Os
conteúdos a seguir relacionados são pertinentes à base
nacional comum dos currículos do ensino médio organizada
em áreas, por disciplinas.
[ Expressão
Plástica | Língua Estrangeira | LPLB
| Redação | Biologia
| Física | Matemática
| Química | Geografia
| História ]
LINGUAGENS,
CÓDIGOS e suas TECNOLOGIAS
EXPRESSÃO
PLÁSTICA
Orientação geral
O candidato que optar pelo Curso de
Arquitetura e Urbanismo realizará, na segunda etapa do
Concurso Vestibular, prova de Expressão Plástica.
Esta avaliação não se constitui em
teste de "conhecimentos". Em vez de aferir
noções adquiridas, a prova de Expressão Plástica tem
como objetivo avaliar aptidões e detectar capacidades
potenciais dos candidatos.
Considerando que a atividade profissional
do arquiteto e urbanista envolve a articulação de
inúmeras variáveis que se materializam e se configuram a
partir da criação de uma forma plástica, é
imprescindível que o candidato ao Curso de Arquitetura e
Urbanismo seja capaz de manipular os elementos constitutivos
das formas planas e volumétricas com sensibilidade e
criatividade.
Programa
Parte I - Percepção Visual e Capacidade
de Observação de Formas e Volumes, suas Dimensões
Aparentes e Proporções.
- Será avaliada a capacidade de
reproduzir as relações entre as formas, percebendo as
variações de luz, proporção, textura, cor etc. através
da observação de modelos.
Parte II - Expressão Gráfica
- Serão avaliadas as características do
desenho, no que se refere à manipulação de recursos
gráficos para obtenção de determinados resultados
expressivos.
Parte III - Conjugação de Formas Planas
e Volumétricas na Criação de Composições
- Serão aferidas a intuição de
equilíbrio visual e a capacidade de estabelecer relações
harmônicas entre superfícies e volumes.
Parte IV - Criatividade na Solução de
Problemas Relacionados à Utilização dos Espaços
- Será avaliada a capacidade de gerar
soluções inovadoras no tratamento dos espaços, utilizando
recursos gráficos ou outros procedimentos.
Parte V - Visão Espacial
- O candidato deverá possuir
compreensão espacial que permita a concepção e a
manipulação de estruturas tridimensionais.
Parte VI - Configuração Plástica de
Aspectos Conceituais
- O candidato deverá ser capaz de
conjugar conceitos culturais, sociais, econômicos etc.
filtrados pela experiência pessoal, em uma realização
plástica coerente.
Material Necessário: lápis ou lapiseira
com grafite macio (por exemplo: de 2B a 6B); borracha macia;
apontador ou similar.
Observação: O papel será fornecido
pela Instituição.
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Orientação geral
As provas serão redigidas na língua
estrangeira. Para o caso de provas discursivas exigir-se-á
que as respostas sejam dadas na língua estrangeira.
As línguas estrangeiras, no contexto de
um Curso Superior, possuem função específica: são
ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem que
facilitam ao aluno universitário, através da leitura de
textos necessários a sua formação, o acesso a
informações atualizadas.
Espera-se do candidato o conhecimento do
funcionamento da língua estrangeira: o domínio de um
vocabulário fundamental, de aspectos gramaticais básicos e
de estratégias de leitura, conhecimentos esses que deverão
propiciar a compreensão do sentido global e a localização
de determinada idéia no texto, bem como o reconhecimento
dos diferentes gêneros textuais e suas intenções
comunicativas.
A verificação de tais conhecimentos
poderá ser feita a partir de textos de origens diversas, em
diferentes registros da língua padrão, privilegiando-se,
sempre, o texto autêntico.
A prova exigirá do candidato o
desenvolvimento de habilidades que mostrem competência de
leitura na língua estrangeira escolhida dentre as opções
espanhol, francês ou inglês.
Assim sendo, a prova de língua
estrangeira trabalhará, fundamentalmente, a competência de
leitura.
Programa
Serão avaliados os seguintes aspectos:
- lingüístico – domínio de
estruturas gramaticais básicas e vocabulário fundamental
como meio de construção do sentido;
- sociolingüístico – compreensão de
enunciados no que concerne à expressão de relações
socioculturais;
- discursivo – reconhecimento dos
mecanismos de coerência e coesão textual (referentes
nominais e pronominais, marcadores do discurso).
Esses aspectos serão observados em
textos contemporâneos autênticos de fontes diversas
(jornais, revistas, folhetos, páginas da rede e outras),
escritos em diferentes registros da língua padrão.
LPLB
– LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Orientação geral
O domínio da língua portuguesa em seus
vários usos e a capacidade de analisar, interpretar e
aplicar seus recursos expressivos, situando textos em
relação a seus contextos, constitui o embasamento
indispensável à formação integral da pessoa e à
conquista da cidadania.
