÍFICO
PROGRAMA
LÍNGUA PORTUGUESA I - Temas especiais de gramática. Técnicas de leitura e redação.
HISTÓRIA DAS IDÉIAS POLÍTICAS E SOCIAIS - A autonomização do político e o problema dos valores: a condição de produção; o contrato social. Sociedade e Estado: o direito natural e os valores. As idéias da nova sociedade: as ideologias revolucionárias e conservadoras burguesas; as ideologias revolucionárias anti-burguesas. O século XX: neoliberalismo e neocapitalismo; marxismo e neomarxismo; a teoria crítica; conservadorismo, autoritarismo e fascismo; neofascismo, integrismo, modernismo, populismo, totalitarismo, cultura popular.
REINGRESSO E MUDANÇA DE CURSO
DAS PROVAS:
Prova de Redação(Somente para os candidatos a REINGRESSO)
A prova de Redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca.
Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:
- inter-relacionar idéias e argumentar;
- expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas e bem articuladas;
- servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da língua portuguesa.
Prova de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA BRASILEIRA(Para os candidatos a REINGRESSO e MUDANÇA DE CURSO)
ORIENTAÇÃO GERAL
O domínio da língua e o convívio com o texto literário constituem o embasamento indispensável à formação integral da personalidade, à cultura geral e a um melhor grau de atuação do indivíduo no campo profissional por ele escolhido. Espera-se, portanto, que o candidato através deste programa possa:
- reconhecer no idioma nacional elemento de produção, conservação e transmissão de cultura brasileira;
- inferir que, sob as variações pelas quais uma língua se manifesta concretamente, há uma estrutura comum que permite a intercompreensão de todos os falantes.
- reconhecer que há uma valorização social da modalidade culta da língua, isto é, aquela empregada nas situações formais de comunicação;
- identificar os padrões de desempenho verbal que caracterizam a modalidade culta do idioma;
- utilizar-se do idioma com propriedade, clareza, fluência e expressividade;
- classificar, descrever e relacionar adequadamente as formas lingüísticas;
- ler e interpretar textos;
- reconhecer a Literatura como uma linguagem de características formais específicas, que tem como matéria-prima o idioma, em sua potencialidade expressiva;
- relacionar o fenômeno literário brasileiro com os quadros da cultura nacional e internacional;
- ampliar seu horizonte cultural e sua experiência vital pelo desenvolvimento do hábito da leitura e pelo aprofundamento dos conhecimentos lingüísticos e literários.
O tratamento a ser dado às unidades do Programa pressupõe o que acabamos de expor.
PROGRAMA
Parte I - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
- Leitura e análise de texto.
- Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e dissertação.
Parte II - LÍNGUA PORTUGUESA.
- Língua Falada e Escrita; uso informal e formal da língua; o nível culto da linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente.
- Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de palavras; flexões de palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas; período simples e período composto; coordenação e subordinação; regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação.
- Teoria da Comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de redundância; funções da linguagem.
- Semântica e Estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e conotação; figuras de linguagem.
Parte III - LITERATURA BRASILEIRA.
- Teoria da Literatura: criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros literários.
- Processo Literário Brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária cultos ou populares e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais.
- Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
- Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
- Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.
Prova de HISTÓRIA(Para os candidatos a REINGRESSO e MUDANÇA DE CURSO)
ORIENTAÇÃO GERAL
O estudo da História nos dias de hoje visa fornecer informações aos estudantes que lhes permitam identificar a História como um processo de construção humana, no qual o conjunto de transformações sociais, que se dão ao longo do tempo, são o produto da ação de grupos sociais e não de indivíduos isolados. Assim, deve-se dimensionar a totalidade do processo histórico, articulando os níveis econômico, social, político e ideológico.
O processo de aprendizagem deve estimular a capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento, através da interpretação de textos e documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar no contemporâneo a base de problematização do passado, estabelecendo a correlação entre o passado e o presente históricos. Também é de vital importância a capacidade de elaborar uma visão articulada entre a História Geral e a História do Brasil.
PROGRAMA
Parte I - O MUNDO OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA (SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII)
- Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas e a crise do século XVI.
- Estado Moderno e Absolutismo: caracterização geral.
- Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e o antigo sistema colonial.
- Colonização européia na América: colonizações espanhola, inglesa e francesa.
- Brasil-Colônia: a economia (a grande lavoura, as atividades extrativas, a pecuária); a sociedade (a escravidão negra, a escravidão indígena, o homem livre pobre); a ação da Igreja (a catequese, as missões jesuíticas, o Santo Ofício); a ação político-administrativa (capitanias, governo-geral, municípios); a expansão territorial e a fixação dos limites.
- As manifestações culturais: Humanismos e Renascimento; a crítica do pensamento medieval; as Reformas Religiosas do século XVI; a Revolução Científica do século XVII; a "Ilustração".
