LINGUAGENS,
CÓDIGOS e suas TECNOLOGIAS
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Orientação
geral
As provas
serão redigidas na língua estrangeira. Para o caso de provas
discursivas exigir-se-á que as respostas sejam dadas na língua
estrangeira.
As línguas
estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem função
específica: são ferramentas de estudo e elementos de
aprendizagem que facilitam ao aluno universitário, através da
leitura de textos necessários a sua formação, o acesso a
informações atualizadas.
Espera-se
do candidato o conhecimento do funcionamento da língua
estrangeira: o domínio de um vocabulário fundamental, de
aspectos gramaticais básicos e de estratégias de leitura,
conhecimentos esses que deverão propiciar a compreensão do
sentido global e a localização de determinada idéia no texto,
bem como o reconhecimento dos diferentes gêneros textuais e suas
intenções comunicativas.
A
verificação de tais conhecimentos poderá ser feita a partir de
textos de origens diversas, em diferentes registros da língua
padrão, privilegiando-se, sempre, o texto autêntico.
A prova
exigirá do candidato o desenvolvimento de habilidades que mostrem
competência de leitura na língua estrangeira escolhida dentre as
opções espanhol, francês ou inglês.
Assim
sendo, a prova de língua estrangeira trabalhará,
fundamentalmente, a competência de leitura.
Programa
Serão
avaliados os seguintes aspectos:
-
lingüístico – domínio de estruturas gramaticais básicas e
vocabulário fundamental como meio de construção do sentido;
-
sociolingüístico – compreensão de enunciados no que concerne
à expressão de relações socioculturais;
-
discursivo – reconhecimento dos mecanismos de coerência e
coesão textual (referentes nominais e pronominais, marcadores do
discurso).
Esses
aspectos serão observados em textos contemporâneos autênticos
de fontes diversas (jornais, revistas, folhetos, páginas da rede
e outras), escritos em diferentes registros da língua padrão.
LPLB
– LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Orientação
geral
O domínio
da língua portuguesa em seus vários usos e a capacidade de
analisar, interpretar e aplicar seus recursos expressivos,
situando textos em relação a seus contextos, constitui o
embasamento indispensável à formação integral da pessoa e à
conquista da cidadania.
Espera-se,
portanto, que o candidato através do programa possa:
-
reconhecer no idioma nacional elementos de produção de sentido,
para que se concretizem a conservação, renovação e
transmissão da cultura brasileira;
-
identificar a linguagem verbal e a não-verbal como um dos meios
que o homem possui para representar, organizar e transmitir, de
forma específica, o pensamento;
- inferir
que, sob as variações pelas quais uma língua se manifesta,
concretamente, há uma estrutura comum que permite a
intercompreensão de todos os falantes;
- verificar
que a abordagem da norma padrão deve considerar sua
representatividade, como variante lingüística de determinado
grupo social, e o valor atribuído a ela, no contexto das
legitimações sociais;
-
utilizar-se do idioma com propriedade, clareza, fluência e
expressividade de acordo com a situação de produção do texto;
-
classificar, descrever e relacionar, adequadamente, as formas
lingüísticas delimitadas pelas condições de
produção/interpretação dos enunciados determinados pelos
contextos de uso da língua;
- ler e
interpretar textos em língua materna, considerando-a como
geradora de significação e integradora da organização de mundo
e da própria identidade;
-
reconhecer a manifestação literária como uma linguagem de
características formais específicas, que tem como matéria-prima
o idioma, em sua potencialidade expressiva;
- comparar
os recursos expressivos da manifestação literária, em suas
especificidades próprias de acordo com as diferentes épocas;
-
identificar a criação das estéticas que refletem, no texto, o
contexto do campo de produção e as escolhas estilísticas
geradas pelas lutas discursivas, em jogo em determinada
época/local;
- perceber
o caráter intertextual e intratextual imanente aos textos
literários;
-
relacionar o fenômeno literário brasileiro com os quadros da
cultura nacional e internacional.
Programa
Parte I -
Compreensão e Interpretação de Texto
- Leitura e
análise de texto.
-
Identificação do gênero do discurso: narração, descrição e
dissertação.
- Estrutura
do parágrafo.
- Fatores
determinantes da textualidade: coerência, coesão,
intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade,
informatividade e intertextualidade.
- Tipos de
discurso: direto, indireto e indireto livre.
Parte II -
Língua Portuguesa
- Língua
falada e escrita; uso informal e formal da língua; o nível culto
da linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico
vigente.
-
Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de
palavras; flexões de palavras; frase, oração, período;
estrutura da frase; funções sintáticas; período simples e
período composto; coordenação e subordinação; regência
nominal e verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos
termos na frase; pontuação.
-
Semântica e estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e
parônimos; denotação e conotação; figuras de linguagem;
recursos estilísticos.
Parte III -
Literatura Brasileira
- Teoria da
literatura: criação estética; linguagem literária e não
literária; gêneros literários.
