Formar profissionais com base humanística e técnica para atuar no campo da comunicação social de modo responsável, crítico e criativo.
CINEMA - formar profissionais para atuar nas áreas de direção , roteiro, fotografia, som, montagem e edição , produção , animação e crítica de Cinema e Vídeo.
JORNALISMO - oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas necessárias para o exercício da profissão , em meios impressos ou audiovisuais, além de inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das novas tecnologias. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, ao mesmo tempo que lhe proporciona a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica), refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção , permitindo-lhe formular projetos alternativos de comunicação .
PUBLICIDADE e PROPAGANDA - capacitar o aluno no campo da comunicação em propaganda, tanto na área comercial quanto na social: marketing, pesquisa, produção , criação , merchandising e outros conhecimentos ligados aos modernos fenômenos de mercado. Embora valorizando as atividades práticas, o curso não está voltado para o simples adestramento. Ao contrário, objetiva desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta área da comunicação .
O currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de disciplinas de formação humanística e de disciplinas técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área de informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação Social.
Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, de informática, de fotografia e de cinema, além de facultar o acesso a outras instituições de comunicação através de convênios.
Para concluir o Curso, é obrigatório a elaboração de uma monografia (Projeto Experimental), sob orientação de um professor e submetida a uma banca. Na habilitação em Cinema é obrigatória também a participação do aluno em pelo menos um projeto de realização de filme.
Ao final de uma habilitação , o aluno pode solicitar sua manutenção de vínculo, a fim de cursar uma segunda habilitação , sendo dispensado das disciplinas que já cursou na primeira habilitação .
TITULAÇÃO
Bacharel em Comunicação Social
DURAÇÃO
Mínima de 06 e máxima de 12 semestres
O QUE FAZ O PROFISSIONAL
Cinema - O graduado em Cinema poderá atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, iluminação , montagem ou edição, som, continuidade, direção de arte, cenografia e produção de filmes de curta, média e longa metragem ou de vídeos; em documentários, ficção ou produções institucionais, inclusive de publicidade; em animação ; na utilização de recursos eletrônicos e de informática.
Jornalismo - Exerce tradicionalmente as funções de repórter, redator, editor e, nos meios impressos, programador visual. Cada vez mais, porém, as duas primeiras funções vêm sendo realizadas por um único profissional, da mesma forma que, nos meios impressos, o editor também vem sendo levado a saber diagramar a página no computador. O profissional polivalente é desejado pelas grandes empresas, que dessa forma reduzem custos, mas a versatilidade é ainda mais importante caso o jornalista pretenda investir em alternativas a esse mercado, o que o obriga a ter o controle de todo o processo de produção.
Publicidade e Propaganda - O graduado em Publicidade e Propaganda formula planos práticos ou estratégicos de comunicação ; pesquisa e determina a criação de produtos e serviços; desenvolve o planejamento, a veiculação e a produção de peças comerciais e não comerciais para as várias mídias; atua na área de criação visual, gráfica e eletrônica. Lida com públicos internos e externos às organizações, podendo administrar grupos, agências e produtoras.
ONDE ATUA
O Jornalista - Nas empresas jornalísticas tradicionais - jornal e revista impressos, rádio e televisão, em assessorias de imprensa de empresas, sindicatos, partidos políticos, governos e organizações não -governamentais, em pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no chamado mercado alternativo, em particular o das rádios livres.
O Publicitário - Atua em agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas, privadas ou públicas, ou em assessorias de comunicação, podendo também atuar como editor de publicações e planejar eventos culturais, entre outras aplicações profissionais.
O Cineasta - O mercado de trabalho em cinema, depois de um período de recesso, vem-se reativando e oferecendo novas oportunidades, valorizando o egresso das Universidades. Outras alternativas são a televisão (convencional, por satélite ou a cabo) e a publicidade. Finalmente, o graduado em cinema pode trabalhar na área de ensino, teoria, crítica e documentação cinematográfica e em instituições, públicas ou privadas, de produção cultural em geral.
Observação : A despeito da especificidade de cada área profissional, as atividades em Comunicação Social vem-se articulando e integrando, exigindo do profissional uma capacidade ampla e variada de atuar nestas três áreas e, em razão das rápidas mudanças que ocorrem no mercado, muitas vezes, deslocar-se de uma área para a outra. Para garantir esta formação multiforme, o Curso permite ao aluno de cada habilitação cursar disciplinas das outras para complementar seus estudos.
ONDE SE ESTUDA
IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social - Rua Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói - RJ -CEP: 24210-590
Tel.: (021) 620-6377
LINKS RELACIONADOS:
Departamento de Cinema e Vídeo - UFF
O Globo On
JB on-line
O DIA on-line
Guia da Imprensa Brasileira na Internet
ABAP (Rio) - Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Rio
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Atendimento ao Candidato:
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