LINGUAGENS,
CÓDIGOS e suas TECNOLOGIAS
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
As provas serão redigidas
na língua estrangeira. Para o caso de provas discursivas exigir-se-á que
as respostas sejam dadas na língua estrangeira.
As línguas estrangeiras,
no contexto de um Curso Superior, possuem função específica: são
ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem que facilitam ao aluno
universitário, através da leitura de textos necessários a sua formação,
o acesso a informações atualizadas.
Espera-se do candidato o
conhecimento do funcionamento da língua estrangeira: o domínio de um
vocabulário fundamental, de aspectos gramaticais básicos e de estratégias
de leitura, conhecimentos esses que deverão propiciar a compreensão do
sentido global e a localização de determinada idéia no texto, bem como o
reconhecimento dos diferentes gêneros textuais e suas intenções
comunicativas.
A verificação de tais
conhecimentos poderá ser feita a partir de textos de origens diversas, em
diferentes registros da língua padrão, privilegiando-se, sempre, o texto
autêntico.
A prova exigirá do
candidato o desenvolvimento de habilidades que mostrem competência de
leitura na língua estrangeira escolhida dentre as opções espanhol,
francês ou inglês.
Assim sendo, a prova de
língua estrangeira trabalhará, fundamentalmente, a competência de
leitura.
Programa
Serão avaliados os
seguintes aspectos:
- lingüístico - domínio
de estruturas gramaticais básicas e vocabulário fundamental como meio de
construção do sentido;
- sociolingüístico -
compreensão de enunciados no que concerne à expressão de relações
socioculturais;
- discursivo -
reconhecimento dos mecanismos de coerência e coesão textual (referentes
nominais e pronominais, marcadores do discurso).
Esses aspectos serão
observados em textos contemporâneos autênticos de fontes diversas
(jornais, revistas, folhetos, páginas da INTERNET e outras), escritos em
diferentes registros da língua padrão.
Voltar
LPLB
– LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Orientação geral
O domínio da língua
portuguesa em seus vários usos e a capacidade de analisar, interpretar e
aplicar seus recursos expressivos, situando textos em relação a seus
contextos, constitui o embasamento indispensável à formação integral da
pessoa e à conquista da cidadania.
Espera-se, portanto, que o
candidato através do programa possa:
- reconhecer no idioma
nacional elementos de produção de sentido, para que se concretizem a
conservação, renovação e transmissão da cultura brasileira;
- identificar a linguagem
verbal e a não-verbal como um dos meios que o homem possui para
representar, organizar e transmitir, de forma específica, o pensamento;
- inferir que, sob as
variações pelas quais uma língua se manifesta concretamente, há uma
estrutura comum que permite a intercompreensão de todos os falantes;
- verificar que a abordagem
da norma padrão deve considerar sua representatividade, como variante
lingüística de determinado grupo social, e o valor atribuído a ela, no
contexto das legitimações sociais;
- utilizar-se do idioma com
propriedade, clareza, fluência e expressividade de acordo com a situação
de produção do texto;
- classificar, descrever e
relacionar, adequadamente, as formas lingüísticas delimitadas pelas
condições de produção/interpretação dos enunciados determinados pelos
contextos de uso da língua;
- ler e interpretar textos
em língua materna, considerando-a como geradora de significação e
integradora da organização de mundo e da própria identidade;
- reconhecer a
manifestação literária como uma linguagem de características formais
específicas, que tem como matéria-prima o idioma, em sua potencialidade
expressiva;
- comparar os recursos
expressivos da manifestação literária, em suas especificidades próprias,
de acordo com as diferentes épocas;
- identificar a criação
das estéticas que refletem, no texto, o contexto do campo de produção e
as escolhas estilísticas geradas pelas lutas discursivas em jogo, em
determinada época/local;
- perceber o caráter
intertextual e intratextual imanente aos textos literários;
- relacionar o fenômeno
literário brasileiro com os quadros da cultura nacional e internacional.
Programa
Parte I - Compreensão e
Interpretação de Texto
- Leitura e análise de
texto.
- Identificação do gênero
do discurso: narração, descrição e dissertação.
- Estrutura do parágrafo.
- Fatores determinantes da textualidade:
coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
- Tipos de discurso:
direto, indireto e indireto livre.
Parte II - Língua
Portuguesa
- Língua falada e escrita;
uso informal e formal da língua; o nível culto da linguagem; adequação
ao contexto; o sistema ortográfico vigente.
- Morfossintaxe: estrutura
e formação de palavras; classes de palavras; flexões de palavras; frase,
oração, período; estrutura da frase; funções sintáticas; período
simples e período composto; coordenação e subordinação; regência
nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na
frase; pontuação.
- Semântica e
estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; denotação e
conotação; figuras de linguagem; recursos estilísticos.
Parte III - Literatura
Brasileira
- Teoria da literatura:
criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros
literários.
- Processo literário
brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a
história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no
quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das
atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos
procedimentos de expressão literária culta ou popular e do tratamento dado
aos temas; classificação de textos em dada época literária em função
de suas características temáticas e expressionais. Aspectos da cultura
Afro-Brasileira.