- Processo
literário brasileiro: momentos do processo literário brasileiro
em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno
literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura
internacional; a expressão literária das atitudes do homem em
face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de
expressão literária culta ou popular e do tratamento dado aos
temas; classificação de textos em dada época literária em
função de suas características temáticas e expressionais.
-
Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de
meios de expressão da poesia romântica relativamente à do
Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e
expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
- Realismo
no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século
XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na
ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
-
Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da
cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas
literárias passadas; elementos de permanência, oposição e
transformação; características renovadoras na ficção;
principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia
de 1945; tendências pós-45.
-
Literatura contemporânea.
REDAÇÃO
Orientação
geral
A prova de
Redação será constituída por uma proposta de produção de
texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca de
tema escolhido a critério da Banca.
Na prova de
Redação o candidato deverá ser capaz de:
-
inter-relacionar idéias e argumentar;
-
expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas
lingüísticas adequadas e bem articuladas;
-
servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da
língua portuguesa.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS
BIOLOGIA
Orientação
geral
As diversas
manifestações da vida, as transformações a que estão sujeitas
e as conseqüentes alterações observadas no ambiente são objeto
de estudo da Biologia. Investigando o fenômeno vida, essa
ciência possibilita a construção de uma visão de mundo segundo
a qual a produção e a utilização do correspondente
conhecimento científico e tecnológico se caracterizam como uma
intervenção humana criteriosa que respeita, sobretudo, o
comportamento da natureza.
Na
formulação das questões de Biologia, levar-se-á em conta o
objetivo de verificar o atendimento dos seguintes requisitos
básicos pelo candidato:
- conhecer
terminologia, convenções e classificações e fazer uso desses
conhecimentos para a compreensão dos fenômenos biológicos:
- possuir
visão global da biologia e aplicá-la em situações do
cotidiano, utilizando o pensamento crítico;
-
relacionar os processos biológicos com outros campos do
conhecimento;
- utilizar
os conceitos biológicos no entendimento de novas tecnologias;
-
interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas, resolvendo
problemas, analisando experimentos, formulando hipóteses,
prevendo resultados, organizando e aplicando os conhecimentos
apreendidos.
Programa
Parte I –
Célula
- Origem e
características gerais das células procarióticas e
eucarióticas.
-
Componentes químicos: importância funcional das substâncias
químicas para a manutenção da homeostase.
- Célula
animal e vegetal: organização, metabolismo, funções e
interações entre estruturas e organelas celulares.
-
Fundamentos de citogenética: código genético, genes e
cromossomas.
-
Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte II
– Tecidos
- Conceitos
estrutural e funcional.
- Origem
embrionária dos tecidos.
-
Principais tipos, características e funções dos tecidos animais
e vegetais.
Parte III
– Seres Vivos
-
Características gerais.
- Variedade
dos seres vivos: sistema de classificação em 5 reinos,
categorias taxonômicas, conceito de espécie e regras de
nomenclatura.
-
Características gerais dos principais grupos: Vírus, Monera,
Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
- Doenças
infecto-parasitárias: principais endemias do Brasil e medidas
preventivas em saúde pública.
Parte IV
– Fisiologia Animal e Vegetal
-
Respiração e trocas gasosas
-
Circulação: transporte de gases e nutrientes.
-
Nutrição: nutrientes, digestão e absorção; doenças
carenciais.
-
Excreção.
- Sistemas
de sustentação e locomoção.
-
Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; respostas aos
estímulos ambientais.
-
Reprodução: assexuada e sexuada.
- Sistemas
de defesa: mecanismos de imunidade e vacinas.
Parte V –
Genética
- Conceitos
básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade
-
Mendelismo e Neomendelismo: mono e diibridismo, polialelia,
interação gênica e herança ligada ao sexo.
- Anomalias
cromossômicas.
- Noções
de engenharia genética: clonagem, seres transgênicos e terapia
gênica.
Parte VI
– Evolução
-
Principais teorias e evidências do processo evolutivo.
- Fontes de
variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
- Seleção
natural e artificial.
-
Mecanismos evolutivos.
Parte VII
– Ecologia
- Fluxo de
energia e matéria na biosfera.
-
Relações ecológicas nos ecossistemas: estudos das comunidades e
sucessão ecológica.
- Ciclos
biogeoquímicos.
-
Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e
preservação da natureza.
FÍSICA
Orientação
geral
O estudo da
Física é muito instigante e desafiador, abrangendo fenômenos do
micro ao macrocosmo. Para desenvolvê-lo, é necessária a
afinidade com uma série de requisitos: curiosidade em entender
como funcionam os mais variados dispositivos; criatividade para
criar recursos que facilitem a aprendizagem da disciplina nos
diversos níveis de ensino; interesse por saber a origem e as
causas dos fenômenos físicos, perpassando, assim, o entendimento
de como as teorias e conceitos hoje existentes evoluíram ao longo
do tempo; acima de tudo, consciência de que o conhecimento de uma
ciência é uma busca constante de respostas para um número cada
vez maior de perguntas.
