Para qualquer das modalidades, a nota de cada prova irá variar entre zero
e dez.
Os candidatos
realizarão duas provas de Conhecimentos Específicos, conforme o
quadro a seguir, sendo que o candidato ao curso de Arquitetura e
Urbanismo realizará, ainda, uma prova de Expressão Plástica. O
candidato à modalidade Reingresso realizará, também, uma prova
de Redação em língua portuguesa.
GRUPO |
CURSO |
PROVAS
DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS |
A |
CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
FARMÁCIA BIOQUÍMICA: ALIMENTOS |
BIOLOGIA |
QUÍMICA |
C |
CIÊNCIAS
SOCIAIS
HISTÓRIA |
HISTÓRIA |
GEOGRAFIA |
E |
ARQUIVOLOGIA
BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL - CINEMA
PEDAGOGIA (Niterói e Angra dos Reis)
PRODUÇÃO CULTURAL |
LPLB (*
) |
HISTÓRIA |
F |
LETRAS |
LPLB (*
) |
LÍNGUA
ESTRANGEIRA |
G |
ADMINISTRAÇÃO
(Niterói, Itaperuna e Macaé) |
LPLB (*
) |
MATEMÁTICA |
H |
ARQUITETURA
e URBANISMO |
FÍSICA |
GEOGRAFIA |
I |
CIÊNCIA
da COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA AGRÍCOLA
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA ELÉTRICA
ENGENHARIA MECÂNICA (Niterói e Volta Redonda)
ENGENHARIA METALÚRGICA (Volta Redonda)
ENGENHARIA de PRODUÇÃO (Niterói e Volta Redonda)
ENGENHARIA de TELECOMUNICAÇÕES
FÍSICA
MATEMÁTICA (Niterói) |
MATEMÁTICA |
FÍSICA |
J |
ENGENHARIA
QUÍMICA
QUÍMICA
QUÍMICA INDUSTRIAL |
QUÍMICA |
MATEMÁTICA |
(* ) Língua
Portuguesa e Literatura Brasileira
O candidato ao
Curso de Letras na habilitação Bacharelado em Língua e Literatura
Francesa ou Licenciatura em Português/Francês realizará,
obrigatoriamente, prova de Língua Francesa. O candidato a qualquer
outra habilitação do Curso de Letras, a fim de realizar sua prova de
Língua Estrangeira, deverá, no ato de sua inscrição, optar por
Espanhol, Francês ou Inglês; se não o fizer, será incluído na
opção Inglês.
Será eliminado
do Concurso o candidato que:
PROGRAMAS
[ Redação
| Biologia | Expressão Plástica | Física
| Geografia | História ]
[ Língua Estrangeira | Língua Portuguesa
e Literatura Brasileira | Matemática | Química
]
REDAÇÃO
(somente para os candidatos à modalidade Reingresso)
A prova de
Redação constituirá de uma proposta de produção de texto em prosa,
em modalidade e limites solicitados, acerca de tema escolhido a
critério da Banca.
Na prova de
Redação o candidato deverá ser capaz de:
-
inter-relacionar
idéias e argumentar;
-
expressar-se com
vocabulário apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas e
bem articuladas;
-
servir-se, com
propriedade, das convenções ortográficas da língua portuguesa.
BIOLOGIA
ORIENTAÇÃO GERAL
Pretende-se
verificar o atendimento dos seguintes requisitos básicos pelo
candidato:
- conhecimento de
terminologia, convenções e classificações e capacidade de
utilização desses conhecimentos para a compreensão dos fenômenos
biológicos:
- visão global
do mundo biológico, seu funcionamento e aplicação desses
conhecimentos na vida prática;
- capacidade de
interpretar e elaborar textos, gráficos e tabelas, resolvendo problemas
e analisando experimentos, aplicando os conhecimentos adquiridos.
PROGRAMA
Parte I - SERES
VIVOS
Parte II -
CÉLULA
-
Célula
procariota e eucariota: características diferenciais.
-
Célula animal e
vegetal: componentes morfológicos; principais funções das
estruturas celulares.
-
Componentes
químicos: importância funcional das substâncias químicas para a
manutenção da homeostase celular.
-
Inter-relação
das funções celulares: relação com a evolução das estruturas
celulares.
-
Núcleo
interfásico: código genético.
-
Reprodução
celular: mitose e meiose.
Parte III -
TECIDOS
-
Conceito
estrutural e funcional.
-
Classificação
dos tecidos animais: critérios.
-
Principais
características e funções dos tecidos animais e vegetais.
Parte IV -
FUNÇÕES VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAIS
-
Características
e funções dos sistemas: nutrição e digestão; respiração e
trocas gasosas; circulação e transporte; excreção; proteção;
sustentação; locomoção; respostas aos estímulos ambientais e o
sistema de integração.