- Romantismo no Brasil:
renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia
romântica em relação à do Barroco e à do Arcadismo; características
temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
- Realismo no Brasil: a
questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do
século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e
o Simbolismo na poesia.
- Modernismo no Brasil: o
Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo
comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência,
oposição e transformação; características renovadoras na ficção;
principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945;
tendências pós-45.
- Literatura
contemporânea.
Voltar
REDAÇÃO
Orientação geral
A prova de Redação da UFF tem sido, tradicionalmente, articulada à leitura
motivadora de textos verbais e não-verbais como forma de construção de
sentidos e de diálogo com a sociedade.
O ato da escrita implica,
necessariamente, o ato de leitura/interpretação do mundo e em vista disso
se procura valorizar a intertextualidade e a polifonia presentes na
linguagem.
As propostas de redação
buscam privilegiar a variedade discursiva que está presente no cotidiano,
nos meios expressionais encontrados no texto jornalístico (editorial,
reportagem, ensaio, crônica, cartas do leitor, charges, quadrinhos etc.),
no texto literário, no texto científico, no texto didático, no texto da
Internet, no texto publicitário - motivadores e acionadores do conhecimento
de mundo dos candidatos.
Espera-se, portanto, que o
candidato, através da reflexão sobre assunto atual e compatível com os
interesses da faixa intelectual presumível no final do ensino médio,
possa reconhecer no idioma, o traço do desenho e no humor elementos de
produção de sentido, para que se concretize a conservação, renovação e
transmissão da cultura brasileira.
O domínio da língua
portuguesa em seus vários usos (não só o formal) e a capacidade de
analisar, interpretar e aplicar seus recursos expressivos, situando textos a
seus contextos, constitui o embasamento indispensável à formação
integral da pessoa e a conquista da cidadania.
A prova de Redação
estará, pois, de acordo com o que se deseja de um aluno ao final do ensino
médio: que possa opinar sobre assunto compatível com seu conhecimento de
mundo, no registro de lingua adequada à situação contextualizada.
Voltar
CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS
BIOLOGIA
Orientação geral
As diversas
manifestações da vida, as transformações a que estão sujeitas e as
conseqüentes alterações observadas no ambiente são objeto de estudo da
Biologia. Investigando o fenômeno vida, essa ciência possibilita a
construção de uma visão de mundo segundo a qual a produção e a
utilização do correspondente conhecimento científico e tecnológico se
caracterizam como uma intervenção humana criteriosa que respeita,
sobretudo, o comportamento da natureza.
Na formulação das
questões de Biologia, levar-se-á em conta o objetivo de verificar o
atendimento dos seguintes requisitos básicos pelo candidato:
- conhecer
terminologia, convenções e classificações e fazer uso desses
conhecimentos para a compreensão dos fenômenos biológicos:
- possuir visão
global da Biologia e aplicá-la em situações do cotidiano, utilizando o
pensamento crítico;
- relacionar os
processos biológicos com outros campos do conhecimento;
- utilizar os
conceitos biológicos no entendimento de novas tecnologias;
- interpretar e
elaborar textos, gráficos e tabelas, resolvendo problemas, analisando
experimentos, formulando hipóteses, prevendo resultados, organizando e
aplicando os conhecimentos apreendidos.
Programa
Parte I - Célula
- Origem e
características gerais das células procarióticas e eucarióticas.
- Componentes
químicos: importância funcional das substâncias químicas para a
manutenção da homeostase.
- Célula animal e
vegetal: organização, metabolismo, funções e interações entre
estruturas e organelas celulares.
- Fundamentos de
citogenética: código genético, genes e cromossomas.
- Reprodução
celular: mitose e meiose.
Parte II - Tecidos
- Conceitos
estrutural e funcional.
- Origem
embrionária dos tecidos.
- Principais tipos,
características e funções dos tecidos animais e vegetais.
Parte III - Seres
Vivos
- Características
gerais.
- Variedade dos
seres vivos: sistema de classificação em 5 reinos, categorias
taxonômicas, conceito de espécie e regras de nomenclatura.
- Características
gerais dos principais grupos: Vírus, Monera, Protista, Fungi, Plantae e
Animalia.
- Doenças
infecto-parasitárias: principais endemias do Brasil e medidas preventivas
em saúde pública.
Parte IV -
Fisiologia Animal e Vegetal
- Respiração e
trocas gasosas
- Circulação:
transporte de gases e nutrientes.
- Nutrição:
nutrientes, digestão e absorção; doenças carenciais.
- Excreção.
- Sistemas de
sustentação e locomoção.
- Mecanismos de
integração: nervoso e endócrino; respostas aos estímulos ambientais.
- Reprodução:
assexuada e sexuada.
- Sistemas de
defesa: mecanismos de imunidade e vacinas.
Parte V - Genética
- Conceitos
básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade
- Mendelismo e
Neomendelismo: mono e diibridismo, polialelia, interação gênica e
herança ligada ao sexo.
- Anomalias
cromossômicas.