As
questões de Física serão elaboradas dando ênfase à
compreensão, análise e aplicação dos conceitos físicos
visando a avaliar o domínio de conhecimentos fundamentais que
permitam entender os fenômenos físicos que ocorrem na natureza e
no cotidiano, bem como a preparação do candidato para
desenvolver estudos mais aprofundados dessa área do conhecimento.
Tanto
quanto possível, serão evitadas as questões de memorização.
As aplicações numéricas aparecerão em casos fundamentais para
a interpretação física dos fenômenos.
Programa
Parte I -
Grandezas Físicas: Medidas e Relações
-
Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis, de
natureza escalar ou vetorial: operações entre essas grandezas.
- Sistemas
coerentes de unidades: Sistema Internacional.
-
Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
- Análise
dimensional das grandezas físicas.
Parte II -
Mecânica da Partícula
- Conceito
de partícula.
-
Cinemática escalar e vetorial.
- Conceitos
de massa e de força; considera-se a identidade entre massas
inercial e gravitacional.
-
Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula;
composição de forças.
- As leis
de Newton.
- Momento
linear, impulso e conservação do momento linear: aplicações em
colisões unidimensionais.
-
Interação gravitacional: Lei da Gravitação Universal, queda
dos corpos e movimento dos projéteis em um campo gravitacional
uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em órbitas
circulares.
- Trabalho
de uma força constante.
- Energia
cinética, energia potencial gravitacional e energia potencial
elástica: teorema do trabalho-energia.
- Conceito
de força conservativa: aplicações no caso de forças elástica
e gravitacional.
- Energia
mecânica e sua conservação em sistemas onde só realizam
trabalho as forças conservativas: potência de uma força.
Parte III -
Sistemas de muitas Partículas (sólidos, líquidos e gases)
- Centro de
massa de um sólido.
- Estática
de sólido: momento estático de uma força; momento estático
resultante; condições de equilíbrio de um corpo rígido.
- Massa
específica: densidade.
- Conceito
de pressão.
- Líquido
em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin;
Princípios de Pascal e de Arquimedes.
-
Equilíbrio dos corpos flutuantes.
- Estática
dos gases perfeitos: processos quasiestáticos ou reversíveis
(isotérmico, isobárico, isométrico); equação de estado dos
gases perfeitos.
- Atmosfera
terrestre: pressão atmosférica.
-
Equilíbrio térmico e lei zero da Termodinâmica: conceito
macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas
arbitrárias.
-
Dilatação térmica dos líquidos e sólidos (tratamento
qualitativo).
-
Calorimetria: calor específico, mudanças de estados físicos,
calor latente de mudanças de estado e influência da pressão na
mudança de estado.
-
Transformação de energia mecânica em calor pelas forças de
atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
-
Princípio geral da conservação da energia: calor e trabalhos
envolvidos nos processos termodinâmicos e energia interna de um
gás perfeito; 1a lei da termodinâmica; análise
energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e
adiabático.
Parte IV -
Fenômenos Ondulatórios – Óptica
- Onda:
conceito; classificação quanto à natureza e quanto à
vibração.
-
Propagação de uma onda periódica num meio não-dispersivo:
elemento da onda e equação fundamental.
-
Propagação de um pulso em um meio não-dispersivo
unidimensional: reflexão, refração e superposição.
-
Princípio da Superposição: aplicações com ondas senoidais;
ondas estacionárias.
- Ondas em
mais de uma dimensão: ondas na superfície de um líquido;
aplicações simples com ondas sonoras; reflexão e refração de
ondas planas.
-
Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo
ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz monocromática;
velocidade de propagação; índice de refração de um meio.
- Óptica
geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da
reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens
reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes
delgadas (aproximação de Gauss).
-
Instrumentos ópticos simples: câmara escura, projetor de slide,
máquina fotográfica, lupa, luneta, microscópio e telescópio;
óptica do olho humano.
Parte V -
Eletricidade e Magnetismo
- Cargas
elementares: elétron, próton e nêutron.
-
Condutores e isolantes.
- Processos
de eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e
potencial elétricos associados a uma carga pontual: Princípio da
Superposição.
- Campo
elétrico uniforme: superfícies eqüipotenciais; diferença de
potencial entre dois pontos do espaço; movimento de uma carga
neste campo.
- Circuitos
elétricos elementares: resistores lineares; lei de Ohm;
associações de resistores em série e em paralelo; energia e
potência; efeito Joule; lei de Joule; geradores; valores de
corrente elétrica em diferentes trechos; leituras em amperímetro
e voltímetro ideais; fusíveis.
- Força
magnética sobre uma carga pontual: campo magnético; campo
magnético de um ímã e da Terra; bússola.
