LINGUAGENS,
CÓDIGOS e suas TECNOLOGIAS
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Orientação geral
As provas serão redigidas na língua estrangeira.
Para o caso de provas discursivas exigir-se-á que as respostas sejam
dadas na língua estrangeira.
As línguas estrangeiras, no contexto de um Curso
Superior, possuem função específica: são ferramentas de estudo e
elementos de aprendizagem que facilitam ao aluno universitário,
através da leitura de textos necessários a sua formação, o acesso a
informações atualizadas.
Espera-se do candidato o conhecimento do
funcionamento da língua estrangeira: o domínio de um vocabulário
fundamental, de aspectos gramaticais básicos e de estratégias de
leitura, conhecimentos esses que deverão propiciar a compreensão do
sentido global e a localização de determinada idéia no texto, bem
como o reconhecimento dos diferentes gêneros textuais e suas
intenções comunicativas.
A verificação de tais conhecimentos poderá ser
feita a partir de textos de origens diversas, em diferentes registros da
língua padrão, privilegiando-se, sempre, o texto autêntico.
A prova exigirá do candidato o desenvolvimento de
habilidades que mostrem competência de leitura na língua estrangeira
escolhida dentre as opções espanhol, francês ou inglês.
Assim sendo, a prova de língua estrangeira
trabalhará, fundamentalmente, a competência de leitura.
Programa
Serão avaliados os seguintes aspectos:
- lingüístico – domínio de estruturas
gramaticais básicas e vocabulário fundamental como meio de
construção do sentido;
- sociolingüístico – compreensão de enunciados
no que concerne à expressão de relações socioculturais;
- discursivo – reconhecimento dos mecanismos de
coerência e coesão textual (referentes nominais e pronominais,
marcadores do discurso).
Esses aspectos serão observados em textos
contemporâneos autênticos de fontes diversas (jornais, revistas,
folhetos, páginas da rede e outras), escritos em diferentes registros
da língua padrão.
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LPLB
– LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Orientação geral
O domínio da língua portuguesa em seus vários usos
e a capacidade de analisar, interpretar e aplicar seus recursos
expressivos, situando textos em relação a seus contextos, constitui o
embasamento indispensável à formação integral da pessoa e à
conquista da cidadania.
Espera-se, portanto, que o candidato através do
programa possa:
- reconhecer no idioma nacional elementos de
produção de sentido, para que se concretizem a conservação,
renovação e transmissão da cultura brasileira;
- identificar a linguagem verbal e a não-verbal como
um dos meios que o homem possui para representar, organizar e
transmitir, de forma específica, o pensamento;
- inferir que, sob as variações pelas quais uma
língua se manifesta, concretamente, há uma estrutura comum que permite
a intercompreensão de todos os falantes;
- verificar que a abordagem da norma padrão deve
considerar sua representatividade, como variante lingüística de
determinado grupo social, e o valor atribuído a ela, no contexto das
legitimações sociais;
- utilizar-se do idioma com propriedade, clareza,
fluência e expressividade de acordo com a situação de produção do
texto;
- classificar, descrever e relacionar, adequadamente,
as formas lingüísticas delimitadas pelas condições de
produção/interpretação dos enunciados determinados pelos contextos
de uso da língua;
- ler e interpretar textos em língua materna,
considerando-a como geradora de significação e integradora da
organização de mundo e da própria identidade;
- reconhecer a manifestação literária como uma
linguagem de características formais específicas, que tem como
matéria-prima o idioma, em sua potencialidade expressiva;
- comparar os recursos expressivos da manifestação
literária, em suas especificidades próprias de acordo com as
diferentes épocas;
- identificar a criação das estéticas que
refletem, no texto, o contexto do campo de produção e as escolhas
estilísticas geradas pelas lutas discursivas, em jogo em determinada
época/local;
- perceber o caráter intertextual e intratextual
imanente aos textos literários;
- relacionar o fenômeno literário brasileiro com os
quadros da cultura nacional e internacional.
Programa
Parte I - Compreensão e Interpretação de Texto
- Leitura e análise de texto.
- Identificação do gênero do discurso: narração,
descrição e dissertação.
- Estrutura do parágrafo.
- Fatores determinantes da textualidade: coerência,
coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade,
informatividade e intertextualidade.
- Tipos de discurso: direto, indireto e indireto
livre.
Parte II - Língua Portuguesa
- Língua falada e escrita; uso informal e formal da
língua; o nível culto da linguagem; adequação ao contexto; o sistema
ortográfico vigente.
- Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras;
classes de palavras; flexões de palavras; frase, oração, período;
estrutura da frase; funções sintáticas; período simples e período
composto; coordenação e subordinação; regência nominal e verbal;
concordância nominal e verbal; colocação dos termos na frase;
pontuação.
- Semântica e estilística: sinônimos, antônimos,
homônimos e parônimos; denotação e conotação; figuras de
linguagem; recursos estilísticos.
