Os
conteúdos a seguir relacionados são pertinentes à base
nacional comum dos currículos do ensino médio organizada em
áreas, por disciplinas.
[ Expressão
Plástica | Língua Estrangeira | LPLB
| Redação | Biologia |
Física | Matemática | Química
| Geografia | História ]
LINGUAGENS,
CÓDIGOS e suas TECNOLOGIAS
EXPRESSÃO
PLÁSTICA
Orientação
geral
O
candidato que optar pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo
realizará, na segunda etapa do Concurso Vestibular, prova de
Expressão Plástica.
Esta
avaliação não se constitui em teste de
"conhecimentos". Em vez de aferir noções adquiridas,
a prova de Expressão Plástica tem como objetivo avaliar
aptidões e detectar capacidades potenciais dos candidatos.
Considerando
que a atividade profissional do arquiteto e urbanista envolve a
articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se
configuram a partir da criação de uma forma plástica, é
imprescindível que o candidato ao Curso de Arquitetura e
Urbanismo seja capaz de manipular os elementos constitutivos das
formas planas e volumétricas com sensibilidade e criatividade.
Programa
Parte I -
Percepção Visual e Capacidade de Observação de Formas e
Volumes, suas Dimensões Aparentes e Proporções.
- Será
avaliada a capacidade de reproduzir as relações entre as
formas, percebendo as variações de luz, proporção, textura,
cor etc. através da observação de modelos.
Parte II
- Expressão Gráfica
- Serão
avaliadas as características do desenho, no que se refere à
manipulação de recursos gráficos para obtenção de
determinados resultados expressivos.
Parte III
- Conjugação de Formas Planas e Volumétricas na Criação de
Composições
- Serão
aferidas a intuição de equilíbrio visual e a capacidade de
estabelecer relações harmônicas entre superfícies e volumes.
Parte IV
- Criatividade na Solução de Problemas Relacionados à
Utilização dos Espaços
- Será
avaliada a capacidade de gerar soluções inovadoras no
tratamento dos espaços, utilizando recursos gráficos ou outros
procedimentos.
Parte V -
Visão Espacial
- O
candidato deverá possuir compreensão espacial que permita a
concepção e a manipulação de estruturas tridimensionais.
Parte VI
- Configuração Plástica de Aspectos Conceituais
- O
candidato deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais,
sociais, econômicos etc. filtrados pela experiência pessoal,
em uma realização plástica coerente.
Material
Necessário: lápis ou lapiseira com grafite macio (por exemplo:
de 2B a 6B); borracha macia; apontador ou similar.
Observação:
O papel será fornecido pela Instituição.
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Orientação
geral
As provas
serão redigidas na língua estrangeira. Para o caso de provas
discursivas exigir-se-á que as respostas sejam dadas na língua
estrangeira.
Programa
As
línguas estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem
função específica: são ferramentas de estudo e elementos de
aprendizagem que facilitam ao aluno universitário, através da
leitura de textos necessários a sua formação, o acesso a
informações atualizadas.
Espera-se
do candidato o conhecimento do funcionamento da língua
estrangeira: o domínio de um vocabulário fundamental, de
aspectos gramaticais básicos e de estratégias de leitura,
conhecimentos esses que deverão propiciar a compreensão do
sentido global e a localização de determinada idéia no texto,
bem como o reconhecimento dos diferentes gêneros textuais e
suas intenções comunicativas.
A
verificação de tais conhecimentos poderá ser feita a partir
de textos de origens diversas, em diferentes registros da
língua padrão, privilegiando-se, sempre, o texto autêntico.
A prova
exigirá do candidato o desenvolvimento de habilidades que
mostrem competência de leitura na língua estrangeira escolhida
dentre as opções espanhol, francês ou inglês. Assim sendo, a
prova de língua estrangeira trabalhará, fundamentalmente, a
competência de leitura nos seus seguintes aspectos:
-
lingüístico – domínio de estruturas gramaticais básicas e
vocabulário fundamental como meio de construção de sentido;
-
sociolingüístico – compreensão de enunciados enquanto
expressão de relações socioculturais;
-
discursivo – reconhecimento dos mecanismos de coerência e
coesão textual.
LPLB
– LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
Orientação
geral
O
domínio da língua portuguesa em seus vários usos e a
capacidade de analisar, interpretar e aplicar seus recursos
expressivos, situando textos em relação a seus contextos,
constitui o embasamento indispensável à formação integral da
pessoa e à conquista da cidadania.