MATEMÁTICA
Orientação
geral
A
Matemática, como área do conhecimento, tanto é Ciência quanto
Linguagem Científica. Considerando seus valores formativo e
instrumental, bem como seu caráter interdisciplinar, a
avaliação em Matemática seguirá os seguintes princípios
norteadores:
-
priorização de atos criativos e críticos na resolução de
problemas relacionados com o cotidiano do candidato ou de
situações que envolvam habilidades necessárias aos cursos
superiores pretendidos;
-
predominância do significado sobre a técnica, ou seja, serão
evitadas a memorização e a aplicação imediata de fórmulas e
enfatizados a interpretação e o raciocínio lógico.
Programa
Parte I -
Aritmética, Álgebra e Análise
- Noções
de Lógica.
-
Conjuntos: noção intuitiva de conjuntos. Operações com
conjuntos.
- Conjuntos
numéricos: naturais, inteiros, racionais, reais e complexos.
Formas trigonométricas, algébricas e representações dos
números complexos. Operações com números complexos.
-
Funções: conceito, operações, gráficos. Funções polinomial,
exponencial, logarítmica, trigonométrica e modular. Função
inversa.
-
Equações e Inequações: sistemas de equações e inequações.
- Regra de
três, razões e proporções. Porcentagem. Juros simples.
-
Polinômios: raízes, relações entre coeficientes e raízes.
Teorema Fundamental da Álgebra.
-
Seqüências: noções de seqüência. Progressões Aritméticas e
Progressões Geométricas.
- Análise
Combinatória: princípio fundamental da contagem. Permutações,
Arranjos e Combinações. Binômio de Newton.
-
Probabilidade: definição e propriedades básicas.
Parte II -
Geometria e Trigonometria
- Geometria
Plana: figuras planas. Teorema de Tales. Semelhança. Relações
métricas. Perímetros e áreas.
- Geometria
Espacial: posição relativa entre pontos, retas e planos.
Poliedros. Poliedros regulares. Prismas, pirâmides, cilindro,
cone e esfera. Sólidos de revolução. Relações Métricas.
Áreas e volumes.
-
Trigonometria. Arcos e ângulos. Medidas e relações.
Parte III -
Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Vetores
no R2 e no R3: conceitos. Operações com
vetores: adição, multiplicação de um vetor por um escalar.
Produto escalar, produto vetorial e produto misto.
- O espaço
vetorial R2.
- O espaço
vetorial R3.
- Geometria
Analítica Plana: retas e cônicas no R2.
- Geometria
Analítica Espacial: retas, planos e esferas no R3.
- Matrizes
e Determinantes: operações com matrizes. Inversa de uma Matriz.
Determinantes de matrizes 2 x 2 e 3 x 3.
-
Discussão de sistemas de equações lineares 2 x 2 e 3 x 3.
QUÍMICA
Orientação
geral
A Química
é, reconhecidamente, uma ciência de participação
inconstestável no desenvolvimento científico-tecnológico que
contribui, sistematicamente, para o equacionamento adequado das
mais diversas questões sociais, políticas e econômicas. O
conhecimento químico, por constituir um dos recursos
indispensáveis à interpretação e utilização responsável do
mundo físico, é de importância fundamental não apenas para
aqueles que buscam aprofundar seus estudos na área específica da
Química.
O conteúdo
programático de Química será abordado, sobretudo, com o
objetivo de possibilitar que o candidato revele capacidade de:
-
reconhecer e utilizar a linguagem própria da Química,
demonstrando que entende e sabe empregar seus símbolos,
fórmulas, convenções e códigos;
-
compreender e descrever, tanto em linguagem simbólica quanto em
linguagem discursiva, as transformações químicas que ocorrem no
mundo físico;
-
interpretar e elaborar tabelas, relações matemáticas e
gráficos representativos de fenômenos químicos;
- entender
e explicar fatos e conceitos químicos macro e microscopicamente;
- aplicar
conhecimentos de química na solução de problemas qualitativos e
quantitativos, selecionando informações, relacionando dados,
formulando hipóteses e estabelecendo estimativas.
Programa
Parte I -
Estrutura da Matéria
- A
matéria e suas propriedades: matéria, substâncias e misturas;
separação de misturas, compostos, substâncias simples e
elementos, fenômeno químico e fenômeno físico, propriedades
químicas e físicas.
- Estrutura
do átomo: átomo, partes do átomo, átomos e íons, relações
entre os números de elétrons, prótons e nêutrons, modelo
atômico atual.
-
Classificação periódica: classificação e periodicidade,
critérios para a classificação periódica dos elementos, o
conjunto dos elementos, propriedades periódicas dos elementos
(variação do raio atômico, potencial de ionização, da
afinidade eletrônica).