-
Reprodução:
sexuada e assexuada (principais exemplos); evolução nos principais
grupos de animais e vegetais; gametogênese, fecundação e
desenvolvimento embrionário; reprodução humana.
Parte V -
GENÉTICA
-
Conceitos
básicos: terminologia, cruzamentos e probabilidade.
-
Mendelismo e
Neomendelismo.
-
Fundamentos de
citogenética: genes e cromossomas; crossing over; anomalias
cromossômicas.
-
Conceitos
básicos de engenharia genética.
-
Fontes de
variabilidade genética: mutação e recombinação gênica.
-
Genética de
populações.
Parte VI -
EVOLUÇÃO
-
Principais
teorias: origem da vida e o processo evolutivo.
-
Mecanismos
evolutivos: variação genética e seleção natural.
-
Evidências de
evolução.
-
Evolução dos
vertebrados e dos vegetais.
Parte VII -
ECOLOGIA
-
Fluxo de energia
e matéria na biosfera.
-
Relações
ecológicas nos ecossistemas: estudo das comunidades.
-
Ciclos
biogeoquímicos.
-
Sucessão
ecológica e grandes biomas.
-
Poluição e
desequilíbrio ecológico: conservação e preservação da
natureza.
Parte VIII -
SAÚDE, HIGIENE E SANEAMENTO BÁSICO
-
Conceito e
princípios básicos de saúde, higiene e saneamento.
-
Principais
doenças do homem: doenças carenciais; doenças
infecto-contagiosas; doenças parasitárias; principais endemias no
Brasil.
-
Defesas do
organismo: imunização.
EXPRESSÃO
PLÁSTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
Esta avaliação
não se constitui em teste de "conhecimentos". Ao invés de
aferir noções adquiridas, a prova de Expressão Plástica tem como
objetivo avaliar aptidões e detectar capacidades potenciais dos
candidatos.
Considerando que
a atividade profissional do arquiteto e urbanista envolve, na verdade, a
articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se
configuram a partir da criação de uma forma plástica, é
imprescindível que o candidato ao Curso de Arquitetura e Urbanismo seja
capaz de manipular os elementos constitutivos das formas planas e
volumétricas com sensibilidade e inventividade.
PROGRAMA
Parte I -
PERCEPÇÃO VISUAL E CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DE FORMAS E VOLUMES,
SUAS DIMENSÕES APARENTES E PROPORÇÕES.
-
Será avaliada a
capacidade de reproduzir as relações entre as formas, percebendo
as variações de luz, proporção, textura, cor etc. através da
observação de modelos.
Parte II -
EXPRESSÃO GRÁFICA
Parte III -
CONJUGAÇÃO DE FORMAS PLANAS E VOLUMÉTRICAS NA CRIAÇÃO DE
COMPOSIÇÕES
Parte IV -
CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DOS
ESPAÇOS
Parte V - VISÃO
ESPACIAL
Parte VI -
CONFIGURAÇÃO PLÁSTICA DE ASPECTOS CONCEITUAIS
-
O candidato
deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais, sociais,
econômicos etc. filtrados pela experiência pessoal, em uma
realização plástica coerente.
Material
Necessário:
– lápis ou
lapiseira com grafite macio (por exemplo: de 2B a 6B); borracha macia;
apontador ou similar.
Observação:
O papel será fornecido pela Instituição.
FÍSICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de
Física serão elaboradas dando ênfase à compreensão, análise e
aplicação dos fenômenos físicos visando a avaliar:
- o domínio de
conhecimentos fundamentais que permitam ao candidato entender os
fenômenos físicos que ocorrem na natureza;
- a preparação
do candidato para desenvolver estudos mais aprofundados dos fenômenos
físicos.
Tanto quanto
possível, serão evitadas as questões de memorização. Serão usadas
aplicações numéricas sempre que fundamentais para a interpretação
física dos fenômenos.
PROGRAMA
Parte I -
GRANDEZAS FÍSICAS, MEDIDAS E RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS
-
Identificação
das grandezas relevantes e mensuráveis e sua natureza escalar ou
vetorial: operações sobre essas grandezas.
-
Medidas dessas
grandezas e suas limitações: ordens de grandeza; algarismos
significativos.
-
Sistemas
coerentes de unidades: Sistema Internacional.
-
Inter-relações
entre grandezas: leis físicas.
-
Dimensões das
grandezas físicas: análise dimensional.
Parte II -
MECÂNICA DA PARTÍCULA
-
Conceito de
partícula.
-
Cinemática
escalar e vetorial.
-
Conceitos de
massa (aceitar-se-á a identidade entre massa inercial e massa
gravitacional) e de força.
-
Referencial
inercial: forças que agem sobre uma partícula; composição de
forças.