Espera-se, portanto, que o candidato
através do programa possa:
- reconhecer no idioma nacional elementos
de produção de sentido, para que se concretizem a
conservação, renovação e transmissão da cultura
brasileira;
- identificar a linguagem verbal e a
não-verbal como um dos meios que o homem possui para
representar, organizar e transmitir, de forma específica, o
pensamento;
- inferir que, sob as variações pelas
quais uma língua se manifesta, concretamente, há uma
estrutura comum que permite a intercompreensão de todos os
falantes;
- verificar que a abordagem da norma
padrão deve considerar sua representatividade, como
variante lingüística de determinado grupo social, e o
valor atribuído a ela, no contexto das legitimações
sociais;
- utilizar-se do idioma com propriedade,
clareza, fluência e expressividade de acordo com a
situação de produção do texto;
- classificar, descrever e relacionar,
adequadamente, as formas lingüísticas delimitadas pelas
condições de produção/interpretação dos enunciados
determinados pelos contextos de uso da língua;
- ler e interpretar textos em língua
materna, considerando-a como geradora de significação e
integradora da organização de mundo e da própria
identidade;
- reconhecer a manifestação literária
como uma linguagem de características formais específicas,
que tem como matéria-prima o idioma, em sua potencialidade
expressiva;
- comparar os recursos expressivos da
manifestação literária, em suas especificidades próprias
de acordo com as diferentes épocas;
- identificar a criação das estéticas
que refletem, no texto, o contexto do campo de produção e
as escolhas estilísticas geradas pelas lutas discursivas,
em jogo em determinada época/local;
- perceber o caráter intertextual e
intratextual imanente aos textos literários;
- relacionar o fenômeno literário
brasileiro com os quadros da cultura nacional e
internacional.
Programa
Parte I - Compreensão e Interpretação
de Texto
- Leitura e análise de texto.
- Identificação do gênero do discurso:
narração, descrição e dissertação.
- Estrutura do parágrafo.
- Fatores determinantes da textualidade:
coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade,
situacionalidade, informatividade e intertextualidade.
- Tipos de discurso: direto, indireto e
indireto livre.
Parte II - Língua Portuguesa
- Língua falada e escrita; uso informal
e formal da língua; o nível culto da linguagem;
adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente.
- Morfossintaxe: estrutura e formação
de palavras; classes de palavras; flexões de palavras;
frase, oração, período; estrutura da frase; funções
sintáticas; período simples e período composto;
coordenação e subordinação; regência nominal e verbal;
concordância nominal e verbal; colocação dos termos na
frase; pontuação.
- Semântica e estilística: sinônimos,
antônimos, homônimos e parônimos; denotação e
conotação; figuras de linguagem; recursos estilísticos.
Parte III - Literatura Brasileira
- Teoria da literatura: criação
estética; linguagem literária e não literária; gêneros
literários.
- Processo literário brasileiro:
momentos do processo literário brasileiro em conexão com a
história e a cultura brasileira; o fenômeno literário
brasileiro no quadro da cultura e da literatura
internacional; a expressão literária das atitudes do homem
em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos
de expressão literária culta ou popular e do tratamento
dado aos temas; classificação de textos em dada época
literária em função de suas características temáticas e
expressionais.
- Romantismo no Brasil: renovação e
permanência de temas e de meios de expressão da poesia
romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo;
características temáticas e expressionais da poesia, da
ficção e do teatro romântico.
- Realismo no Brasil: a questão do
Realismo na ficção do final do século XIX e início do
século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o
Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
- Modernismo no Brasil: o Modernismo
brasileiro no contexto da cultura do século XX; o
Modernismo comparado às épocas literárias passadas;
elementos de permanência, oposição e transformação;
características renovadoras na ficção; principais
tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de
1945; tendências pós-45.
- Literatura contemporânea.
REDAÇÃO
Orientação geral
A prova de Redação será constituída
por uma proposta de produção de texto em prosa, em
modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a
critério da Banca.
Na prova de Redação o candidato deverá ser capaz de:
- inter-relacionar idéias e argumentar;
- expressar-se com vocabulário
apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas e bem
articuladas;
- servir-se, com propriedade, das
convenções ortográficas da língua portuguesa.
CIÊNCIAS
da NATUREZA, MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS
BIOLOGIA
Orientação geral
As diversas manifestações da vida, as
transformações a que estão sujeitas e as conseqüentes
alterações observadas no ambiente são objeto de estudo da
Biologia. Investigando o fenômeno vida, essa ciência
possibilita a construção de uma visão de mundo segundo a
qual a produção e a utilização do correspondente
conhecimento científico e tecnológico se caracterizam como
uma intervenção humana criteriosa que respeita, sobretudo,
o comportamento da natureza.
Na formulação das questões de
Biologia, levar-se-á em conta o objetivo de verificar o
atendimento dos seguintes requisitos básicos pelo
candidato:
- conhecer terminologia, convenções e
classificações e fazer uso desses conhecimentos para a
compreensão dos fenômenos biológicos:
- possuir visão global da biologia e
aplicá-la em situações do cotidiano, utilizando o
pensamento crítico;
- relacionar os processos biológicos com
outros campos do conhecimento;
- utilizar os conceitos biológicos no
entendimento de novas tecnologias;
- interpretar e elaborar textos,
gráficos e tabelas, resolvendo problemas, analisando
experimentos, formulando hipóteses, prevendo resultados,
organizando e aplicando os conhecimentos apreendidos.
Programa
Parte I – Célula
- Origem e características gerais das
células procarióticas e eucarióticas.
- Componentes químicos: importância
funcional das substâncias químicas para a manutenção da
homeostase.
- Célula animal e vegetal:
organização, metabolismo, funções e interações entre
estruturas e organelas celulares.
- Fundamentos de citogenética: código
genético, genes e cromossomas.
- Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte II – Tecidos
- Conceitos estrutural e funcional.