-
Ligações químicas: a regra do octeto, ligação iônica,
ligação covalente, a eletronegatividade e a polaridade
molecular, exceções à regra do octeto, geometria molecular,
alotropia, moléculas polares e apolares, ligações
intermoleculares (forças de Van der Waals), propriedades dos
compostos relacionados às ligações iônicas e covalentes,
ligação metálica.
- Número
de oxidação: deslocamento de elétrons entre átomos, regras
para se determinar o nox, nox e a Tabela Periódica, reações
redox, balanceamento das reações redox.
- Funções
químicas: propriedades químicas das substâncias: semelhanças e
diferenças, ácidos (conceitos de Arrhenius), bases ou
hidróxidos (conceito de Arrhenius), sais, propriedades dos
ácidos, bases e sais, hidretos, óxidos, funções químicas e
Tabela Periódica.
- Estudo
dos gases: variáveis de estado de um gás, mudanças das
condições de estado de um gás, Leis dos gases, mistura de
gases, gases perfeitos e gases reais.
-
Soluções: solução, tipos de dispersões, soluções, mecanismo
de dissolução, solubilidade e saturação, concentração das
soluções, aplicação das concentrações.
Parte II -
Transformações da Matéria
- Reações
químicas: balanceamento dos coeficientes de equações químicas,
previsão de ocorrência de algumas reações químicas,
classificação das reações químicas.
- Leis das
combinações químicas: leis ponderais, lei de Lavoisier, Proust,
Teoria atômica de Dalton, leis volumétricas ( lei de
Gay-Lussac), teoria atômico-molecular.
- Grandezas
químicas: unidade de massa atômica, massa atômica relativa,
relações entre unidades de massa atômica e massa em gramas e
nº de átomos nas moléculas, constante de Avogrado, mol e
quantidade de matéria, massa molar.
- Cálculos
químicos: cálculo estequiométrico.
-
Termoquímica: reações exotérmicas e endotérmicas e suas
relações com o calor,energia interna de um sistema e entalpia.
- Cinética
química:cinética química, condições de ocorrência de
reação química, análise gráfica de uma reação química,
fatores que alteram a velocidade da reação, mecanismo de
reação, ordem de uma reação.
-
Equilíbrio químico: reações reversíveis, equilíbrio
químico, constante de equilíbrio (Ke, Kc, Kp), constantes de
ionização e de dissociação, deslocamento de um equilíbrio
químico, equilíbrio iônico na água pura, pH, pOH, hidrólise
salina, produto de solubilidade, ácidos e bases Bronsted-Lowry.
-
Eletroquímica: Pilhas, deposição metálica, pilhas
eletroquímicas, nomenclatura e representação das pilhas, ddp de
uma pilha, determinação da ddp a partir do potencial de cada
eletrodo, aplicação das pilhas galvânicas, eletrólise,
eletrólise ígnea, eletrólise em solução aquosa, influência
da concentração na formação de produtos, leis de Faraday.
-
Radioatividade: estabilidade e instabilidade dos núcleos,
radioatividade, tipos e constituição das radiações, reações
nucleares, balanceamento das reações nucleares, aplicações dos
isótopos radioativos.
Parte III
– Química Orgânica
-
Introdução à Química Orgânica: compostos orgânicos e
inorgânicos, o carbono, representação dos compostos orgânicos,
elementos organógenos, características dos compostos orgânicos,
classificação das cadeias carbônicas, funções orgânicas,
nomenclatura dos compostos orgânicos de cadeia normal.
- Funções
orgânicas: hidrocarbonetos, classificação dos hidrocarbonetos,
radicais, nomenclatura dos compostos de cadeia ramificada,
nomenclatura de hidrocarbonetos aromáticos ramificados, álcoois
(classificação dos álcoois e fenóis, ácidos carboxílicos,
sais de ácidos carboxílicos, aldeídos e cetonas, éteres e
ésteres, aminas (classificação de aminas), enitrilas, aletos de
alquila, compostos de Grignard, nitrocompostos, anidros de
ácidos, séries orgânicas, compostos de função mista.
- Orbitais
moleculares: (sigma e pi), hibridação dos orbitais (sp,sp2,sp3),
as diferentes fórmulas dos orbitais, orbitais moleculares,
hibridação de orbitais, ressonância de elétrons.
- Isomeria:
isomeria plana ou estrutural (de função, cadeia, posição,
metameria, tautomeria), espacial (geométrica, óptica, isomeria
óptica em compostos cíclicos).
-
Propriedades físicas dos compostos: solubilidade, polaridade das
moléculas, pontos de fusão e de ebulição (das substâncias
polares, das substâncias apolares, forças de London, efeitos das
ramificações da cadeia nas temperaturas de função e
ebulição).
- Ácidos e
bases de Lewis: cisão das ligações (homolítica,
heterolítica), tipos de reagentes (eletrófilo, nucleófilo),
efeitos eletrônicos (indutivo, mesomérico).