Parte III - Literatura Brasileira
- Teoria da literatura: criação estética;
linguagem literária e não literária; gêneros literários.
- Processo literário brasileiro: momentos do
processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura
brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da
literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem
em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de
expressão literária culta ou popular e do tratamento dado aos temas;
classificação de textos em dada época literária em função de suas
características temáticas e expressionais.
- Romantismo no Brasil: renovação e permanência de
temas e de meios de expressão da poesia romântica relativamente à do
Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais
da poesia, da ficção e do teatro romântico.
- Realismo no Brasil: a questão do Realismo na
ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo
e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na
poesia.
- Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no
contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas
literárias passadas; elementos de permanência, oposição e
transformação; características renovadoras na ficção; principais
tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945;
tendências pós-45.
- Literatura contemporânea.
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REDAÇÃO
Orientação geral
A prova de Redação será constituída por uma
proposta de produção de texto em prosa, em modalidade e limites
solicitados, acerca de tema escolhido a critério da Banca.
Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz
de:
- inter-relacionar idéias e argumentar;
- expressar-se com vocabulário apropriado e em
estruturas lingüísticas adequadas e bem articuladas;
- servir-se, com propriedade, das convenções
ortográficas da língua portuguesa.
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CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS
BIOLOGIA
Orientação geral
As diversas manifestações da vida, as
transformações a que estão sujeitas e as conseqüentes alterações
observadas no ambiente são objeto de estudo da Biologia. Investigando o
fenômeno vida, essa ciência possibilita a construção de uma visão
de mundo segundo a qual a produção e a utilização do correspondente
conhecimento científico e tecnológico se caracterizam como uma
intervenção humana criteriosa que respeita, sobretudo, o comportamento
da natureza.
Na formulação das questões de Biologia,
levar-se-á em conta o objetivo de verificar o atendimento dos seguintes
requisitos básicos pelo candidato:
- conhecer terminologia, convenções e
classificações e fazer uso desses conhecimentos para a compreensão
dos fenômenos biológicos:
- possuir visão global da biologia e aplicá-la em
situações do cotidiano, utilizando o pensamento crítico;
- relacionar os processos biológicos com outros
campos do conhecimento;
- utilizar os conceitos biológicos no entendimento
de novas tecnologias;
- interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas,
resolvendo problemas, analisando experimentos, formulando hipóteses,
prevendo resultados, organizando e aplicando os conhecimentos
apreendidos.
Programa
Parte I – Célula
- Origem e características gerais das células
procarióticas e eucarióticas.
- Componentes químicos: importância funcional das
substâncias químicas para a manutenção da homeostase.
- Célula animal e vegetal: organização,
metabolismo, funções e interações entre estruturas e organelas
celulares.
- Fundamentos de citogenética: código genético,
genes e cromossomas.
- Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte II – Tecidos
- Conceitos estrutural e funcional.
- Origem embrionária dos tecidos.
- Principais tipos, características e funções dos
tecidos animais e vegetais.
Parte III – Seres Vivos
- Características gerais.
- Variedade dos seres vivos: sistema de
classificação em 5 reinos, categorias taxonômicas, conceito de
espécie e regras de nomenclatura.
- Características gerais dos principais grupos:
Vírus, Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
- Doenças infecto-parasitárias: principais endemias
do Brasil e medidas preventivas em saúde pública.
Parte IV – Fisiologia Animal e Vegetal
- Respiração e trocas gasosas
- Circulação: transporte de gases e nutrientes.
- Nutrição: nutrientes, digestão e absorção;
doenças carenciais.
- Excreção.
- Sistemas de sustentação e locomoção.
- Mecanismos de integração: nervoso e endócrino;
respostas aos estímulos ambientais.
- Reprodução: assexuada e sexuada.
- Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade e
vacinas.
Parte V – Genética
- Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e
probabilidade
- Mendelismo e Neomendelismo: mono e diibridismo,
polialelia, interação gênica e herança ligada ao sexo.
- Anomalias cromossômicas.
- Noções de engenharia genética: clonagem, seres
transgênicos e terapia gênica.
Parte VI – Evolução
- Principais teorias e evidências do processo
evolutivo.
- Fontes de variabilidade genética: mutação e
recombinação gênica.
- Seleção natural e artificial.
- Mecanismos evolutivos.
Parte VII – Ecologia
- Fluxo de energia e matéria na biosfera.
- Relações ecológicas nos ecossistemas: estudos
das comunidades e sucessão ecológica.
- Ciclos biogeoquímicos.
- Poluição e desequilíbrio ecológico:
conservação e preservação da natureza.