- Origem embrionária dos tecidos.
- Principais tipos, características e
funções dos tecidos animais e vegetais.
Parte III – Seres Vivos
- Características gerais.
- Variedade dos seres vivos: sistema de
classificação em 5 reinos, categorias taxonômicas,
conceito de espécie e regras de nomenclatura.
- Características gerais dos principais
grupos: Vírus, Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
- Doenças infecto-parasitárias:
principais endemias do Brasil e medidas preventivas em
saúde pública.
Parte IV – Fisiologia Animal e Vegetal
- Respiração e trocas gasosas
- Circulação: transporte de gases e
nutrientes.
- Nutrição: nutrientes, digestão e
absorção; doenças carenciais.
- Excreção.
- Sistemas de sustentação e
locomoção.
- Mecanismos de integração: nervoso e
endócrino; respostas aos estímulos ambientais.
- Reprodução: assexuada e sexuada.
- Sistemas de defesa: mecanismos de
imunidade e vacinas.
Parte V – Genética
- Conceitos básicos: terminologia,
cruzamentos e probabilidade
- Mendelismo e Neomendelismo: mono e
diibridismo, polialelia, interação gênica e herança
ligada ao sexo.
- Anomalias cromossômicas.
- Noções de engenharia genética:
clonagem, seres transgênicos e terapia gênica.
Parte VI – Evolução
- Principais teorias e evidências do
processo evolutivo.
- Fontes de variabilidade genética:
mutação e recombinação gênica.
- Seleção natural e artificial.
- Mecanismos evolutivos.
Parte VII – Ecologia
- Fluxo de energia e matéria na
biosfera.
- Relações ecológicas nos
ecossistemas: estudos das comunidades e sucessão
ecológica.
- Ciclos biogeoquímicos.
- Poluição e desequilíbrio ecológico:
conservação e preservação da natureza.
FÍSICA
Orientação
geral
O estudo da Física é muito instigante e
desafiador, abrangendo fenômenos do micro ao macrocosmo.
Para desenvolvê-lo, é necessária a afinidade com uma
série de requisitos: curiosidade em entender como funcionam
os mais variados dispositivos; criatividade para criar
recursos que facilitem a aprendizagem da disciplina nos
diversos níveis de ensino; interesse por saber a origem e
as causas dos fenômenos físicos, perpassando, assim, o
entendimento de como as teorias e conceitos hoje existentes
evoluíram ao longo do tempo; acima de tudo, consciência de
que o conhecimento de uma ciência é uma busca constante de
respostas para um número cada vez maior de perguntas.
As questões de Física serão elaboradas
dando ênfase à compreensão, análise e aplicação dos
conceitos físicos visando a avaliar o domínio de
conhecimentos fundamentais que permitam entender os
fenômenos físicos que ocorrem na natureza e no cotidiano,
bem como a preparação do candidato para desenvolver
estudos mais aprofundados dessa área do conhecimento.
Tanto quanto possível, serão evitadas
as questões de memorização. As aplicações numéricas
aparecerão em casos fundamentais para a interpretação
física dos fenômenos.
Programa
Parte I - Grandezas Físicas: Medidas e
Relações
- Identificação das grandezas
relevantes e mensuráveis, de natureza escalar ou vetorial:
operações entre essas grandezas.
- Sistemas coerentes de unidades: Sistema
Internacional.
- Inter-relações entre grandezas: leis
físicas.
- Análise dimensional das grandezas
físicas.
Parte II - Mecânica da Partícula
- Conceito de partícula.
- Cinemática escalar e vetorial.
- Conceitos de massa e de força;
considera-se a identidade entre massas inercial e
gravitacional.
- Referencial inercial: forças que agem
sobre uma partícula; composição de forças.
- As leis de Newton.
- Momento linear, impulso e conservação
do momento linear: aplicações em colisões
unidimensionais.
- Interação gravitacional: Lei da
Gravitação Universal, queda dos corpos e movimento dos
projéteis em um campo gravitacional uniforme; movimento dos
planetas e dos satélites em órbitas circulares.
- Trabalho de uma força constante.
- Energia cinética, energia potencial
gravitacional e energia potencial elástica: teorema do
trabalho-energia.
- Conceito de força conservativa:
aplicações no caso de forças elástica e gravitacional.
- Energia mecânica e sua conservação
em sistemas onde só realizam trabalho as forças
conservativas: potência de uma força.
Parte III - Sistemas de muitas
Partículas (sólidos, líquidos e gases)
- Centro de massa de um sólido.
- Estática de sólido: momento estático
de uma força; momento estático resultante; condições de
equilíbrio de um corpo rígido.
- Massa específica: densidade.
- Conceito de pressão.
- Líquido em equilíbrio no campo
gravitacional uniforme: Lei de Stevin; Princípios de Pascal
e de Arquimedes.
- Equilíbrio dos corpos flutuantes.
- Estática dos gases perfeitos:
processos quasiestáticos ou reversíveis (isotérmico,
isobárico, isométrico); equação de estado dos gases
perfeitos.
- Atmosfera terrestre: pressão
atmosférica.
- Equilíbrio térmico e lei zero da
Termodinâmica: conceito macroscópico de temperatura;
escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
- Dilatação térmica dos líquidos e
sólidos (tratamento qualitativo).