- Reações
de adição: características da reação de adição, principais
reações de adição em compostos orgânicos ( de adição
eletrofílica aos alcenos e alcinos), outras reações de adição
aos alcenos e alcinos, classificação dos alcadienos (dienos
conjugados), reações de adição nos dienos, de reagentes
eletrofílicos aos dienos conjugados), outras reações aos
dienos.
- Reações
de substituição: característica de uma reação de
substituição em compostos orgânicos, alogenação de alcanos,
reações de substituição no benzeno, efeito dos grupos
substituintes sobre a reação de substituição, grupos ativados
(ortopara), desativados (meta), reações de substituição do
tolueno , nos fenóis, nos aletos orgânicos.
- Reações
de eliminação: características, reações de eliminação nos
álcoois.
- Reações
redox: características, oxidação dos álcoois (branda,
enérgica, ozonólise), de alcinos, de álcoois (primários,
secundários, terciários) de aldeídos e cetonas, reações de
redução de aldeídos e cetonas, redução de ácidos
carboxílicos, redução do nitrobenzeno.
- Reações
de ácidos e bases inorgânicos: reações com bases inorgânicas,
com ácidos inorgânicos.
- Reações
com ésteres: características, classificação dos ésteres,
obtenção de ésteres, hidrólise ácida e básica.
- Outras
reações: de combustão (total e parcial), com o sódio (sódio
metálico em compostos orgânicos), reagentes de Grignard.
- Compostos orgânicos do
petróleo: carvão mineral, xisto betuminoso e madeira.
- Polímeros
CIÊNCIAS
HUMANAS e suas TECNOLOGIAS
GEOGRAFIA
Orientação
geral
O programa
de Geografia deve ser considerado em um enfoque que, mantendo
coerência com os princípios e conteúdos do ensino médio,
permita a observação de competências e habilidades construídas
por parte dos candidatos ao ensino superior consideradas
indispensáveis à reflexão do saber geográfico. Dentre os
objetivos deste programa destacam-se os seguintes:
-
compreender que o espaço geográfico é, simultaneamente, uma
manifestação concreta e um condicionamento das relações
sociais que se expressam na organização do território;
-
interpretar e comparar os diferentes modos de apropriação e
ordenação do território pela sociedade, identificando as
especificidades presentes em cada lugar;
-
reconhecer e analisar as diversas formas de representação dos
fenômenos geográficos, enfatizando a relação entre as
diferentes escalas de estudo (local, regional, nacional, mundial);
- localizar
e avaliar os fenômenos naturais, econômicos, políticos e
culturais, visando a uma explicação integrada da complexidade do
espaço geográfico.
Programa
Parte I - A
Produção do Espaço
- A
relação sociedade / natureza no processo de produção do
espaço: a importância específica das principais formas e
estruturas do relevo terrestre, dos grandes conjuntos
climato-botânicos e das águas oceânicas e continentais no
processo de produção do espaço geográfico.
- O uso
humano da Natureza na produção do espaço geográfico: recursos
naturais e o aproveitamento socioeconômico; apropriação social
e transformações ecológico-territoriais; a
produção/reprodução do meio ambiente como ação humana;
estratégias de uso, conservação e recuperação das condições
ambientais.
- A
circulação e a organização do espaço: os transportes na
construção de redes de circulação espacial da produção e do
consumo e entre locais de moradia e de trabalho; o setor de
serviços na urbanização e sua importância na absorção de
mão-de-obra; o capital financeiro e sua rede espacial.
Parte II -
Espaço Mundial
-
Desenvolvimento do Capitalismo e suas implicações na lógica de
organização do espaço geográfico mundial: o processo
desenvolvimento/ subdesenvolvimento e seus indicadores; divisão
internacional do trabalho e suas transformações; fluxos
comerciais e financeiros.
- As
transformações do espaço geográfico mundial e a
regionalização do mundo atual: as relações de poder entre os
países; processo de globalização da economia; os blocos
político-econômicos e suas especificidades; o papel do Estado e
dos agentes internacionais: organizações mundiais e grandes
conglomerados; as disputas geopolíticas da atualidade; os
conflitos étnicos e a questão das nacionalidades.
- O
processo de industrialização: seus impactos na organização da
economia e da sociedade; fatores responsáveis pela localização
industrial; distribuição espacial da indústria e concentração
financeira da economia industrial; a industrialização original e
a industrialização dependente; o desenvolvimento
técnico-científico e suas implicações socioeconômicas;
desenvolvimento dos transportes, dos meios de comunicação e os
novos padrões de organização do espaço industrial.
- O espaço
urbano industrial: a urbanização, redes urbanas e a estrutura
interna das cidades; o processo de metropolização e problemas
urbanos; a terceirização da economia urbana e suas
implicações; impactos ambientais decorrentes das atividades
urbanas.