Espera-se,
portanto, que o candidato através do programa possa:
-
reconhecer no idioma nacional elementos de produção de
sentido, para que se concretizem a conservação, renovação e
transmissão da cultura brasileira;
-
identificar a linguagem verbal e a não-verbal como um dos meios
que o homem possui para representar, organizar e transmitir, de
forma específica, o pensamento;
- inferir
que, sob as variações pelas quais uma língua se manifesta,
concretamente, há uma estrutura comum que permite a
intercompreensão de todos os falantes;
-
verificar que a abordagem da norma padrão deve considerar sua
representatividade, como variante lingüística de determinado
grupo social, e o valor atribuído a ela, no contexto das
legitimações sociais;
-
discernir e valorizar determinada manifestação da língua,
porque socialmente ela representa o poder de certos grupos
sociais que autorizam sua legitimidade em situações formais de
comunicação;
-
utilizar-se do idioma com propriedade, clareza, fluência e
expressividade de acordo com a situação de produção do
texto;
-
classificar, descrever e relacionar, adequadamente, as formas
lingüísticas delimitadas pelas condições de
produção/interpretação dos enunciados determinados pelos
contextos de uso da língua;
-
perceber que o ato da fala pressupõe uma competência social de
utilização da língua de acordo com as expectativas do jogo
dialógico;
- ler e
interpretar textos em língua materna, considerando-a como
geradora de significação e integradora da organização de
mundo e da própria identidade;
-
reconhecer a manifestação literária como uma linguagem de
características formais específicas, que tem como
matéria-prima o idioma, em sua potencialidade expressiva;
-
comparar os recursos expressivos da manifestação literária,
em suas especificidades próprias de acordo com as diferentes
épocas;
-
identificar a criação das estéticas que refletem, no texto, o
contexto do campo de produção e as escolhas estilísticas
geradas pelas lutas discursivas, em jogo em determinada
época/local;
-
perceber o caráter intertextual e intratextual imanente aos
textos literários;
-
relacionar o fenômeno literário brasileiro com os quadros da
cultura nacional e internacional;
- ampliar
seu horizonte cultural e sua experiência vital pelo
desenvolvimento do hábito da leitura e pelo aprofundamento dos
conhecimentos lingüísticos e literários.
Programa
Parte I -
Compreensão e Interpretação de Texto
- Leitura
e análise de texto.
-
Identificação do gênero do discurso: narração, descrição
e dissertação.
- Fatores
determinantes da textualidade: coerência, coesão,
intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade,
informatividade e intertextualidade.
Parte II
- Língua Portuguesa
- Língua
falada e escrita; uso informal e formal da língua; o nível
culto da linguagem; adequação ao contexto; o sistema
ortográfico vigente.
-
Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes de
palavras; flexões de palavras; frase, oração, período;
estrutura da frase; classes de palavras e funções sintáticas;
período simples e período composto; coordenação e
subordinação; regência nominal e verbal; concordância
nominal e verbal; colocação dos termos na frase; pontuação.
-
Semântica e estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e
parônimos; denotação e conotação; figuras de linguagem.
Parte III
- Literatura Brasileira
- Teoria
da literatura: criação estética; linguagem literária e não
literária; gêneros literários.
-
Processo literário brasileiro: momentos do processo literário
brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o
fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da
literatura internacional; a expressão literária das atitudes
do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos
procedimentos de expressão literária cultos ou populares e do
tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada
época literária em função de suas características
temáticas e expressionais.
-
Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de
meios de expressão da poesia romântica relativamente à do
Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e
expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.
-
Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final
do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o
Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na
poesia.
-
Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da
cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas
literárias passadas; elementos de permanência, oposição e
transformação; características renovadoras na ficção;
principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia
de 1945; tendências pós-45.
REDAÇÃO
Orientação
geral
A prova
de Redação será constituída por uma proposta de produção
de texto em prosa, em modalidade e limites solicitados, acerca
de tema escolhido a critério da Banca.
Na prova
de Redação o candidato deverá ser capaz de:
-
inter-relacionar idéias e argumentar;
-
expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas
lingüísticas adequadas e bem articuladas;
-
servir-se, com propriedade, das convenções ortográficas da
língua portuguesa.
CIÊNCIAS
da NATUREZA, MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS
BIOLOGIA
Orientação
geral
As
diversas manifestações da vida, as transformações a que
estão sujeitas e as conseqüentes alterações observadas no
ambiente são objeto de estudo da Biologia. Investigando o
fenômeno vida, essa ciência possibilita a construção de uma
visão de mundo segundo a qual a produção e a utilização do
correspondente conhecimento científico e tecnológico se
caracterizam como uma intervenção humana criteriosa que
respeita, sobretudo, o comportamento da natureza.
Na
formulação das questões de Biologia, levar-se-á em conta o
objetivo de verificar o atendimento dos seguintes requisitos
básicos pelo candidato:
-
conhecer terminologia, convenções e classificações e fazer
uso desses conhecimentos para a compreensão dos fenômenos
biológicos:
- possuir
visão global da biologia e aplicá-la em situações do
cotidiano, utilizando o pensamento crítico;
-
relacionar os processos biológicos com outros campos do
conhecimento;
-
utilizar os conceitos biológicos no entendimento de novas
tecnologias;
-
interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas, resolvendo
problemas, analisando experimentos, formulando hipóteses,
prevendo resultados, organizando e aplicando os conhecimentos
apreendidos.
Programa
Parte I -
Seres Vivos
-
Características gerais.
-
Variedade dos seres vivos: sistemas de classificação; regras
de nomenclatura; conceito de espécie; categorias taxonômicas;
características gerais dos principais grupos.
Parte II
- Vírus
-
Características estruturais e composição.
-
Interações vírus-célula; reprodução viral; mecanismos de
patogenicidade.
Parte III
- Célula
-
Características gerais das células procarióticas e
eucarióticas.
- Célula
animal e vegetal: organização, composição, funções e
interações entre estruturas e organelas celulares.