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FÍSICA
Orientação geral
O estudo da Física é muito instigante e desafiador,
abrangendo fenômenos do micro ao macrocosmo. Para desenvolvê-lo, é
necessária a afinidade com uma série de requisitos: curiosidade em
entender como funcionam os mais variados dispositivos; criatividade para
criar recursos que facilitem a aprendizagem da disciplina nos diversos
níveis de ensino; interesse por saber a origem e as causas dos
fenômenos físicos, perpassando, assim, o entendimento de como as
teorias e conceitos hoje existentes evoluíram ao longo do tempo; acima
de tudo, consciência de que o conhecimento de uma ciência é uma busca
constante de respostas para um número cada vez maior de perguntas.
As questões de Física serão elaboradas dando
ênfase à compreensão, análise e aplicação dos conceitos físicos
visando a avaliar o domínio de conhecimentos fundamentais que permitam
entender os fenômenos físicos que ocorrem na natureza e no cotidiano,
bem como a preparação do candidato para desenvolver estudos mais
aprofundados dessa área do conhecimento.
Tanto quanto possível, serão evitadas as questões
de memorização. As aplicações numéricas aparecerão em casos
fundamentais para a interpretação física dos fenômenos.
Programa
Parte I - Grandezas Físicas: Medidas e Relações
- Identificação das grandezas relevantes e
mensuráveis, de natureza escalar ou vetorial: operações entre essas
grandezas.
- Sistemas coerentes de unidades: Sistema
Internacional.
- Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
- Análise dimensional das grandezas físicas.
Parte II - Mecânica da Partícula
- Conceito de partícula.
- Cinemática escalar e vetorial.
- Conceitos de massa e de força; considera-se a
identidade entre massas inercial e gravitacional.
- Referencial inercial: forças que agem sobre uma
partícula; composição de forças.
- As leis de Newton.
- Momento linear, impulso e conservação do momento
linear: aplicações em colisões unidimensionais.
- Interação gravitacional: Lei da Gravitação
Universal, queda dos corpos e movimento dos projéteis em um campo
gravitacional uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em
órbitas circulares.
- Trabalho de uma força constante.
- Energia cinética, energia potencial gravitacional
e energia potencial elástica: teorema do trabalho-energia.
- Conceito de força conservativa: aplicações no
caso de forças elástica e gravitacional.
- Energia mecânica e sua conservação em sistemas
onde só realizam trabalho as forças conservativas: potência de uma
força.
Parte III - Sistemas de muitas Partículas (sólidos,
líquidos e gases)
- Centro de massa de um sólido.
- Estática de sólido: momento estático de uma
força; momento estático resultante; condições de equilíbrio de um
corpo rígido.
- Massa específica: densidade.
- Conceito de pressão.
- Líquido em equilíbrio no campo gravitacional
uniforme: Lei de Stevin; Princípios de Pascal e de Arquimedes.
- Equilíbrio dos corpos flutuantes.
- Estática dos gases perfeitos: processos
quasiestáticos ou reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico);
equação de estado dos gases perfeitos.
- Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
- Equilíbrio térmico e lei zero da Termodinâmica:
conceito macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas
arbitrárias.
- Dilatação térmica dos líquidos e sólidos
(tratamento qualitativo).
- Calorimetria: calor específico, mudanças de
estados físicos, calor latente de mudanças de estado e influência da
pressão na mudança de estado.
- Transformação de energia mecânica em calor pelas
forças de atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
- Princípio geral da conservação da energia: calor
e trabalhos envolvidos nos processos termodinâmicos e energia interna
de um gás perfeito; 1a lei da termodinâmica; análise
energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e
adiabático.
Parte IV - Fenômenos Ondulatórios – Óptica
- Onda: conceito; classificação quanto à natureza
e quanto à vibração.
- Propagação de uma onda periódica num meio
não-dispersivo: elemento da onda e equação fundamental.
- Propagação de um pulso em um meio não-dispersivo
unidimensional: reflexão, refração e superposição.
- Princípio da Superposição: aplicações com
ondas senoidais; ondas estacionárias.
- Ondas em mais de uma dimensão: ondas na
superfície de um líquido; aplicações simples com ondas sonoras;
reflexão e refração de ondas planas.
- Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo ondulatório da luz: luz branca; dispersão;
luz monocromática; velocidade de propagação; índice de refração de
um meio.
- Óptica geométrica: hipóteses fundamentais; raio
luminoso; leis da reflexão e da refração; reflexão total; objetos e
imagens reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes
delgadas (aproximação de Gauss).
- Instrumentos ópticos simples: câmara escura,
projetor de slide, máquina fotográfica, lupa, luneta,
microscópio e telescópio; óptica do olho humano.
Parte V - Eletricidade e Magnetismo
- Cargas elementares: elétron, próton e nêutron.
- Condutores e isolantes.
- Processos de eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e potencial elétricos associados a uma carga
pontual: Princípio da Superposição.
- Campo elétrico uniforme: superfícies
eqüipotenciais; diferença de potencial entre dois pontos do espaço;
movimento de uma carga neste campo.