- Calorimetria: calor específico,
mudanças de estados físicos, calor latente de mudanças de
estado e influência da pressão na mudança de estado.
- Transformação de energia mecânica em
calor pelas forças de atrito (tratamento fenomenológico e
macroscópico).
- Princípio geral da conservação da
energia: calor e trabalhos envolvidos nos processos
termodinâmicos e energia interna de um gás perfeito; 1a
lei da termodinâmica; análise energética dos processos
isobárico, isotérmico, isométrico e adiabático.
Parte IV - Fenômenos Ondulatórios –
Óptica
- Onda: conceito; classificação quanto
à natureza e quanto à vibração.
- Propagação de uma onda periódica num
meio não-dispersivo: elemento da onda e equação
fundamental.
- Propagação de um pulso em um meio
não-dispersivo unidimensional: reflexão, refração e
superposição.
- Princípio da Superposição:
aplicações com ondas senoidais; ondas estacionárias.
- Ondas em mais de uma dimensão: ondas
na superfície de um líquido; aplicações simples com
ondas sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
- Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo ondulatório da luz: luz branca;
dispersão; luz monocromática; velocidade de propagação;
índice de refração de um meio.
- Óptica geométrica: hipóteses
fundamentais; raio luminoso; leis da reflexão e da
refração; reflexão total; objetos e imagens reais e
virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes
delgadas (aproximação de Gauss).
- Instrumentos ópticos simples: câmara
escura, projetor de slide, máquina fotográfica,
lupa, luneta, microscópio e telescópio; óptica do olho
humano.
Parte V - Eletricidade e Magnetismo
- Cargas elementares: elétron, próton e
nêutron.
- Condutores e isolantes.
- Processos de eletrização e Lei de
Coulomb.
- Campo e potencial elétricos associados
a uma carga pontual: Princípio da Superposição.
- Campo elétrico uniforme: superfícies
eqüipotenciais; diferença de potencial entre dois pontos
do espaço; movimento de uma carga neste campo.
- Circuitos elétricos elementares:
resistores lineares; lei de Ohm; associações de resistores
em série e em paralelo; energia e potência; efeito Joule;
lei de Joule; geradores; valores de corrente elétrica em
diferentes trechos; leituras em amperímetro e voltímetro
ideais; fusíveis.
- Força magnética sobre uma carga
pontual: campo magnético; campo magnético de um ímã e da
Terra; bússola.
MATEMÁTICA
Orientação geral
A Matemática, como área do
conhecimento, tanto é Ciência quanto Linguagem
Científica. Considerando seus valores formativo e
instrumental, bem como seu caráter interdisciplinar, a
avaliação em Matemática seguirá os seguintes princípios
norteadores:
- priorização de atos criativos e críticos na resolução
de problemas relacionados com o cotidiano do candidato ou de
situações que envolvam habilidades necessárias aos cursos
superiores pretendidos;
- predominância do significado sobre a técnica, ou seja,
serão evitadas a memorização e a aplicação imediata de
fórmulas e enfatizados a interpretação e o raciocínio
lógico.
Programa
Parte I - Aritmética, Álgebra e
Análise
- Noções de Lógica.
- Conjuntos: noção intuitiva de
conjuntos. Operações com conjuntos.
- Conjuntos numéricos: naturais,
inteiros, racionais, reais e complexos. Formas
trigonométricas, algébricas e representações dos
números complexos. Operações com números complexos.
- Funções: conceito, operações,
gráficos. Funções polinomial, exponencial, logarítmica,
trigonométrica e modular. Função inversa.
- Equações e Inequações: sistemas de
equações e inequações.
- Regra de três, razões e proporções.
Porcentagem. Juros simples.
- Polinômios: raízes, relações entre
coeficientes e raízes. Teorema Fundamental da Álgebra.
- Seqüências: noções de seqüência.
Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas.
- Análise Combinatória: princípio
fundamental da contagem. Permutações, Arranjos e
Combinações. Binômio de Newton.
- Probabilidade: definição e
propriedades básicas.
Parte II - Geometria e Trigonometria
- Geometria Plana: figuras planas.
Teorema de Tales. Semelhança. Relações métricas.
Perímetros e áreas.
- Geometria Espacial: posição relativa
entre pontos, retas e planos. Poliedros. Poliedros
regulares. Prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera.
Sólidos de revolução. Relações Métricas. Áreas e
volumes.
- Trigonometria. Arcos e ângulos.
Medidas e relações.
Parte III - Álgebra Linear e Geometria
Analítica
- Vetores no R2 e no R3:
conceitos. Operações com vetores: adição,
multiplicação de um vetor por um escalar. Produto escalar,
produto vetorial e produto misto.
- O espaço vetorial R2.
- O espaço vetorial R3.
- Geometria Analítica Plana: retas e
cônicas no R2.
- Geometria Analítica Espacial: retas,
planos e esferas no R3.
- Matrizes e Determinantes: operações
com matrizes. Inversa de uma Matriz. Determinantes de
matrizes 2 x 2 e 3 x 3.
- Discussão de sistemas de equações
lineares 2 x 2 e 3 x 3.
QUÍMICA
Orientação geral
A Química é, reconhecidamente, uma
ciência de participação inconstestável no
desenvolvimento científico-tecnológico que contribui,
sistematicamente, para o equacionamento adequado das mais
diversas questões sociais, políticas e econômicas. O
conhecimento químico, por constituir um dos recursos
indispensáveis à interpretação e utilização
responsável do mundo físico, é de importância
fundamental não apenas para aqueles que buscam aprofundar
seus estudos na área específica da Química.