-
As leis de
Newton.
-
Quantidade de
movimento: impulso, conservação do momento linear, aplicações em
colisões unidimensionais.
-
Interação
gravitacional: Lei da Gravitação Universal, queda dos corpos e
movimento dos projéteis em um campo gravitacional uniforme;
movimento dos planetas e dos satélites em órbitas circulares.
-
Trabalho de uma
força constante.
-
Energia
cinética, energia potencial gravitacional e energia potencial
elástica: teorema do trabalho-energia.
-
Conceito de
força conservativa: aplicações no caso de forças elástica e
gravitacional.
-
Energia
mecânica e sua conservação em sistemas onde só realizam trabalho
as forças conservativas: potência de uma força.
Parte III -
SISTEMAS DE MUITAS PARTÍCULAS (SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASES)
-
Centro de massa
de um sólido.
-
Estática de
sólido: momento de uma força; momento resultante; condições de
equilíbrio de um corpo rígido.
-
Massa
específica: densidade.
-
Conceito de
pressão.
-
Líquido em
equilíbrio no campo gravitacional uniforme: Lei de Stevin;
Princípios de Pascal e de Arquimedes.
-
Equilíbrio dos
corpos flutuantes.
-
Estática dos
gases perfeitos: processos quasiestáticos ou reversíveis
(isotérmico, isobárico, isométrico); equação de estado dos
gases perfeitos.
-
Atmosfera
terrestre: pressão atmosférica.
-
Equilíbrios
térmicos e lei zero da Termodinâmica: conceito macroscópico de
temperatura; escalas Celsius e Kelvin; escalas arbitrárias.
-
Dilatação
térmica dos líquidos e sólidos.
-
Calorimetria:
calor específico, mudanças de estados físicos, calor latente de
mudanças de estado e influência da pressão na mudança de estado.
-
Transformação
de energia mecânica em energia térmica pelas forças de atrito
(tratamento fenomenológico e macroscópico).
-
Princípio geral
da conservação da energia: calor e trabalhos envolvidos nos
processos termodinâmicos e energia interna de um gás perfeito; 1ª
lei da Termodinâmica; análise energética dos processos
isobárico, isotérmico, isométrico e adiabático.
Parte IV -
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - ÓPTICA
-
Onda: conceito;
classificação quanto à natureza e quanto à vibração.
-
Propagação de
uma onda periódica num meio não dispersivo: elemento da onda e
equação fundamental.
-
Propagação de
um pulso em um meio não dispersivo unidimensional: reflexão,
refração e superposição.
-
Princípio da
superposição: aplicações com ondas senoidais; ondas
estacionárias.
-
Ondas em mais
dimensões: ondas na superfície de um líquido; aplicações
simples com ondas sonoras; reflexão e refração de ondas planas.
-
Difração
(abordagem qualitativa).
-
Modelo
ondulatório da luz: luz branca; dispersão; luz monocromática;
velocidade de propagação; índice de refração de um meio.
-
Óptica
geométrica: hipóteses fundamentais; raio luminoso; leis da
reflexão e da refração; reflexão total; objetos e imagens reais
e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes delgadas
(aproximação de Gauss).
-
Instrumentos
ópticos simples: lupa, luneta, microscópio e telescópio; óptica
do olho humano.
Parte V -
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
-
Constituição
da matéria: elétron, próton e nêutron.
-
Condutores e
isolantes.
-
Processo de
eletrização e Lei de Coulomb.
-
Campo e
potencial elétrico: conceitos fundamentais.
-
Campo e
potencial associados a uma carga puntiforme: Princípio da
Superposição.
-
Campo uniforme:
superfícies eqüipotenciais de um campo uniforme; diferença de
potencial entre dois pontos do campo; movimento de uma carga em um
campo uniforme.
-
Circuitos
elétricos elementares: resistores lineares, lei de Ohm,
associações de resistores em série e em paralelo, energia e
potência, efeito Joule, lei de Joule, geradores, corrente
elétrica, amperímetro e voltímetro ideais, fusíveis.
-
Forças
magnéticas sobre uma carga pontual: campo magnético; campo
magnético de um ímã; campo terrestre e bússola.
GEOGRAFIA
ORIENTAÇÃO
GERAL
O programa de
Geografia busca solicitar dos candidatos ao ensino superior o nível
básico que envolve a reflexão do conteúdo da disciplina, mantendo
coerência com o respectivo conteúdo ministrado no ensino médio e diz
respeito aos seguintes objetivos:
- reconhecer que
o espaço geográfico é, simultaneamente, uma manifestação e um
condicionamento das relações sociais que se expressam no processo de
organização do território;
- analisar as
relações entre sociedade e natureza em sua dimensão espaço-temporal;
- localizar os
fenômenos naturais, econômicos, políticos e culturais, visando a uma
explicação integrada da complexidade do espaço geográfico;
- interpretar as
diversas formas de representação dos fenômenos geográficos,
enfatizando a relação entre as diferentes escalas de análise;
- avaliar as
formas de apropriação e ordenação do território pela sociedade e
pelo Estado.