-
Componentes químicos: importância funcional das substâncias
químicas para a manutenção da homeostase celular.
-
Fundamentos de metabolismo celular e seu controle; noções de
bioenergética; enzimas e coenzimas; vias anabólicas e
catabólicas; fermentação; respiração e fotossíntese.
Biossíntese de proteínas; código genético.
-
Reprodução celular: mitose e meiose.
Parte IV
- Tecidos
-
Conceito estrutural e funcional.
-
Principais tipos, características e funções dos tecidos
animais e vegetais.
- Origem
dos tecidos. Desenvolvimento embrionário.
Parte V -
Fisiologia Animal e Vegetal
-
Respiração e trocas gasosas.
-
Circulação. Transporte de gases e nutrientes.
-
Nutrição: nutrientes, digestão e absorção.
-
Excreção.
-
Sistemas de sustentação e locomoção.
-
Mecanismos de integração: nervoso e endócrino; resposta aos
estímulos ambientais.
-
Reprodução: sexuada e assexuada. Gametogênese e fecundação.
-
Sistemas de defesa: mecanismos de imunidade.
Parte VI
- Genética
-
Conceitos básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
-
Mendelismo e Neomendelismo.
-
Fundamentos de citogenética: genes e cromossomas; anomalias
cromossômicas.
-
Noções de engenharia genética: o DNA recombinante; clonagem;
seres transgênicos; terapia gênica.
- Fontes
de variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
-·
Genética de populações.
Parte VII
- Evolução
-
Principais teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
-
Mecanismos evolutivos: variação genética e seleção natural.
-
Evidências de evolução.
-
Evolução dos seres vivos.
Parte
VIII - Ecologia
- Fluxo
de energia e matéria na biosfera.
-
Relações ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades.
- Ciclos
biogeoquímicos.
-
Sucessão ecológica e grandes biomas.
-
Poluição e desequilíbrio ecológico: conservação e
preservação da natureza.
Parte IX
- Saúde, Higiene e Saneamento Básico
-
Principais doenças do homem: doenças carenciais; doenças
infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias
no Brasil.
- Medidas
preventivas em saúde pública: higiene, saneamento básico,
vacinação.
FÍSICA
Orientação
geral
O estudo
da Física é muito instigante e desafiador, abrangendo
fenômenos do micro ao macrocosmo. Para desenvolvê-lo, é
necessária a afinidade com uma série de requisitos:
curiosidade em entender como funcionam os mais variados
dispositivos; criatividade para criar recursos que facilitem a
aprendizagem da disciplina nos diversos níveis de ensino;
interesse por saber a origem e as causas dos fenômenos
físicos, perpassando, assim, o entendimento de como as teorias
e conceitos hoje existentes evoluíram ao longo do tempo; acima
de tudo, consciência de que o conhecimento de uma ciência é
uma busca constante de respostas para um número cada vez maior
de perguntas.
As
questões de Física serão elaboradas dando ênfase à
compreensão, análise e aplicação dos conceitos físicos
visando a avaliar o domínio de conhecimentos fundamentais que
permitam entender os fenômenos físicos que ocorrem na natureza
e no cotidiano, bem como a preparação do candidato para
desenvolver estudos mais aprofundados dessa área do
conhecimento.
Tanto
quanto possível, serão evitadas as questões de memorização.
As aplicações numéricas aparecerão em casos fundamentais
para a interpretação física dos fenômenos.
Programa
Parte I -
Grandezas Físicas: Medidas e Relações
-
Identificação das grandezas relevantes e mensuráveis, de
natureza escalar ou vetorial: operações entre essas grandezas.
-
Medições e estimativas de grandezas; ordens de grandeza;
algarismos significativos.
-
Sistemas coerentes de unidades: Sistema Internacional.
-
Inter-relações entre grandezas: leis físicas.
-
Análise dimensional das grandezas físicas.
Parte II
- Mecânica da Partícula
-
Conceito de partícula.
-
Cinemática escalar e vetorial.
-
Conceitos de massa e de força; considera-se a identidade entre
massas inercial e gravitacional.
-
Referencial inercial: forças que agem sobre uma partícula;
composição de forças.
- As leis
de Newton.
- Momento
linear, impulso e conservação do momento linear: aplicações
em colisões unidimensionais.
-
Interação gravitacional: Lei da Gravitação Universal, queda
dos corpos e movimento dos projéteis em um campo gravitacional
uniforme; movimento dos planetas e dos satélites em órbitas
circulares.
-
Trabalho de uma força constante.
- Energia
cinética, energia potencial gravitacional e energia potencial
elástica: teorema do trabalho-energia.
-
Conceito de força conservativa: aplicações no caso de forças
elástica e gravitacional.
- Energia
mecânica e sua conservação em sistemas onde só realizam
trabalho as forças conservativas: potência de uma força.
Parte III
- Sistemas de muitas Partículas (sólidos, líquidos e gases)
- Centro
de massa de um sólido.
-
Estática de sólido: momento estático de uma força; momento
estático resultante; condições de equilíbrio de um corpo
rígido.
- Massa
específica: densidade.
-
Conceito de pressão.
-
Líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de
Stevin; Princípios de Pascal e de Arquimedes.
-
Equilíbrio dos corpos flutuantes.