O conteúdo programático de Química
será abordado, sobretudo, com o objetivo de possibilitar
que o candidato revele capacidade de:
- reconhecer e utilizar a linguagem própria da Química,
demonstrando que entende e sabe empregar seus símbolos,
fórmulas, convenções e códigos;
- compreender e descrever, tanto em linguagem simbólica
quanto em linguagem discursiva, as transformações
químicas que ocorrem no mundo físico;
- interpretar e elaborar tabelas, relações matemáticas e
gráficos representativos de fenômenos químicos;
- entender e explicar fatos e conceitos químicos macro e
microscopicamente;
- aplicar conhecimentos de química na solução de
problemas qualitativos e quantitativos, selecionando
informações, relacionando dados, formulando hipóteses e
estabelecendo estimativas.
Programa
Parte I - Estrutura da Matéria
- A matéria e suas propriedades:
matéria, substâncias e misturas; separação de misturas,
compostos, substâncias simples e elementos, fenômeno
químico e fenômeno físico, propriedades químicas e
físicas.
- Estrutura do átomo: átomo, partes do
átomo, átomos e íons, relações entre os números de
elétrons, prótons e nêutrons, modelo atômico atual.
- Classificação periódica:
classificação e periodicidade, critérios para a
classificação periódica dos elementos, o conjunto dos
elementos, propriedades periódicas dos elementos
(variação do raio atômico, potencial de ionização, da
afinidade eletrônica).
- Ligações químicas: a regra do octeto,
ligação iônica, ligação covalente, a eletronegatividade
e a polaridade molecular, exceções à regra do octeto,
geometria molecular, alotropia, moléculas polares e
apolares, ligações intermoleculares (forças de Van der
Waals), propriedades dos compostos relacionados às
ligações iônicas e covalentes, ligação metálica.
- Número de oxidação: deslocamento de
elétrons entre átomos, regras para se determinar o nox,
nox e a Tabela Periódica, reações redox, balanceamento
das reações redox.
- Funções químicas: propriedades
químicas das substâncias: semelhanças e diferenças,
ácidos (conceitos de Arrhenius), bases ou hidróxidos
(conceito de Arrhenius), sais, propriedades dos ácidos,
bases e sais, hidretos, óxidos, funções químicas e
Tabela Periódica.
- Estudo dos gases: variáveis de estado
de um gás, mudanças das condições de estado de um gás,
Leis dos gases, mistura de gases, gases perfeitos e gases
reais.
- Soluções: solução, tipos de
dispersões, soluções, mecanismo de dissolução,
solubilidade e saturação, concentração das soluções,
aplicação das concentrações.
Parte II - Transformações da Matéria
- Reações químicas: balanceamento dos
coeficientes de equações químicas, previsão de
ocorrência de algumas reações químicas, classificação
das reações químicas.
- Leis das combinações químicas: leis
ponderais, lei de Lavoisier, Proust, Teoria atômica de
Dalton, leis volumétricas ( lei de Gay-Lussac), teoria
atômico-molecular.
- Grandezas químicas: unidade de massa
atômica, massa atômica relativa, relações entre unidades
de massa atômica e massa em gramas e nº de átomos nas
moléculas, constante de Avogrado, mol e quantidade de
matéria, massa molar.
- Cálculos químicos: cálculo
estequiométrico.
- Termoquímica: reações exotérmicas e
endotérmicas e suas relações com o calor,energia interna
de um sistema e entalpia.
- Cinética química:cinética química,
condições de ocorrência de reação química, análise
gráfica de uma reação química, fatores que alteram a
velocidade da reação, mecanismo de reação, ordem de uma
reação.
- Equilíbrio químico: reações
reversíveis, equilíbrio químico, constante de equilíbrio
(Ke, Kc, Kp), constantes de ionização e de dissociação,
deslocamento de um equilíbrio químico, equilíbrio iônico
na água pura, pH, pOH, hidrólise salina, produto de
solubilidade, ácidos e bases Bronsted-Lowry.
- Eletroquímica: Pilhas, deposição
metálica, pilhas eletroquímicas, nomenclatura e
representação das pilhas, ddp de uma pilha, determinação
da ddp a partir do potencial de cada eletrodo, aplicação
das pilhas galvânicas, eletrólise, eletrólise ígnea,
eletrólise em solução aquosa, influência da
concentração na formação de produtos, leis de Faraday.
- Radioatividade: estabilidade e
instabilidade dos núcleos, radioatividade, tipos e
constituição das radiações, reações nucleares,
balanceamento das reações nucleares, aplicações dos
isótopos radioativos.
Parte III – Química Orgânica
- Introdução à Química Orgânica:
compostos orgânicos e inorgânicos, o carbono,
representação dos compostos orgânicos, elementos
organógenos, características dos compostos orgânicos,
classificação das cadeias carbônicas, funções
orgânicas, nomenclatura dos compostos orgânicos de cadeia
normal.