PROGRAMA
Parte I -
ESPAÇO DA NATUREZA
-
As
inter-relações entre os diferentes componentes do quadro natural:
principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese e
evolução); grandes conjuntos climato-botânicos; águas oceânicas
e continentais e sua importância econômica.
-
Quadro natural:
recursos e aproveitamento econômico; sensibilidade do meio ambiente
à ação do homem e estratégias para seu uso e conservação.
Parte II -
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
-
A
transformação do espaço mundial: o espaço do capitalismo
industrial; as disputas interimperialistas e a divisão
internacional do trabalho; a transformação do espaço socialista e
a formação dos grandes blocos de poder; a ação do Estado na
economia e na sociedade dos países contemporâneos.
-
A geopolítica
mundial: noções gerais; caracterização geral dos sistemas
político-econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e
disputa; o papel das grandes organizações político-econômicas
internacionais; os conflitos geopolíticos recentes, suas
inter-relações e especificidades; os conflitos étnicos atuais e a
questão das nacionalidades.
-
O espaço das
contradições socioeconômicas: o papel da acumulação de capital
e do Estado como agentes estruturadores do espaço.
-
Industrialização
e acumulação: da produção manufatureira aos grandes complexos
industriais modernos; processo de industrialização e repercussões
na organização da economia e da sociedade; fatores responsáveis
pela localização industrial; concentração espacial e
concentração financeira da economia industrial.
-
Urbanização e
estrutura interna das cidades: metropolização e problemas urbanos;
papel do setor de serviços; relação entre a indústria e a
agricultura.
-
Espaço
agrícola: diferentes formas de organização da produção
agrícola; importância do quadro natural na estruturação do
espaço agrário.
-
Ação do
Estado: planejamento socioeconômico e intervenção no espaço;
especificidades nos mundos capitalista e socialista.
-
População:
fatores condicionantes dos movimentos migratórios internos e
internacionais; estrutura da população; crescimento demográfico
(variações no tempo e no espaço); teorias demográficas.
-
Processo
desenvolvimento/subdesenvolvimento: indicadores; origens; divisão
internacional do trabalho.
-
Grandes
conjuntos socioeconômicos do mundo atual: questões regionais.
Parte III -
ESPAÇO BRASILEIRO
-
Integração ao
processo de internacionalização da economia: industrialização
dependente e aprofundamento das desigualdades sociais; fatores
responsáveis pela localização das indústrias; concentração
espacial e financeira da economia industrial; processo de
industrialização e repercussões na organização do espaço;
recursos naturais (aproveitamento, desperdício e políticas de
conservação).
-
Industrialização,
urbanização e marginalização (um processo combinado): redes
urbanas e processo de metropolização; estrutura interna das
cidades brasileiras e problemas urbanos; poluição ambiental das
grandes cidades.
-
Transporte e
organização do espaço: conexão entre locais de produção e de
consumo, entre locais de moradia e de trabalho; papel do setor dos
serviços na urbanização e sua importância na absorção de
mão-de-obra.
-
Relações entre
indústria e agricultura: diferentes formas de organização da
produção agrícola; importância do quadro natural na
estruturação do espaço agrário; objetivos da produção
agrícola; desenvolvimento das relações de produção capitalista
no campo e suas conseqüências; evolução da estrutura fundiária
e relações de trabalho no campo; dinâmica das fronteiras
agrícolas.
-
Crescimento
populacional e políticas demográficas: processo de ocupação do
território e distribuição da população; movimentos migratórios
(reflexos espaciais e sociais).
-
Ação do Estado
e o planejamento socioeconômico: instituições, medidas e
políticas de intervenção no campo.
-
Reprodução da
dependência em nível nacional: divisão regional do trabalho;
relações inter e intra-regionais; questões regionais.
HISTÓRIA
ORIENTAÇÃO GERAL
O estudo da
História nos dias de hoje visa a fornecer informações aos
candidatos que lhes permitam identificar a História como um processo de
construção humana, no qual o conjunto de transformações sociais, que
se dão ao longo do tempo, são o produto da ação de grupos sociais e
não de indivíduos isolados. Assim, deve-se dimensionar a totalidade do
processo histórico, articulando-se os níveis econômico, social,
político e ideológico.
O processo de
aprendizagem deve estimular a capacidade de formulação lógica e
analítica do pensamento, através da interpretação de textos e
documentos, tabelas, mapas, gráficos e ilustrações, bem como a de
identificar, no contemporâneo, a base de problematização do passado,
estabelecendo a correlação entre o passado e o presente históricos.