Parte II - A FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1760/80 A 1870/80)
- Transformações econômicas: a Revolução Industrial inglesa e suas pré-condições; a crítica do Mercantilismo; a Fisiocracia e o Liberalismo; o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da França e da Alemanha).
- Revoluções liberais: a crítica do Absolutismo e a crise do Antigo Regime; a independência das treze colônias; a Revolução Francesa (suas diversas visões).
- Restauração
e revolução: liberalismo e nacionalismo; os movimentos revolucionários de 1820, 1830 e 1848.
Realismo e Nacionalismo: de 1850 a 1870; as Unificações.
Crise do antigo Sistema Colonial Ibérico: o processo de independência da América Espanhola; os exemplos do Prata, da Nova Espanha e do Peru; o processo de independência do Brasil: o contexto sócio-cultural e as conjurações do século XVIII; a Corte Portuguesa no Brasil ( o Reino Unido e a Revolução Republicana de 1817); a Revolução Liberal do Porto (1820) e a Independência do Brasil.
América após a Independência: a economia latino-americana e a sua inserção no quadro internacional; a Hispano- América (o Caudilhismo e a formação dos Estados Nacionais); os EUA (a formação da economia capitalista, a expansão territorial e a Guerra de Secessão).
Brasil - da Independência ao apogeu do Sistema Monárquico: o Primeiro Reinado, a Constituição de 1824 e a crise regencial; a consolidação da monarquia e a unidade territorial; o Ato Adicional de 1834; a economia primário-exportadora e escravista e suas "modernizações"; o quadro cultural; as relações internacionais; a Inglaterra e as questões platinas.
Parte III - O APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPO-RÂNEO (1870/80 A 1939/45)
- Auge da hegemonia européia e a expansão norte americana: as transformações econômicas; a concentração capitalista; a expansão imperialista; a dominação da América Latina e da Ásia; a partilha da África.
- Apogeu liberal: a democracia liberal (principais idéias e instituições); a crítica ao liberalismo (o anarquismo, o socialismo e a doutrina social da Igreja); as relações internacionais: o equilíbrio europeu e sistemas de alianças.
- Brasil - da Crise Monárquica à República Oligárquica (1870/1930): as transformações econômicas (o declínio da escravidão e a expansão de trabalho livre, o setor exportador, a política financeira e o setor industrial); a crise da monarquia (o predomínio oligárquico e o coronelismo, a Constituição de 1891); o quadro cultural; a política externa.
- Crise da sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações internacionais; a revolução de 1917; os movimentos e regimes fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande Depressão".
- Hispano-América: a crise do Estado oligárquico, os exemplos do México e da Argentina.
- Brasil - da crise da República Oligárquica ao Autoritarismo Varguista (1930/1945): a crise dos anos vinte e a Reforma Constitucional de 1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e a Constituição de 1934; o impacto da "Grande Depressão" no setor exportador e a política de industrialização; a implantação e a desagregação do Estado Autoritário (o Estado Novo e a Constituição de 1937); a política externa; o quadro cultural e as políticas educacionais.
Parte IV - O MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS SOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945)
- Crise da hegemonia européia: a "guerra-fria" e a "bipolarização"; a reconstrução da Europa Ocidental; os organismos internacionais.
- Sociedades capitalistas contemporâneas: EUA, Europa Ocidental e Japão.
- Construção e crise do Socialismo: URSS, China e Europa Oriental.
- O novo equilíbrio nas relações internacionais: as relações Norte-Sul e a questão do desenvolvimento sustentável.
- Sociedades afro-asiáticas contemporâneas: descolonização e neocolonialismo; as crises do Oriente Médio; a questão islâmica; o "apartheid".
- Hispano-América: a economia latino-americana e as transformações no capitalismo internacional; o Populismo e Autoritarismo (problemas da transição democrática); a experiência chilena; as revoluções de Cuba e da Nicarágua.
- Brasil - da República Populista ao autoritarismo dos Governos Militares: a redemocratização e a Constituição de 1946; as alternativas políticas e econômicas da República Populista; o movimento de março/abril de 1964 e o autoritarismo modernizador dos Governos Militares; a Constituição de 1967 e suas emendas; a legislação autoritária, a resistência e a repressão; a distensão, a abertura e a "transição democrática"; a política externa; o quadro cultural; as políticas educacionais.
- Brasil - dos Governos Militares aos tempos atuais: a "Nova República" e a Constituição de 1988.

Atendimento ao Candidato: ou pelo nosso
e-mail.

|
Copyright © 1998 COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense
Endereço:
Rua Dr. Celestino, 74 / 6º andar - Centro - Niterói / RJ - Brasil - CEP: 24020-091
Tels.:(21)2629-9490/2629-9488 - Tel/Fax:(21)2629-9489 |