- Noções de
engenharia genética: clonagem, seres transgênicos e terapia gênica.
Parte VI -
Evolução
- Principais teorias
e evidências do processo evolutivo.
- Fontes de
variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
- Seleção natural
e artificial.
- Mecanismos
evolutivos.
Parte VII - Ecologia
- Fluxo de energia e
matéria na biosfera.
- Relações
ecológicas nos ecossistemas: estudos das comunidades e sucessão
ecológica.
- Ciclos biogeoquímicos.
- Poluição e
desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da natureza.
Voltar
FÍSICA
Orientação geral
O estudo da Física é
muito instigante e desafiador, abrangendo fenômenos do micro ao macrocosmo.
Para desenvolvê-lo, é necessária a afinidade com uma série de
requisitos: curiosidade em entender como funcionam os mais variados
dispositivos; criatividade para criar recursos que facilitem a aprendizagem
da disciplina nos diversos níveis de ensino; interesse por saber a origem e
as causas dos fenômenos físicos, perpassando, assim, o entendimento de
como as teorias e conceitos hoje existentes evoluíram ao longo do tempo;
acima de tudo, consciência de que o conhecimento de uma ciência é uma
busca constante de respostas para um número cada vez maior de perguntas.
As questões de Física
serão elaboradas dando ênfase à compreensão, análise e aplicação dos
conceitos físicos visando a avaliar o domínio de conhecimentos
fundamentais que permitam entender os fenômenos físicos que ocorrem na
natureza e no cotidiano, bem como a preparação do candidato para
desenvolver estudos mais aprofundados dessa área do conhecimento.
Tanto quanto possível,
serão evitadas as questões de memorização. As aplicações numéricas
aparecerão em casos fundamentais para a interpretação física dos
fenômenos.
Programa
Parte I - Grandezas
Físicas: Medidas e Relações
- Identificação das
grandezas relevantes e mensuráveis, de natureza escalar ou vetorial:
operações entre essas grandezas.
- Sistemas coerentes de
unidades: Sistema Internacional.
- Inter-relações entre
grandezas: leis físicas.
- Análise dimensional das
grandezas físicas.
Parte II - Mecânica da
Partícula
- Conceito de partícula.
- Cinemática escalar e
vetorial.
- Conceitos de massa e de
força; considera-se a identidade entre massas inercial e gravitacional.
- Referencial inercial:
forças que agem sobre uma partícula; composição de forças.
- As leis de Newton.
- Momento linear, impulso e
conservação do momento linear: aplicações em colisões unidimensionais.
- Interação
gravitacional: Lei da Gravitação Universal, queda dos corpos e movimento
dos projéteis em um campo gravitacional uniforme; movimento dos planetas e
dos satélites em órbitas circulares.
- Trabalho de uma força
constante.
- Energia cinética,
energia potencial gravitacional e energia potencial elástica: teorema do
trabalho-energia.
- Conceito de força
conservativa: aplicações no caso de forças elástica e gravitacional.
- Energia mecânica e sua
conservação em sistemas onde só realizam trabalho as forças
conservativas: potência de uma força.
Parte III - Sistemas de
muitas Partículas (sólidos, líquidos e gases)
- Centro de massa de um
sólido.
- Estática de sólido:
momento estático de uma força; momento estático resultante; condições
de equilíbrio de um corpo rígido.
- Massa específica:
densidade.
- Conceito de pressão.
- Líquido em equilíbrio
no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin; Princípios de Pascal e de
Arquimedes.
- Equilíbrio dos corpos
flutuantes.
- Estática dos gases
perfeitos: processos quasiestáticos ou reversíveis (isotérmico,
isobárico, isométrico); equação de estado dos gases perfeitos.
- Atmosfera terrestre:
pressão atmosférica.
- Equilíbrio térmico e
lei zero da Termodinâmica: conceito macroscópico de temperatura; escalas
Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
- Dilatação térmica dos
líquidos e sólidos (tratamento qualitativo).
- Calorimetria: calor
específico, mudanças de estados físicos, calor latente de mudanças de
estado e influência da pressão na mudança de estado.
- Transformação de
energia mecânica em calor pelas forças de atrito (tratamento
fenomenológico e macroscópico).
- Princípio geral da
conservação da energia: calor e trabalhos envolvidos nos processos
termodinâmicos e energia interna de um gás perfeito; 1a lei da
termodinâmica; análise energética dos processos isobárico, isotérmico,
isométrico e adiabático.
Parte IV - Fenômenos
Ondulatórios - Óptica
- Onda: conceito;
classificação quanto à natureza e quanto à vibração.
- Propagação de uma onda
periódica num meio não-dispersivo: elemento da onda e equação
fundamental.
- Propagação de um pulso
em um meio não-dispersivo unidimensional: reflexão, refração e
superposição.
- Princípio da
Superposição: aplicações com ondas senoidais; ondas estacionárias.
- Ondas em mais de uma
dimensão: ondas na superfície de um líquido; aplicações simples com
ondas sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
- Difração (abordagem
qualitativa).