- Circuitos elétricos elementares: resistores
lineares; lei de Ohm; associações de resistores em série e em
paralelo; energia e potência; efeito Joule; lei de Joule; geradores;
valores de corrente elétrica em diferentes trechos; leituras em
amperímetro e voltímetro ideais; fusíveis.
- Força magnética sobre uma carga pontual: campo
magnético; campo magnético de um ímã e da Terra; bússola.
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MATEMÁTICA
Orientação geral
A Matemática, como área do conhecimento, tanto é
Ciência quanto Linguagem Científica. Considerando seus valores
formativo e instrumental, bem como seu caráter interdisciplinar, a
avaliação em Matemática seguirá os seguintes princípios
norteadores:
- priorização de atos criativos e críticos na
resolução de problemas relacionados com o cotidiano do candidato ou de
situações que envolvam habilidades necessárias aos cursos superiores
pretendidos;
- predominância do significado sobre a técnica, ou
seja, serão evitadas a memorização e a aplicação imediata de
fórmulas e enfatizados a interpretação e o raciocínio lógico.
Programa
Parte I - Aritmética, Álgebra e Análise
- Noções de Lógica.
- Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos.
Operações com conjuntos.
- Conjuntos numéricos: naturais, inteiros,
racionais, reais e complexos. Formas trigonométricas, algébricas e
representações dos números complexos. Operações com números
complexos.
- Funções: conceito, operações, gráficos.
Funções polinomial, exponencial, logarítmica, trigonométrica e
modular. Função inversa.
- Equações e Inequações: sistemas de equações e
inequações.
- Regra de três, razões e proporções.
Porcentagem. Juros simples.
- Polinômios: raízes, relações entre coeficientes
e raízes. Teorema Fundamental da Álgebra.
- Seqüências: noções de seqüência. Progressões
Aritméticas e Progressões Geométricas.
- Análise Combinatória: princípio fundamental da
contagem. Permutações, Arranjos e Combinações. Binômio de Newton.
- Probabilidade: definição e propriedades básicas.
Parte II - Geometria e Trigonometria
- Geometria Plana: figuras planas. Teorema de Tales.
Semelhança. Relações métricas. Perímetros e áreas.
- Geometria Espacial: posição relativa entre
pontos, retas e planos. Poliedros. Poliedros regulares. Prismas,
pirâmides, cilindro, cone e esfera. Sólidos de revolução. Relações
Métricas. Áreas e volumes.
- Trigonometria. Arcos e ângulos. Medidas e
relações.
Parte III - Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Vetores no R2 e no R3:
conceitos. Operações com vetores: adição, multiplicação de um
vetor por um escalar. Produto escalar, produto vetorial e produto misto.
- O espaço vetorial R2.
- O espaço vetorial R3.
- Geometria Analítica Plana: retas e cônicas no R2.
- Geometria Analítica Espacial: retas, planos e
esferas no R3.
- Matrizes e Determinantes: operações com matrizes.
Inversa de uma Matriz. Determinantes de matrizes 2 x 2 e 3 x 3.
- Discussão de sistemas de equações lineares 2 x 2
e 3 x 3.
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QUÍMICA
Orientação geral
A Química é, reconhecidamente, uma ciência de
participação inconstestável no desenvolvimento
científico-tecnológico que contribui, sistematicamente, para o
equacionamento adequado das mais diversas questões sociais, políticas
e econômicas. O conhecimento químico, por constituir um dos recursos
indispensáveis à interpretação e utilização responsável do mundo
físico, é de importância fundamental não apenas para aqueles que
buscam aprofundar seus estudos na área específica da Química.
O conteúdo programático de Química será abordado,
sobretudo, com o objetivo de possibilitar que o candidato revele
capacidade de:
- reconhecer e utilizar a linguagem própria da
Química, demonstrando que entende e sabe empregar seus símbolos,
fórmulas, convenções e códigos;
- compreender e descrever, tanto em linguagem
simbólica quanto em linguagem discursiva, as transformações químicas
que ocorrem no mundo físico;
- interpretar e elaborar tabelas, relações
matemáticas e gráficos representativos de fenômenos químicos;
- entender e explicar fatos e conceitos químicos
macro e microscopicamente;
- aplicar conhecimentos de química na solução de
problemas qualitativos e quantitativos, selecionando informações,
relacionando dados, formulando hipóteses e estabelecendo estimativas.
Programa
Parte I - Estrutura da Matéria
- A matéria e suas propriedades: matéria,
substâncias e misturas; separação de misturas, compostos,
substâncias simples e elementos, fenômeno químico e fenômeno
físico, propriedades químicas e físicas.
- Estrutura do átomo: átomo, partes do átomo,
átomos e íons, relações entre os números de elétrons, prótons e
nêutrons, modelo atômico atual.