- O espaço
agrário: as diferentes formas de organização da produção
agropecuária; processo de modernização e industrialização do
campo; a influência dos elementos naturais no desempenho das
atividades rurais; transformações nas relações cidade-campo/
urbano-rural; a produção agrícola e os aspectos
político-econômicos de sua distribuição; impactos ambientais
decorrentes das atividades rurais.
- A
população mundial: indicadores socioeconômicos; crescimento e
transição demográfica; teorias populacionais; estrutura
etária; os setores de atividade econômica e a distribuição da
população; movimentos migratórios e seus impactos.
- O espaço
das contradições socioeconômicas: o papel da acumulação de
capital e do Estado no processo de ordenação do território.
-
Industrialização e acumulação de capital: da produção
manufatureira aos grandes complexos fabris modernos; processo de
industrialização e suas repercussões na organização
sociopolítica; fatores geográficos responsáveis pela
localização industrial; concentração espacial da economia
política capitalista.
- Ação do
Estado: planejamento socioeconômico e intervenção no espaço;
especificidades nos mundos capitalista e socialista.
- Grandes
conjuntos socioeconômicos do mundo contemporâneo: questões
atuais.
Parte III -
O Espaço Brasileiro
- A escala
nacional da produção do espaço capitalista mundial: as formas
espaciais da inserção do espaço brasileiro na divisão
internacional do trabalho; divisão regional do trabalho;
relações inter e intra-regionais; as relações com o mercado
mundial, a integração ao processo de mundialização das
relações capitalistas de produção.
- A
industrialização na produção do espaço: industrialização e
aprofundamento das desigualdades socioespaciais; fatores
responsáveis pela localização geográfica das indústrias;
concentração espacial e financeira da economia industrial;
processo de industrialização e repercussões na organização do
espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e
política de conservação).
- Os
complexos agroindustriais; desenvolvimento das relações da
produção capitalista no campo e suas conseqüências; evolução
da estrutura fundiária e relações de trabalho no campo; as
lutas sociais no campo; os problemas ambientais da modernização
agrícola; dinâmica das fronteiras agrícolas.
-
Integração ao processo de internacionalização da economia:
industrialização dependente e aprofundamento das desigualdades
sociais; relações comerciais e financeiras; as transformações
do setor industrial e sua influência na dinâmica socioespacial;
atuação do Estado e os modelos econômicos.
- Dinâmica
socioespacial: integração nacional e regionalização;
interdependência e complementaridade; ação do Estado e o
planejamento socioeconômico; redes de transporte e a
organização do espaço.
- Espaço
urbano: processo de industrialização, urbanização e
estruturação da rede urbana; metropolização; desenvolvimento
das atividades urbanas; transformações nas relações
cidade-campo/urbano-rural; problemas ambientais urbanos.
-
População: processo de formação; dinâmica do crescimento
populacional e suas implicações; indicadores socioeconômicos;
estrutura etária e a transição demográfica; distribuição por
atividades econômicas; movimentos migratórios internos e
externos – regionais e internacionais, e a distribuição
territorial da população.
- Espaço
agrário: diferentes formas de organização da produção
agrícola; transformação das relações de trabalho no campo; a
estrutura fundiária e a questão da reforma agrária;
modernização/industrialização do campo; a produção agrícola
brasileira no contexto nacional e internacional; os impactos
ambientais no meio rural.
HISTÓRIA
Orientação
geral
A História
existe como conhecimento vivo do passado. A busca incessante desse
conhecimento funda o reconhecimento da identidade individual em
sua relação direta com os lugares de memória, para que o homem
possa compreender o seu lugar no mundo. Essa condição de
conhecimento deve partir do estudo dos processos de
desenvolvimento das sociedades modernas, suas origens e movimentos
de mudança. Neste aspecto, o estudo da História caracteriza-se
por ser aquele que, além de situar o homem nas dimensões
temporal e espacial, fornece-lhe elementos que permitem a
construção de uma visão crítica, fundadora da cidadania e
impulsionadora da ação. Para isso, entretanto, é necessário
que o conhecimento histórico possa dialogar com as outras áreas
das Ciências Humanas e Sociais, estabelecendo com elas parcerias
que aprimoram os modos de interpretação da história e, na sua
própria esfera, motive o candidato a estabelecer relações e
comparações entre a História Geral, a História das Américas e
a História do Brasil. Só assim será possível compreender os
processos históricos e as instituições sociais, políticas,
econômicas e culturais que deles derivam, tanto quanto as
práticas sociais e políticas de cada um dos segmentos sociais
envolvidos.
Assim, os
candidatos deverão identificar a história como um processo de
construção humana no qual o conjunto de transformações
sociais, que se verificam ao longo do tempo, em espaços
definidos, são o produto da ação e do pensamento de grupos
sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo
histórico como articulações e combinações gerais e
particulares dos níveis econômico, político, social e cultural.