- Modelo ondulatório da
luz: luz branca; dispersão; luz monocromática; velocidade de propagação;
índice de refração de um meio.
- Óptica geométrica:
hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da reflexão e da refração;
reflexão total; objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e
esféricos e em lentes delgadas (aproximação de Gauss).
- Instrumentos ópticos
simples: câmara escura, projetor de slide, máquina fotográfica,
lupa, luneta, microscópio e telescópio; óptica do olho humano.
Parte V - Eletricidade e
Magnetismo
- Cargas elementares:
elétron, próton e nêutron.
- Condutores e isolantes.
- Processos de
eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e potencial
elétricos associados a uma carga pontual: Princípio da Superposição.
- Campo elétrico uniforme:
superfícies eqüipotenciais; diferença de potencial entre dois pontos do
espaço; movimento de uma carga neste campo.
- Circuitos elétricos
elementares: resistores lineares; lei de Ohm; associações de resistores em
série e em paralelo; energia e potência; efeito Joule; lei de Joule;
geradores; valores de corrente elétrica em diferentes trechos; leituras em
amperímetro e voltímetro ideais; fusíveis.
- Força magnética sobre
uma carga pontual: campo magnético; campo magnético de um ímã e da
Terra; bússola.
Voltar
MATEMÁTICA
Orientação geral
Orientação geral
A Matemática, como área do conhecimento, tanto é
Ciência quanto Linguagem Científica. Considerando seus valores formativo e
instrumental, bem como seu caráter interdisciplinar, a avaliação em
Matemática seguirá os seguintes princípios norteadores:
- priorização de atos criativos e críticos na
resolução de problemas relacionados com o cotidiano do candidato ou de
situações que envolvam habilidades necessárias aos cursos superiores
pretendidos;
- predominância do significado sobre a técnica, ou
seja, serão evitadas a memorização e a aplicação imediata de fórmulas
e enfatizados a interpretação e o raciocínio lógico.
Programa
Parte I - Aritmética, Álgebra e Análise
- Noções de Lógica.
- Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos. Operações
com conjuntos.
- Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais,
reais e complexos. Formas trigonométricas, algébricas e representações
dos números complexos. Operações com números complexos.
- Funções: conceito, operações, gráficos. Funções
polinomial, exponencial, logarítmica, trigonométrica e modular. Função
inversa.
- Equações e Inequações: sistemas de equações e inequações.
- Regra de três, razões e proporções. Porcentagem.
Juros simples.
- Polinômios: raízes, relações entre coeficientes e
raízes. Teorema Fundamental da Álgebra.
- Seqüências: noções de seqüência. Progressões
Aritméticas e Progressões Geométricas.
- Análise Combinatória: princípio fundamental da
contagem. Permutações, Arranjos e Combinações. Binômio de Newton.
- Probabilidade: definição e propriedades básicas.
Parte II - Geometria e Trigonometria
- Geometria Plana: figuras planas. Teorema de Tales.
Semelhança. Relações métricas. Perímetros e áreas.
- Geometria Espacial: posição relativa entre pontos,
retas e planos. Poliedros. Poliedros regulares. Prismas, pirâmides,
cilindro, cone e esfera. Sólidos de revolução. Relações Métricas.
Áreas e volumes.
- Trigonometria. Arcos e ângulos. Medidas e relações.
Parte III - Álgebra Linear e Geometria Analítica
-
Vetores no R2 e no R3: conceitos. Operações com
vetores: adição, multiplicação de um vetor por um escalar. Produto
escalar, produto vetorial e produto misto.
- O espaço vetorial R2.
- O espaço vetorial R3.
- Geometria Analítica Plana: retas e cônicas no R2.
- Geometria Analítica Espacial: retas, planos e esferas
no R3.
- Matrizes e Determinantes: operações com matrizes.
Inversa de uma Matriz. Determinantes de matrizes 2 x 2 e 3 x 3.
- Discussão de sistemas de equações lineares 2 x 2 e 3
x 3.
Voltar
QUÍMICA
Orientação geral
A Química é,
reconhecidamente, uma ciência de participação inconstestável no
desenvolvimento científico-tecnológico que contribui, sistematicamente,
para o equacionamento adequado das mais diversas questões sociais,
políticas e econômicas. O conhecimento químico, por constituir um dos
recursos indispensáveis à interpretação e utilização responsável do
mundo físico, é de importância fundamental não apenas para aqueles que
buscam aprofundar seus estudos na área específica da Química.
O conteúdo programático
de Química será abordado, sobretudo, com o objetivo de possibilitar que o
candidato revele capacidade de:
- reconhecer e utilizar a
linguagem própria da Química, demonstrando que entende e sabe empregar
seus símbolos, fórmulas, convenções e códigos;
- compreender e descrever,
tanto em linguagem simbólica quanto em linguagem discursiva, as
transformações químicas que ocorrem no mundo físico;
- interpretar e elaborar
tabelas, relações matemáticas e gráficos representativos de fenômenos
químicos;
- entender e explicar fatos
e conceitos químicos macro e microscopicamente;
- aplicar conhecimentos de
química na solução de problemas qualitativos e quantitativos,
selecionando informações, relacionando dados, formulando hipóteses e
estabelecendo estimativas.