- Funções orgânicas: hidrocarbonetos,
classificação dos hidrocarbonetos, radicais, nomenclatura
dos compostos de cadeia ramificada, nomenclatura de
hidrocarbonetos aromáticos ramificados, álcoois
(classificação dos álcoois e fenóis, ácidos
carboxílicos, sais de ácidos carboxílicos, aldeídos e
cetonas, éteres e ésteres, aminas (classificação de
aminas), enitrilas, aletos de alquila, compostos de Grignard,
nitrocompostos, anidros de ácidos, séries orgânicas,
compostos de função mista.
- Orbitais moleculares: (sigma e pi),
hibridação dos orbitais (sp,sp2,sp3),
as diferentes fórmulas dos orbitais, orbitais moleculares,
hibridação de orbitais, ressonância de elétrons.
- Isomeria: isomeria plana ou estrutural
(de função, cadeia, posição, metameria, tautomeria),
espacial (geométrica, óptica, isomeria óptica em
compostos cíclicos).
- Propriedades físicas dos compostos:
solubilidade, polaridade das moléculas, pontos de fusão e
de ebulição (das substâncias polares, das substâncias
apolares, forças de London, efeitos das ramificações da
cadeia nas temperaturas de função e ebulição).
- Ácidos e bases de Lewis: cisão das
ligações (homolítica, heterolítica), tipos de reagentes
(eletrófilo, nucleófilo), efeitos eletrônicos (indutivo,
mesomérico).
- Reações de adição: características
da reação de adição, principais reações de adição em
compostos orgânicos ( de adição eletrofílica aos alcenos
e alcinos), outras reações de adição aos alcenos e
alcinos, classificação dos alcadienos (dienos conjugados),
reações de adição nos dienos, de reagentes
eletrofílicos aos dienos conjugados), outras reações aos
dienos.
- Reações de substituição:
característica de uma reação de substituição em
compostos orgânicos, alogenação de alcanos, reações de
substituição no benzeno, efeito dos grupos substituintes
sobre a reação de substituição, grupos ativados (ortopara),
desativados (meta), reações de substituição do tolueno ,
nos fenóis, nos aletos orgânicos.
- Reações de eliminação:
características, reações de eliminação nos álcoois.
- Reações redox: características,
oxidação dos álcoois (branda, enérgica, ozonólise), de
alcinos, de álcoois (primários, secundários, terciários)
de aldeídos e cetonas, reações de redução de aldeídos
e cetonas, redução de ácidos carboxílicos, redução do
nitrobenzeno.
- Reações de ácidos e bases
inorgânicos: reações com bases inorgânicas, com ácidos
inorgânicos.
- Reações com ésteres:
características, classificação dos ésteres, obtenção
de ésteres, hidrólise ácida e básica.
- Outras reações: de combustão (total
e parcial), com o sódio (sódio metálico em compostos
orgânicos), reagentes de Grignard.
- Compostos orgânicos do petróleo: carvão mineral,
xisto betuminoso e madeira.
- Polímeros
CIÊNCIAS
HUMANAS e suas TECNOLOGIAS
GEOGRAFIA
Orientação geral
O programa de Geografia deve ser
considerado em um enfoque que, mantendo coerência com os
princípios e conteúdos do ensino médio, permita a
observação de competências e habilidades construídas por
parte dos candidatos ao ensino superior consideradas
indispensáveis à reflexão do saber geográfico. Dentre os
objetivos deste programa destacam-se os seguintes:
- compreender que o espaço geográfico
é, simultaneamente, uma manifestação concreta e um
condicionamento das relações sociais que se expressam na
organização do território;
- interpretar e comparar os diferentes modos de
apropriação e ordenação do território pela sociedade,
identificando as especificidades presentes em cada lugar;
- reconhecer e analisar as diversas formas de
representação dos fenômenos geográficos, enfatizando a
relação entre as diferentes escalas de estudo (local,
regional, nacional, mundial);
- localizar e avaliar os fenômenos naturais, econômicos,
políticos e culturais, visando a uma explicação integrada
da complexidade do espaço geográfico.
Programa
Parte I - A Produção do Espaço
- A relação sociedade / natureza no
processo de produção do espaço: a importância
específica das principais formas e estruturas do relevo
terrestre, dos grandes conjuntos climato-botânicos e das
águas oceânicas e continentais no processo de produção
do espaço geográfico.
- O uso humano da Natureza na produção
do espaço geográfico: recursos naturais e o aproveitamento
socioeconômico; apropriação social e transformações
ecológico-territoriais; a produção/reprodução do meio
ambiente como ação humana; estratégias de uso,
conservação e recuperação das condições ambientais.
- A circulação e a organização do
espaço: os transportes na construção de redes de
circulação espacial da produção e do consumo e entre
locais de moradia e de trabalho; o setor de serviços na
urbanização e sua importância na absorção de
mão-de-obra; o capital financeiro e sua rede espacial.
Parte II - Espaço Mundial
- Desenvolvimento do Capitalismo e suas
implicações na lógica de organização do espaço
geográfico mundial: o processo desenvolvimento/
subdesenvolvimento e seus indicadores; divisão
internacional do trabalho e suas transformações; fluxos
comerciais e financeiros.
- As transformações do espaço
geográfico mundial e a regionalização do mundo atual: as
relações de poder entre os países; processo de
globalização da economia; os blocos político-econômicos
e suas especificidades; o papel do Estado e dos agentes
internacionais: organizações mundiais e grandes
conglomerados; as disputas geopolíticas da atualidade; os
conflitos étnicos e a questão das nacionalidades.