Também é de vital importância a capacidade de elaborar uma visão
articulada entre a História Geral e a História do Brasil.
PROGRAMA
Parte I - O MUNDO
OCIDENTAL DURANTE A ÉPOCA MODERNA (SÉCULO XV ao SÉCULO XVIII)
-
Expansão
marítima e comercial: a crise do feudalismo a partir do século
XIII e a expansão marítima e comercial; as conquistas ibéricas
ultramarinas e a crise do século XVI.
-
Estado Moderno e
Absolutismo: caracterização geral.
-
Estado Moderno e
Mercantilismo: práticas e teorias mercantilistas; mercantilismo e o
antigo sistema colonial.
-
Colonização
européia na América: colonizações espanhola, inglesa e francesa.
-
Brasil-Colônia:
a economia (a grande lavoura, as atividades extrativas, a
pecuária); a sociedade (a escravidão negra, a escravidão
indígena, o homem livre pobre); a ação da Igreja (a catequese, as
missões jesuíticas, o Santo Ofício); a ação
político-administrativa (capitanias, governo-geral, municípios); a
expansão territorial e a fixação dos limites.
-
As
manifestações culturais: Humanismos e Renascimento; a crítica do
pensamento medieval; as Reformas Religiosas do século XVI; a
Revolução Científica do século XVII; a "Ilustração".
Parte II - A
FORMAÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO (1760/80 a 1870/80)
-
Transformações
econômicas: a Revolução Industrial inglesa e suas
pré-condições; a crítica do Mercantilismo; a Fisiocracia e o
Liberalismo; o capitalismo industrial na Europa (os exemplos da
França e da Alemanha).
-
Revoluções
liberais: a crítica do Absolutismo e a crise do Antigo Regime; a
independência das treze colônias; a Revolução Francesa (suas
diversas visões).
-
Restauração e
revolução: liberalismo e nacionalismo; os movimentos
revolucionários de 1820, 1830 e 1848.
-
Realismo e
Nacionalismo: de 1850 a 1870; as Unificações.
-
Crise do antigo
Sistema Colonial Ibérico: o processo de independência da América
Espanhola; os exemplos do Prata, da Nova Espanha e do Peru; o
processo de independência do Brasil: o contexto sociocultural e as
conjurações do século XVIII; a Corte Portuguesa no Brasil ( o
Reino Unido e a Revolução Republicana de 1817); a Revolução
Liberal do Porto (1820) e a Independência do Brasil.
-
América após a
Independência: a economia latino-americana e a sua inserção no
quadro internacional; a Hispano- América (o Caudilhismo e a
formação dos Estados Nacionais); os EUA (a formação da economia
capitalista, a expansão territorial e a Guerra de Secessão).
-
Brasil - da
Independência ao apogeu do Sistema Monárquico: o Primeiro Reinado,
a Constituição de 1824 e a crise regencial; a consolidação da
monarquia e a unidade territorial; o Ato Adicional de 1834; a
economia primário-exportadora e escravista e suas
"modernizações"; o quadro cultural; as relações
internacionais; a Inglaterra e as questões platinas.
Parte III - O
APOGEU E A CRISE DA SOCIEDADE LIBERAL NO MUNDO OCIDENTAL CONTEMPORÂNEO
(1870/80 a 1939/45)
-
Auge da
hegemonia européia e a expansão norte-americana: as
transformações econômicas; a concentração capitalista; a
expansão imperialista; a dominação da América Latina e da Ásia;
a partilha da África.
-
Apogeu liberal:
a democracia liberal (principais idéias e instituições); a
crítica ao liberalismo (o anarquismo, o socialismo e a doutrina
social da Igreja); as relações internacionais: o equilíbrio
europeu e sistemas de alianças.
-
Brasil - da
Crise Monárquica à República Oligárquica (1870/1930): as
transformações econômicas (o declínio da escravidão e a
expansão do trabalho livre, o setor exportador, a política
financeira e o setor industrial); a crise da monarquia (o
predomínio oligárquico e o coronelismo, a Constituição de 1891);
o quadro cultural; a política externa.
-
Crise da
sociedade liberal: as guerras mundiais e as relações
internacionais; a revolução de 1917; os movimentos e regimes
fascistas; a crise econômica de 1929 e a "Grande
Depressão".
-
Hispano-América:
a crise do Estado oligárquico, os exemplos do México e da
Argentina.
-
Brasil - da
crise da República Oligárquica ao Autoritarismo Varguista
(1930/1945): a crise dos anos vinte e a Reforma Constitucional de
1926; a revolução da Aliança Liberal em 1930 e a Constituição
de 1934; o impacto da "Grande Depressão" no setor
exportador e a política de industrialização; a implantação e a
desagregação do Estado Autoritário (o Estado Novo e a
Constituição de 1937); a política externa; o quadro cultural e as
políticas educacionais.