Programa
Parte I - Estrutura da
Matéria
- A matéria e suas
propriedades: matéria, substâncias e misturas; separação de misturas,
compostos, substâncias simples e elementos, fenômeno químico e fenômeno
físico, propriedades químicas e físicas.
- Estrutura do átomo:
átomo, partes do átomo, átomos e íons, relações entre os números de
elétrons, prótons e nêutrons, modelo atômico atual.
- Classificação
periódica: classificação e periodicidade, critérios para a
classificação periódica dos elementos, o conjunto dos elementos,
propriedades periódicas dos elementos (variação do raio atômico,
potencial de ionização, da afinidade eletrônica).
- Ligações químicas: a
regra do octeto, ligação iônica, ligação covalente, a
eletronegatividade e a polaridade molecular, exceções à regra do octeto,
geometria molecular, alotropia, moléculas polares e apolares, ligações
intermoleculares (forças de Van der Waals), propriedades dos compostos
relacionados às ligações iônicas e covalentes, ligação metálica.
- Número de oxidação:
deslocamento de elétrons entre átomos, regras para se determinar o nox,
nox e a Tabela Periódica, reações redox, balanceamento das reações
redox.
- Funções químicas:
propriedades químicas das substâncias: semelhanças e diferenças, ácidos
(conceitos de Arrhenius), bases ou hidróxidos (conceito de Arrhenius),
sais, propriedades dos ácidos, bases e sais, hidretos, óxidos, funções
químicas e Tabela Periódica.
- Estudo dos gases:
variáveis de estado de um gás, mudanças das condições de estado de um
gás, Leis dos gases, mistura de gases, gases perfeitos e gases reais.
- Soluções: solução,
tipos de dispersões, soluções, mecanismo de dissolução, solubilidade e
saturação, concentração das soluções, aplicação das concentrações.
Parte II - Transformações
da Matéria
- Reações químicas:
balanceamento dos coeficientes de equações químicas, previsão de
ocorrência de algumas reações químicas, classificação das reações
químicas.
- Leis das combinações
químicas: leis ponderais, lei de Lavoisier, Proust, Teoria atômica de
Dalton, leis volumétricas (lei de Gay-Lussac), teoria atômico-molecular.
- Grandezas químicas:
unidade de massa atômica, massa atômica relativa, relações entre
unidades de massa atômica e massa em gramas e nº de átomos nas
moléculas, constante de Avogrado, mol e quantidade de matéria, massa
molar.
- Cálculos químicos:
cálculo estequiométrico.
- Termoquímica: reações
exotérmicas e endotérmicas e suas relações com o calor, energia interna
de um sistema e entalpia.
- Cinética química:
cinética química, condições de ocorrência de reação química,
análise gráfica de uma reação química, fatores que alteram a velocidade
da reação, mecanismo de reação, ordem de uma reação.
- Equilíbrio químico:
reações reversíveis, equilíbrio químico, constante de equilíbrio (Ke,
Kc, Kp), constantes de ionização e de dissociação, deslocamento de um
equilíbrio químico, equilíbrio iônico na água pura, pH, pOH, hidrólise
salina, produto de solubilidade, ácidos e bases Bronsted-Lowry.
- Eletroquímica: Pilhas,
deposição metálica, pilhas eletroquímicas, nomenclatura e
representação das pilhas, ddp de uma pilha, determinação da ddp a partir
do potencial de cada eletrodo, aplicação das pilhas galvânicas,
eletrólise, eletrólise ígnea, eletrólise em solução aquosa,
influência da concentração na formação de produtos, leis de Faraday.
- Radioatividade:
estabilidade e instabilidade dos núcleos, radioatividade, tipos e
constituição das radiações, reações nucleares, balanceamento das
reações nucleares, aplicações dos isótopos radioativos.
Parte III - Química
Orgânica
- Introdução à Química
Orgânica: compostos orgânicos e inorgânicos, o carbono, representação
dos compostos orgânicos, elementos organógenos, características dos
compostos orgânicos, classificação das cadeias carbônicas, funções
orgânicas, nomenclatura dos compostos orgânicos de cadeia normal.
- Funções orgânicas:
hidrocarbonetos, classificação dos hidrocarbonetos, radicais, nomenclatura
dos compostos de cadeia ramificada, nomenclatura de hidrocarbonetos
aromáticos ramificados, álcoois (classificação dos álcoois e fenóis,
ácidos carboxílicos, sais de ácidos carboxílicos, aldeídos e cetonas,
éteres e ésteres, aminas (classificação de aminas), enitrilas, aletos de
alquila, compostos de Grignard, nitrocompostos, anidros de ácidos, séries
orgânicas, compostos de função mista.
- Orbitais moleculares:
(sigma e pi), hibridação dos orbitais (sp,sp2,sp3), as diferentes
fórmulas dos orbitais, orbitais moleculares, hibridação de orbitais,
ressonância de elétrons.