- Classificação periódica: classificação e
periodicidade, critérios para a classificação periódica dos
elementos, o conjunto dos elementos, propriedades periódicas dos
elementos (variação do raio atômico, potencial de ionização, da
afinidade eletrônica).
- Ligações químicas: a regra do octeto, ligação
iônica, ligação covalente, a eletronegatividade e a polaridade
molecular, exceções à regra do octeto, geometria molecular,
alotropia, moléculas polares e apolares, ligações intermoleculares
(forças de Van der Waals), propriedades dos compostos relacionados às
ligações iônicas e covalentes, ligação metálica.
- Número de oxidação: deslocamento de elétrons
entre átomos, regras para se determinar o nox, nox e a Tabela
Periódica, reações redox, balanceamento das reações redox.
- Funções químicas: propriedades químicas das
substâncias: semelhanças e diferenças, ácidos (conceitos de
Arrhenius), bases ou hidróxidos (conceito de Arrhenius), sais,
propriedades dos ácidos, bases e sais, hidretos, óxidos, funções
químicas e Tabela Periódica.
- Estudo dos gases: variáveis de estado de um gás,
mudanças das condições de estado de um gás, Leis dos gases, mistura
de gases, gases perfeitos e gases reais.
- Soluções: solução, tipos de dispersões,
soluções, mecanismo de dissolução, solubilidade e saturação,
concentração das soluções, aplicação das concentrações.
Parte II - Transformações da Matéria
- Reações químicas: balanceamento dos coeficientes
de equações químicas, previsão de ocorrência de algumas reações
químicas, classificação das reações químicas.
- Leis das combinações químicas: leis ponderais,
lei de Lavoisier, Proust, Teoria atômica de Dalton, leis volumétricas
( lei de Gay-Lussac), teoria atômico-molecular.
- Grandezas químicas: unidade de massa atômica,
massa atômica relativa, relações entre unidades de massa atômica e
massa em gramas e nº de átomos nas moléculas, constante de Avogrado,
mol e quantidade de matéria, massa molar.
- Cálculos químicos: cálculo estequiométrico.
- Termoquímica: reações exotérmicas e
endotérmicas e suas relações com o calor,energia interna de um
sistema e entalpia.
- Cinética química:cinética química, condições
de ocorrência de reação química, análise gráfica de uma reação
química, fatores que alteram a velocidade da reação, mecanismo de
reação, ordem de uma reação.
- Equilíbrio químico: reações reversíveis,
equilíbrio químico, constante de equilíbrio (Ke, Kc, Kp), constantes
de ionização e de dissociação, deslocamento de um equilíbrio
químico, equilíbrio iônico na água pura, pH, pOH, hidrólise salina,
produto de solubilidade, ácidos e bases Bronsted-Lowry.
- Eletroquímica: Pilhas, deposição metálica,
pilhas eletroquímicas, nomenclatura e representação das pilhas, ddp
de uma pilha, determinação da ddp a partir do potencial de cada
eletrodo, aplicação das pilhas galvânicas, eletrólise, eletrólise
ígnea, eletrólise em solução aquosa, influência da concentração
na formação de produtos, leis de Faraday.
- Radioatividade: estabilidade e instabilidade dos
núcleos, radioatividade, tipos e constituição das radiações,
reações nucleares, balanceamento das reações nucleares, aplicações
dos isótopos radioativos.
Parte III – Química Orgânica
- Introdução à Química Orgânica: compostos
orgânicos e inorgânicos, o carbono, representação dos compostos
orgânicos, elementos organógenos, características dos compostos
orgânicos, classificação das cadeias carbônicas, funções
orgânicas, nomenclatura dos compostos orgânicos de cadeia normal.
- Funções orgânicas: hidrocarbonetos,
classificação dos hidrocarbonetos, radicais, nomenclatura dos
compostos de cadeia ramificada, nomenclatura de hidrocarbonetos
aromáticos ramificados, álcoois (classificação dos álcoois e
fenóis, ácidos carboxílicos, sais de ácidos carboxílicos, aldeídos
e cetonas, éteres e ésteres, aminas (classificação de aminas),
enitrilas, aletos de alquila, compostos de Grignard, nitrocompostos,
anidros de ácidos, séries orgânicas, compostos de função mista.
- Orbitais moleculares: (sigma e pi), hibridação
dos orbitais (sp,sp2,sp3), as diferentes fórmulas
dos orbitais, orbitais moleculares, hibridação de orbitais,
ressonância de elétrons.
- Isomeria: isomeria plana ou estrutural (de
função, cadeia, posição, metameria, tautomeria), espacial
(geométrica, óptica, isomeria óptica em compostos cíclicos).
- Propriedades físicas dos compostos: solubilidade,
polaridade das moléculas, pontos de fusão e de ebulição (das
substâncias polares, das substâncias apolares, forças de London,
efeitos das ramificações da cadeia nas temperaturas de função e
ebulição).