Parte IV - O
MUNDO CONTEMPORÂNEO: AS SOCIEDADES ATUAIS (PÓS-1945)
-
Crise da
hegemonia européia: a "guerra-fria" e a
"bipolarização"; a reconstrução da Europa Ocidental;
os organismos internacionais.
-
Sociedades
capitalistas contemporâneas: EUA, Europa Ocidental e Japão.
-
Construção e
crise do Socialismo: URSS, China e Europa Oriental.
-
O novo
equilíbrio nas relações internacionais: as relações Norte-Sul e
a questão do desenvolvimento sustentável.
-
Sociedades
afro-asiáticas contemporâneas: descolonização e neocolonialismo;
as crises do Oriente Médio; a questão islâmica; o apartheid.
-
Hispano-América:
a economia latino-americana e as transformações no capitalismo
internacional; o Populismo e o Autoritarismo (problemas da
transição democrática); a experiência chilena; as revoluções
de Cuba e da Nicarágua.
-
Brasil - da
República Populista ao autoritarismo dos Governos Militares: a
redemocratização e a Constituição de 1946; as alternativas
políticas e econômicas da República Populista; o movimento de
março/abril de 1964 e o autoritarismo modernizador dos Governos
Militares; a Constituição de 1967 e suas emendas; a legislação
autoritária, a resistência e a repressão; a distensão, a
abertura e a "transição democrática"; a política
externa; o quadro cultural; as políticas educacionais.
-
Brasil - dos
Governos Militares aos tempos atuais: a "Nova República"
e a Constituição de 1988.
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
ORIENTAÇÃO GERAL
As provas serão
inteiramente redigidas em língua estrangeira. Para o caso de provas
discursivas exigir-se-á que as respostas sejam dadas, também, na
língua estrangeira.
PROGRAMA
As línguas
estrangeiras, no contexto de um Curso Superior, possuem função
específica: são ferramentas de estudo e elementos de aprendizagem,
facilitando ao aluno universitário a compreensão de textos
necessários a sua formação e o acesso a informações atualizadas.
Espera-se do
candidato o conhecimento de um vocabulário fundamental, de aspectos
gramaticais básicos e de estratégias (ex: compreensão do sentido
global do texto, localização de determinada idéia no texto, palavras
cognatas) verificados a partir de textos de padrão contemporâneo, em
diferentes registros e provenientes de distintas fontes e níveis de
dificuldade, selecionados a partir de critérios que privilegiem o texto
autêntico, não traduzido nem adaptado.
A prova exigirá
do candidato o desenvolvimento de habilidades que mostrem uma
competência de leitura em espanhol, francês ou inglês, tanto em
nível de competência lingüística quanto em nível de competência
discursiva, ou seja, reconhecendo os tipos de textos e suas intenções
comunicativas.
Em resumo, a
prova de Língua Estrangeira trabalhará, fundamentalmente, os seguintes
itens:
-
Compreensão de
textos: textos de diversos tipos, de padrão contemporâneo, em
diferentes registros e provenientes de diversas fontes e níveis de
dificuldade, autênticos, não traduzidos nem adaptados.
-
Vocabulário
fundamental.
-
Aspectos
gramaticais básicos.
-
Estratégias de
leitura: compreensão do sentido global do texto e localização de
determinada idéia no texto.
-
Palavras
cognatas.
-
Competência da
leitura (lingüística e discursiva): reconhecimento de tipos de
textos e suas intenções comunicativas.
LÍNGUA
PORTUGUESA e LITERATURA BRASILEIRA
ORIENTAÇÃO GERAL
O domínio da
língua e o convívio com o texto literário constituem o embasamento
indispensável à formação integral da personalidade, à cultura geral
e a um melhor grau de atuação do indivíduo no campo profissional por
ele escolhido. Espera-se, portanto, que o candidato através deste
programa possa:
- reconhecer no
idioma nacional elemento de produção, conservação e transmissão da
cultura brasileira;
- inferir que,
sob as variações pelas quais uma língua se manifesta concretamente,
há uma estrutura comum que permite a intercompreensão de todos os
falantes;
- reconhecer que
há uma valorização social da modalidade culta da língua, isto é,
aquela empregada nas situações formais de comunicação;
- identificar os
padrões de desempenho verbal que caracterizam a modalidade culta do
idioma;
- utilizar-se do
idioma com propriedade, clareza, fluência e expressividade;
- classificar,
descrever e relacionar adequadamente as formas lingüísticas;
- ler e
interpretar textos;
- reconhecer a
Literatura como uma linguagem de características formais específicas,
que tem como matéria-prima o idioma, em sua potencialidade expressiva;
- relacionar o
fenômeno literário brasileiro com os quadros da cultura nacional e
internacional;
- ampliar seu
horizonte cultural e sua experiência vital pelo desenvolvimento do
hábito de leitura e pelo aprofundamento dos conhecimentos
lingüísticos e literários.