- Isomeria: isomeria plana
ou estrutural (de função, cadeia, posição, metameria, tautomeria),
espacial (geométrica, óptica, isomeria óptica em compostos cíclicos).
- Propriedades físicas dos
compostos: solubilidade, polaridade das moléculas, pontos de fusão e de
ebulição (das substâncias polares, das substâncias apolares, forças de
London, efeitos das ramificações da cadeia nas temperaturas de fusão e
ebulição).
- Ácidos e bases de Lewis:
cisão das ligações (homolítica, heterolítica), tipos de reagentes
(eletrófilo, nucleófilo), efeitos eletrônicos (indutivo, mesomérico).
- Reações de adição:
características da reação de adição, principais reações de adição
em compostos orgânicos ( de adição eletrofílica aos alcenos e alcinos),
outras reações de adição aos alcenos e alcinos, classificação dos
alcadienos (dienos conjugados), reações de adição nos dienos, de
reagentes eletrofílicos aos dienos conjugados), outras reações aos dienos.
- Reações de
substituição: característica de uma reação de substituição em
compostos orgânicos, alogenação de alcanos, reações de substituição
no benzeno, efeito dos grupos substituintes sobre a reação de
substituição, grupos ativados (ortopara), desativados (meta), reações de
substituição do tolueno , nos fenóis, nos aletos orgânicos.
- Reações de
eliminação: características, reações de eliminação nos álcoois.
- Reações redox:
características, oxidação dos álcoois (branda, enérgica, ozonólise),
de alcinos, de álcoois (primários, secundários, terciários) de aldeídos
e cetonas, reações de redução de aldeídos e cetonas, redução de
ácidos carboxílicos, redução do nitrobenzeno.
- Reações de ácidos e
bases inorgânicos: reações com bases inorgânicas, com ácidos
inorgânicos.
- Reações com ésteres:
características, classificação dos ésteres, obtenção de ésteres,
hidrólise ácida e básica.
- Outras reações: de
combustão (total e parcial), com o sódio (sódio metálico em compostos
orgânicos), reagentes de Grignard.
- Compostos orgânicos do
petróleo: carvão mineral, xisto betuminoso e madeira.
- Polímeros.
Voltar
CIÊNCIAS
HUMANAS e suas TECNOLOGIAS
GEOGRAFIA
Orientação geral
O programa de Geografia
deve ser considerado em um enfoque que, mantendo coerência com os
princípios e conteúdos do ensino médio, permita a observação de
competências e habilidades construídas por parte dos candidatos ao ensino
superior consideradas indispensáveis à reflexão do saber geográfico.
Dentre os objetivos deste programa destacam-se os seguintes:
- compreender que o espaço
geográfico é, simultaneamente, uma manifestação concreta e um
condicionamento das relações sociais que se expressam na organização do
território;
- interpretar e comparar os
diferentes modos de apropriação e ordenação do território pela
sociedade, identificando as especificidades presentes em cada lugar;
- reconhecer e analisar as
diversas formas de representação dos fenômenos geográficos, enfatizando
a relação entre as diferentes escalas de estudo (local, regional,
nacional, mundial);
- localizar e avaliar os
fenômenos naturais, econômicos, políticos e culturais, visando a uma
explicação integrada da complexidade do espaço geográfico.
Programa
Parte I - A Produção do
Espaço
- A relação sociedade /
natureza no processo de produção do espaço: a importância específica
das principais formas e estruturas do relevo terrestre, dos grandes
conjuntos climato-botânicos e das águas oceânicas e continentais no
processo de produção do espaço geográfico.
- O uso humano da Natureza
na produção do espaço geográfico: recursos naturais e o aproveitamento
socioeconômico; apropriação social e transformações
ecológico-territoriais; a produção/reprodução do meio ambiente como
ação humana; estratégias de uso, conservação e recuperação das
condições ambientais.
- A circulação e a
organização do espaço: os transportes na construção de redes de
circulação espacial da produção e do consumo e entre locais de moradia e
de trabalho; o setor de serviços na urbanização e sua importância na
absorção de mão-de-obra; o capital financeiro e sua rede espacial.
Parte II - Espaço Mundial
- Desenvolvimento do
Capitalismo e suas implicações na lógica de organização do espaço
geográfico mundial: o processo desenvolvimento/ subdesenvolvimento e seus
indicadores; divisão internacional do trabalho e suas transformações;
fluxos comerciais e financeiros.
- As transformações do
espaço geográfico mundial e a regionalização do mundo atual: as
relações de poder entre os países; processo de globalização da
economia; os blocos político-econômicos e suas especificidades; o papel do
Estado e dos agentes internacionais: organizações mundiais e grandes
conglomerados; as disputas geopolíticas da atualidade; os conflitos
étnicos e a questão das nacionalidades.
- O processo de
industrialização: seus impactos na organização da economia e da
sociedade; fatores responsáveis pela localização industrial;
distribuição espacial da indústria e concentração financeira da
economia industrial; a industrialização original e a industrialização
dependente; o desenvolvimento técnico-científico e suas implicações
socioeconômicas; desenvolvimento dos transportes, dos meios de
comunicação e os novos padrões de organização do espaço industrial.