-
Estática dos gases perfeitos: processos quasiestáticos ou
reversíveis (isotérmico, isobárico, isométrico); equação
de estado dos gases perfeitos.
-
Atmosfera terrestre: pressão atmosférica.
-
Equilíbrio térmico e lei zero da Termodinâmica: conceito
macroscópico de temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas
arbitrárias.
-
Dilatação térmica dos líquidos e sólidos.
-
Calorimetria: calor específico, mudanças de estados físicos,
calor latente de mudanças de estado e influência da pressão
na mudança de estado.
-
Transformação de energia mecânica em calor pelas forças de
atrito (tratamento fenomenológico e macroscópico).
-
Princípio geral da conservação da energia: calor e trabalhos
envolvidos nos processos termodinâmicos e energia interna de um
gás perfeito; 1a lei da termodinâmica; análise
energética dos processos isobárico, isotérmico, isométrico e
adiabático.
Parte IV
- Fenômenos Ondulatórios – Óptica
- Onda:
conceito; classificação quanto à natureza e quanto à
vibração.
-
Propagação de uma onda periódica num meio não-dispersivo:
elemento da onda e equação fundamental.
-
Propagação de um pulso em um meio não-dispersivo
unidimensional: reflexão, refração e superposição.
-
Princípio da Superposição: aplicações com ondas senoidais;
ondas estacionárias.
- Ondas
em mais de uma dimensão: ondas na superfície de um líquido;
aplicações simples com ondas sonoras; reflexão e refração
de ondas planas.
-
Difração (abordagem qualitativa).
- Modelo
ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz monocromática;
velocidade de propagação; índice de refração de um meio.
- Óptica
geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da
reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens
reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes
delgadas (aproximação de Gauss).
-
Instrumentos ópticos simples: câmara escura, projetor de slide,
máquina fotográfica, lupa, luneta, microscópio e telescópio;
óptica do olho humano.
Parte V -
Eletricidade e Magnetismo
- Cargas
elementares: elétron, próton e nêutron.
-
Condutores e isolantes.
-
Processos de eletrização e Lei de Coulomb.
- Campo e
potencial elétricos associados a uma carga pontual: Princípio
da Superposição.
- Campo
elétrico uniforme: superfícies eqüipotenciais; diferença de
potencial entre dois pontos do espaço; movimento de uma carga
neste campo.
-
Circuitos elétricos elementares: resistores lineares; lei de
Ohm; associações de resistores em série e em paralelo;
energia e potência; efeito Joule; lei de Joule; geradores;
valores de corrente elétrica em diferentes trechos; leituras em
amperímetro e voltímetro ideais; fusíveis.
- Força
magnética sobre uma carga pontual: campo magnético; campo
magnético de um ímã e da Terra; bússola.
MATEMÁTICA
Orientação
geral
A
Matemática, como área do conhecimento, tanto é Ciência
quanto Linguagem Científica. Considerando seus valores
formativo e instrumental, bem como seu caráter
interdisciplinar, a avaliação em Matemática seguirá os
seguintes princípios norteadores:
-
priorização de atos criativos e críticos na resolução de
problemas relacionados com o cotidiano do candidato ou de
situações que envolvam habilidades necessárias aos cursos
superiores pretendidos;
-
predominância do significado sobre a técnica, ou seja, serão
evitadas a memorização e a aplicação imediata de fórmulas e
enfatizados a interpretação e o raciocínio lógico.
Programa
Parte I -
Aritmética, Álgebra e Análise
-
Noções de Lógica.
- Noção
intuitiva de conjuntos. Operações com conjuntos.
-
Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, reais e
complexos. Propriedades, operações e representações.
-
Funções: conceito, operações, gráficos. Funções:
polinomial, exponencial, logarítmica, trigonométricas e
modular. Função inversa.
-
Equações e inequações. Sistemas de Equações e Inequações.
- Regra
de três, razões e proporções. Porcentagem.
-
Polinômios: raízes, relações entre coeficientes e raízes,
teorema fundamental da álgebra.
-
Seqüências: noções, limite de uma seqüência, progressões
aritméticas e geométricas.
-
Análise Combinatória. Binômio de Newton. Probabilidade:
definição e propriedades básicas.
Parte II
- Geometria e Trigonometria
-
Geometria Plana: figuras planas (caracterização e
propriedades). Teorema de Tales. Semelhança. Relações
métricas.
-
Geometria Espacial: posições relativas entre pontos, retas e
planos. Prismas. Pirâmides. Poliedros regulares. Cones.
Cilindros. Esferas. Sólidos de revolução. Troncos. Conceitos,
semelhanças e relações métricas.
-
Trigonometria: arcos e ângulos (medidas e relações).
Parte III
- Álgebra Linear e Geometria Analítica no Plano e no Espaço
- Os
espaços vetoriais R2 e R3.
-
Operações com vetores: adição; multiplicação de um vetor
por um escalar, produto escalar, produto vetorial e produto
misto.
- Retas e
cônicas no R2.
- Reta,
plano e esfera no R3.
-
Matrizes: operações, inversa de uma matriz, determinantes de
matrizes 2x2 e 3x3.
-
Transformações lineares em R2 e em R3 .