O tratamento a
ser dado às unidades do Programa pressupõe o que acabamos de expor.
PROGRAMA
Parte I -
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Parte II -
LÍNGUA PORTUGUESA
-
Língua falada e
escrita; uso informal e formal da língua; o nível culto da
linguagem; adequação ao contexto; o sistema ortográfico vigente.
-
Morfossintaxe:
estrutura e formação de palavras; classes de palavras; flexões de
palavras; frase, oração, período; estrutura da frase; classes de
palavras e funções sintáticas; período simples e período
composto; coordenação e subordinação; regência nominal e
verbal; concordância nominal e verbal; colocação dos termos na
frase; pontuação.
-
Teoria da
comunicação: elementos da comunicação; noções de ruído e de
redundância; funções da linguagem.
-
Semântica e
estilística: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos;
denotação e conotação; figuras de linguagem.
Parte III -
LITERATURA BRASILEIRA
-
Teoria da
literatura: criação estética; linguagem literária e não
literária; gêneros literários.
-
Processo
literário brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em
conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno
literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura
internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face
do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão
literária cultos ou populares e do tratamento dado aos temas;
classificação de textos em dada época literária em função de
suas características temáticas e expressionais.
-
Romantismo no
Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão
da poesia romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo;
características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e
do teatro romântico.
-
Realismo no
Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e
início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção;
o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.
-
Modernismo no
Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século
XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas;
elementos de permanência, oposição e transformação;
características renovadoras na ficção; principais tendências da
poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÃO GERAL
As questões de
matemática envolverão idéias, métodos e técnicas desenvolvidos no
aprendizado da disciplina, num contexto que seja lógico, indutivo e
analógico, demonstrando o potencial criativo e a imaginação do
candidato, sempre em nível adequado aos conhecimentos adquiridos no
ensino fundamental e médio. Serão evitados a memorização e os
cálculos e priorizadas as questões que desenvolvam as capacidades de
interpretação, análise e dedução.
PROGRAMA
Parte I -
ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E ANÁLISE
-
Noções de
Lógica.
-
Noção
intuitiva de conjuntos: operações com conjuntos.
-
Conjuntos
numéricos: naturais, inteiros, racionais e reais (propriedades,
operações, ordem, valor absoluto); complexos (formas
trigonométrica e algébrica, representação e operações).
-
Funções:
gráficos e operações; inversa de uma função; função do 1o
grau, do 2o grau, módulo, exponencial e
logarítmica.
-
Equações e
inequações.
-
Sistemas de
equações e inequações.
-
Polinômios:
relações entre coeficientes e raízes; teorema fundamental da
Álgebra.
-
Seqüências:
noções; limite de uma seqüência; progressões aritméticas e
geométricas.
-
Juros: simples e
compostos.
-
Análise
Combinatória: noções; binômio de Newton; probabilidade.
Parte II -
GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA
-
Geometria Plana:
figuras planas (caracterização e propriedades); teorema de Tales;
semelhança; relações métricas.
-
Geometria
Espacial: posições relativas entre pontos, retas e planos.
Poliedros, sólidos de revolução (cilindros, cones e esferas) e
troncos: conceito, semelhança e relações métricas; inscrição e
circunscrição.
-
Trigonometria:
arcos e ângulos (medida, relações entre arcos); funções
trigonométricas.
Parte III -
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA NO PLANO E NO ESPAÇO
-
Os espaços
vetoriais R2 e R3.
-
Operações com
vetores: adição; multiplicação de um vetor por um escalar real,
entre dois vetores (produto escalar e vetorial) e entre três
vetores (produto misto).
-
Reta e cônicas
no R2.
-
Reta, plano e
esfera no R3.
-
Matrizes:
operações; inversa de uma matriz; determinantes de matrizes 2x2 e
3x3.
-
Transformações
lineares simples do R2 e R3 .
-
Sistemas de
equações lineares em duas e três variáveis.
QUÍMICA
ORIENTAÇÃO GERAL
A Química é
hoje, reconhecidamente, uma ciência de apoio a diversas áreas de
conhecimento. Sendo assim, o domínio de seus princípios básicos é de
fundamental importância, não só para aqueles que vão buscar
formação na área específica de química, mas também para uma
variada gama de profissionais.