- O espaço urbano
industrial: a urbanização, redes urbanas e a estrutura interna das
cidades; o processo de metropolização e problemas urbanos; a
terceirização da economia urbana e suas implicações; impactos ambientais
decorrentes das atividades urbanas.
- O espaço agrário: as
diferentes formas de organização da produção agropecuária; processo de
modernização e industrialização do campo; a influência dos elementos
naturais no desempenho das atividades rurais; transformações nas
relações cidade-campo/ urbano-rural; a produção agrícola e os aspectos
político-econômicos de sua distribuição; impactos ambientais decorrentes
das atividades rurais.
- A população mundial:
indicadores socioeconômicos; crescimento e transição demográfica;
teorias populacionais; estrutura etária; os setores de atividade econômica
e a distribuição da população; movimentos migratórios e seus impactos.
- O espaço das
contradições socioeconômicas: o papel da acumulação de capital e do
Estado no processo de ordenação do território.
- Industrialização e
acumulação de capital: da produção manufatureira aos grandes complexos
fabris modernos; processo de industrialização e suas repercussões na
organização sociopolítica; fatores geográficos responsáveis pela
localização industrial; concentração espacial da economia política
capitalista.
- Ação do Estado:
planejamento socioeconômico e intervenção no espaço; especificidades nos
mundos capitalista e socialista.
- Grandes conjuntos
socioeconômicos do mundo contemporâneo: questões atuais.
Parte III - O Espaço
Brasileiro
- A escala nacional da
produção do espaço capitalista mundial: as formas espaciais da inserção
do espaço brasileiro na divisão internacional do trabalho; divisão
regional do trabalho; relações inter e intra-regionais; as relações com
o mercado mundial, a integração ao processo de mundialização das
relações capitalistas de produção.
- A industrialização na
produção do espaço: industrialização e aprofundamento das desigualdades
socioespaciais; fatores responsáveis pela localização geográfica das
indústrias; concentração espacial e financeira da economia industrial;
processo de industrialização e repercussões na organização do espaço;
recursos naturais (aproveitamento, desperdício e política de
conservação).
- Os complexos
agroindustriais; desenvolvimento das relações da produção capitalista no
campo e suas conseqüências; evolução da estrutura fundiária e
relações de trabalho no campo; as lutas sociais no campo; os problemas
ambientais da modernização agrícola; dinâmica das fronteiras agrícolas.
- Integração ao processo
de internacionalização da economia: industrialização dependente e
aprofundamento das desigualdades sociais; relações comerciais e
financeiras; as transformações do setor industrial e sua influência na
dinâmica socioespacial; atuação do Estado e os modelos econômicos.
- Dinâmica socioespacial:
integração nacional e regionalização; interdependência e
complementaridade; ação do Estado e o planejamento socioeconômico; redes
de transporte e a organização do espaço.
- Espaço urbano: processo
de industrialização, urbanização e estruturação da rede urbana;
metropolização; desenvolvimento das atividades urbanas; transformações
nas relações cidade-campo/urbano-rural; problemas ambientais urbanos.
- População: processo de
formação; dinâmica do crescimento populacional e suas implicações;
indicadores socioeconômicos; estrutura etária e a transição
demográfica; distribuição por atividades econômicas; movimentos
migratórios internos e externos - regionais e internacionais, e a
distribuição territorial da população.
- Espaço agrário:
diferentes formas de organização da produção agrícola; transformação
das relações de trabalho no campo; a estrutura fundiária e a questão da
reforma agrária; modernização/industrialização do campo; a produção
agrícola brasileira no contexto nacional e internacional; os impactos
ambientais no meio rural.
Voltar
HISTÓRIA
Orientação geral
A História existe como
conhecimento vivo do passado. A busca incessante desse conhecimento funda o
reconhecimento da identidade individual em sua relação direta com os
lugares de memória, para que o homem possa compreender o seu lugar no
mundo. Essa condição de conhecimento deve partir do estudo dos processos
de desenvolvimento das sociedades modernas, suas origens e movimentos de
mudança. Neste aspecto, o estudo da História caracteriza-se por ser aquele
que, além de situar o homem nas dimensões temporal e espacial, fornece-lhe
elementos que permitem a construção de uma visão crítica, fundadora da
cidadania e impulsionadora da ação. Para isso, entretanto, é necessário
que o conhecimento histórico possa dialogar com as outras áreas das
Ciências Humanas e Sociais, estabelecendo com elas parcerias que aprimoram
os modos de interpretação da história e, na sua própria esfera, motive o
candidato a estabelecer relações e comparações entre a História Geral,
a História das Américas e a História do Brasil. Só assim será possível
compreender os processos históricos e as instituições sociais,
políticas, econômicas e culturais que deles derivam, tanto quanto as
práticas sociais e políticas de cada um dos segmentos sociais envolvidos.