QUÍMICA
Orientação
geral
A
Química é, reconhecidamente, uma ciência de participação
inconstestável no desenvolvimento científico-tecnológico que
contribui, sistematicamente, para o equacionamento adequado das
mais diversas questões sociais, políticas e econômicas. O
conhecimento químico, por constituir um dos recursos
indispensáveis à interpretação e utilização responsável
do mundo físico, é de importância fundamental não apenas
para aqueles que buscam aprofundar seus estudos na área
específica da Química.
O
conteúdo programático de Química será abordado, sobretudo,
com o objetivo de possibilitar que o candidato revele capacidade
de:
-
reconhecer e utilizar a linguagem própria da Química,
demonstrando que entende e sabe empregar seus símbolos,
fórmulas, convenções e códigos;
-
compreender e descrever, tanto em linguagem simbólica quanto em
linguagem discursiva, as transformações químicas que ocorrem
no mundo físico;
-
interpretar e elaborar tabelas, relações matemáticas e
gráficos representativos de fenômenos químicos;
-
entender e explicar fatos e conceitos químicos macro e
microscopicamente;
- aplicar
conhecimentos de química na solução de problemas qualitativos
e quantitativos, selecionando informações, relacionando dados,
formulando hipóteses e estabelecendo estimativas.
Programa
Parte I -
Estrutura da Matéria
- A
matéria e suas propriedades: matéria, substâncias e misturas,
separação de misturas, compostos, substâncias simples e
elementos, fenômeno químico e fenômeno físico, propriedades
químicas e físicas (temperatura de fusão, de ebulição,
estado físico de uma substância e densidade).
-
Estrutura do Átomo: átomo, partes do átomo, átomos e íons,
relações entre os números de eletrons, protons e neutrons,
modelo atômico atual.
-
Classificação periódica: classificação e periodicidade,
critérios para a classificação periódica dos elementos, o
conjunto dos elementos, propriedades periódicas dos elementos
(variação do Raio atômico, do volume atômico, da densidade,
dos pontos de fusão e de ebulição, do potencial de
ionização, da afinidade eletrônica).
-
Ligações químicas: a regra do octeto, ligação iônica,
ligação covalente, a eletronegatividade e a polaridade
molecular, exceções à regra do octeto, geometria molecular,
alotropia, moléculas polares e apolares, ligações
intermoleculares (forças de Van der Waals), propriedades dos
compostos relacionados às ligações iônicas e covalentes,
ligação metálica.
- Número
de oxidação: deslocamento de eletrons entre átomos, regras
para se determinar o nox, nox e a Tabela Periódica, reações
redox, balanceamento das reações redox.
-
Funções químicas: propriedades químicas das substâncias:
semelhanças e diferanças, ácidos (conceitos de Arrhenius),
bases ou hidróxidos (conceito de Arrhenius), sais, propriedades
dos ácidos, bases e sais, hidretos, óxidos, funções
químicas e Tabela Periódica.
- Estudo
dos gases: variáveis de estado de um gás, mudanças das
condições de estado de um gás, Leis dos gases, mistura de
gases, gases perfeitos e gases reais.
-
Soluções: solução, tipos de dispersões, soluções,
mecanismo de dissolução, solubilidade e saturação,
concentração das soluções, aplicação das concentrações.
Parte II
- Transformações da Matéria
-
Reações químicas: balanceamento dos coeficientes de
equações químicas, previsão de ocorrência de algumas
reações químicas, classificação das reações químicas.
- Leis
das combinações químicas: leis ponderais; lei de Lavoisier,
de Proust, Dalton, Teoria atômica de Dalton; leis volumétricas
(lei de Gay- Lussac); teoria atômico-molecular.
-
Grandezas químicas: unidade de massa atômica, massa atômica
relativa, relações entre unidades de massa atômica e massa em
gramas e no de átomos nas moléculas, a constante de
Avogadro, mol e quantidade de matéria, massa molar.
-
Cálculos químicos: cálculo das fórmulas químicas
(Empírica), fórmula percentual (composição centesimal),
cálculo estequiométrico).
-
Termoquímica: reações exotérmicas e endotérmicas e sua
relações com o calor, energia interna de um sistema e
entalpia.
-
Cinética química: cinética química, condições de
ocorrência de reação química, análise gráfica de uma
reação química, fatores que alteram a velocidade da reação,
mecanismo de reação, ordem de uma reação, molecularidade de
uma reação.
-
Equilíbrio químico: reações reversíveis, equilíbrio
químico, constante de equilíbrio (Ke, Kc, Kp), constantes de
ionização e de dissociação, deslocamento de um equilíbrio
químico, equilíbrio iônico na água pura, pH, pOH, hidrólise
salina, produto de solubilidade, ácidos de Bronsted-Lowry.
-
Eletroquímica: pilhas, deposição metálica, pilhas
eletroquímicas, nomenclatura e representação das pilhas, ddp
de uma pilha, determinação da ddp a partir do potencial de
cada eletrodo, aplicações das pilhas galvânicas, eletrólise,
eletrólise ígnea, eletrólise em solução aquosa, influência
da concentração na formação de produtos, leis de Faraday.
-
Radioatividade: estabilidade e instabilidade dos núcleos,
radioatividade, tipos e constituição das radiações,
reações nucleares, balanceamento das reações nucleares,
aplicações dos isótopos radioativos.