- Ácidos e bases de Lewis: cisão das ligações
(homolítica, heterolítica), tipos de reagentes (eletrófilo,
nucleófilo), efeitos eletrônicos (indutivo, mesomérico).
- Reações de adição: características da reação
de adição, principais reações de adição em compostos orgânicos (
de adição eletrofílica aos alcenos e alcinos), outras reações de
adição aos alcenos e alcinos, classificação dos alcadienos (dienos
conjugados), reações de adição nos dienos, de reagentes
eletrofílicos aos dienos conjugados), outras reações aos dienos.
- Reações de substituição: característica de uma
reação de substituição em compostos orgânicos, alogenação de
alcanos, reações de substituição no benzeno, efeito dos grupos
substituintes sobre a reação de substituição, grupos ativados
(ortopara), desativados (meta), reações de substituição do tolueno ,
nos fenóis, nos aletos orgânicos.
- Reações de eliminação: características,
reações de eliminação nos álcoois.
- Reações redox: características, oxidação dos
álcoois (branda, enérgica, ozonólise), de alcinos, de álcoois
(primários, secundários, terciários) de aldeídos e cetonas,
reações de redução de aldeídos e cetonas, redução de ácidos
carboxílicos, redução do nitrobenzeno.
- Reações de ácidos e bases inorgânicos:
reações com bases inorgânicas, com ácidos inorgânicos.
- Reações com ésteres: características,
classificação dos ésteres, obtenção de ésteres, hidrólise ácida
e básica.
- Outras reações: de combustão (total e parcial),
com o sódio (sódio metálico em compostos orgânicos), reagentes de
Grignard.
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CIÊNCIAS
HUMANAS e suas TECNOLOGIAS
GEOGRAFIA
Orientação geral
O programa de Geografia deve ser considerado em um
enfoque que, mantendo coerência com os princípios e conteúdos do
ensino médio, permita a observação de competências e habilidades
construídas por parte dos candidatos ao ensino superior consideradas
indispensáveis à reflexão do saber geográfico. Dentre os objetivos
deste programa destacam-se os seguintes:
- compreender que o espaço geográfico é,
simultaneamente, uma manifestação concreta e um condicionamento das
relações sociais que se expressam na organização do território;
- interpretar e comparar os diferentes modos de
apropriação e ordenação do território pela sociedade, identificando
as especificidades presentes em cada lugar;
- reconhecer e analisar as diversas formas de
representação dos fenômenos geográficos, enfatizando a relação
entre as diferentes escalas de estudo (local, regional, nacional,
mundial);
- localizar e avaliar os fenômenos naturais,
econômicos, políticos e culturais, visando a uma explicação
integrada da complexidade do espaço geográfico.
Programa
Parte I - A Produção do Espaço
- A relação sociedade / natureza no processo de
produção do espaço: a importância específica das principais formas
e estruturas do relevo terrestre, dos grandes conjuntos
climato-botânicos e das águas oceânicas e continentais no processo de
produção do espaço geográfico.
- O uso humano da Natureza na produção do espaço
geográfico: recursos naturais e o aproveitamento socioeconômico;
apropriação social e transformações ecológico-territoriais; a
produção/reprodução do meio ambiente como ação humana;
estratégias de uso, conservação e recuperação das condições
ambientais.
- A circulação e a organização do espaço: os
transportes na construção de redes de circulação espacial da
produção e do consumo e entre locais de moradia e de trabalho; o setor
de serviços na urbanização e sua importância na absorção de
mão-de-obra; o capital financeiro e sua rede espacial.
Parte II - Espaço Mundial
- Desenvolvimento do Capitalismo e suas implicações
na lógica de organização do espaço geográfico mundial: o processo
desenvolvimento/ subdesenvolvimento e seus indicadores; divisão
internacional do trabalho e suas transformações; fluxos comerciais e
financeiros.
- As transformações do espaço geográfico mundial
e a regionalização do mundo atual: as relações de poder entre os
países; processo de globalização da economia; os blocos
político-econômicos e suas especificidades; o papel do Estado e dos
agentes internacionais: organizações mundiais e grandes conglomerados;
as disputas geopolíticas da atualidade; os conflitos étnicos e a
questão das nacionalidades.
- O processo de industrialização: seus impactos na
organização da economia e da sociedade; fatores responsáveis pela
localização industrial; distribuição espacial da indústria e
concentração financeira da economia industrial; a industrialização
original e a industrialização dependente; o desenvolvimento
técnico-científico e suas implicações socioeconômicas;
desenvolvimento dos transportes, dos meios de comunicação e os novos
padrões de organização do espaço industrial.
- O espaço urbano industrial: a urbanização, redes
urbanas e a estrutura interna das cidades; o processo de
metropolização e problemas urbanos; a terceirização da economia
urbana e suas implicações; impactos ambientais decorrentes das
atividades urbanas.