- O processo de industrialização: seus
impactos na organização da economia e da sociedade;
fatores responsáveis pela localização industrial;
distribuição espacial da indústria e concentração
financeira da economia industrial; a industrialização
original e a industrialização dependente; o
desenvolvimento técnico-científico e suas implicações
socioeconômicas; desenvolvimento dos transportes, dos meios
de comunicação e os novos padrões de organização do
espaço industrial.
- O espaço urbano industrial: a
urbanização, redes urbanas e a estrutura interna das
cidades; o processo de metropolização e problemas urbanos;
a terceirização da economia urbana e suas implicações;
impactos ambientais decorrentes das atividades urbanas.
- O espaço agrário: as diferentes
formas de organização da produção agropecuária;
processo de modernização e industrialização do campo; a
influência dos elementos naturais no desempenho das
atividades rurais; transformações nas relações
cidade-campo/ urbano-rural; a produção agrícola e os
aspectos político-econômicos de sua distribuição;
impactos ambientais decorrentes das atividades rurais.
- A população mundial: indicadores
socioeconômicos; crescimento e transição demográfica;
teorias populacionais; estrutura etária; os setores de
atividade econômica e a distribuição da população;
movimentos migratórios e seus impactos.
- O espaço das contradições
socioeconômicas: o papel da acumulação de capital e do
Estado no processo de ordenação do território.
- Industrialização e acumulação de
capital: da produção manufatureira aos grandes complexos
fabris modernos; processo de industrialização e suas
repercussões na organização sociopolítica; fatores
geográficos responsáveis pela localização industrial;
concentração espacial da economia política capitalista.
- Ação do Estado: planejamento
socioeconômico e intervenção no espaço; especificidades
nos mundos capitalista e socialista.
- Grandes conjuntos socioeconômicos do
mundo contemporâneo: questões atuais.
Parte III - O Espaço Brasileiro
- A escala nacional da produção do
espaço capitalista mundial: as formas espaciais da
inserção do espaço brasileiro na divisão internacional
do trabalho; divisão regional do trabalho; relações inter
e intra-regionais; as relações com o mercado mundial, a
integração ao processo de mundialização das relações
capitalistas de produção.
- A industrialização na produção do
espaço: industrialização e aprofundamento das
desigualdades socioespaciais; fatores responsáveis pela
localização geográfica das indústrias; concentração
espacial e financeira da economia industrial; processo de
industrialização e repercussões na organização do
espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e
política de conservação).
- Os complexos agroindustriais;
desenvolvimento das relações da produção capitalista no
campo e suas conseqüências; evolução da estrutura
fundiária e relações de trabalho no campo; as lutas
sociais no campo; os problemas ambientais da modernização
agrícola; dinâmica das fronteiras agrícolas.
- Integração ao processo de
internacionalização da economia: industrialização
dependente e aprofundamento das desigualdades sociais;
relações comerciais e financeiras; as transformações do
setor industrial e sua influência na dinâmica
socioespacial; atuação do Estado e os modelos econômicos.
- Dinâmica socioespacial: integração
nacional e regionalização; interdependência e
complementaridade; ação do Estado e o planejamento
socioeconômico; redes de transporte e a organização do
espaço.
- Espaço urbano: processo de
industrialização, urbanização e estruturação da rede
urbana; metropolização; desenvolvimento das atividades
urbanas; transformações nas relações
cidade-campo/urbano-rural; problemas ambientais urbanos.
- População: processo de formação;
dinâmica do crescimento populacional e suas implicações;
indicadores socioeconômicos; estrutura etária e a
transição demográfica; distribuição por atividades
econômicas; movimentos migratórios internos e externos –
regionais e internacionais, e a distribuição territorial
da população.
- Espaço agrário: diferentes formas de
organização da produção agrícola; transformação das
relações de trabalho no campo; a estrutura fundiária e a
questão da reforma agrária;
modernização/industrialização do campo; a produção
agrícola brasileira no contexto nacional e internacional;
os impactos ambientais no meio rural.
HISTÓRIA
Orientação geral
A História existe como conhecimento vivo
do passado. A busca incessante desse conhecimento funda o
reconhecimento da identidade individual em sua relação
direta com os lugares de memória, para que o homem possa
compreender o seu lugar no mundo. Essa condição de
conhecimento deve partir do estudo dos processos de
desenvolvimento das sociedades modernas, suas origens e
movimentos de mudança. Neste aspecto, o estudo da História
caracteriza-se por ser aquele que, além de situar o homem
nas dimensões temporal e espacial, fornece-lhe elementos
que permitem a construção de uma visão crítica,
fundadora da cidadania e impulsionadora da ação. Para
isso, entretanto, é necessário que o conhecimento
histórico possa dialogar com as outras áreas das Ciências
Humanas e Sociais, estabelecendo com elas parcerias que
aprimoram os modos de interpretação da história e, na sua
própria esfera, motive o candidato a estabelecer relações
e comparações entre a História Geral, a História das
Américas e a História do Brasil. Só assim será possível
compreender os processos históricos e as instituições
sociais, políticas, econômicas e culturais que deles
derivam, tanto quanto as práticas sociais e políticas de
cada um dos segmentos sociais envolvidos.