Parte III
- Química Orgânica
-
Introdução à química orgânica: compostos orgânicos e
inorgânicos, o carbono, representação dos compostos
orgânicos, elementos organógenos, características dos
compostos orgânicos, classificação das cadeias carbônicas,
funções orgânicas, nomenclatura dos compostos orgânicos de
cadeia normal.
-
Funções orgânicas: hidrocarbonetos, classificação dos
hidrocarbonetos, radicais, nomenclatura dos compostos de cadeia
ramificada, nomenclatura de hidrocarbonetos aromáticos
ramificados, álcoois (classificação dos álcoois,
nomenclatura de Kolbe) e fenóis, ácidos carboxílicos, sais de
ácidos carboxílicos, aldeídos e cetonas, éteres e ésteres,
aminas (classificação de aminas), amidas (classificação de
amidas) e nitrilas, haletos de alquila, compostos de Grignard,
nitrocompostos, anidridos de ácidos, séries orgânicas,
compostos de função mista.
-
Orbitais moleculares (sigma e pi), hibridação dos orbitais
(sp, sp2 e sp3) as diferentes formas dos orbitais, orbitais
moleculares, hibridação de orbitais, ressonância de életrons.
-
Isomeria: isomeria plana ou estrutural (de função, cadeia,
posição metameria, tautomeria), espacial (geometrica, óptica,
isomeria óptica em compostos cíclicos).
-
Propriedades físicas dos compostos: solubilidade, polaridade
das moléculas, pontos de fusão e de ebulição ( das
substâncias polares, das substâncias apolares, forças de
London, efeitos das ramificações da cadeia nas temperaturas de
função e ebulição).
- Ácidos
e bases de Lewis.
-
Reações orgânicas: cisão das ligações (homolítica,
heterolítica), tipos de reagentes (eletrófilo, nucleófilo),
efeitos eletrônicos (indutivo, mesomérico).
-
Reações de adição: características da reação de adição,
principais reações de adição em compostos orgânicos (de
adição eletrofílica aos alcenos e alcinos), outras reações
de adição aos alcenos e alcinos, classificação dos
alcadienos (dienos conjugados), reações de adição nos dienos,
de reagentes eletrofílicos aos dienos conjungados), outras
reações aos dienos.
-
Reações de substituição: características de uma reação de
substituição em compostos orgânicos. Halogenação de alcanos,
reações de substituição no benzeno, efeito dos grupos
substituintes sobre a reação de substuição, grupos ativados
(ortopara), desativados (meta), reações de substituição do
tolueno, nos fenóis, nos haletos orgânicos.
-
Reações de eliminação: características, reações de
eliminação nos álcoois.
-
Reações redox: características, oxidação dos álcoois
(branda, enérgica, ozonólise), de alcinos, de álcoois
(primários, secundários, terciários), de aldeídos e cetonas,
reações de redução de aldeídos e cetonas, redução de
ácidos carboxílicos, redução do nitrobenzeno.
-
Reações de ácidos e bases inorgânicos: reações com bases
inorgânicos, com ácidos inorgânicos.
-
Reações com ésteres: características, classificação dos
ésteres, obtenção de ésteres, hidrólise ácida e básica.
- Outras
reações: de combustão (total e parcial), com o sódio (sódio
metálico em compostos orgânicos) reagentes de Grignard.
-
Compostos orgânicos do petróleo: carvão mineral, xisto
betuminoso e madeira.
-
Polímeros.
CIÊNCIAS
HUMANAS e suas TECNOLOGIAS
GEOGRAFIA
Orientação
geral
O
programa de Geografia deve ser considerado em um enfoque que,
mantendo coerência com os princípios e conteúdos do ensino
médio, permita a observação de competências e habilidades
construídas por parte dos candidatos ao ensino superior
consideradas indispensáveis à reflexão do saber geográfico.
Dentre os objetivos deste programa destacam-se os seguintes:
-
compreender que o espaço geográfico é, simultaneamente, uma
manifestação concreta e um condicionamento das relações
sociais que se expressam na organização do território;
-
interpretar e comparar os diferentes modos de apropriação e
ordenação do território pela sociedade, identificando as
especificidades presentes em cada lugar;
-
reconhecer e analisar as diversas formas de representação dos
fenômenos geográficos, enfatizando a relação entre as
diferentes escalas de estudo (local, regional, nacional,
mundial);
-
localizar e avaliar os fenômenos naturais, econômicos,
políticos e culturais, visando a uma explicação integrada da
complexidade do espaço geográfico.
Programa
Parte I -
A Produção do Espaço
- A
relação sociedade / natureza no processo de produção do
espaço: a importância específica das principais formas e
estruturas do relevo terrestre, dos grandes conjuntos
climato-botânicos e das águas oceânicas e continentais no
processo de produção do espaço geográfico.
- O uso
humano da Natureza na produção do espaço geográfico:
recursos naturais e o aproveitamento socioeconômico;
apropriação social e tranformações ecológico-territoriais;
a produção/reprodução do meio ambiente como ação humana;
estratégias de uso , conservação e recuperação das
condições ambientais.