Os candidatos
deverão conhecer a linguagem e notação química e saber interpretar
os fenômenos químicos qualitativa e quantitativamente. Serão usados
cálculos numéricos sempre que fundamentais para a interpretação de
fenômenos, ou para aplicação dos princípios químicos aos fatos
cotidianos.
PROGRAMA
Parte I -
ESTRUTURA DA MATÉRIA.
-
Aspectos
macroscópicos; substâncias puras simples e compostas; misturas
homogêneas e heterogêneas; processos mecânicos de separação;
processos de separação de misturas.
-
Teoria
atômico-molecular: evolução do conceito atômico; modelo de
Rutherford-Bohr; número atômico e número de massa; elemento
químico; isotopia e isobaria; configuração eletrônica; massas
atômicas e massas moleculares; átomo-grama e molécula-grama;
número de Avogadro.
-
Classificação
periódica dos elementos: princípios de ordenação; períodos,
grupos e subgrupos; propriedades periódicas dos elementos (raio
atômico, energia de ionização, eletroafinidade e
eletronegatividade).
-
Ligações
químicas: ligações iônicas e covalentes; ligações inter e
intramoleculares; propriedades dos compostos iônicos e covalentes;
fórmulas molecular, mínima, estrutural e eletrônica; número de
oxidação.
-
Funções
químicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de ácidos,
bases, sais e óxidos; teorias ácido-base.
-
Estados da
matéria: sólidos, líquidos e gases; ligações entre as
moléculas dos sólidos, líquidos e gases; gases ideais; relação
entre pressão, volume e temperatura (Kelvin); princípio de
Avogadro; volume molar.
-
Soluções:
conceitos (soluto, solvente, coeficiente de solubilidade, solução
saturada e insaturada); concentração, diluição e mistura de
soluções; unidades de concentração.
Parte II -
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA.
-
Combinações
químicas: reação química; equação química; classificação
das reações químicas; ajuste dos coeficientes.
-
Leis das
combinações químicas: leis ponderais; leis volumétricas;
equivalente-grama; cálculo estequiométrico; balanceamento das
equações químicas.
-
Efeitos
energéticos nas reações químicas: calores de reação, de
formação, de combustão e de decomposição; entalpia; energia de
ligação; lei de Hess.
-
Noções de
cinética química: energia de ativação; velocidade de reação;
lei da Ação das Massas; catalisadores.
-
Equilíbrio
químico: constante de equilíbrio em sistemas homogêneos e
heterogêneos; deslocamento do equilíbrio - princípio de Le
Chatelier; equilíbrio iônico (efeito do íon comum; produto
iônico da água; pH, pOH e solução tampão); produto de
solubilidade.
-
Eletroquímica:
reações de oxi-redução; espontaneidade; células eletroquímicas
e eletrolíticas; estudo qualitativo e quantitativo da eletrólise.
-
Radioatividade:
leis da desintegração radioativa; radioatividade natural e
artificial; fissão e fusão nucleares; uso de radioisótopos.
Parte III -
QUÍMICA ORGÂNICA.
-
Características
gerais: átomo de carbono; cadeias carbônicas; funções orgânicas
(hidrocarbonetos, haletos orgânicos e grupamentos funcionais para
os compostos mono-funcionais saturados: álcoois, fenóis, cetonas,
éteres, ésteres, ácidos carboxílicos, sais carboxilados,
aldeídos, aminas e amidas); tipos de fórmulas (molecular,
estrutural e espacial); nomenclatura oficial (regras IUPAC) dos
compostos acima mencionados e de radicais monovalentes; tipos de
ligação (sigma e pi); tipos de reação (adição, substituição
e eliminação); acidez e basicidade (álcool, fenol, ácido
carboxílico, amina e amida).
-
Isomeria:
isomeria plana (cadeia, posição, função e metameria); isomeria
espacial (geométrica e óptica de substâncias com 1 carbono
assimétrico).
-
Reações
orgânicas: mecanismos; tipos de cisão, reagentes eletrofílicos,
nucleofílicos e radicais livres; classificação das reações
segundo a atuação desses reagentes; reações de adição de H2,
HX, H2O e X2 a alcenos e alcinos; reações de
adição de HCN e RMgX a aldeídos e cetonas; reações de
substituição de derivados halogenados e ácidos carboxílicos e
seus derivados; reações de X2, RX e HNO3 com
benzeno e tolueno; reações de eliminação de álcoois e derivados
halogenados; reações de oxidação de hidrocarbonetos insaturados
e álcoois (Obs.: X = halogênios e R = radical orgânico).
-
Produtos
naturais: características estruturais; uso e importância de
glicídios, lipídios saponificáveis, aminoácidos, peptídios,
proteínas e ácidos nucléicos.
-
Química do
petróleo: origens; tipos, obtenção e uso dos principais
derivados; reações de craqueamento; octanagem da gasolina.
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