- O espaço agrário: as diferentes formas de
organização da produção agropecuária; processo de modernização e
industrialização do campo; a influência dos elementos naturais no
desempenho das atividades rurais; transformações nas relações
cidade-campo/ urbano-rural; a produção agrícola e os aspectos
político-econômicos de sua distribuição; impactos ambientais
decorrentes das atividades rurais.
- A população mundial: indicadores
socioeconômicos; crescimento e transição demográfica; teorias
populacionais; estrutura etária; os setores de atividade econômica e a
distribuição da população; movimentos migratórios e seus impactos.
- O espaço das contradições socioeconômicas: o
papel da acumulação de capital e do Estado no processo de ordenação
do território.
- Industrialização e acumulação de capital: da
produção manufatureira aos grandes complexos fabris modernos; processo
de industrialização e suas repercussões na organização
sociopolítica; fatores geográficos responsáveis pela localização
industrial; concentração espacial da economia política capitalista.
- Ação do Estado: planejamento socioeconômico e
intervenção no espaço; especificidades nos mundos capitalista e
socialista.
- Grandes conjuntos socioeconômicos do mundo
contemporâneo: questões atuais.
Parte III - O Espaço Brasileiro
- A escala nacional da produção do espaço
capitalista mundial: as formas espaciais da inserção do espaço
brasileiro na divisão internacional do trabalho; divisão regional do
trabalho; relações inter e intra-regionais; as relações com o
mercado mundial, a integração ao processo de mundialização das
relações capitalistas de produção.
- A industrialização na produção do espaço:
industrialização e aprofundamento das desigualdades socioespaciais;
fatores responsáveis pela localização geográfica das indústrias;
concentração espacial e financeira da economia industrial; processo de
industrialização e repercussões na organização do espaço; recursos
naturais (aproveitamento, desperdício e política de conservação).
- Os complexos agroindustriais; desenvolvimento das
relações da produção capitalista no campo e suas conseqüências;
evolução da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo; as
lutas sociais no campo; os problemas ambientais da modernização
agrícola; dinâmica das fronteiras agrícolas.
- Integração ao processo de internacionalização
da economia: industrialização dependente e aprofundamento das
desigualdades sociais; relações comerciais e financeiras; as
transformações do setor industrial e sua influência na dinâmica
socioespacial; atuação do Estado e os modelos econômicos.
- Dinâmica socioespacial: integração nacional e
regionalização; interdependência e complementaridade; ação do
Estado e o planejamento socioeconômico; redes de transporte e a
organização do espaço.
- Espaço urbano: processo de industrialização,
urbanização e estruturação da rede urbana; metropolização;
desenvolvimento das atividades urbanas; transformações nas relações
cidade-campo/urbano-rural; problemas ambientais urbanos.
- População: processo de formação; dinâmica do
crescimento populacional e suas implicações; indicadores
socioeconômicos; estrutura etária e a transição demográfica;
distribuição por atividades econômicas; movimentos migratórios
internos e externos – regionais e internacionais, e a distribuição
territorial da população.
- Espaço agrário: diferentes formas de
organização da produção agrícola; transformação das relações de
trabalho no campo; a estrutura fundiária e a questão da reforma
agrária; modernização/industrialização do campo; a produção
agrícola brasileira no contexto nacional e internacional; os impactos
ambientais no meio rural.
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HISTÓRIA
Orientação geral
A História existe como conhecimento vivo do passado.
A busca incessante desse conhecimento funda o reconhecimento da
identidade individual em sua relação direta com os lugares de
memória, para que o homem possa compreender o seu lugar no mundo. Essa
condição de conhecimento deve partir do estudo dos processos de
desenvolvimento das sociedades modernas, suas origens e movimentos de
mudança. Neste aspecto, o estudo da História caracteriza-se por ser
aquele que, além de situar o homem nas dimensões temporal e espacial,
fornece-lhe elementos que permitem a construção de uma visão
crítica, fundadora da cidadania e impulsionadora da ação. Para isso,
entretanto, é necessário que o conhecimento histórico possa dialogar
com as outras áreas das Ciências Humanas e Sociais, estabelecendo com
elas parcerias que aprimoram os modos de interpretação da história e,
na sua própria esfera, motive o candidato a estabelecer relações e
comparações entre a História Geral, a História das Américas e a
História do Brasil. Só assim será possível compreender os processos
históricos e as instituições sociais, políticas, econômicas e
culturais que deles derivam, tanto quanto as práticas sociais e
políticas de cada um dos segmentos sociais envolvidos.