Espera-se, também, que os candidatos, a partir do processo de
aprender a conhecer, tenham sido estimulados ao desenvolvimento da
capacidade de formulação lógica e analítica do pensamento
através da interpretação de textos e documentos, tabelas,
mapas, gráficos e ilustrações, bem como de identificar, no
contemporâneo, as condições de correlação com o passado e o
presente históricos. Nesse movimento de compreensão e
conhecimento serão enfatizados o entendimento, reconhecimento e
uso crítico das tecnologias contemporâneas, lugares
privilegiados da informação.
Programa
Parte I - A
Época Moderna (Século XV ao Século XVIII)
- As
críticas ao pensamento medieval; humanismo, renascimento,
reformas e as revoluções científicas.
- Expansão
marítima e comercial: a crise do feudalismo e a expansão
marítima e comercial; as conquistas ibéricas ultramarinas.
- Estado
Moderno e Absolutismo; Estado Moderno e Mercantilismo: práticas e
teorias mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas
coloniais.
- As
colonizações portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e
holandesa.
-
Brasil-Colônia: a economia colonial e a escravidão (as formas de
dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado
Português na Colônia; a ação da Igreja.
- A crise
do Antigo Regime: economia e pensamento ilustrado.
Parte II -
O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80
- As
revoluções burguesas: a crítica ao mercantilismo; fisiocracia e
liberalismo; o exemplo francês, inglês e americano.
-
Liberalismo e nacionalismo: as ondas revolucionárias européias
de 1820, 1830 e 1848; as unificações italiana e alemã; nação
e nacionalismo na Europa do século XIX.
- Crise do
antigo sistema colonial ibérico: o processo de independência da
América espanhola; a interiorização da metrópole portuguesa:
as conjurações brasileiras do século XVIII e a corte portuguesa
no Brasil; a revolução do Porto (1820) e a independência do
Brasil.
- A
Hispano-América: caudilhismo e a formação dos estados
nacionais; os EUA e a Guerra de Secessão.
- A
consolidação do Estado Nacional brasileiro.
- Brasil:
centralização e descentralização política no primeiro
reinado; o projeto centralizador e a economia escravista; as
formas de organização do trabalho, no contexto histórico
brasileiro da segunda metade do século XIX; o processo
abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa na
América.
Parte III -
O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945)
- As
transformações nas economias européias: do capitalismo liberal
ao monopolista; a política imperialista: América Latina, África
e Ásia.
- A
expansão norte-americana e sua política para a América Latina.
-
Liberalismo e democracia: o debate das idéias (liberalismo,
conservadorismo, socialismo e anarquismo); política internacional
na segunda metade do século XIX.
- A crise
da sociedade liberal: guerras mundiais, revoluções sociais e
fascismos; a Grande Depressão de 1929 e a experiência americana.
- Da
monarquia à república (1870 – 1939): a transição do trabalho
escravo para o trabalho livre; origens da indústria e da classe
operária; a crise da monarquia: república federalista e
coronelismo; literatura, política e pensamento social no Brasil.
- O Rio de
Janeiro e as Reformas Urbanas na 1ª República.
- A crise
do estado oligárquico na Hispano-América: economia e sociedade.
- Brasil: a
crise dos anos 20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo no
Brasil: continuidades e rupturas (a implantação das indústrias
de base, a crise da economia agroexportadora e a política
trabalhista); ideologia autoritária e centralização política:
o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e corporativismo:
leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte IV
– As Sociedades Atuais
- A
sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria e a bipolaridade;
as modernizações européias e asiáticas e o modelo americano;
sociedades afro-asiáticas contemporâneas: imperialismo,
descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais dos
anos 60 e 70.
- A
construção e crise do socialismo: o modelo soviético e as
experiências nacionais da Europa Ocidental; China - da
construção do socialismo ao socialismo de mercado.
- O mundo
atual: as crises do Oriente Médio; as tensões raciais e o apartheid;
a intolerância religiosa e a questão islâmica; neoliberalismo,
globalização e novas estruturas políticas; as novas ideologias:
neonazistas e minorias.
- O mundo
hispano-americano: a dependência econômica na América Latina;
populismo, autoritarismo e socialismo; as experiências de
democratização; os movimentos de guerrilha na América desde
1960.
- O Brasil:
redemocratização e populismo; a república populista e seus
projetos econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais
no campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda Grande
Guerra ao nacional -desenvolvimento; a crise econômica dos anos
60 e as reformas de base; a crise do estado populista; capitalismo
e autoritarismo: a construção e a crise do milagre econômico; o
golpe de 1964 e suas interpretações; a construção do estado
autoritário e suas resistências: as organizações de direita e
de esquerda; a reemergência do movimento social nos anos 70;
cultura e arte no Brasil moderno.
- O Brasil
da Nova República: conciliação e resistências; a
Constituição de 1988: conquistas democráticas e continuidades
autoritárias; os movimentos sociais no campo e na cidade; a crise
econômica brasileira dos anos 80 e 90; os novos projetos
culturais. |