Assim, os candidatos deverão identificar
a história como um processo de construção humana no qual
o conjunto de transformações sociais, que se verificam ao
longo do tempo, em espaços definidos, são o produto da
ação e do pensamento de grupos sociais e não de
indivíduos isolados; entender o processo histórico como
articulações e combinações gerais e particulares dos
níveis econômico, político, social e cultural. Espera-se,
também, que os candidatos, a partir do processo de aprender
a conhecer, tenham sido estimulados ao desenvolvimento da
capacidade de formulação lógica e analítica do
pensamento através da interpretação de textos e
documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem
como de identificar, no contemporâneo, as condições de
correlação com o passado e o presente históricos. Nesse
movimento de compreensão e conhecimento serão enfatizados
o entendimento, reconhecimento e uso crítico das
tecnologias contemporâneas, lugares privilegiados da
informação.
Programa
Parte I - A Época Moderna (Século XV ao
Século XVIII)
- As críticas ao pensamento medieval;
humanismo, renascimento, reformas e as revoluções
científicas.
- Expansão marítima e comercial: a
crise do feudalismo e a expansão marítima e comercial; as
conquistas ibéricas ultramarinas.
- Estado Moderno e Absolutismo; Estado
Moderno e Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas;
mercantilismo e antigos sistemas coloniais.
- As colonizações portuguesa,
espanhola, inglesa, francesa e holandesa.
- Brasil-Colônia: a economia colonial e
a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais);
as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a
ação da Igreja.
- A crise do Antigo Regime: economia e
pensamento ilustrado.
Parte II - O Mundo Ocidental de 1760/80 a
1870/80
- As revoluções burguesas: a crítica
ao mercantilismo; fisiocracia e liberalismo; o exemplo
francês, inglês e americano.
- Liberalismo e nacionalismo: as ondas
revolucionárias européias de 1820, 1830 e 1848; as
unificações italiana e alemã; nação e nacionalismo na
Europa do século XIX.
- Crise do antigo sistema colonial
ibérico: o processo de independência da América
espanhola; a interiorização da metrópole portuguesa: as
conjurações brasileiras do século XVIII e a corte
portuguesa no Brasil; a revolução do Porto (1820) e a
independência do Brasil.
- A Hispano-América: caudilhismo e a
formação dos estados nacionais; os EUA e a Guerra de
Secessão.
- A consolidação do Estado Nacional
brasileiro.
- Brasil: centralização e
descentralização política no primeiro reinado; o projeto
centralizador e a economia escravista; as formas de
organização do trabalho, no contexto histórico brasileiro
da segunda metade do século XIX; o processo abolicionista
no primeiro reinado e a presença inglesa na América.
Parte III - O Apogeu da Sociedade Liberal
e sua Crise (1870/1880 a 1939/1945)
- As transformações nas economias
européias: do capitalismo liberal ao monopolista; a
política imperialista: América Latina, África e Ásia.
- A expansão norte-americana e sua
política para a América Latina.
- Liberalismo e democracia: o debate das
idéias (liberalismo, conservadorismo, socialismo e
anarquismo); política internacional na segunda metade do
século XIX.
- A crise da sociedade liberal: guerras
mundiais, revoluções sociais e fascismos; a Grande
Depressão de 1929 e a experiência americana.
- Da monarquia à república (1870 –
1939): a transição do trabalho escravo para o trabalho
livre; origens da indústria e da classe operária; a crise
da monarquia: república federalista e coronelismo;
literatura, política e pensamento social no Brasil.
- O Rio de Janeiro e as Reformas Urbanas
na 1ª República.
- A crise do estado oligárquico na
Hispano-América: economia e sociedade.
- Brasil: a crise dos anos 20 e o
movimento de 1930; estado e capitalismo no Brasil:
continuidades e rupturas (a implantação das indústrias de
base, a crise da economia agroexportadora e a política
trabalhista); ideologia autoritária e centralização
política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e
corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte IV – As Sociedades Atuais
- A sociedade capitalista. Os anos 50: a
guerra-fria e a bipolaridade; as modernizações européias
e asiáticas e o modelo americano; sociedades
afro-asiáticas contemporâneas: imperialismo,
descolonização e neocolonialismo; os movimentos culturais
dos anos 60 e 70.
- A construção e crise do socialismo: o
modelo soviético e as experiências nacionais da Europa
Ocidental; China - da construção do socialismo ao
socialismo de mercado.
- O mundo atual: as crises do Oriente
Médio; as tensões raciais e o apartheid; a
intolerância religiosa e a questão islâmica;
neoliberalismo, globalização e novas estruturas
políticas; as novas ideologias: neonazistas e minorias.
- O mundo hispano-americano: a
dependência econômica na América Latina; populismo,
autoritarismo e socialismo; as experiências de
democratização; os movimentos de guerrilha na América
desde 1960.
- O Brasil: redemocratização e
populismo; a república populista e seus projetos
econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos sociais no
campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda Grande
Guerra ao nacional -desenvolvimento; a crise econômica dos
anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista;
capitalismo e autoritarismo: a construção e a crise do
milagre econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações;
a construção do estado autoritário e suas resistências:
as organizações de direita e de esquerda; a reemergência
do movimento social nos anos 70; cultura e arte no Brasil
moderno.
- O Brasil da Nova República:
conciliação e resistências; a Constituição de 1988:
conquistas democráticas e continuidades autoritárias; os
movimentos sociais no campo e na cidade; a crise econômica
brasileira dos anos 80 e 90; os novos projetos culturais. |