Parte II
- Espaço Mundial
- A
transformação do espaço mundial: o espaço do modo de
produção capitalista; as disputas imperialistas e a divisão
internacional do trabalho; a transformação do espaço
socialista e a formação de grandes blocos de poder; a ação
do Estado na política econômica e suas repercussões nas
sociedades dos países contemporâneos.
- A
geopolítica mundial: caracterização dos sistemas
político-econômicos contemporâneos e suas áreas de
influência e disputas; o papel das grandes organizações
político-econômicas internacionais; os conflitos geopolíticos
recentes, suas inter-relações e especificidades; os conflitos
étnicos atuais e a questão das nacionalidades.
- O
espaço das contradições socioeconômicas: o papel da
acumulação de capital e do Estado no processo de ordenação
do território.
-
Industrialização e acumulação de capital: da produção
manufatureira aos grandes complexos fabris modernos; processo de
industrialização e suas repercussões na organização
sociopolítica; fatores geográficos responsáveis pela
localização industrial; concentração espacial da economia
política capitalista.
-
Urbanização e organização interna das cidades:
metropolização e problemas urbanos; o papel do setor de
serviços; relação entre a indústria e a agricultura.
- Espaço
agrário: diferentes formas de organização espacial da
produção agrária; importância do quadro natural na
produção do espaço agrário.
- Ação
do Estado: planejamento socioeconômico e intervenção no
espaço; especificidades nos mundos capitalista e socialista.
-
População: teorias e políticas demográficas; estrutura da
população; crescimento e distribuição demográfica
(variações espaço-temporais); mobilidade da população; os
movimentos migratórios internos, regionais e internacionais.
-
Processo de desenvolvimento/subdesenvolvimento: teorias do
desenvolvimento socioeconômico; divisão territorial do
trabalho e acumulação geográfica desigual do capital.
- Grandes
conjuntos socioeconômicos do mundo contemporâneo: questões
atuais.
Parte III
- O Espaço Brasileiro
- A
escala nacional da produção do espaço capitalista mundial: as
formas espaciais da inserção do espaço brasileiro na divisão
internacional do trabalho; divisão regional do trabalho;
relações inter e intra-regionais; as relações com o mercado
mundial, a integração ao processo de mundialização das
relações capitalistas de produção.
- A
industrialização na produção do espaço : industrialização
e aprofundamento das desigualdades sócio-espaciais; fatores
responsáveis pela localização geográfica das indústrias;
concentração espacial e financeira da economia industrial;
processo de industrialização e repercussões na organização
do espaço; recursos naturais (aproveitamento, desperdício e
política de conservação).
-
Industrialização, urbanização e marginalização ( um
processo combinado): redes urbanas e processo de
metropolização; estrutura interna das cidades e problemas
urbanos; poluição ambiental nas grandes cidades.
- A
circulação e a organização do espaço: os transportes na
construção de redes de circulação espacial da produção e
do consumo e entre locais de moradia e de trabalho; o setor de
serviços na urbanização e sua importância na absorção de
mão-de-obra; o capital financeiro e sua rede espacial.
-
Produção do espaço agrário: diferentes formas de
organização da produção agrícola; uso e transformação da
natureza na produção do espaço agrário; os complexos
agroindustriais; desenvolvimento das relações da produção
capitalista no campo e suas conseqüências; evolução da
estrutura fundiária e relações de trabalho no campo; as lutas
sociais no campo; os problemas ambientais da modernização
agrícola; dinâmica das fronteiras agrícolas.
-
População: dinâmica populacional e políticas demográficas;
estrutura da população e suas transformações
espaço-temporais; processo de ocupação do território e
distribuição da população; movimentos migratórios.
- Ação
do Estado e o planejamento socioeconômico: instituições,
medidas e políticas de intervenção no campo e na cidade.
HISTÓRIA
Orientação
geral
A
História existe como conhecimento vivo do passado. A busca
incessante desse conhecimento funda o reconhecimento da
identidade individual em sua relação direta com os lugares de
memória, para que o homem possa compreender o seu lugar no
mundo. Essa condição de conhecimento deve partir do estudo dos
processos de desenvolvimento das sociedades modernas, suas
origens e movimentos de mudança. Neste aspecto, o estudo da
História caracteriza-se por ser aquele que, além de situar o
homem nas dimensões temporal e espacial, fornece-lhe elementos
que permitem a construção de uma visão crítica, fundadora da
cidadania e impulsionadora da ação. Para isso, entretanto, é
necessário que o conhecimento histórico possa dialogar com as
outras áreas das Ciências Humanas e Sociais, estabelecendo com
elas parcerias que aprimoram os modos de interpretação da
história e, na sua própria esfera, motive o candidato a
estabelecer relações e comparações entre a História Geral,
a História das Américas e a História do Brasil. Só assim
será possível compreender os processos históricos e as
instituições sociais, políticas, econômicas e culturais que
deles derivam, tanto quanto as práticas sociais e políticas de
cada um dos segmentos sociais envolvidos.