Assim, os candidatos deverão identificar a história
como um processo de construção humana no qual o conjunto de
transformações sociais, que se verificam ao longo do tempo, em
espaços definidos, são o produto da ação e do pensamento de grupos
sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo histórico
como articulações e combinações gerais e particulares dos níveis
econômico, político, social e cultural. Espera-se, também, que os
candidatos, a partir do processo de aprender a conhecer, tenham sido
estimulados ao desenvolvimento da capacidade de formulação lógica e
analítica do pensamento através da interpretação de textos e
documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como de
identificar, no contemporâneo, as condições de correlação com o
passado e o presente históricos. Nesse movimento de compreensão e
conhecimento serão enfatizados o entendimento, reconhecimento e uso
crítico das tecnologias contemporâneas, lugares privilegiados da
informação.
Programa
Parte I - A Época Moderna (Século XV ao Século
XVIII)
- As críticas ao pensamento medieval; humanismo,
renascimento, reformas e as revoluções científicas.
- Expansão marítima e comercial: a crise do
feudalismo e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas
ultramarinas.
- Estado Moderno e Absolutismo; Estado Moderno e
Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e
antigos sistemas coloniais.
- As colonizações portuguesa, espanhola, inglesa,
francesa e holandesa.
- Brasil-Colônia: a economia colonial e a
escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de
atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja.
- A crise do Antigo Regime: economia e pensamento
ilustrado.
Parte II - O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80
- As revoluções burguesas: a crítica ao
mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; o exemplo francês, inglês e
americano.
- Liberalismo e nacionalismo: as ondas
revolucionárias européias de 1820, 1830 e 1848; as unificações
italiana e alemã; nação e nacionalismo na Europa do século XIX.
- Crise do antigo sistema colonial ibérico: o
processo de independência da América espanhola; a interiorização da
metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do século XVIII e a
corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto (1820) e a
independência do Brasil.
- A Hispano-América: caudilhismo e a formação dos
estados nacionais; os EUA e a Guerra de Secessão.
- A consolidação do Estado Nacional brasileiro.
- Brasil: centralização e descentralização
política no primeiro reinado; o projeto centralizador e a economia
escravista; as formas de organização do trabalho, no contexto
histórico brasileiro da segunda metade do século XIX; o processo
abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa na América.
Parte III - O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise
(1870/1880 a 1939/1945)
- As transformações nas economias européias: do
capitalismo liberal ao monopolista; a política imperialista: América
Latina, África e Ásia.
- A expansão norte-americana e sua política para a
América Latina.
- Liberalismo e democracia: o debate das idéias
(liberalismo, conservadorismo, socialismo e anarquismo); política
internacional na segunda metade do século XIX.
- A crise da sociedade liberal: guerras mundiais,
revoluções sociais e fascismos; a Grande Depressão de 1929 e a
experiência americana.
- Da monarquia à república (1870 – 1939): a
transição do trabalho escravo para o trabalho livre; origens da
indústria e da classe operária; a crise da monarquia: república
federalista e coronelismo; literatura, política e pensamento social no
Brasil.
- O Rio de Janeiro e as Reformas Urbanas na 1ª
República.
- A crise do estado oligárquico na Hispano-América:
economia e sociedade.
- Brasil: a crise dos anos 20 e o movimento de 1930;
estado e capitalismo no Brasil: continuidades e rupturas (a
implantação das indústrias de base, a crise da economia
agroexportadora e a política trabalhista); ideologia autoritária e
centralização política: o Estado Novo e seus projetos. Classe
operária e corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte IV – As Sociedades Atuais
- A sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria
e a bipolaridade; as modernizações européias e asiáticas e o modelo
americano; sociedades afro-asiáticas contemporâneas: imperialismo,
descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais dos anos 60
e 70.
- A construção e crise do socialismo: o modelo
soviético e as experiências nacionais da Europa Ocidental; China - da
construção do socialismo ao socialismo de mercado.
- O mundo atual: as crises do Oriente Médio; as
tensões raciais e o apartheid; a intolerância religiosa e a
questão islâmica; neoliberalismo, globalização e novas estruturas
políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias.
- O mundo hispano-americano: a dependência
econômica na América Latina; populismo, autoritarismo e socialismo; as
experiências de democratização; os movimentos de guerrilha na
América desde 1960.
- O Brasil: redemocratização e populismo; a
república populista e seus projetos econômicos e sociais; sindicalismo
e movimentos sociais no campo e na cidade; da economia brasileira da
Segunda Grande Guerra ao nacional -desenvolvimento; a crise econômica
dos anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista;
capitalismo e autoritarismo: a construção e a crise do milagre
econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a construção do
estado autoritário e suas resistências: as organizações de direita e
de esquerda; a reemergência do movimento social nos anos 70; cultura e
arte no Brasil moderno.
- O Brasil da Nova República: conciliação e
resistências; a Constituição de 1988: conquistas democráticas e
continuidades autoritárias; os movimentos sociais no campo e na cidade;
a crise econômica brasileira dos anos 80 e 90; os novos projetos
culturais.
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