Assim, os candidatos
deverão identificar a história como um processo de construção humana no
qual o conjunto de transformações sociais, que se verificam ao longo do
tempo, em espaços definidos, são o produto da ação e do pensamento de
grupos sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo
histórico como articulações e combinações gerais e particulares dos
níveis econômico, político, social e cultural. Espera-se, também, que os
candidatos, a partir do processo de aprender a conhecer, tenham sido
estimulados ao desenvolvimento da capacidade de formulação lógica e
analítica do pensamento através da interpretação de textos e documentos,
tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar, no
contemporâneo, as condições de correlação com o passado e o presente
históricos. Nesse movimento de compreensão e conhecimento serão
enfatizados o entendimento, reconhecimento e uso crítico das tecnologias
contemporâneas, lugares privilegiados da informação.
Programa
Parte I - A Época Moderna
(Século XV ao Século XVIII)
- As críticas ao
pensamento medieval; humanismo, renascimento, reformas e as revoluções
científicas.
- Expansão marítima e
comercial: a crise do feudalismo e a expansão marítima e comercial; as
conquistas ibéricas ultramarinas (África, Ásia e Novo Mundo).
- Estado Moderno e
Absolutismo; Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias
mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas coloniais.
- As colonizações
portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e holandesa.
- Brasil-Colônia: a
economia colonial e a escravidão (as formas de dominação
econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na
Colônia; a ação da Igreja.
- A crise do Antigo Regime:
economia e pensamento ilustrado.
Parte II - O Mundo
Ocidental de 1760/80 a 1870/80
- As revoluções
burguesas: a crítica ao mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; o exemplo
francês, inglês e americano.
- Liberalismo e
nacionalismo: as ondas revolucionárias européias de 1820, 1830 e 1848; as
unificações italiana e alemã; nação e nacionalismo na Europa do século
XIX.
- Crise do antigo sistema
colonial ibérico: o processo de independência da América espanhola; a
interiorização da metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do
século XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto (1820)
e a independência do Brasil.
- A Hispano-América:
caudilhismo e a formação dos estados nacionais; os EUA e a Guerra de
Secessão.
- A consolidação do
Estado Nacional brasileiro.
- Brasil: centralização e
descentralização política no primeiro reinado; o projeto centralizador e
a economia escravista; as formas de organização do trabalho, no contexto
histórico brasileiro da segunda metade do século XIX; o processo
abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa na América.
Parte III - O Apogeu da
Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945)
- As transformações nas
economias européias: do capitalismo liberal ao monopolista; a política
imperialista: América Latina, África e Ásia.
- A expansão
norte-americana e sua política para a América Latina.
- Liberalismo e democracia:
o debate das idéias (liberalismo, conservadorismo, socialismo e
anarquismo); política internacional na segunda metade do século XIX.
- A crise da sociedade
liberal: guerras mundiais, revoluções sociais e fascismos; a Grande
Depressão de 1929 e a experiência americana.
- Da monarquia à
república (1870 - 1939): a transição do trabalho escravo para o trabalho
livre; origens da indústria e da classe operária; a crise da monarquia:
república federalista e coronelismo; literatura, política e pensamento
social no Brasil.
- O Rio de Janeiro e as
Reformas Urbanas na 1ª República.
- A crise do estado
oligárquico na Hispano-América: economia e sociedade.
- Brasil: a crise dos anos
20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo no Brasil: continuidades e
rupturas (a implantação das indústrias de base, a crise da economia
agroexportadora e a política trabalhista); ideologia autoritária e
centralização política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e
corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte IV - As Sociedades
Atuais
- A sociedade capitalista.
Os anos 50: a guerra-fria e a bipolaridade; as modernizações européias e
asiáticas e o modelo americano; sociedades afro-asiáticas contemporâneas:
imperialismo, descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais
dos anos 60 e 70.
- A construção e crise do
socialismo: o modelo soviético e as experiências nacionais da Europa
Ocidental; China - da construção do socialismo ao socialismo de mercado.
- O mundo atual: as crises
do Oriente Médio; as tensões raciais e o apartheid; a intolerância
religiosa e a questão islâmica; neoliberalismo, globalização e novas
estruturas políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias.
- O mundo
hispano-americano: a dependência econômica na América Latina; populismo,
autoritarismo e socialismo; as experiências de democratização; os
movimentos de guerrilha na América desde 1960.
- O Brasil:
redemocratização e populismo; a república populista e seus projetos
econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais no campo e na
cidade; da economia brasileira da Segunda Grande Guerra ao nacional
-desenvolvimento; a crise econômica dos anos 60 e as reformas de base; a
crise do estado populista; capitalismo e autoritarismo: a construção e a
crise do milagre econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a
construção do estado autoritário e suas resistências: as organizações
de direita e de esquerda; a reemergência do movimento social nos anos 70;
cultura e arte no Brasil moderno.
- O Brasil da Nova
República: conciliação e resistências; a Constituição de 1988:
conquistas democráticas e continuidades autoritárias; os movimentos
sociais no campo e na cidade; a crise econômica brasileira dos anos 80 e
90; os novos projetos culturais.
- História e Cultura Afro-Brasileira
Voltar
|