Assim, os
candidatos deverão identificar a história como um processo de
construção humana no qual o conjunto de transformações
sociais, que se verificam ao longo do tempo, em espaços
definidos, são o produto da ação e do pensamento de grupos
sociais e não de indivíduos isolados; entender o processo
histórico como articulações e combinações gerais e
particulares dos níveis econômico, político, social e
cultural. Espera-se, também, que os candidatos, a partir do
processo de aprender a conhecer, tenham sido estimulados ao
desenvolvimento da capacidade de formulação lógica e
analítica do pensamento através da interpretação de textos e
documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como
de identificar, no contemporâneo, as condições de
correlação com o passado e o presente históricos. Nesse
movimento de compreensão e conhecimento serão enfatizados o
entendimento, reconhecimento e uso crítico das tecnologias
contemporâneas, lugares privilegiados da informação.
Programa
Parte I -
A Época Moderna (Século XV ao Século XVIII)
- As
críticas ao pensamento medieval; humanismos e renascimentos.
-
Expansão marítima e comercial: a crise do feudalismo e a
expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas
ultramarinas.
- Estado
Moderno e Absolutismo; Estado Moderno e Mercantilismo: práticas
e teorias mercantilistas; mercantilismo e antigos sistemas
coloniais.
- As
colonizações portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e
holandesa.
-
Brasil-Colônia: a economia colonial e a escravidão (as formas
de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do
Estado Português na Colônia; a ação da Igreja.
- As
reformas religiosas do século XVI; as revoluções científicas
do século XVII.
- A crise
do Antigo Regime: economia e pensamento ilustrado.
Parte II
- O Mundo Ocidental de 1760/80 a 1870/80
- As
revoluções burguesas: a crítica ao mercantilismo; fisiocracia
e liberalismo; os exemplos francês, inglês e americano.
-
Liberalismo e nacionalismo: as ondas revolucionárias européias
de 1820, 1830 e 1848; as unificações italiana e alemã;
nação e nacionalismo na Europa do século XIX.
- Crise
do antigo sistema colonial ibérico: o processo de
independência da América espanhola; a interiorização da
metrópole portuguesa: as conjurações brasileiras do século
XVIII e a corte portuguesa no Brasil; a revolução do Porto
(1820) e a independência do Brasil.
- A
Hispano-América: caudilhismo e a formação dos estados
nacionais; os EUA e a Guerra de Secessão.
- Brasil:
centralização e descentralização política no primeiro
reinado; o projeto centralizador e a economia escravista; o
processo abolicionista no primeiro reinado e a presença inglesa
na América.
Parte III
- O Apogeu da Sociedade Liberal e sua Crise (1870/1880 a
1939/1945)
- As
transformações nas economias européias: do capitalismo
liberal ao monopolista; a política imperialista: América
Latina, África e Ásia.
- A
expansão norte-americana e sua política para a América
Latina.
-
Liberalismo e democracia: o debate das idéias (liberalismo,
conservadorismo, socialismo e anarquismo); política
internacional na segunda metade do século XIX.
- A crise
da sociedade liberal: guerras mundiais, revoluções sociais e
fascismos; a Grande Depressão de 1929 e a experiência
americana.
- Da
monarquia à república (1870 – 1939): a transição do
trabalho escravo para o trabalho livre; origens da indústria e
da classe operária; a crise da monarquia: república
federalista e coronelismo; literatura, política e pensamento
social no Brasil.
- A crise
do estado oligárquico na Hispano-América: economia e
sociedade.
- Brasil:
a crise dos anos 20 e o movimento de 1930; estado e capitalismo
no Brasil: continuidades e rupturas (a implantação das
indústrias de base, a crise da economia agroexportadora e a
política trabalhista); ideologia autoritária e centralização
política: o Estado Novo e seus projetos. Classe operária e
corporativismo: leis trabalhistas e sindicalismo.
Parte IV
– As Sociedades Atuais
- A
sociedade capitalista. Os anos 50: a guerra-fria e a
bipolaridade; as modernizações européias e asiáticas e o
modelo americano; sociedades afro-asiáticas contemporâneas:
imperalismo, descolonização e neocolonialismo; os movimentos
culturais dos anos 60 e 70.
- A
construção e crise do socialismo: o modelo soviético e as
experiências nacionais da Europa Ocidental; a construção do
socialismo na China: da Longa Marcha ao socialismo de mercado.
- O mundo
atual: as crises do Oriente Médio; as tensões raciais e o
apartheid; a intolerância religiosa e a questão islâmica;
neoliberalismo, globalização e novas estruturas políticas; as
novas ideologias: neonazistas e minorias.
- O mundo
hispano-americano: a dependência econômica na América Latina;
populismo, autoritarismo e socialismo; as experiências de
democratização; os movimentos de guerrilha na América desde
1960.
- O
Brasil: redemocratização e populismo; a república populista e
seus projetos econômicos e sociais; sindicalismo e movimentos
sociais no campo e na cidade; da economia brasileira da Segunda
Grande Guerra ao nacional-desenvolvimento; a crise econômica
dos anos 60 e as reformas de base; a crise do estado populista;
capitalismo e autoritarismo: a construção e a crise do milagre
econômico; o golpe de 1964 e suas interpretações; a
construção do estado autoritário e suas resistências: as
organizações de direita e de esquerda; a reemergência do
movimento social nos anos 70; cultura e arte no Brasil moderno.
- O
Brasil da Nova República: conciliação e resistências; a
Constituição de 1988: conquistas democráticas e continuidades
autoritárias; os movimentos sociais no campo e na cidade; a
crise econômica brasileira dos nos 80 e 90; os novos projetos
culturais.
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